Tempo de estudo: quase não tenho horas livres. E agora?

Você tem pouco tempo para se dedicar aos estudos? Estudo reverso, acelerar videoaulas e sessões de estudo mais curtas estão entre algumas das táticas para aproveitar ao máximo seu tempo de estudo para concurso. Conheça todas elas!

Por
5 min. de leitura

Quando o assunto é preparação para concursos, o tempo de estudo é uma das questões que mais tira o sono dos concurseiros.

Afinal, com editais cada vez mais extensos, é natural que a equação para a preparação de sucesso sempre aponte para a necessidade de mais tempo. Como sabemos, a maioria dos concurseiros não dispõe de tanto tempo de estudo assim, mesmo aqueles que se dedicam integralmente.

Tudo isso, juntamente com a crença de que passar em concursos públicos é uma tarefa praticamente impossível, pode fazer você pensar que não vale a pena investir no pouco tempo de estudo que você tem, já que você não pode se dedicar ao máximo.

Neste conteúdo, viemos propor uma outra forma de encarar o problema!

Afinal, existem maneiras de otimizar o seu tempo de estudos, apostando em técnicas que permitam aproveitar as sessões de preparação de maneira cada vez mais direcionada, focada na aprovação. Com isso, é possível render bem mais em menos tempo de estudo.

Vamos provar para você que, mesmo com pouco tempo de estudo, é importante iniciar a sua jornada de aprovação o mais rápido possível!

Acompanhe para descobrir as principais maneiras de como fazer o seu tempo de estudo render mais e obter resultados cada vez melhores!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Tempo de estudo para concurso: 6 maneiras de otimizar o seu!

Não dá para mudar o fato de que cada dia tem 24 horas e de que elas nunca poderão ser inteiramente reservadas aos concursos públicos. Em muitos casos, também existe a necessidade de conciliar os estudos com atividades inadiáveis, como é o caso do trabalho.

Um fato importante para manter em mente é que a grande maioria dos concurseiros (mesmo aqueles que já conquistaram a aprovação), costumam confessar não sentir que estudam o suficiente por conta do número de horas semanais ou diárias que conseguem dedicar.

No entanto, mais importante que a quantidade de horas, está na sua qualidade de estudos. Exatamente com esse ponto de vista em mente, elaboramos dicas que podem ser aplicadas em rotinas de qualquer tamanho e estão focadas na qualidade e não quantidade dos seus estudos. Confira quais são!

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: tenha um plano de estudos

O primeiro passo para aproveitar o seu tempo de estudo para concursos ao máximo é organizar a sua preparação. É preciso definir, por exemplo, quais matérias devem receber mais atenção, em qual ordem e por quanto tempo você irá estudá-las. O plano de estudos trata exatamente desses pontos e funcionará como seu guia da aprovação.

Geralmente estruturado no modelo de grade horária ou ciclo de estudos, seu plano de estudos se adequará também às suas necessidades de conteúdo (dando mais ênfase para as matérias nas quais você tem dificuldade). Além disso, ele também evolui com você: um planejamento não é mesmo nos períodos pré e pós-edital.

Saiba como montar o seu cronograma de estudos!

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: faça sessões de estudos menores

Você sabia que pesquisas indicam que a capacidade média de concentração total de uma pessoa fica na faixa dos 30 a 90 minutos? Depois desse período, o esforço de foco ainda pode ser realizado, mas demandará bem mais, podendo causar cansaço mental rapidamente.

Isso não é sem razão: biologicamente falando, nosso cérebro não foi estruturado de forma a concentrar a atenção total em um estímulo único por muito tempo. Afinal, precisamos estar atentos aos sons e estímulos do ambiente para sermos capazes de reagir em reações de perigos, essa é uma das explicações.

É claro que a capacidade de concentração varia de pessoa para a pessoa, mas você já deve ter notado que, se estudar sem pausas, em algum momento vai se pegar mais distraído, tendo de ler a mesma linha duas ou três vezes. Pois é! Isso pode significar que você já estourou seu limite de concentração e precisará de um tempo (ou pequeno intervalo)  para retomá-lo.

Se o seu objetivo é aproveitar ao máximo o tempo de estudo, apostar em sessões de estudo grandes demais, sem intervalos, pode acabar agindo contra seus objetivos. Isso porque você até conseguirá estudar mais quantitativamente, mas sem atenção, o que prejudica a retenção do conteúdo.

Por isso, a recomendação é dedicar cerca de 1h para cada disciplina, podendo descer o tempo para 30 minutos, caso seja um assunto que você domine. Ao fazer isso, você também será capaz de incluir mais disciplinas no seu dia e renovar constantemente o seu ciclo de atenção, fornecendo novos estímulos para a sua mente.

Mas cuidado: não vale deixar os intervalos de lado por conta disso! Apenas dez minutos longe da tela ou livros já são capazes de descansar a sua mente e trazer um pouco do vigor que você precisa para continuar.

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: concentre-se em um concurso de cada vez

Com a publicação de vários editais de uma vez, é comum se interessar e começar a estudar para mais de uma seleção. No entanto, ainda que os certames pertençam à mesma carreira e apresentem conteúdos programáticos similares, é preciso estabelecer uma prioridade de cada vez. Afinal, cada edital terá suas particularidades e conhecimentos específicos.

Você pode definir como primeiro foco a prova que acontecerá primeiro ou então aquela em que você tem mais vontade de ser aprovado. Depois de fazer a primeira prova, o foco vai imediatamente para a segunda.

Também é possível formular um plano de estudos que se foque principalmente nas disciplinas em comum, pontuando aqui e ali conhecimentos específicos de um ou outro concurso. Ainda assim, quanto mais focada for a sua preparação, mais chances você terá de ser aprovado naquela prova. Mantenha isso em mente!

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: acelere suas videoaulas

Uma das grandes vantagens de estudar por videoaulas é a capacidade de controlar a velocidade de reprodução. No Youtube, essa funcionalidade permite que você acelere até 2x o que está assistindo. Já na plataforma do Gran Cursos Online, a aceleração pode chegar a até 4x!

Além de economizar tempo de estudo para concurso (uma aula de 30 minutos vira 15, na velocidade 2x!) , áudios acelerados demandam mais atenção para que possam ser compreendidos. Por isso, é comum que você se distraia menos.

Contudo, é preciso tomar cuidado com essa funcionalidade: nem todo mundo consegue começar os estudos escutando as aulas na velocidade 2x. Isso é questão de prática e depende também do quanto você entende o assunto que está sendo exposto.

Caso você esteja assistindo a uma aula de uma matéria que tem dificuldade, por exemplo, não é uma boa ideia acelerar o áudio. Tudo é questão de bom senso e tentativa. Comece acelerando suas aulas aos poucos (1,25x, por exemplo) para conseguir chegar em velocidades maiores no futuro e compreendendo com clareza o que os professores estão dizendo.

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: utilize o estudo reverso ao seu favor

O estudo reverso é baseado em questões de questões de concurso e consiste em resolvê-las não depois de estudar um conteúdo, mas antes. Como assim? Bem, você já deve ter se deparado com uma matéria no seu edital que já estudou antes. Para muitas pessoas, isso ocorre com Língua Portuguesa, Matemática, Química e afins.

Para não precisar estudar esses conteúdos do zero, o estudo reverso poderia ser uma solução. Nele, você resolve questões sobre os temas cobrados na prova (elaborados pela banca organizadora) e avalia quais são os seus principais pontos de dúvidas, ou seja, onde você costuma errar. A partir daí, seu estudo é focado especificamente nesses pontos, economizando tempo de estudo de iniciar do zero uma disciplina que você já conhece.

No entanto, o estudo reverso não pode ser utilizado sempre e deve se guiar pela análise dos percentuais de acerto em cada disciplina para trabalhar ao seu favor. Escrevemos um conteúdo específico sobre isso!

Conheça todos os detalhes sobre o estudo reverso! 

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos: aproveite as horas coringa

Fazer faxina, esperar numa fila de banco, fazer exercícios e pegar o transporte público para casa são alguns exemplos de situações onde você não pode sentar para estudar, mas ainda pode encontrar uma maneira de consumir pequenas partes de conteúdo de maneira simultânea. Por essa razão, essas situações também podem ser chamadas de horas coringa.

Apesar de não serem contabilizadas no seu plano de estudos formal, essas situações podem complementar a sua preparação, permitindo que você reveja o texto de uma lei ou revise seus materiais em mapas mentais. Algumas pessoas aproveitam para escutar as videoaulas, aulas de resolução de questões ou até mesmo audiobooks.

O aproveitamento e assimilação nas horas coringa não será tão grande quanto o esperado em uma sessão regular de estudos, mas ainda assim contribuirá para a sua preparação. Por isso, pode ser um grande aliado no aproveitamento do seu tempo de estudo para concurso!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Ao longo do conteúdo você conheceu um pouco mais sobre como otimizar ao máximo o seu tempo de estudo para concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante