Excelente notícia para os(as) concurseiros(as) que aguardam pelo certame da Defensoria Pública do Paraná (Concurso DPE-PR 2017)! Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, foi escolhida a banca responsável pelo concurso que proverá vagas no cargo de Defensor Público.
A contratada é a Fundação Carlos Chagas, famosa por organizar certames da área jurídica. O certame visa o preenchimento de 06 vagas e a criação de cadastro de reserva.
Sobre o concurso
Os candidatos ao cargo de Defensor deverão possuir graduação em nível superior no curso de Direito, contar, na data da posse, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil e dois anos, no mínimo, de prática profissional na área jurídica, devidamente comprovada.
Os candidatos serão avaliados em quatro fases: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e avaliação de títulos, sendo as três primeiras fases de caráter eliminatório e classificatório e a última apenas de caráter classificatório. Todas as provas serão aplicadas na cidade de Curitiba-PR.
A prova objetiva versará sobre as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica com duração de cinco horas.
Sobre a defensoria
A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, conforme determina a Constituição Federal. É dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la.
Último concurso
O último concurso para o cargo de Defensor Público da Defensoria Pública do Paraná aconteceu em 2014. Na época foram ofertadas 129 vagas e remuneração inicial de R$ 11.377,80, mas apenas 42 candidatos foram aprovados e destes 36 tomaram posse. O Núcleo de Concursos da UFPR foi o responsável por organizar o certame.
Detalhes:
- Concurso: Defensoria Pública do Estado do Paraná (Concurso DPE-PR 2016)
- Banca organizadora: Fundação Carlos Chagas
- Cargos: Defensor Público
- Escolaridade: nível superior em Direito
- Número de vagas: 6
- Remuneração: R$ 14.294,12
- Situação: PREVISTO
- Link do último edital
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso: