Cronograma ou Ciclo de Estudos para concurso: qual escolher?

Saiba mais sobre o cronograma e ciclo de estudos para concurso e escolha a melhor metodologia para garantir a aprovação!

Avatar


20 de janeiro6 min. de leitura

Quando o assunto é metodologia de estudos, muitos concurseiros (especialmente os iniciantes) podem ficar na dúvida sobre qual é o melhor método para garantir a aprovação. E, ainda que existam milhares de metodologias de estudo, as duas mais reconhecidas e debatidas são o cronograma (grade fechada) ou ciclo de estudos para concurso. Afinal qual deles é o mais eficiente e qual você deve escolher para colher os melhores resultados? Acompanhe o artigo para saber mais sobre as duas técnicas e descobrir qual delas é a melhor para você.

 

Cronograma ou Ciclos de estudos para concursos: prós e contras

Primeiramente é importante ressaltar que quando se fala de métodos de estudo, não existe certo ou errado. O objetivo de apresentar técnicas é unicamente auxiliar e facilitar a sua experiência com o hábito do estudo. Com o tempo você poderá fazer seus próprios ajustes, encontrando a melhor fórmula para a sua trajetória individual no mundo dos concursos públicos.

Com isso em mente, vamos apresentar para você os dois conceitos e ao final, propor uma mistura de ambos! Navegue pelo índice abaixo para conferir mais detalhes:

Cronograma de estudos para concurso (grade fechada)

Você certamente se lembra dos horários do tempo de escola em formato de tabelas e indicação de disciplinas, não é mesmo? Um cronograma de estudos modelo grade fechada é essencialmente dessa forma, estabelecendo para cada período de tempo o estudo de uma matéria específica prevista nos conteúdos programáticos do certame.

Ao confeccionar sua grade fechada, você deve levar em consideração os conteúdos mais cobrados e mais frequentes no edital ou em provas anteriores, dividindo o tempo total e o de cada matéria de acordo. Por exemplo, se você pretende estudar para o Concurso EsPCEx, que possui peso maior para as questões de matemática e português, essas duas disciplinas deverão aparecer com mais frequência na sua grade.

Vantagens

O grande benefício dessa metodologia de estudo está na fixação de horários para os estudos, o que cria uma espécie de compromisso formal de se estar ali naquela hora, naquele lugar e dedicado ao concurso público. Um cronograma de estudos para concurso no modelo grade fechada também permite que você liste suas outras atividades do dia e visualize tudo numa visão macro, conseguindo ter uma noção maior de organização.

Além disso, essa técnica pode ajudar muito as pessoas mais ansiosas e possibilitar que você aproveite cada momento do seu dia. Afinal, se estiver dentro da grade, tudo está dentro do previsto e você não está “deixando de fazer algo”, pois o tempo de estudos está reservado e será respeitado.

Desvantagens

O grande ponto negativo relacionado ao cronograma de estudos para concurso (grade fechada) diz respeito à inflexibilidade. Afinal, todos sabemos que imprevistos existem e acontecem. Assim, se você se programou para estudar química e física na terça-feira, mas algum imprevisto aconteceu, em tese, se você continuar seguindo o cronograma, só verá essas matérias novamente na semana seguinte.

Isso pode ser problemático, especialmente considerando o quão importante a continuidade dos estudos é para que o conhecimento se fixe mais rapidamente. Se você optar pelo cronograma de estudos, é importante manter em mente que os imprevistos podem acontecer e saber ter jogo de cintura para contorná-los.

Uma maneira de proceder nesse caso seria talvez diminuir o tempo de cada matéria no dia seguinte para contemplar também, mesmo que rapidamente, as matérias que não puderam ser estudadas ou mesmo alterar a programação de alguns dias para acomodar as situações. Mas dica importante: cuidado para não alternar o cronograma de estudos por qualquer coisa! É importante respeitar o compromisso feito com você mesmo sempre que possível. Afinal de contas, você é o seu maior parceiro nesta trajetória!

Como montar um bom cronograma de estudos para concurso

Para saber mais sobre como montar um bom cronograma de estudos para concurso (hierarquizando conteúdos e estabelecendo cargas horárias), confira o vídeo abaixo com o professor Guilherme Bitar aqui do Gran!

Cronograma de estudos para concurso: monte o seu gratuitamente com o Gran!

Para ajudá-lo ainda mais no planejamento das suas rotinas, o Gran Cursos Online disponibiliza a ferramenta Cronograma de Estudos. Funciona assim: depois de fazer o seu login ou cadastro gratuito na plataforma e selecionar o seu curso de preparação, você indicará os dias e horas disponíveis para se dedicar aos estudos.

O sistema fará todo o restante, dividindo cada uma das aulas previstas no curso de acordo com a sua indicação de dias e horas diárias. Veja abaixo um exemplo de cronograma gerado na plataforma, para o estudo em 3 dias da semana:

Como estudar para concursos públicos sozinho? Veja!

Viu como é simples? Além de montar o seu cronograma, a ferramenta também pode ser configurada para enviar lembretes para ajudar na constância e ainda agendar revisões!

Volte ao topo

Ciclo de estudos para concurso

O ciclo de estudos para concurso é uma metodologia relativamente mais moderna, mas já muito amada pelos concurseiros. Ela foi criada por Alexandre Meirelles e como o próprio nome já sugere, é estruturada em forma de ciclo. Veja o exemplo abaixo:

Cronograma de estudos ou ciclo de estudos para concursos

Exemplo de ciclo de estudos para concursos públicos

No exemplo em questão estão contempladas 8 disciplinas. Ao criar um ciclo de estudos, você não limita seu planejamento a horários pré-estabelecidos. Aqui o foco está na quantidade de tempo que será dedicado a cada disciplina.

Essa variação de tempo, assim como no cronograma de estudos, deverá ser definido a partir de alguns julgamentos sobre o conteúdo programático, como incidência, peso e julgamentos pessoais também, levando em consideração seus pontos fracos e fortes. Contudo, é importante ressaltar que o ideal (em uma rotina constante) é que o tempo de estudo por bloco não seja menor que uma hora e nem maior que 2h30. Esses valores levam em consideração o tempo médio de aproveitamento e concentração, mas poderá ser adaptada de acordo com a sua necessidade.

O princípio  do círculo é começar por onde você preferir e ir seguindo as cargas horárias, lembrando-se sempre de onde você parou em cada uma. Quer um exemplo? Se você começou na matéria de cima, em Português (que tem a carga de 2h) e no dia de hoje você só conseguiu estudar uma hora, no dia seguinte você estudará a hora faltante e seguirá o curso do ciclo.

Vantagens

O ciclo de estudos se adapta à sua rotina e não você a ele. Afinal, as demandas estão ali para serem cumpridas independente de quando. Dessa forma, esta metodologia de ensino é bem mais flexível, além de permitir a rotatividade mais frequente de matérias, já que espera-se que o ciclo rode várias vezes se for seguido de acordo com o planejamento. A sensação de continuidade e dinamismo é maior, não taxando dias específicos como “dias chatos”, associados com disciplinas específicas que você não gosta tanto. Cada dia é diferente e contemplará disciplinas de acordo com seu progresso.

Nessa metodologia também é bem mais fácil lidar com imprevistos, já que o ciclo de estudos permanece sempre organizado e não depende de horários. Analogamente, torna-se bem mais fácil usar horas-coringas (que não eram incialmente pensadas para o estudo) para avançar o estudo.

Desvantagens

Como o ciclo de estudos pode ser iniciado a qualquer momento, algumas pessoas podem acabar caindo na armadilha de “deixar sempre para amanhã” . A famosa procrastinação é perigosa em qualquer método de estudo e deve ser combatida. Por isso, em muitos casos, é interessante aliar ciclo de estudos e cronograma. Além disso, pessoas ansiosas podem ficar aflitas com o compromisso sempre pendente de rodar o ciclo.

Como montar um bom ciclo de estudos para concursos

Se você gostou do raciocínio por trás desse método, confira abaixo o vídeo com o professor Alexandre Meirelles, criador da técnica e professor do Gran para saber mais!

Ciclo de estudos para concurso mais simples com o Gran Gerenciador

Assim como é o caso do cronograma de estudos, o Gran também montou uma ferramenta para auxiliá-lo na criação e gerenciamento dos seus ciclos de estudos! É o Gran Gerenciador de estudos, que atualmente conta tanto com uma plataforma online quanto aplicativo de celular!

Registre e controle as horas estudadas por um temporizador interno da plataforma, acompanhe o progresso em cada uma das disciplinas e agende revisões. Essa funcionalidade é exclusiva para os Assinantes da Assinatura Ilimitada 7.0!

Saiba mais sobre o Gran Gerenciador de Estudos! 

Volte ao topo

Cronograma ou Ciclos de estudos para concursos: o melhor dos dois mundos!

Cada um desses métodos pode ser implantado na sua rotina individualmente ou em conjunto. É o caso de instituir horários ou ao menos períodos fixos para o estudo (como era previsto na grade fechada), mas estudar pelo método de ciclo.

Assim, ao invés de fazer sua grade de estudo de 4 horas na segunda-feira definindo as disciplinas, você apenas institui que de 8 ao 12h, por exemplo, será seu horário de estudo. Ou seja, o período em você estará dedicado a rodar o ciclo. Dessa forma, você garante benefícios de ambos métodos.

Afinal, caso um imprevisto aconteça e você não possa eventualmente respeitar aquele horário, é fácil definir outro momento na sua semana, sem prejuízo tão grande para o planejamento!

Volte ao topo

Cronograma ou Ciclos de estudos para concursos: não esqueça as questões!

Seja qual for o método de estudo que você decidir adotar, encare o processo como uma experimentação: tudo bem se não der certo de primeira! Estudar é questão de hábito e, como dissemos anteriormente, com o tempo você será capaz de identificar o que funciona melhor para você.

Todavia, uma prática que não pode faltar nos seus estudos  é a resolução de questões de concurso. Afinal, é por meio delas que você treina efetivamente para o dia da prova, testa seus conhecimentos, revisa e ainda conhece o perfil da banca avaliadora!

Pensando em ajudá-lo a organizar uma rotina mais eficiente de resolução de questões, o Gran criou a plataforma Gran Cursos Questões, um acervo rico de questões com gabarito comentado, prontas para serem resolvidas! Encontre questões e provas anteriores facilmente, mensure seu desempenho com o passar do tempo, consulte assuntos cobrados com frequência em certames e formule um plano de estudos voltado especificamente para questões!

Confira tudo que o Gran Cursos Questões pode te oferecer cadastrando-se gratuitamente!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


20 de janeiro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões