Caderno de questões: como criar o seu? Veja mais detalhes!

Ao criar cadernos de questões você otimiza seu estudo prático ao máximo. Saiba mais detalhes!

Avatar


09 de dezembro3 min. de leitura

Resolver questões é um passo essencial para garantir a aprovação em concursos públicos, mas você sabia que existe uma maneira de otimizar ainda mais os benefícios dessa prática? Com a criação de um caderno de questões para diferentes matérias e estágios de aprendizado você pode trabalhar diretamente nos seus pontos fracos, garantindo resultados melhores! Acompanhe o artigo para saber como incluir esta técnica na sua rotina de estudos!

Caderno de questões: o que é?

O caderno de questões, como o nome já sugere, é uma coletânea de exercícios que costuma apresentar um tema em comum. Se você é Assinante do Gran Cursos Online, provavelmente está habituado aos cadernos de questões disponibilizados ao final de cada lição.

Gran Cursos Questões: como funciona a criação de cadernos de questões? Saiba aqui!

Caderno de questões: como localizar durante a aula

Nesse caso, após clicar no item, você será redirecionado ao Gran Cursos Online, podendo conferir uma seleção automática que trará itens relacionados ao que acabou de ser estudado. Assim, o objetivo destas questões é fortalecer e auxiliar na assimilação do conteúdo.

Mas você sabia que o propósito destas questões não precisa se esgotar por aí? Da resolução destes itens, na verdade, você poderá criar outro caderno de questões que será muito útil para o seu crescimento: o caderno de questões que você errou. E por que fazer isso? Explicamos para você!

Por que criar um caderno de questões erradas?

“É errando que se aprende”: você certamente já ouviu essa expressão em algum momento da sua vida. No estudo por questões para concursos públicos, ela é muito aplicável! Afinal, ao resolver questões de provas passadas, simulados ou elaboradas pela banca examinadora do certame no qual busca a aprovação , você está realizando uma espécie de “teste drive” para o dia da sua prova.

Ou seja, a chance de encontrar itens muito similares ou até iguais aos que você utilizou para estudar na avaliação final é muito grande!

Por isso, sempre que estiver resolvendo questões e errar, não apenas passe adiante! Salve essa questão no seu caderno de erros. Assim, você poderá resolvê-la novamente no futuro e garantir que aquela dificuldade foi sanada.

Cadernos de questões: como criar os seus?

O registro de questões pode acontecer de diversas maneiras distintas: você pode escrevê-las ou copiá-las digitalmente em um sistema de lembretes, por exemplo. Contudo, a maneira mais prática de fazer isso é utilizando o sistema de marcação de questões do Gran Cursos Questões! Veja abaixo o passo a passo de como funciona.

Passo a passo para criar cadernos de questões personalizados no Gran Cursos Questões

  • Acesse o Gran Cursos Questões;
  • Faça seu cadastro gratuito ou login na plataforma*;
  • Localize ícone de bandeira, acompanhado pela palavra “Marcadores”. Você poderá encontrá-lo barra inferior, logo abaixo da questão.

Caderno de questões: como criar o seu? Veja mais detalhes!

  • Ao clicar no ícone, você terá a opção de “criar um marcador”. É possível criar quantos marcadores você quiser, podendo dividir seu material de estudo em diferentes cadernos de questões.
  • Depois de marcar uma questão, você poderá consultá-la novamente pela opções “Meus Marcadores”. Na versão mobile, você encontra essa seção  pela aba de menu. Já no desktop, basta clicar no seu nome de usuário, na parte direita da tela para encontrar a opção em um menu cascata.

Pronto! Depois de seguir estes passos, você garante cadernos de questões organizados e mais práticos. Um diferencial de utilizar a plataforma Gran Cursos Questões para criar seus cadernos, além da praticidade, é a grande quantidade de itens comentados no banco de questões.

Ou seja, você poderá estudar podendo consultar a explicação de um professor (desde que a questão já tenha tido o gabarito comentado). Se não tiver, você também poderá solicitar o comentário acessando a seção “Professor”.

Cadernos de questões: como incluir na sua rotina de estudos?

Os cadernos de questões são muito proveitosos para rotinas de revisão. Afinal, possibilitam uma visão mais objetiva e dinâmica de assuntos  importantes, ou seja, aqueles efetivamente cobrados em questões.

Você pode utilizá-los como material complementar sempre que estiver revisando determinada matéria ou assunto. Para garantir que encontrará diretamente o que está procurando, não tenha medo de criar diferentes cadernos de questões para itens errados em diferentes matérias.

O objetivo de guardar estas questões erradas é resolvê-las mais uma vez eventualmente, buscando sanar as dúvidas que ocasionaram o erro. Assim, uma boa estratégia pode ser começar a rotina de revisão resolvendo novos itens (e lembrando de marcar os errados no cadernos) e depois passar para o seu caderno de erros.

Quando retirar um item do caderno de questões erradas?

Caso você acerte o item em uma nova resolução sem dúvidas sobre o assunto, a questão pode ser retirada do caderno. Mas fique atento! Se você ainda achou a questão difícil, é melhor que ela continue salva para consultas posteriores. Nesse caso, você pode criar um caderno para “questões complexas”. Viu como o recurso pode te ajudar de maneiras diferentes?

Cadernos de questões, provas passadas e simulados gratuitos: estude com o Gran Cursos Questões!

Além de facilitar a criação dos seus cadernos de questões com a possibilidade de marcar questões, o Gran Cursos Questões também apresenta diversos outros recursos que podem auxiliar na sua preparação para concursos públicos!

Na plataforma você encontra facilmente milhares de questões comentadas por professores, além de um rico banco de provas passadas e simulados inéditos para que você pratique o máximo possível! Por lá também é possível consultar os assuntos mais frequentes de cada seleção com filtros especiais e acompanhar seu crescimento e desempenho em cada matéria!

A melhor parte? Você pode desfrutar de tudo isso realizando o seu cadastro gratuito na plataforma!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

Cadernos de questões e o estudo reverso

O estudo por questões é tão importante que até mesmo existe uma estratégia de preparação baseada nele. Você sabia? O nome é estudo reverso e pode ser uma boa alternativa para abordar uma série de conhecimentos de maneira mais dinâmica!

Saiba mais sobre o estudo reverso!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


09 de dezembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões