Direito para Concursos: guia de temas jurídicos fundamentais

Avatar


4 de Agosto de 2023

O Direito é uma disciplina e prática social que estuda, interpreta e aplica as regras e princípios que orientam as interações entre indivíduos, organizações e o Estado. Seu principal objetivo é manter a ordem, proteger direitos e liberdades, e resolver conflitos na sociedade.

Nos concursos públicos, o Direito tem um papel significativo, sobretudo em carreiras jurídicas e áreas afins. Contudo, a amplitude deste campo e a constante atualização de suas normas demandam dos candidatos um estudo contínuo e aprofundado.

Com nossos materiais e informações, esperamos desmistificar o Direito e torná-lo acessível e compreensível para todos, seja você um estudante, um profissional, ou simplesmente alguém que busca aprender mais sobre esta disciplina. Confira!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Constituição Federal

A Constituição Federal é uma peça fundamental na preparação para concursos públicos, especialmente os relacionados a carreiras jurídicas, pois é a norma fundamental que rege todos os aspectos do sistema jurídico de um país.

Temas importantes sobre a Constituição Federal

Remédios constitucionais

Confira os principais artigos da Constituição Federal

Conheça todas as Constituições Brasileiras

Consolidação das Leis do Trabalho – CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é uma parte importante do estudo para muitos concursos públicos, especialmente aqueles que envolvem carreiras jurídicas ou posições relacionadas ao Direito do Trabalho.

Temas importantes sobre a CLT

Confira os principais artigos da CLT

Direito Administrativo para concursos

O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público que trata da organização, funções e tarefas das entidades administrativas e de seus agentes, incluindo a estruturação e funcionamento da administração pública e o estudo dos princípios que a regem. É um dos temas mais abordados em concursos públicos, especialmente aqueles relacionados à carreiras jurídicas e de gestão pública.

Temas importantes do Direito Administrativo

Direito Civil para concursos

O Direito Civil é um ramo do Direito que trata das relações privadas entre os cidadãos, regulando temas como propriedade, contratos, família e sucessões. Por ser um tema amplo e complexo, é frequentemente cobrado em concursos públicos, especialmente aqueles voltados para carreiras jurídicas.

Temas importantes do Direito Civil

Direito Constitucional para concursos

O Direito Constitucional é o ramo do direito que se dedica à análise e interpretação das normas constitucionais, sendo um dos pilares do sistema jurídico de qualquer país. Em concursos públicos, especialmente para carreiras jurídicas e cargos públicos, o Direito Constitucional é um dos tópicos mais importantes.

Temas importantes do Direito Constitucional

Direito Empresarial para concursos

O Direito Empresarial, também conhecido como Direito Comercial, é um ramo do Direito que estabelece as regras para os negócios e para a atividade econômica. Nos concursos públicos, especialmente para cargos relacionados a atividades econômicas e comerciais, esse campo é essencial.

Temas importantes do Direito Empresarial

Leis relacionadas

Direito Penal para concursos

O Direito Penal é o ramo do Direito que estabelece as normas de conduta consideradas indispensáveis para a harmonia social, definindo crimes e contravenções e estipulando as respectivas sanções. É uma matéria de grande importância em concursos públicos, sobretudo naqueles voltados para carreiras jurídicas e de segurança pública.

Temas importantes do Direito Penal

Direito Processual Civil para concursos

O Direito Processual Civil é um dos ramos do Direito cobrados em concursos públicos, sobretudo em carreiras jurídicas. Ele se refere ao conjunto de normas e princípios que regulam a solução judicial de conflitos de interesses por meio do processo civil.

Temas importantes do Direito Processual Civil

Principais artigos do Código de Processo Civil

Direito Processual Penal para concursos

O Direito Processual Penal é um ramo do Direito que estabelece as normas para o desenvolvimento do processo penal, desde a investigação de um crime até o julgamento final. Esse campo é de extrema importância nos concursos públicos, especialmente em carreiras jurídicas e em cargos relacionados à segurança pública.

Temas importantes sobre Direito Processual Penal

Direito Processual do Trabalho para concursos

O Direito Processual do Trabalho é o conjunto de princípios, normas e instituições destinado a regular a atividade de jurisdição do Estado na solução de conflitos trabalhistas. Essa matéria é cobrada frequentemente em concursos públicos, principalmente naqueles voltados para carreiras jurídicas ou cargos ligados à Justiça do Trabalho.

Temas importantes do Direito Processual do Trabalho

Direito do Trabalho para concursos

O Direito do Trabalho é um ramo jurídico que aborda as normas e princípios que regem as relações de trabalho entre empregados e empregadores. Esse campo é em concursos públicos, especialmente em exames para carreiras jurídicas e cargos relacionados ao Ministério do Trabalho, tribunais trabalhistas, entre outros.

Temas importantes do Direito do Trabalho

Direito Tributário para concursos

O Direito Tributário é um ramo do Direito Público que se dedica a regulamentar as relações financeiras entre o Estado e as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, decorrentes da arrecadação dos tributos. Trata-se de uma disciplina de grande importância em concursos públicos, sobretudo naqueles voltados para carreiras fiscais, jurídicas e em órgãos de controle.

Temas importantes do Direito Tributário

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS JURÍDICOS

PROVA OAB

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


4 de Agosto de 2023