Se você está estudando para o Concurso TJ SP, deve saber que a Língua Portuguesa é um dos assuntos mais cobrados no certame. De fato, a disciplina é tão importante que recebe um bloco exclusivo com 24 questões. Com isso em mente, o tempo dedicado aos assuntos desta matéria deve ser maior no seu cronograma de estudos, possibilitando uma preparação mais otimizada e eficiente.
Mas você sabe como estudar Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP? O professor e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília Bruno Pilastre da equipe Gran elaborou um manual objetivo para orientar a sua preparação na matéria.
Navegue pelo índice abaixo e acompanhe o artigo para ficar por dentro de todos os pontos essenciais da disciplina, dicas e resolução de questões de Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP.
- Assuntos mais cobrados
- Perfil da VUNESP por assunto
- Passo a passo para resolver questões
- Quantas questões resolver por dia?
- Como encontrar questões grátis para o Concurso TJ SP?
- Resumo do Concurso
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Concurso TJ SP: quais são os assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa?
Prof. Bruno Pilastre: A pergunta mais importante (e recorrente) feita por candidato(a)s quando um edital está publicado é: quais conteúdos merecem mais atenção? E essa pergunta faz muito sentido, porque os recursos (tempo, energia, dinheiro) devem ser utilizados com máxima eficiência.
Como saber quais conteúdos de Língua Portuguesa merecem mais atenção? É simples: basta analisar as provas anteriores. Quando utilizamos a excelente plataforma Gran Questões, aplicando os filtros:
- Banca VUNESP;
- Língua Portuguesa;
- Anos de 2017 a 2022; e
- Cargo de Escrevente Técnico Judiciário;
Obtemos os seguintes resultados:
Gostou do filtro? Acesse-o diretamente na plataforma Gran Questões!
Pronto, temos o resultado dos conteúdos mais recorrentes nas provas de Língua Portuguesa aplicadas pela banca VUNESP nos últimos anos! A pergunta que se coloca agora é a seguinte: como estudar esses conteúdos de maneira mais eficiente?
Bom, não há segredo: siga o a teoria-prática. Como você já sabe que o conteúdo de crase é avaliado com frequência, estude o conteúdo (principais regras do emprego do sinal indicativo de crase) e, na sequência, pratique resolvendo questões.
Veremos mais à frente um exemplo de questão da banca VUNESP em que o conteúdo de crase é avaliado. Se você repetir essa prática por diversas vezes, a sua mente vai gravando de forma muito eficaz esse conteúdo (isto é, você vai aprendendo de maneira muito sólida).
Concurso TJ SP: qual o perfil de cobrança da banca VUNESP para Língua Portuguesa?
E especificamente sobre o perfil da banca VUNESP em provas de Língua Portuguesa, o que você deve saber? Bom, vamos direto ao ponto.
Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: morfologia
Prof. Bruno Pilastre: Em relação ao conteúdo de morfologia, solicita-se com muita frequência a identificação (nomenclatura) das classes de palavras (em especial, pronomes e conjunções). Um outro padrão da banca é pedir que você “preencha a coluna com a palavra/expressão adequada”. Essa palavra pode ser uma preposição, uma conjunção etc. Nesse preenchimento, é preciso considerar, principalmente, a semântica correta do tipo de palavra selecionada.
Veja esta questão de uma prova de 2019:
(VUNESP/SOLDADO 2ª CLASSE/PM-SP/2019)
Coube ____ Domenico De Masi ____ criação do conceito de ócio criativo, referindo-se ____ desconexão necessária com a labuta como caminho para se chegar ____ experiências criativas do ser humano.
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectiva – mente, com:
- a) à … à … à … as
- b) a … a … à … às
- c) a … à … a … a
- d) à … a … à … às
- e) à … a … a … à
Comentário: o gabarito é a alternativa (B).
Para saber preencher corretamente as colunas, podemos seguir um critério: não pode haver crase diante de nomes masculinos (como “Domenico De Masi), e por isso a primeira coluna é preenchida apenas como o “a”. Eliminamos, assim, as alternativas (A), (D) e (E). Diante da palavra “criação”, só pode haver um artigo simples, porque não há termo regente que exija a preposição “a”. Assim, eliminamos a alternativa (C). Eis a resposta: alternativa (B) é a única que “sobra” (e, claro, que preenche corretamente as lacunas).
Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: classes gramaticais e pontuação
Prof. Bruno Pilastre: Nas questões relacionadas às classes gramaticais, a banca VUNESP faz uso de quadrinhos e textos mais curtos, esforçando-se para trabalhar os valores semânticos/textuais do emprego das classes. Nem sempre a banca tem sucesso nessa tentativa, e aí as questões ficam descontextualizadas. Mas fique atento(a): observe sempre contexto em que as frases analisadas ocorrem.
Sobre pontuação, a banca faz um procedimento recorrente: uma frase é pontuada de diversas formas, uma em cada alternativa. Você precisa identificar a pontuação adequada, ativando em sua memória as principais regras (como “não se separa o sujeito de seu predicado”, ou “o vocativo é isolado por vírgulas”). Observe a questão a seguir, de 2019:
(VUNESP/SOLDADO 2ª CLASSE/PM-SP/2019)
De acordo com a norma-padrão, o título do texto está corretamente reescrito e pontuado em:
- a) No Brasil uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego diz FGV.
- b) Diz FGV, uso de inteligência artificial no Brasil pode aumentar desemprego.
- c) “No Brasil, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego”, diz FGV.
- d) “FGV diz” – uso no Brasil de inteligência artificial pode aumentar desemprego.
- e) FGV diz que, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil.
Comentário: o gabarito é a alternativa (C). Na alternativa (A), falta uma vírgula antes de “diz FGV” (porque a ordem dos termos foi alterada). Na alternativa (B), a vírgula deveria ser substituída por dois-pontos. Na alternativa (C), a correta, temos a pontuação isolando adjunto e o termo “diz FGV”, como eu havia falado há pouco. Além disso, há uso das aspas para indicar “fala externa” (uma citação). Em (D), faz-se uso inadequado das aspas e do travessão. Por fim, na alternativa (E) o erro está em separar o termo seguinte à conjunção integrante “que” (além, é claro, de não haver uso de aspas).
Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: interpretação de texto
Bruno Pilastre: O padrão geral de abordagem da banca em relação ao conteúdo de Interpretação é este: há grande destaque para o conteúdo de COMPREENSÃO (aferição de informações explícitas do texto) e de COESÃO (sequencial e referencial). Veja, a seguir, uma questão representativa da banca:
(VUNESP/SOLDADO/PM-SP/2017)
“Efeito Google” muda uso da memória humana
Pense rápido: qual o número de telefone da casa em que morou quando era criança? E o celular das pessoas com quem tem trocado mensagens recentemente? Por certo, foi mais fácil responder à primeira pergunta do que à segunda – mas você não está sozinho. Estudos científicos chamam esse fenômeno de “efeito Google” ou “amnésia digital”, um sintoma de um comportamento cada vez mais comum: o de confiar o armazenamento de dados importantes aos nossos dispositivos eletrônicos e à internet em vez de guardá-los na cabeça.
Na internet, basta um clique para vasculhar um sem-número de informações. Segundo Adrian F. Ward, da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, o acesso rápido e a quantidade de textos fazem com que o cérebro humano não considere útil gravar esses dados, uma vez que é fácil encontrá-los de novo rapidamente. “É como quando consultamos o telefone de uma loja: após discar e fazer a ligação, não precisamos mais dele”, explica Paulo Bertolucci, da Unifesp.
É o que mostra também uma pesquisa recente conduzida pela empresa de segurança digital Kaspersky, realizada com 6 mil pessoas em países da União Europeia. Ao receberem uma questão, 57% dos entrevistados tentam sugerir uma resposta sozinhos, mas 36% usam a internet para elaborar sua resposta. Além disso, 24% de todos os entrevistados admitiram esquecer a informação logo após utilizá-la para responder à pergunta – o que gerou a expressão “amnésia digital”. Para Bertolucci, no entanto, o conceito é incorreto. “Amnésia significa esquecer-se de algo; na ‘amnésia digital’, a pessoa não chega nem a aprender e, portanto, não consegue esquecer algo que escolheu nem lembrar.”
Bruno Capelas. O Estado de S.Paulo, 06.06.2016. Adaptado
A pesquisa da Kaspersky revelou que
- a) uma parte significativa dos entrevistados consultou a internet para responder à pergunta.
- b) uma parte irrelevante dos entrevistados foi capaz de responder à questão sem recorrer à internet.
- c) os entrevistados demonstraram distúrbios de atenção e de aprendizado após serem expostos à internet.
- d) cerca de um quarto dos entrevistados que acessaram a internet desconhecia o propósito da pesquisa.
- e) a maior parte dos entrevistados foi incapaz de responder à pergunta sem o auxílio da internet.
Comentário: o gabarito é a alternativa (A). Como você pode ver, para responder a questão, basta recorrer ao terceiro parágrafo do texto (isto é, basta voltar ao terceiro parágrafo e checar a informação). O que se exige é a sua capacidade de traduzir verbalmente os significados dos dados estatísticos apresentados neste parágrafo (porcentagens).
Concurso TJ SP: passo a passo para resolver uma questão de Língua Portuguesa da VUNESP
Prof. Bruno Pilastre: Até aqui, tudo certo, não é? Já sabemos um pouco mais o que estudar com mais atenção, conhecemos melhor o perfil da banca e o modo como o conteúdo é avaliado (ilustrado por algumas questões).
Para tornar a sua aprendizagem ainda mais eficiente, vamos resolver mais uma questão de Língua Portuguesa da banca VUNESP. Escolhi uma questão bem recente, aplicada em maio de 2021, no concurso para o Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo (Nível Médio). Dessa vez, comentarei cada um dos detalhes mais importantes da questão, ok? Vamos lá!
(VUNESP/TÉCNICO DESENVOLVEDOR/TJM-SP/2021)
Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase:
(A) Exposto às pessoas presentes, a proposta do plano de seguridade, que não as favorecem, foi rejeitada.
(B) Foi feito, à partir das sugestões dos funcionários, alterações substanciais nos horários de trabalho.
(C) Os dados foram devidamente analisados para que, enviado às chefias, não houvesse reparos à fazer.
(D) Frente à frente com novas tecnologias, uma pessoa pelo menos ficou meia hesitante em adotá-las.
(E) Os envolvidos obedeceram à ordem de dar continuidade apenas ao projeto que não os deixará sujeitos a prejuízo.
Resolução detalhada e comentada da questão
Primeiramente, vejamos o comando da questão: você deve selecionar a alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão de concordância e emprego do sinal indicativo de crase. Em outras palavras: qual é a frase redigida SEM erro de concordância ou de crase? Para escolher a alternativa correta, é necessário ler cada uma das orações e realizar uma verificação sobre quais alternativas contêm erros. A alternativa que não contiver erro será a correta. (Sim, estou sendo bem repetitivo, mas é proposital).
Na alternativa (A), o emprego do sinal indicativo de crase está correto, pois há termo regente (expor algo a alguém) e artigo definido feminino (as pessoas). O problema está na flexão do termo “Exposto”, que deve concordar com “a proposta do plano de seguridade”, com núcleo feminino. Então o adequado seria “a proposta exposta às pessoas”. Além disso, a oração subordinada adjetiva restritiva “que não as favorecem” contém outro erro de concordância, já que o pronome relativo “que” tem como referente um termo no singular (a proposta). Por isso, o verbo deveria flexionar na terceira pessoa do singular: “que não as favorece”. Eu fiz a análise completa, mas na prova é mais eficiente proceder assim: se você encontrou ao menos um erro na frase da alternativa, ela já pode ser descartada (ou seja, não faz diferença alguma encontrar 1 erro ou 5 erros em uma alternativa, porque ela estará errada da mesma forma).
Na alternativa (B), o erro está no registro do sinal indicativo de crase diante de uma forma verbal (partir), o que viola a norma-padrão. A ideia por trás dessa regra de crase é a seguinte: formas verbais não aceitam artigo (ninguém diria “a comprar roupas no shopping é legal”). Além desse erro, há o desvio na flexão da forma verbal passiva “foi feito”, que deveria estar no plural (com particípio no feminino): “alterações substanciais nos horários de trabalho foram feitas”. Note que em (A) e (B) a concordância ocorre em relação ao termpo posposto (e a banca VUNESP avalia com certa frequência esse tipo de estrutura sintática).
Na alternativa (C), há dois erros: a flexão da forma participial “enviado”, que deveria estar no plural por concordar com “os dados” (os dados enviados); a ocorrência de crase diante de forma verbal (o correto é “a fazer”).
Em (D), o adequado é “frente a frente”, pois não se emprega o sinal indicativo de crase entre palavras repetidas (cara a cara, lado a lado). Na sequência, há o desvio na flexão do advérbio “meio”, que deve permanecer invariável (“meio hesitante”).
Se as alternativas (A), (B), (C) e (D) contêm erros, é de se supor que a alternativa (E) esteja correta. Bom, é isso mesmo: não há desvios de concordância ou de emprego do sinal indicativo de crase na frase em (E).
À medida que você for resolvendo as questões, perceberá que a banca é muito repetitiva na abordagem dos conteúdos. Isso é bom, porque temos como saber mais ou menos como será o formato da prova para o TJ/SP.
Concurso TJ SP: quantas questões resolver por dia?
Prof. Bruno Pilastre: Agora, aquela pergunta final (mas não menos importante): professor, quantas questões eu devo resolver por dia? Entre questões anteriores e simulados, eu sugiro a média de 3 a 5 questões por dia (ou entre 20 e 30 questões por semana). Como sabemos, o importante é a regularidade, pois isso é o que garantirá a fixação do conteúdo, deixando-o “fresco” em sua mente.
É isso. Termino aqui a minha contribuição em sua preparação. Corre lá para o site do GRAN Questões e resolva muitas questões de Língua Portuguesa da banca VUNESP! Bons estudos e até a próxima!
Comece a resolver questões de Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP!
Concurso TJ SP: simulados e questões grátis para o Concurso TJ SP
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Concurso TJ SP Escrevente: recursos para a aprovação
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- Resolução de questões comentadas de Língua Portuguesa com a professora Andréa Cerqueira
Concurso TJ SP Escrevente (Comarca da Capital) : resumo
Concurso TJ SP | Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo |
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Situação Atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP |
Cargos | Escrevente Técnico Judiciário |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Tribunais |
Lotação | Estado de São Paulo |
Número de vagas | 400 vagas |
Remuneração | R$ 5.480,54 |
Inscrições | de 17 de fevereiro a 28 de março de 2023 |
Taxa de inscrição | R$ 81,00 |
Data da prova objetiva | 28 de maio de 2023 |
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP |
Concurso TJ SP (1ª Região Administrativa Judiciária): resumo
Concurso TJ SP | Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ SP |
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Situação Atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP |
Cargos | Escrevente Técnico Judiciário |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Tribunais |
Lotação | Estado de São Paulo |
Número de vagas | 60 vagas |
Remuneração | R$ 5.480,54 |
Inscrições | 27 de março de 2023 a 05 de maio de 2023 |
Taxa de inscrição | R$ 81,00 |
Data da prova objetiva | 02 de julho de 2023 |
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP |
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