Um dos pontos mais importantes na hora de organizar seu estudo para concursos é o autoconhecimento: ou seja, compreender os seus pontos fracos e fortes no que diz respeito ao conteúdo previsto no edital. A partir dessas informações é possível formular cronogramas de estudos mais eficientes, que atendam diretamente às suas necessidades. E é exatamente nesse ponto que o método ABC pode ser aplicado.
Isso porque o método ABC (Curva ABC) é voltado para auxiliar na tomada de decisões e classificação de prioridades. Acompanhe o artigo para saber como aplicar esse método diretamente na organização dos seus estudos para concurso público!
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Método ABC: o que é?
Como mencionamos anteriormente, o método ABC classifica informações de acordo com o seu grau de importância. No mundo empresarial, isso geralmente acontece levando em consideração o faturamento/popularidade de cada tipo de produto. Assim, temos:
- Categoria A: alto faturamento;
- Categoria B: faturamento mediano;
- Categoria C: faturamento baixo.
No meio empresarial, essa categorização auxiliará na compreensão de quais produtos possuem mais potencial de venda e quais estão “encalhados” no estoque e precisam de ações pontuais para que não estraguem ou passem da validade, por exemplo.
Dito tudo isso, parece difícil visualizar como o método ABC pode ser aplicado ao mundo dos concursos públicos, não é? Não se preocupe! Explicaremos mais no próximo tópico!
Método ABC: como aplicar no mundo dos concursos públicos
Para que possa nos auxiliar na organização dos estudos, o método ABC conservará as suas categorias, mas deixará de lado a perspectiva de faturamento. No lugar disso, consideramos o nível de entendimento em cada um dos conteúdos previstos em edital. Assim, a organização fica da seguinte forma:
- Categoria A: conteúdos que já conhecemos e dominamos;
- Categoria B: conteúdos que temos alguma noção;
- Categoria C: conteúdos nunca vistos.
Assim como acontece no método ABC empresarial, os produtos de alto faturamento raramente precisam de muita ação, já que apresentam um grande potencial de venda. Dessa forma, o nosso foco estará especialmente nos conteúdos categorizados como B e C. São eles que necessitarão de ações mais pontuais para que o desempenho no concurso público seja o melhor possível.
Veja abaixo como abordar cada tipo de conteúdo de acordo com a divisão no método ABC:
Método ABC: como estudar conteúdos que já conhecemos e dominamos?
Os conteúdos já dominados devem ter pouco espaço no seu cronograma de estudos. Além disso, não existe a necessidade de estudá-los de novo da maneira tradicional, desde o início com PDFS e videoaulas.
Assim, a melhor maneira de abordar esse tipo de conteúdo, de acordo com o método ABC e com as melhores técnicas de estudos para concursos públicos, é apostar na realização de simulados e questões de concurso formulados pela banca organizadora. Por meio da análise do seu percentual de acertos, você poderá compreender se realmente domina o assunto (de acordo com os níveis de cobrança necessários) e quais são as eventuais dúvidas que podem surgir.
Um bom nível de acertos para que uma matéria possa ser considerada como aprendida, costuma ficar acima de 85% de maneira estável: isto é, sem variar muito de simulado para simulado. Caso você perceba muitos erros nas questões de uma assunto que você já achava ter dominado, o melhor curso de ação é investir pontualmente no esclarecimento das suas dúvidas.
Também é preciso avaliar se esses erros realmente são provenientes da falta de domínio de conteúdo ou problemas na interpretação do item e/ou falta de atenção: todos esses fatores costumam diminuir com o tempo, investindo na prática.
Método ABC: como estudar conteúdos que temos alguma noção?
Para conteúdos onde já se tem certa noção, a abordagem de questões e simulados também é muito bem vinda. Contudo, eles ainda podem aparecer (de maneira menos frequente), no seu ciclo regular de estudos. Assim, é viável trazer PDFS e videoaulas especialmente para os pontos em que você tem mais dúvidas.
De maneira prática seria reservar, por exemplo, apenas 30 minutos do seu ciclo de estudos para conteúdos desse tipo, considerando que média de estudo por matéria costuma ser 1h ou então, dispô-lo com menos frequência na sucessão de matérias.
A avaliação de pontos que merecem mais atenção também poderá ser auxiliada pela análise de desempenho em simulado ou bateria de questões: depois de terminar, avalie tudo o que você acertou e errou, tomando nota das principais dificuldades durante o processo.
Outro ponto importante é apostar com mais frequência em revisões, métodos de memorização (como flashcards, mapas mentais) e outros recursos de estudo dinâmicos para otimizar o seu tempo e estimular a memória.
Método ABC: como estudar conteúdos nunca vistos?
Apenas para os conteúdos nunca vistos é que o estudo tradicional é recomendado: isto é, PDF + videoaula + resumos + resolução de exercícios. É o único caso em que o aluno inicia o conteúdo do zero, construindo uma base para conseguir pontuar bem nas provas de concursos públicos.
Isso não impede que você introduza a resolução de questões de concurso desde o primeiro dia nas suas rotinas. Contudo, o propósito dos itens nesse caso será especialmente ajudá-lo na melhor compreensão da matéria e assimilação do conteúdo. Para garantir melhores resultados nas suas sessões de estudos, busque sempre produzir materiais de revisão (como resumos, por exemplo): afinal, um conteúdo já aprendido não deve ser estudado integralmente duas vezes.
Método ABC: quando as matérias mudam de categoria?
A classificação do método ABC pode ser feita em qualquer momento da sua preparação para concursos públicos. De fato, é importante fazê-la com certa frequência também para entender como está o seu progresso e adaptar suas rotinas de estudos com o passar do tempo.
Basta manter em mente que o padrão objetivo para definir uma matéria entre umas das três categorias, sempre costuma ser o percentual de acertos em questões de concurso. Veja uma maneira de classificar seu percentual de acerto de acordo com o Ciclo EARA:
- Categoria A (cientista): percentual de acerto igual ou maior que 85%;
- Categoria B (semáforo): percentual de acerto entre 75%-85%;
- Categoria C (patrola): percentual de acerto menor que 75%.
Método ABC: questões de concurso e simulados
Ao longo do artigo você conseguiu perceber como o método ABC está intimamente ligado à resolução de questões de concurso, não é mesmo? De fato, um estudo para concurso eficiente utiliza as questões ao máximo. Afinal, além de auxiliarem na assimilação da matéria, elas também podem fornecer importantes informações sobre o seu desenvolvimento!
No Gran você encontra milhares de questões de concursos públicos já aplicados e também inéditas, formuladas pela equipe pedagógica do Gran! Lá você também pode acessar e resolver provas e simulados, além de formular as suas próprias baterias de exercícios e cadernos de questões.
Por fim, o monitoramento de desempenho e classificação de disciplinas por meio do método ABC se torna mais fácil com os painéis de monitoramento por período de tempo, avaliação realizada e até mesmo disciplina. Você não paga nada para acessar e começar a resolver questões de concurso!
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Método ABC e o Termômetro de Relevância: crie o plano de estudos perfeito!
Ao longo do conteúdo você descobriu como classificar os assuntos previstos em edital com base no seu nível pessoal de entendimento. No entanto, para que seja bem sucedido, o planejamento de estudos também precisa levar em consideração a relevância de temas de acordo com o edital, banca organizadora e provas passadas.
Foi pensando nisso que o Gran lançou em 2023 o Termômetro de Relevância, uma inovação que possibilita visualizar qual é o nível de relevância de cada assunto a partir de uma pontuação que vai de 1 a 10. Esse cálculo é realizado a partir da equação número de questões x peso da disciplina e pode ajudar você a decidir, juntamente com a aplicação do método ABC, qual é a proporção mais eficiente para os seus estudos!
Saiba mais sobre o termômetro de relevância!
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