Adriana V. sempre se identificou com a ideia de trabalhar para a população, auxiliando na construção de uma sociedade melhor.
Além disso, também estava em busca de um vínculo profissional mais estável quando começou a considerar o ingresso na carreira pública. Foi assim que iniciou os estudos em outubro de 2020, pouco tempo depois do lançamento da mentoria zero com a professora Fernanda Barboza.
Na época, Adriana V. infelizmente havia perdido o emprego recentemente e, entre o dia em que resolveu começar a estudar e a aplicação das provas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, ela compartilha que se passaram cerca de 18 meses.
Com tempo para se preparar e o direcionamento da professora Fernanda Barboza, Adriana V. começou a estudar 6 horas por dia: 3 horas no turno da manhã e 3 horas no turno da tarde, conciliando com as atividades domésticas.
No entanto, ainda que estivesse focada na conquista da nova oportunidade, Adriana V. foi muito corajosa ao admitir que sua trajetória não foi uniforme: existiram muitos altos e baixos, especialmente no período pós-edital. Ainda assim, Adriana V. nunca deixou os estudos de lado: ainda que o ritmo diminuísse em alguns períodos, os estudos sempre estavam presentes.
Ela compartilhou conosco um período especialmente difícil e como foi capaz de superá-lo. Veja:
“Nos últimos 30 dias para a prova, estávamos com algumas dificuldades em casa, de carácter financeiro, mas também de saúde. Não consegui concentração para estudar. Lembro que fiquei bem abalada emocionalmente e que não conseguia revisar, nem estudar novos assuntos e, além disso, tive crise de baixa autoestima! Diante das dificuldades, fiquei duvidando se conseguiria, se eu havia escolhido a profissão certa, a carreira certa, se teria como ou se devia seguir estudando. Reconhecia que esse era o melhor caminho, só não estava acreditando ser capaz. Uma noite estava chorando muito e cheia desses sentimentos, medo, insegurança… Então, enviei uma mensagem para a Fernanda Barbosa, falei dos meus medos, da minha autocobrança, contei que não estava conseguindo estudar e que também não achava que estava no nível necessário para aprovação em um concurso desse nível. Ela disse que eram sentimentos comuns, que tivesse paciência, não desistisse e “vá fazer a prova! Sem cobrança, com tranquilidade. Vá na leveza. Na hora certa você vai conseguir”. E então, eu fui.”
De fato, Adriana V. não apenas foi realizar a prova do Concurso SES DF 2022, como também foi aprovada em uma excelente classificação: 28° lugar para o cargo de Enfermeira! Assim, o sonho finalmente se tornou uma realidade.
“Sinceramente, gelei! Não acreditava em uma aprovação dentro das vagas nesse concurso, mas consegui!”
Como o Gran participou dessa vitória?
O Gran esteve ao lado de Adriana V. ao longo de toda a sua trajetória de aprovação, desde o início do difícil período de pandemia em 2020, quando ela havia recentemente perdido o emprego e estava em busca de um recomeço.
Assim, identificando-se com a proposta e didática do Gran, Adriana V. investiu na plataforma, encontrando lá desde a motivação para se organizar e continuar estudando nos dias difíceis, como o contato que estabeleceu com a professora do Gran Fernanda Barboza, como também todos os recursos que precisava para a aprovação!
“Gran foi divisor de águas. Decidi estudar alguns meses após o início da pandemia, desempregada e prevendo instabilidade financeira nos próximos anos… O Gran ofertou material de alta qualidade, de forma ilimitada e, de fato, cumprindo aquilo em que se compromete: democratizar o acesso ao ensino. Recursos que mais utilizei: simulados, questões… Mas no início do projeto de estudo, o app de gerenciar as disciplinas/tempo foi de grande valia! Depois consegui ser mais independente, mas no começo me ajudou muito contar com essas ferramentas.”
Muito feliz com a aprovação, Adriana V. afirma que, apesar de ter sido aprovada no Concurso SES DF sem dúvidas é a realização de um sonho, ela não pretende aposentar as canetas ainda. Afinal, pretende conquistar uma aprovação que a permita ficar mais próxima dos seus pais. Com todo o seu empenho e dedicação, não há dúvidas de que será muito bem sucedida também nessa nova missão!
Saiba TUDO sobre o Concurso SES DF!
Destaques: |
Dicas e táticas de estudos de Adriana V.
Em sua preparação para o Concurso SES DF, Adriana V. contou com os direcionamentos da professora Fernanda Barboza, adquirindo assim, bastante conhecimento sobre o processo de estudo e aprendizado para concursos públicos. Saiba mais sobre o projeto Mentoria do Zero!
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Adriana V. deixou as seguintes dicas:
“É importante seguir as orientações que os professores dão em relação ao planejamento e ir testando aquilo que funciona para você. Construa também bons materiais de revisão, eles dão muita celeridade ao ritmo de estudo num pós-edital. Resolver provas/questões da banca do seu concurso, mas no pré-edital não perder oportunidade de resolver de várias bancas, porque ajuda a fixar o que se estuda.”
Por fim, também compartilhou a mensagem:
“Persistam! E, sobretudo, acreditem em si. Como disseram nossos poetas do Legião: “quem acredita sempre alcança”. Mas se e quando estiverem sem acreditar: vão mesmo assim!”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: