Imagine a seguinte situação: você dedicou horas de estudo, abriu mão do lazer e, finalmente, decidiu testar seus conhecimentos. Mas, ao conferir o gabarito do simulado OAB, o resultado foi um balde de água fria. Se essa frustração bateu à sua porta, você não está sozinho.
Muitos candidatos encaram uma nota baixa como um sinal de que devem desistir, mas a verdade é que o simulado OAB não serve para te definir, e sim para tirar uma “foto” do seu momento atual de conhecimento, de acordo com o professor e GranXpert Rodrigo Lima.
Isso quer dizer que, com o curso certo de ação a partir daí, é possível transformar esse resultado ruim no simulado OAB no combustível que faltava para sua aprovação.
Quer saber como? Neste conteúdo, saiba como analisar o seu resultado no simulado OAB de maneira objetiva e como utilizá-lo para aperfeiçoar ainda mais a sua preparação com as dicas do professor Rodrigo Lima. Dessa forma, conquiste o diferencial que vai te tornar um aprovado (a) no Exame OAB!
Clique aqui para seguir o canal Gran OAB no WhatsApp!
Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada parte do conteúdo com mais facilidade:
- Como analisar o seu desempenho no simulado OAB?
- O que causa estagnação nos resultados?
- Como aperfeiçoar a sua preparação?
- Resolva simulados
- Aula em vídeo
Como analisar seu desempenho no Simulado OAB
Caso você não tenha obtido o resultado que esperava no simulado OAB que realizou, o primeiro passo deve estar na análise dos dados obtidos por essa tática de estudos.
Na prática, significa buscar as justificativas para cada erro, mas também para cada acerto registrado no simulado OAB. Confira mais detalhes abaixo!
1. O que as questões que você acertou no simulado OAB revelam sobre seu desempenho
- Acerto com estudo: Você estudou o tema e acertou. Isso é o esperado e mostra que o método está funcionando.
- Acerto sem estudo (Sorte ou Vivência): Sabe aquela questão que você marcou a “menos errada”? Ou então, que você simplesmente teve uma “sensação”, sem ter qualquer contexto teórico por trás? Bem, por mais que seja bom acertar, um acerto desse geralmente ocorre por intuição, vivência acadêmica ou sorte. Como você não sabe o contexto completo do tema explorado, pode ser que você erre uma questão tratando sobre o mesmo tema no dia sua prova. Afinal, não dá pra contar com a sorte. Então, em casos assim, a recomendação é buscar a justificativa para o acerto, utilizando, por exemplo, comentários de professores para entender a teoria por trás.
2. O que as questões que você errou no simulado OAB revelam sobre seu desempenho
- Erro sem estudo: É natural errar o que ainda não foi visto. Não se culpe; use isso como um guia para os próximos temas a serem estudados. Nesse caso, você ainda pode se beneficiar da leitura do comentário da questão e anotar um lembrete nos seus materiais para que você se aprofunde no tópico mais tarde.
- Erro após ter estudado: Este é o ” padrão ouro” do seu simulado. Se você estudou e errou, precisa descobrir se foi falta de atenção, cansaço ou se a forma como o assunto é cobrado te pegou de surpresa. Seja qual for a razão, esses itens devem ir direto para o seu caderno de questões erradas.
O que é um caderno de questões erradas?
O caderno de questões erradas é uma ferramenta de estudo, criada para mapear e corrigir as falhas específicas de conhecimento do estudante. Ele funciona como um complemento essencial à realização do simulado OAB, permitindo que você supere a estagnação de pontos.
Neste caderno, você deve registrar todas as questões que errou, tomando nota também da causa do erro e da resposta correta: de preferência, a mais completa possível.
Assim, algum tempo depois de resolver o simulado OAB, após estudar mais a fundo os tópicos cobrados na avaliação, você poderá eventualmente resolver as questões que errou mais uma vez e verificar se já tem um maior entendimento sobre os tópicos explorados.
Essa tática também é excelente para revisões, especialmente considerando que os tópicos tratados nos simulados OAB costumam ser baseados nas principais tendências vistas em avaliações passadas.
Seja resolvendo as questões erradas novamente ou lendo as justificativas de cada item: ambas são formas de relembrar conceitos importantes para o Exame de Ordem.
Você pode fazer o seu caderno de questões para o Exame de Ordem à mão. No entanto, ferramentas como o Gran Questões facilitam bastante essa tarefa. Saiba como fazer o seu caderno de questões com auxílio da ferramenta!
Simulado OAB: o que causa a estagnação nos pontos?
A expectativa de qualquer pessoa que se dedica aos estudos é, sem dúvida, obter resultados cada vez melhores no simulado OAB.
No entanto, de acordo com o professor Rodrigo Lima, muitos alunos ficam estagnados na “área nebulosa” entre os 35 e 40 pontos. Ou seja: sempre que realizam um simulado OAB, o resultado é mais ou menos o mesmo.
Para entender por que isso acontece, o professor fez uma análise da prova OAB. Confira abaixo:
| Tipo de Questão | Porcentagem Estimada | Nível de Dificuldade |
| Fáceis | 40% a 60% (35 a 45 questões) | Exigem conhecimento básico/dia a dia |
| Médias | 20% a 30% | Exigem estudo regular e videoaulas |
| Difíceis | 10% a 20% | Criadas para o erro; exigem revisão profunda |
De acordo com a tabela acima, o que pode estar impedindo que você evolua é a forma de estudar. Afinal, uma parte das questões já é formulada para apresentar um grau maior de dificuldade, inclusive podendo conter as famosas e temidas “pegadinhas”.
No próximo tópico, o professor Rodrigo Lima esclarece como agir depois de obter um resultado ruim no simulado OAB para obter resultados progressivamente melhores.
O que fazer depois de um simulado ruim: dicas de ouro do especialista
Com anos de experiência em concursos de alto nível, Rodrigo Lima destaca que o maior perigo após um simulado ruim não é a nota, mas a atitude do aluno.
- Não normalize o desânimo: Sentir que “não sabe nada” é uma mentira que sua mente conta. Na maioria dos casos, os erros no simulado OAB surgem de não conseguir entender o comando, confundir-se ou não se lembrar de um detalhe. Lembre-se: sempre que você resolve um simulado, você está treinando e moldando os seus conhecimentos, aumentando cada vez mais as suas chances de garantir um excelente desempenho na prova.
- Cuidado com a zona de conforto: Não pare de fazer simulados para focar apenas em questões isoladas onde você acerta mais. O simulado é o reflexo real do seu nível de conhecimento. Ninguém gosta de errar. No entanto, é a sua atitude depois do ocorrido que definirá se você vai crescer com seus erros ou apenas ignorá-los. Então, a dica está em não apenas continuar resolvendo simulados, como analisar o resultado de cada um e criar cadernos de erros que consulte regularmente.
- Intervalo entre testes: Nunca faça simulados em dias seguidos. De um dia para o outro, seu nível de conhecimento não muda. Você precisa de tempo para estudar, revisar e “malhar” o cérebro com novos conteúdos.
Simulado OAB: exercite os seus conhecimentos gratuitamente!
Para aperfeiçoar os seus resultados no simulado OAB, a prática é essencial! Aqui no Gran, você pode praticar os seus conhecimentos de diversas formas. Confira os links abaixo!
- Confira a programação de simulados inéditos
- Resolva simulados e questões no Gran Questões
- Passo a passo para acessar simulados OAB
Prova OAB: seja aprovado com o Gran
Conhecendo o nível de dificuldade e exigência da prova da OAB, o Gran desenvolveu cursos preparatórios específicos para o exame, elaborados por profissionais com autoridade no assunto, capazes de proporcionar o melhor preparo possível com abordagem de tópicos relevantes e conhecimento a respeito da banca avaliadora.
Confira abaixo as diferentes maneiras que você pode começar a estudar com o Gran agora mesmo:
- Cursos específicos: Prepare-se de maneira direcionada para a 1ª fase ou para a 2ª fase.
- Assinatura OAB Até Passar: garanta acesso a cursos preparatórios para as duas fases, além de diferenciais imperdíveis!
- Aulas gratuitas: complemente a sua preparação para o Exame de Ordem, participando de aulas de resolução de questões, aprofundamento de conteúdo e dicas!
Como se recuperar de um resultado ruim no simulado OAB: aula em vídeo
O conteúdo acima foi inspirado na aula ministrada pelo professor e GranXpert Rodrigo Lima no canal de Youtube do Gran em 15 de janeiro de 2026!
Para assistir a transmissão na íntegra, basta clicar play no vídeo abaixo!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Reinvenção 2026] Último lote – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/01/08120844/CABECALHO-1238X216-17-1.webp)