Tempo de estudo para concurso: o que são horas coringa?

Saiba como aproveitar momentos estratégicos do seu dia com as horas coringa e otimize o seu tempo de estudo para concurso!

Avatar


29 de Março de 2022

Quanto tempo de estudo para concurso você tem durante a semana? Quem tem uma rotina cheia já conhece o desafio diário de encontrar horas ao logo do dia para se dedicar à preparação. Além do cansaço no final do dia, também existe o nervosismo de sentir que está se dedicando bem menos do que a concorrência. Nesse processo, muita gente acaba desistindo e deixando o sonho de aprovação para depois, quando o “momento for mais propício”.

Mas você sabia que um bom tempo de estudo para concurso pode (e costuma ser!) bem variável de pessoa para pessoa e existem métodos para otimizá-lo e até mesmo aumentá-lo, sem alterar drasticamente a sua rotina? Um desses métodos é denominado de “horas coringa” e pode ser facilmente adotado no seu dia a dia. Quer saber mais? Então acompanhe o artigo!

Tempo de estudo para concurso: o que são e para que servem as horas coringa?

Sabe aquele “tempo morto” que experimentamos quando estamos na fila do banco ou no transporte público, indo para casa? As horas coringa são uma alternativa para transformar estes momentos em oportunidades de otimização de tempo de estudo para concurso.

Por meio da resolução de questões, leitura de resumos e mapas mentais, videoaulas ou consumo de conteúdo em áudio, você pode se manter em contato com os conhecimentos que precisa dominar mesmo sem estar no seu ambiente usual de estudos.

É claro que seu tempo de estudo para concurso não pode ser formado de 100% de horas coringa. Ainda assim, é uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo para se dedicar e se preocupa com isso. Essa técnica é especialmente eficiente para revisar conteúdos, já que o cérebro tem mais facilidade de reter os conhecimentos que reforçamos de maneira periódica.

Tempo de estudo para concurso: recursos para aproveitar as horas coringa

O bom aproveitamento das horas coringa está diretamente relacionado à possibilidade de acessar materiais objetivos, de boa qualidade e em diversos formatos. Basta pensar, afinal de contas, que os seus níveis de atenção não serão os mesmos dos esperados em uma sessão de estudos oficial. Por isso, quanto mais claros forem os materiais melhor será o seu aproveito de tempo de estudo para concurso em locais alternativos.

O Gran Cursos Online possui recursos e ferramentas que podem ajudá-lo na missão de aproveitar ao máximo as suas horas coringa. Confira abaixo quais são eles:

Resolvendo exercícios para concurso: Gran Cursos Questões

Resolver questões de concurso é uma técnica essencial para assimilar, fortalecer e revisar o conteúdo. Além disso, também permite que você desenvolva competências adicionais como dominar o perfil da banca avalfiadora, acostumar-se com o nível de cobrança e também avaliar em quais pontos o seu estudo precisa de mais atenção.

O Gran Cursos Questões é uma plataforma especializada na resolução de questões, contendo milhares de itens de provas já aplicadas e também itens inéditos, formulados pela capacitada equipe pedagógica do Gran. Com o avançado sistema de filtragem, você acha facilmente o que está procurando. Além disso, muitas das questões não possuem apenas gabarito, como também respostas comentadas em texto ou vídeo pelos nossos especialistas. Tudo isso influencia diretamente na eficiência do estudo com questões.

Por fim, o Gran Cursos Questões pode ajudar na otimização das suas horas coringa porque pode ser acessado tanto web quanto por meio do aplicativo para celular. Com apenas alguns cliques, você resolve itens diretamente e sem qualquer dificuldade. O cadastro e download do Gran Questões também é gratuito! O que você está esperando para conferir?

Acesse o Gran Cursos Questões e revolucione seus estudos!

Revisando pontos importantes: mapas mentais, resumos e esquemas

A ferramenta mapas mentais do Gran Cursos Online disponibiliza uma série de esquemas em várias matérias, salientando de maneira gráfica os pontos mais importantes de cada um dos conteúdos. Produzidos pelos professores do Gran, esses materiais podem ajudá-lo em revisões mais rápidas e precisas.

Saiba mais sobre os mapas mentais do Gran! 

Além de poder acessar os materiais já realizados, produzir os seus próprios também é muito importante para otimizar o seu tempo de estudo para concursos  Afinal, por meio deles, o estudo passivo é transformado em ativo, fortalecendo o processo de aprendizado e assimilação de conteúdos.

Veja como montar o seu material de revisão! 

Ficando em dia com a matéria: videoaulas e audiobooks

Se você é Assinante Ilimitado do Gran Cursos Online, é possível baixar e acessar de maneira completamente offline todas as aulas do seu curso. Assim, você possui recursos para aproveitar as horas coringas sempre que aparecerem.

Analogamente, o Gran Cursos Online também disponibiliza aulas e eventos gratuitos de treinamento e aprofundamento no seu canal do Youtube, possibilitando mais uma chance de aproveitamento do tempo de estudo para concursos públicos.

Acesse o canal de Yotube do Gran Cursos Online!

E para quem prefere escutar aos conteúdos, a plataforma Gran Cursos Online também oferece uma vasta seleção de audibooks 100% focados no edital, com fala humanizada, divisão por capítulos, acelerador e outras funções sensacionais.

Saiba tudo sobre o Gran Audiobooks!

Tempo de estudo para concurso: o mito do “momento mais propício”

Você já pensou que, se as condições fossem diferentes, seriam mais propícias para estudar para concursos públicos? Se já, você não está sozinho! Na realidade, esse pensamento visita a grande maioria dos concurseiros durante a sua trajetória de preparação para conquistar a  sonhada oportunidade no setor público.

A questão pode estar relacionada à tempo, recursos, motivação: sempre parece que algo poderia ser diferente para criar o tal momento mais propício que gostaríamos para estudar para concursos públicos, não é? Bem, o momento mais propício pode até existir, mas nunca irá atender 100% às suas expectativas. Você sempre sentirá que algo poderia ser diferente, melhor.

Assim, o momento mais propício para começar (e persistir!) nos estudos é agora mesmo ou o mais rápido possível. Já demos algumas dicas de como otimizar o seu tempo de estudo para concurso neste artigo com as horas coringa. Agora é com você! Construa o seu momento propício e busque a aprovação no seu cargo dos sonhos!

Tempo de estudo para concurso: a importância do cronograma

Para entender como encaixar as horas coringa na sua preparação para concursos públicos é muito importante que você tenha um plano de estudos bem definido e realista, moldado de acordo com a sua realidade. Assim, você sempre vai ter uma noção de quais conteúdos podem ser estudados neste e em outros momentos específicos da preparação.

Também será possível contabilizar e documentar os seus esforços adicionais, contribuindo efetivamente para a otimização do seu tempo de estudo final. Dito tudo isso, você já sabe como montar um plano de estudos eficiente? Veja as principais dicas e orientações abaixo com o professor Alexandre Meirelles!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de Março de 2022