Cronograma de estudos para concurso: como montar o seu?

Confira o passo a passo para montar um excelente cronograma de estudos para concurso e otimize os seus resultados!

Avatar


08 de janeiro10 min. de leitura

Ser aprovado em concursos públicos não é uma tarefa fácil: essa é uma verdade que todo concurseiro já sabe.  Porém, apesar de todas as dificuldades no caminho, também existe uma série de ferramentas capazes de facilitar e encurtar essa jornada. O cronograma de estudos para concurso sem dúvida é uma delas, já que a organização está ao lado da dedicação e resiliência na lista de qualidades presentes em concurseiros bem sucedidos.

Além disso, para muitas pessoas, a conquista de um cargo público é o objetivo foco, um sonho. E, para atingir qualquer objetivo de maneira certeira, eficiente e rápida são necessárias táticas, planejamento. Daí entra o seu cronograma de estudos para concurso!

Navegue pelo índice abaixo do passo a passo para a formulação de um bom cronograma de estudos para concurso:

  1. Objetivos e recursos
  2. Verticalização e hierarquização do conteúdo
  3. Formato de estudos
  4. Cronograma de estudos para concurso com questões
  5. Videoaula

Cronograma de estudos para concurso: passo a passo

Se você está começando sua trajetória no mundo dos concursos públicos agora, é normal se sentir perdido! Por isso, não se preocupe! Vamos ajudá-lo com um passo a passo de como criar o melhor cronograma de estudos para concurso, levando o seu caso em consideração.

Mantenha em mente que muitos dos passos de formulação para um bom cronograma de estudos para concurso foram propostos e elaborados pelo professor Guilherme Bitar, aqui do Gran! Você pode conferir o conteúdo também em vídeo ao final desse artigo!

1° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso: objetivos e recursos

Um cronograma de estudos para concurso não existe sem objetivos, já que é uma ferramenta estruturada justamente para garantir o cumprimentos destes. Por isso, o primeiro passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso é definir:

a) Área e cargo para o seu cronograma de estudos para concurso

Foi-se o tempo em que era possível estudar de maneira genérica e colher bons resultados em concursos públicos. Com o mundo de certames cada vez mais exigente e competitivo, as bancas avaliadoras aumentaram bastante o seu nível de cobrança e complexidade, focando  na especialização de conhecimentos de cada cargo.

Na prática, isso quer dizer:

  • Maior peso e cobrança para conhecimentos específicos;
  • Maior frequência e volume na aplicação de provas discursivas;
  • Menos cobrança da literalidade da lei e maior aplicação destes à realidade do cargo ao qual o certame se destina.

Dessa forma, é muito importante que você defina o quanto antes a área e o cargo para o qual pretende prestar concurso público e foque o seu cronograma de estudos para concurso naquele objetivo.

Definido a área para o seu cronograma de estudos para concurso

Os fatores que podem ajudar na sua decisão para a área são:

  • Sua afinidade e/ou graduação;
  • A viabilidade da oportunidade (se existe concurso aberto ou previsto);
  • O local onde você mora ou gostaria de morar;
  • Faixa de remuneração;
  • Seus objetivos pessoais e profissionais.

Separe um momento para responder todas essas perguntas com sinceridade e você perceberá que sua busca já ficará um pouco mais específica.

Definindo o cargo para o seu cronograma de estudos para concurso

Depois de definir a área para o seu cronograma de estudos para concurso, é hora de definir o cargo! Fatores que podem te ajudar são:

  • Identificação com as atividades realizadas;
  • Carga horária, dia a dia do profissional;
  • Perspectivas de crescimento;
  • Benefícios;

Você deve ter percebido que as respostas para boa parte dessas perguntas é intuitiva. Contudo, para outras é necessário que você pesquise um pouco mais sobre o mundo dos concursos: quais são os concursos previstos e abertos? Quais são os concursos na sua região e área de interesse? Quais são os pormenores de cada cargo? Todas essas informações podem ser encontradas aqui no Blog Gran, por exemplo!

Confira abaixo alguns links que podem te ajudar a responder as questões propostas e ajudar na criação de um macro objetivo para o seu cronograma de estudos para concurso:

b) Objetivo macro e primeiras metas para o seu cronograma de estudos para concurso

Depois de responder aos questionamentos do item anterior, você provavelmente terá o seu objetivo macro (que é o principal motivo para os seus estudos) definido. Quer um exemplo?

Tornar-se Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União é um objetivo macro. A partir dele, você pode selecionar os concursos públicos que atendam (ou se aproximem mais) das suas expectativas.

Por questão de perspectiva, muitas pessoas preferem estudar para concursos com edital já publicado. Contudo, isso nem sempre pode ser a melhor abordagem, principalmente se você é novo no mundo dos concursos.

O tempo entre a publicação do edital até a realização do concurso costuma ser apenas de alguns meses, criando uma perspectiva apertada de cronograma de estudos para concursos especialmente para quem vai começar do zero. Não é impossível, nunca é impossível! Porém, é mais difícil!

Tendo isso em mente, não exclua um concurso da sua lista se ele estiver previsto ou autorizado, mas ainda sem edital. Afinal, são esses certames que possibilitam uma janela de tempo mais ampla para a preparação.

Para que seu objetivo macro se torne possível , ainda é preciso estabelecer metas menores que podem ser: terminar o conteúdo de Língua Portuguesa em 2 meses ou concluir um número de horas específico de estudo em cada semana.

Basta pensar na conquista da sua aprovação como empilhar blocos: começa pequeno, mas eventualmente chega ao topo. Quando falamos em metas menores, finalmente estamos nos referindo à estrutura do cronograma de estudos para concurso, que exploraremos com mais profundidade nos próximos passos.

c) Tempo, dinheiro e disposição necessários para realizar o seu cronograma de estudos para concurso

Suas metas menores precisam estar pautadas nos recursos reais que você tem à sua disposição. E quando falamos nisso, estamos falando de tempo (horas ativas de estudo e oportunidades coringa), dinheiro (para investir em conteúdos de qualidade) e disposição (para não deixar a bola cair e permanecer focado no seu cronograma de estudos para concurso!).

Cronograma de estudos para concurso e o tempo

No quesito tempo, coloque na ponta do lápis quantas horas de estudo ativo (que é aquele estudo onde você não só lê ou escuta, como responde questões, faz resumos, mapas mentais. Enfim, assimila e aplica o conhecimento) e oportunidades coringa (ocasiões em que o estudo não será sua atividade primária, mas você poderá dedicar alguma parcela da sua atenção a ele. Ouvir a uma videoaula enquanto está no ônibus, por exemplo) você tem disponíveis durante a semana.

Veja o exemplo abaixo de uma quantificação aproximada de horas de estudo durante a semana:

SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Horas de estudo ativo233262
Horas/ Oportunidades Coringa002033

Com base no exemplo, a pessoa imaginária poderia dispor de 18 horas de estudo por semana, de acordo com seus planos. As oportunidades coringa ainda corresponderiam a 8 horas adicionais, se puderem ser concretizadas. Veja que colocamos em destaque a palavra “aproximada”.

Existe um número correto de horas a estudar por dia?

Essa é uma pergunta muito feita pelos concurseiros que começaram a organizar agora o seu cronograma de estudos para concurso.

Um dos critérios que pode auxiliar você nessa definição, é o seu momento como concurseiro. Veja abaixo algumas recomendações a partir de cada situação: 

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

No entanto, vale lembrar que a definição de horas de estudo é muito pessoal e definitivamente não existe um “número correto” de horas que você precisa estudar diariamente para ser aprovado. Mais importante do que a quantidade de horas que você estuda por dia, na realidade, é a sua constância.

Por isso, tente não desanimar caso perceba que a sua rotina atual não permite estudar tanto quanto você gostaria. Se possível, considere se organizar para conseguir esse tempo ou então dê o melhor de si com o que tem!

Cronograma de estudos para concurso e a disposição

É muito importante ter em mente que o cumprimento integral do seu cronograma de estudos para concurso nem sempre será possível. Imprevistos acontecem e é preciso saber lidar com eles sem deixar que sejam capazes de desmotivá-lo! Daí entra a sua disposição! Não sofra pelo que não foi feito, mantenha seu foco no que pode ser feito desse ponto em diante!

Cronograma de estudos para concurso e o dinheiro

Por fim, mas não menos importante, avalie também quanto dinheiro você tem para investir em materiais. A preparação para concursos públicos se torna bem mais fácil quando o candidato pode acessar materiais em formatos diversos (PDFS, videoaulas, audioaulas, mapas mentais, esquemas),  principalmente considerando que o processo de aprendizado é muito beneficiado pelo dinamismo e variação de estímulos sensoriais.

Assim, caso você possa adquirir um curso preparatório para o seu certame de escolha, uma assinatura para um site de resolução de questões de concurso ou mesmo um direcionamento individualizado de qualidade,  faça isso! Este é o cenário ideal para que seu caminho até a aprovação seja ainda mais rápido!

No Gran  você confere uma série de planos com valores distintos, bem como milhares de materiais e cursos gratuitos para te ajudar a garantir a aprovação em concursos públicos seja qual for o seu orçamento!

Acesse o Gran e escolha seus materiais! 

2° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso: verticalize e hierarquize o conteúdo

Com o seu número de horas por dia estabelecido para investir nos estudos, é hora de selecionar as matérias. Essa é, sem dúvida, uma das partes que mais confunde os concurseiros devido aos extensos conteúdos programáticos previstos em editais de concursos públicos. Separamos e selecionamos algumas dicas para te ajudar com isso. Confira!

Como organizar o cronograma de estudos para concurso pelo edital

O primeiro passo para enfrentar a montanha de conhecimentos é anotá-los em um documento a parte (ou no próprio edital impresso, como você preferir) e classificar cada linha de assunto cobrado nas categorias A, B e C. Sendo assim:

  • A: Conhecimentos que você domina e precisaria apenas de uma revisão;
  • B: Conhecimentos intermediários, que ainda precisam de mais estudo, mas que você possui uma noção.
  • C:Assuntos que você nunca viu ou estudou.

Agora você já tem um mapa de forças e pontos fracos, que influenciará no seu cronograma de estudos para concurso. Obviamente, as disciplinas que você nunca viu poderão ocupar um espaço maior especialmente nas primeiras semanas, mas a tendência é que isso mude com o passar do tempo.

Alguns editais informam o quantitativo de questões para cada assunto. Se esse for o caso, você já pode ter uma ideia dos assuntos mais cobrados diretamente pelo documento. Quando isso não acontece, contudo, a análise pode ser feita a partir de provas e editais passados.

Como organizar o cronograma de estudos para concurso por provas passadas

Procurar por provas passadas do concurso público que você pretende prestar irá te ajudar não apenas na construção do cronograma de estudos para concurso, como também na sua rotina de preparação direta. Afinal, por meio delas você poderá:

  • Obter o quantitativo de questões para cada matéria e assim descobrir os assuntos mais cobrados;
  • Conhecer o estilo da banca;
  • Se acostumar com o modelo da prova;
  • Evitar cair em pegadinhas.

A recomendação é buscar provas dos últimos três anos. Dessa forma, existe mais possibilidade que os conteúdos estejam devidamente atualizados. Quando isso seja possível, busque as provas mais recentes e por outras provas da banca organizadora responsável pelo certame.

No Gran Questões, você pode obter um quantitativo de questões automaticamente, utilizando a ferramenta “Assuntos Mais Frequentes”. Basta que você informe o órgão e o cargo e o sistema traduzirá automaticamente as informações.

Veja o exemplo abaixo para o concurso MP AP Promotor:

Cronograma de estudos para concurso: como montar o seu?
Cronograma de estudos para concurso: MP AP Promotor

Você não paga nada para acessar a ferramenta! Basta fazer o cadastro gratuito na plataforma. Além de consultar assuntos frequentes, você também tem acesso a provas passadas e um acervo com milhares de questões de concurso comentadas por professores!

Faça seu cadastro gratuito no Gran Questões 

Para te ajudar a classificar e hierarquizar o seu conteúdo para o cronograma de estudos para concurso, você ainda poderá se pautar por:

  • Peso de acordo com o edital;
  • Importância apontada pelos professores;
  • Quantidade de conteúdo;
  • Dificuldade percebida.

3° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso: defina o formato dos seus estudos

O aprendizado é muito particular para cada pessoa e acontece a partir da construção de hábitos e do processo de autoconhecimento. Por isso, saiba que não existe certo e errado na hora de instituir sua rotina de estudo. O que existe, na verdade, são formatos capazes de guiá-lo e ajudá-lo a conquistar melhores resultados.

Dentre estes podemos citar alguns modelos de estruturar o seu cronograma de estudos para concurso, que são:

  • Grade horária: muito similar àquela encontrada nas escolas. Baseia-se na divisão de horários por semana e atribuição de uma matéria diferente para cada período.
  • Ciclo de Estudos: baseia-se em um ciclo estratégico de estudos, que pode se repetir para algumas matérias e variar de acordo com a necessidade. Se a Língua Portuguesa é muito cobrada, por exemplo, ela pode estar sempre presente na sua rotina de estudos até que o conteúdo se esgote.
  • Misto: uma junção dos dois e a preferida de muitos concurseiros.

No que diz respeito ao número de horas estudadas, não existe um número fixo definido. A recomendação sempre é utilizar todo o tempo disponível, sem prejudicar a sua saúde. Também é importante, sempre que possível, diversificar as matérias estudadas por dia no seu cronograma de estudos para concurso. Lembre-se que o estudo para concursos se beneficia mais da diversidade do que da profundidade.

Saiba mais sobre o cronograma (grade horária) e o ciclo de estudos! 

3° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso: respeite o seu plano!

Busque sempre honrar e respeitar os compromissos estabelecidos pelo cronograma de estudos para concurso! Caso você tenha dificuldades em mantê-lo, estabeleça novas metas! Não espere um rendimento 100% perfeito em todas as semanas! Mantenha em mente que existem diferentes circunstâncias internas e externas que também podem influenciar nos seus resultados.

O importante é se manter dedicado e não desistir dos estudos! Mesmo que você só consiga estudar uma hora por dia, use essa hora da melhor maneira possível e não deixe de se dedicar! Os frutos dessa dedicação eventualmente virão.

Se for necessário remanejar o seu cronograma de estudos para concurso, faça isso, mas tente sempre estudar com um sistema de organização para te ajudar e orientar. Caminhar sem direção na hora dos estudos é uma furada e quase sempre irá resultar em  perda de tempo e em aborrecimentos!

4° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso:  monte um plano voltado para questões

A resolução de questões de concurso (especialmente aquelas que possuem gabarito comentado), é essencial para otimizar suas rotinas de estudo, colocando conhecimentos teóricos na prática e fortalecendo-os na sua memória. Por meio dessa técnica de estudo, você também se torna capaz de conhecer melhor o perfil da banca avaliadora e se acostumar com o modelo de prova.

Com a assinatura ilimitada do Gran ou tornando-se um assinante ilimitado no Gran Questões, você tem acesso à ferramenta Programa de Estudos 3.0, capaz de criar planos de estudo baseados na resolução de exercícios em cada matéria prevista em edital por seleção específica e por carreira.

É possível acompanhar o seu progresso conforme você avança nos estudos práticos, assim como a relevância de cada matéria na seleção que você pretende prestar.

Assim, fica mais fácil identificar pontos fortes e fracos para ajudar a hierarquizar os conteúdos  e estruturar o seu cronograma de estudos para concurso de maneira ainda mais específica.

Saiba mais sobre o Programa de Estudos do Gran Questões 

5° passo para montar um bom cronograma de estudos para concurso: monte o seu com o professor Guilherme Bitar!

Ao longo do artigo apresentamos uma série de dicas para guiá-lo em direção ao cronograma de estudos para concurso perfeito para você!

Várias dessas dicas foram retiradas do vídeo a seguir, uma aula exclusiva de como organizar e montar planos de estudo com professor Guilherme Bitar aqui do Gran! Confira:

Cronograma de estudos para concursos: crie o seu gratuitamente!

Você sabia que é possível estruturar o seu cronograma de estudos para concursos gratuitamente com o Gran? Depois de selecionar o seu curso preparatório de escolha, basta informar ao software o número de horas diárias disponíveis para o estudo e ele realizará a distribuição de conteúdos automaticamente! A ferramenta ainda ajuda você a programar e ficar atento às revisões!

Garanta já o seu cronograma de estudos para concurso! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


08 de janeiro10 min. de leitura