Seguridade social: conheça e veja como funciona no Brasil
Você já ouviu falar em Sistema de Seguridade Social? Esse sistema é composto por Saúde, Previdência e Assistência Social, e é um direito de todo brasileiro.
Isso mesmo! Todo cidadão do país tem direito a políticas públicas que lhe assegure amparo para situações que venham a comprometer o seu sustento e o da sua família.
E é basicamente isso que a seguridade social faz: ela promove a dignidade para o brasileiro, sendo um composto de proteção de direitos sociais.
Quer saber como funciona o Sistema Brasileiro de Seguridade Social, sua função, seus princípios e como ele se aplica dentro do Direito Previdenciário? Então, continue lendo e confira!
O que é seguridade social?
Surgindo a partir do processo de redemocratização do Brasil, em 1985, a seguridade social foi criada para proteger o cidadão em situações que possam colocá-lo em risco de vulnerabilidade.
Assim, podemos definir seguridade social como um conjunto de ações e iniciativas dos poderes públicos e da sociedade para garantir que o cidadão seja protegido quando seu sustento for colocado em risco, assegurando amparo nos momentos de dificuldade.
De acordo com o Art. 194 da Constituição Federal de 1988, a seguridade social estabelece que todo cidadão brasileiro tem direito à proteção social do Estado, por meio dos pilares da Saúde, Previdência e Assistência Social.
Qual é a função da seguridade social?
Como mencionado, a seguridade social tem como base a valorização da dignidade do cidadão. Ela reúne direitos sociais de diversos setores, como educação, saúde, Previdência Social, entre outros.
Sendo assim, o seu principal objetivo é instituir uma sociedade justa e solidária, visando diminuir as desigualdades sociais.
Quais são os três pilares da seguridade social?
A Constituição Federal pontua a seguridade social e apresenta os seus três pilares, detalhando sobre o atendimento de cada um deles.
1. Saúde
Como consta no Art.196 da Constituição, “a saúde é direito de todos e um dever do Estado”. A partir da sua universalidade, ela deve contemplar todas as pessoas que estejam no território brasileiro, garantindo assistência e cuidado, desde o atendimento até a prevenção de doenças e endemias.
Uma das políticas públicas criadas pelo governo para assegurar essa assistência foi o Sistema Único de Saúde (SUS).
2. Assistência Social
Como consta nos artigos 203 e 204 da Constituição, a Assistência Social é uma política pública que visa prover, por meio do Estado, as necessidades básicas do cidadão. Ela deve ser prestada a quem necessitar, independentemente da sua contribuição à seguridade social.
Entre os seus objetivos, estão:
- proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
- amparo às crianças e aos adolescentes carentes;
- integração ao mercado de trabalho;
- habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência, promovendo sua integração na comunidade;
- garantia de um salário mínimo de benefício mensal às pessoas portadoras de deficiência e aos idosos que comprovem prover seu sustento e/ou da sua família, conforme dispuser a lei.
3. Previdência Social
O terceiro pilar está baseado nos artigos 201 e 202 da Constituição, norteando-se a partir da lógica contributiva e filiação obrigatória.
Ele observa critérios que preservem o equilíbrio financeiro e estrutura um sistema que legitime programas de transferência de renda para quando o segurado e contribuinte perde a capacidade de exercer a sua função, seja por questões de doença, invalidez, acidente, desemprego ou reclusão.
Dessa forma, o contribuinte pode requerer aposentadoria por tempo de contribuição, que será determinado pelos cálculos previdenciários.
Veja alguns princípios e diretrizes obedecidos pela Previdência Social:
- participação nos planos previdenciários, por meio de contribuição;
- valor da renda mensal dos benefícios, substitutos do salário de contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado, não inferior ao do salário mínimo;
- cálculo dos benefícios considerando os salários de contribuição, corrigidos monetariamente;
- preservação do valor real dos benefícios;
- previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional.
Quem tem direito à seguridade social?
A Constituição Federal estabelece que todo cidadão brasileiro tem direito à proteção social do Estado. Portanto, a seguridade social é um direito de todos, garantindo o acesso à Saúde, Previdência e Assistência Social.
Desde 1991, o sistema previdenciário foi ampliado, assegurando os benefícios também aos trabalhadores rurais. Além disso, o acesso aos serviços de saúde é universal e oferecido gratuitamente por meio do SUS.
Já em relação à Assistência Social, o Estado deve garantir benefício e assistência para as pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade social.
Quais são os princípios da seguridade social?
Após a aprovação da Lei Orgânica de Seguridade Social, em 1991, que regula a sua organização e o seu custeio, foram definidos princípios e diretrizes para a seguridade social:
- universalidade: atender todas as contingências sociais que coloquem os indivíduos em situação de necessidade, pois todas as pessoas necessitadas devem ser amparadas e protegidas;
- uniformidade: independentemente do local onde residam ou trabalhem, os brasileiros devem receber o mesmo suporte da seguridade social;
- seletividade: é preciso “selecionar” os riscos e necessidades mais importantes e de maior abrangência social para distribuir os benefícios ao maior número de pessoas possível.
Nesse último ponto, é necessário considerar o impacto destas contingências:
- irredutibilidade: o Estado não pode reduzir o valor dos benefícios;
- equidade: o princípio impõe que quem tem mais capacidade econômica deve contribuir mais. Sendo assim, a parcela do empregador precisa ser maior que a do empregado;
- diversidade e financiamento: o sistema deve ser financiado com recursos de várias fontes, e estas precisam garantir sua sustentabilidade financeira ao longo dos anos;
- caráter democrático: gestão descentralizada, com a participação da comunidade, dos trabalhadores e dos empresários.
Quais são os benefícios da seguridade social?
Na área da Assistência Social, os mais comuns são:
- Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família);
- Benefício de Prestação Continuada;
- Auxílio Inclusão.
No setor previdenciário, os mais principais são:
- Aposentadoria Programada;
- Aposentadoria por Idade Rural;
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência (por idade e por tempo de contribuição);
- Aposentadoria Especial;
- Aposentadoria por Incapacidade Permanente;
- Pensão por Morte.
A maioria desses benefícios são disponibilizados por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de assuntos relevantes para os principais certames do país, como é o caso do concurso do INSS.
E para se preparar com o melhor método e sem sair de casa, conte com o Gran Cursos Online. Temos materiais de estudo exclusivos e em vários formatos, além de uma equipe especializada, pronta para te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: