Como estudar com questões: conheça o estudo reverso!

Iniciar os estudos com a resolução de exercícios: será que funciona? Quando aplicar? Conheça o estudo reverso e descubra como estudar com questões de uma maneira diferente!

Avatar


25 de agosto6 min. de leitura

Resolver questões é essencial para a preparação em qualquer concurso público. Afinal de contas, é a partir da capacidade de acertar itens que você será aprovado ou não no seu certame de escolha. Geralmente, essa etapa é deixada para o final como forma de complementar e avaliar os conhecimentos teóricos adquiridos. Mas você sabia que existe uma forma de inverter o processo de estudar com questões? O nome dessa técnica é Estudo Reverso e vem ganhando muita popularidade atualmente.

Acompanhe o artigo e navegue pelo índice abaixo para descobrir mais sobre essa técnica de estudo por questões e quando é o melhor momento para aplicá-la nas suas rotinas de preparação!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Como estudar por questões: afinal, o que é estudo reverso?

Como o próprio nome já denuncia, o estudo reverso acontece quando os processos de aprendizados são invertidos; Ou seja: normalmente o processo de preparação para concursos se inicia com o estudo da teoria,  passa pela produção de materiais de revisão e só então envereda para a resolução de questões. No estudo reverso, a resolução de questões será a sua primeira atividade. 

Mas então quer dizer que você começará a estudar por questões sem ler nenhuma teoria? Exatamente! Esse é o princípio: afinal, com o estudo reverso, os estudos teóricos são guiados pelos seus erros e acertos no estudo por questões.

A prática antes da teoria: como funciona?

De maneira simplificada, se você errou muitas questões sobre determinado assunto, ele deverá ser aprofundado com o estudo da teoria. Analogamente, se você tem um saldo positivo de acertos ao estudar com questões, não é necessário aprofundar o estudo teórico daquele tópico.

Tudo isso pode parecer um pouco complicado (e até suspeito!) à primeira vista. O sentimento é compreensível, já que se trata de uma técnica completamente oposta ao que estamos acostumados. Contudo, vale a pena conhecer os pontos positivos e negativos do Estudo Reverso para compreender se ele funciona para você ou não.  Saiba mais detalhes dessa nova maneira de estudar com questões nos próximos tópicos!

Volte ao topo

Como estudar por questões: quais são os pontos positivos do Estudo Reverso?

Uma das características do Estudo Reverso bem executado é a sua capacidade de guiar a sua preparação de maneira ainda mais direcionada. Ao começar seus estudos a partir do estudo de questões já cobradas, você já começa a se acostumar com o perfil da banca e padrões de avaliação desde o início, diminuindo o tempo de adequação.

Também é a maneira mais direta de identificar seus pontos fortes e fracos logo de cara, indicando em quais pontos a sua preparação precisa de mais atenção, antes mesmo de tocar na teoria.

Ademais, é uma maneira de lidar com aqueles conteúdos que você já estudou no passado, mas que não tem mais certeza se ainda domina. Exemplos disso são matérias do Direito se você é graduado na área, por exemplo.

Tudo isso resulta em economia e dinamização de tempo. O Estudo Reverso está bem longe de ser o modelo tradicional de aprendizado, mas oferece treinamento mais rápido, dinâmico e direcionado para concursos públicos, centrado em estudar com questões.

Volte ao topo

Como estudar por questões: quais são os pontos negativos do Estudo Reverso?

Assim como qualquer técnica de estudos, o Estudo Reverso está longe de ser perfeito. Afinal, pode não funcionar de maneira tão precisa para seleções que não possuem um amplo banco posterior de avaliações e nas quais o perfil da banca ainda é nebuloso.

Além disso, o Estudo Reverso também pode ser muito frustrante. Ninguém gosta de errar, não é mesmo?  Pois é: para se comprometer com essa técnica de estudar com questões é preciso saber que você errará bastante no início. Também é preciso disciplina para saber reconhecer que o acerto por chute não é acerto e sim aposta!

Por fim, o Estudo Reverso não é aconselhável quando você nunca teve contato com determinado assunto. Então, se você é completamente novo no mundo dos concursos e/ou desconhece todas as matérias cobradas em edital, o caminho tradicional de estudos pode ser melhor para você!

Volte ao topo

Como estudar por questões: dicas de como utilizar o Estudo Reverso a seu favor

Se você chegou até aqui interessado em dar uma chance ao Estudo Reverso, confira abaixo as principais dicas de como aplicar essa técnica de estudar com questões da melhor maneira:

1. Selecione as questões com cuidado

Para que o Estudo Reverso possa funcionar da maneira esperada, direcionando seus estudos, não basta começar a resolver quaisquer questões que apareçam: nesse caso, quanto mais específico, melhor! Ou seja, se você vai prestar o Concurso PM SP, por exemplo, busque questões cobradas em avaliações anteriores, simulados ou itens formulados pela Banca Organizadora responsável pelo certame.

2. Faça marcações

Ao estudar com questões não basta apenas resolver os itens e ir deixando-os para trás. Cada questão resolvida deve ser analisada e marcada, sinalizando de qual matéria e assunto trata. Afinal, essas informações podem ajudar você a compreender quais são os assuntos mais cobrados.

Como a Ferramenta de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões pode ajudar?

Uma maneira de otimizar esse aspecto da sua rotina de estudar por questões é utilizar o filtro de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões. Por meio dele, metade do trabalho de marcação e reconhecimento de assuntos é feito automaticamente, poupando tempo e energia.

Veja abaixo um exemplo de análise de Assuntos mais frequentes para a matéria de Direito Administrativo do Concurso PC MS Delegado:

Como estudar por concurso pc ms

Você pode utilizar a ferramenta gratuitamente para realizar as suas análises, auxiliando também na aplicação do método de Estudo Reverso! Para acessar, basta fazer o seu cadastro na plataforma Gran Cursos Questões! 

Acesse a ferramenta de Assuntos Frequentes gratuitamente! 

3. Estude com questões comentadas

O princípio do Estudo Reverso está em efetivamente estudar com questões; ou seja, que você seja capaz de aprender o máximo possível a partir da resolução de itens. Ao estudar com questões comentadas, esse é o principal benefício.

Afinal, o foco desse tipo de item é apresentar o gabarito comentado, com uma explicação contextualizada de professor e/ou especialista para te ajudar a compreender melhor determinado assunto. Esses pequenos resumos serão de grande ajuda na hora de produzir materiais de revisão, por exemplo.

Como estudar com questões comentadas?

No Gran Cursos Questões você encontra milhares de questões comentadas, com novos itens sendo adicionados periodicamente. Para acessar os comentários, basta se cadastrar gratuitamente na plataforma!

Veja abaixo um exemplo de questão que pode ser encontrado na plataforma:

CESPE CEBRASPE – TCU – Tribunal de Contas da União – Auditor Federal de Controle Externo – 1º Simulado

Analise a situação a seguir e julgue o item.

Suponha que um biólogo verificou que um determinado produto agrícola em uma lavoura Alfa produz o seguinte resultado: “Se o produto é utilizado, as plantas não ficam doentes”, enquanto que o mesmo produto em uma lavoura distinta, Beta, produz outro resultado: “Se, e somente se o produto é utilizado, as plantas não ficam doentes”. Sendo assim, se as plantas de uma lavoura Alfa e de uma lavoura Beta não ficaram doentes, pode-se concluir apenas que o produto foi utilizado em B.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

Certo.
Representando as premissas, temos;
A: o produto é utilizado em A (V/F)→ plantas (lavoura A) não ficam doentes (V) = V
B: o produto é utilizado em B (V) ↔ plantas (lavoura B) não ficam doentes (V) =V
C: Plantas (lavoura A) não doentes (V) ^ plantas (lavoura B) não doentes (V) = V

Logo, só podemos inferir que o produto foi utilizado em B.

*Resposta pelo professor Josimar Padilha da equipe Gran!

Comece a resolver questões grátis e comentadas com o Gran Cursos Questões! 

4. Monte cadernos de questões

No Estudo Reverso, as questões erradas serão o material base para o aperfeiçoamento. Ao marcá-las em um caderno separado, você ainda poderá resolvê-las no futuro para compreender se a dificuldade realmente foi resolvida. Além disso, também é possível comparar o percentual de erros e acertos.

Analogamente, questões mais extensas ou complexas, que tratam sobre assuntos chave, também podem ser separadas em cadernos específicos para serem consultadas posteriormente, em rotinas de revisão.

Você também pode utilizar o Gran Cursos Questões para marcar e criar cadernos de questões de maneira rápida e gratuita!

5. Entenda que alguns assuntos precisarão ser estudados da maneira tradicional

Se você identificar que a resolução de questões para determinado assunto é muito difícil e que você não consegue compreender ou se lembrar dos termos é hora de voltar ao básico: busque materiais teóricos, videoaulas e crie uma boa base de conhecimentos antes de voltar a estudar exclusivamente  com questões nesse determinado assunto!

Volte ao topo

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobre como estudar por questões para concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!

Como estudar por questões: saiba mais sobre o estudo reverso!

Tem mais alguma dúvida sobre o Estudo Reverso? Então confira abaixo a aula gratuita com o Professor Alexandre Meirelles aqui da equipe Gran Cursos Online:

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de agosto6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque