Artigo 6 da Constituição Federal: veja o que diz

Por
2 min. de leitura

O artigo 6 da Constituição Federal é o responsável por garantir os direitos básicos do indivíduo, além de assegurar o mínimo para que ele viva dignamente. Ele é muito explorado no Direito Constitucional brasileiro e também é muito importante para a sociedade. 

Isso, porque o Brasil é um país democrático desde 1988, e guia os direitos e deveres de todo cidadão brasileiro ou residentes que vivem no país. 

Neste conteúdo, você entenderá mais sobre o que se trata esse artigo, quais são os direitos sociais, e quando ele foi criado. Confira!

O que diz o artigo 6 da constituição federal?

O artigo 6 da Constituição Federal refere-se aos direitos sociais, sendo os princípios básicos dos Direitos Humanos, a fim de garantir uma vida digna e justa para todos os cidadãos brasileiros. 

Esses direitos devem ser assegurados pelo Estado, para que todos os brasileiros ou residentes que vivem no território nacional, tenham acesso à educação, trabalho, lazer, segurança, entre outros. 

Quais são os direitos sociais?

De forma geral, este artigo garante 12 direitos sociais para todo brasileiro. Sendo eles 

  • educação,
  • saúde,
  • alimentação,
  • trabalho (incluindo o direito ao emprego — trabalho subordinado), 
  • moradia, 
  • transporte,
  • lazer,
  • segurança, 
  • previdência social, 
  • proteção à maternidade e à infância, 
  • bem como assistência aos desamparados.  

Dessa maneira, são direitos na lei sendo ligados à cidadania. Logo, é dever do Estado colocar em prática políticas sociais para que todos os habitantes brasileiros, sobretudo os cidadãos, consigam desfrutar destes direitos, que garantem o seu bem-estar social. 

Afinal, manter estes direitos é uma das formas de reduzir o máximo possível as desigualdades que existem no Brasil, para que todos sejam incluídos e bem assistidos.  

Quando foi criado o artigo 6 da constituição federal?

O artigo 6 existe desde que a Constituição Federal Brasileira foi criada e promulgada, em 1988. No entanto, não é a mesma desde seu ano de promulgação, visto que passou por alterações e acréscimos, conforme as necessidades que surgiram.   

Por meio da Emenda Constitucional de n.º 90, esse artigo sofreu uma alteração em que se inseriu mais um direito social, o qual é o direito de todo brasileiro de ter acesso ao transporte.  

Logo, ele ampara os direitos sociais e tem leis específicas, com políticas públicas, a fim de garantir que as pessoas possam viver de forma digna. 
Gostou de saber mais sobre esse importante artigo da nossa Constituição? Temos vários conteúdos a respeito da Constituição Federal e do Direito Constitucional no nosso site, para complementar a sua leitura. Para saber mais, continue acompanhando o blog!

Fique por dentro dos concursos jurídicos abertos e previstos pelo Brasil. Confira os próximos exames de ordem e os cursos de pós-graduação do Gran:

CONCURSOS JURÍDICOS

DIREITO PARA CONCURSOS

PROVA OAB

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura