Banca Vunesp: conheça e domine questões de concurso!

A Banca Vunesp é responsável pela organização de diversos concursos de nível municipal e estadual, especialmente no Estado de São Paulo. Conheça o perfil da banca e resolva questões de concurso!

Avatar


20 de Março6 min. de leitura

Se você vai prestar concurso público em São Paulo, as chances de ficar diante da Banca Vunesp são muito grandes. Afinal, a Fundação Vunesp atua consistentemente nas principais seleções da área como como Tribunal de Justiça, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Conhecer o perfil de uma banca organizadora é essencial para todos os candidatos que buscam otimizar sua preparação para certames. Por isso, durante o artigo falaremos sobre o perfil da Fundação Vunesp, assim como dicas de como dominar a banca e garantir uma excelente pontuação. Navegue pelo índice abaixo:

Banca Vunesp: histórico

Fundada em 26 de outubro de 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) iniciou sua trajetória no mundo de avaliações em 1981, a partir da formulação de processos seletivos de ingresso para a Universidade Unesp, Instituição de Ensino com a qual é vinculada.

Eventualmente, a Fundação Vunesp passaria a integrar a organização de certames municipais e estaduais, especialmente no território paulista, com a realização do seu primeiro certame em 1988.

Apesar de ser mais proeminente localmente, a Banca Vunesp também já organizou seleções em outros estados, como Tribunais de Justiça do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro, o Ministério Público do Espírito Santo e a Polícia Civil do Ceará, por exemplo.

De acordo com o site institucional, a Fundação Vunesp avalia cerca de 2,5 milhões de candidatos por ano!

Banca Vunesp: perfil geral da banca

A Banca Vunesp é conhecida por ser bastante tradicional, não apresentando um alto nível de complexidade em suas provas, se comparado com bancas como Cebraspe/CESPE ou FGV, por exemplo.

Ainda assim, algumas dificuldades podem surgir ao resolver provas da Banca Vunesp principalmente devido aos enunciados longos e de difícil leitura e as questões com situações hipotéticas, que exigem mais atenção do candidato. Ademais, também é comum que todo o conteúdo programático previsto em edital seja cobrado.

Tirando isso, a banca Vunesp pode ser considerada relativamente previsível, atendo-se muito aos modelos de provas passadas e até mesmo repetindo questões. A literalidade de leis também é uma característica marcante das questões de Direito que ainda não exploram tanto a jurisprudência e doutrina.

A banca Vunesp também é uma banca de perfil vertical: isto é, tem assuntos preferidos. Ao contrário de bancas com o perfil horizontal, o fuco da banca Vunesp não está em cobrar o máximo possível do edital. Por isso, conhecer os temas mais cobrados é muito importante.

Evolução de perfil da banca Vunesp

De acordo com a avaliação do professor Marcos Henrique aqui do Gran, muito do que se observava no perfil da banca Vunesp se preservou para as provas em cargos remuneração na média de até R$ 10 mil.

Contudo, a partir do ano de 2020, a banca Vunesp começou a apresentar mudanças de perfil em relação a provas para cargos com remunerações mais elevadas.

Confira abaixo o esquema elaborado pelo professor:

Banca Vunesp: linha do tempo (evolução)
Banca Vunesp: linha do tempo (evolução de cobrança) – Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qnIsZJk5uaU

Ou seja, enquanto nas provas de remuneração média para a carreira pública, ainda pode-se observar um perfil muito ligado à cobrança da literalidade da lei, em provas com remunerações mais altas, o foco já está na interpretação e em questões mais aprofundadas.

Banca Vunesp: Prova dissertativa

As provas dissertativas da Banca Vunesp geralmente se baseiam na redação argumentativa de temas concretos, relevantes para a sociedade. O porte de armas, por exemplo, foi o tema de uma das redações de 2018. Assim, candidatos podiam utilizar dados e estatísticas para fortalecer seus argumentos.

Os textos geralmente ficam entre 25 e 30 linhas e são corrigidos por 2 examinadores. Caso haja discordância na nota, um terceiro examinador da Banca Vunesp realiza o desempate.

Para garantir uma boa nota é preciso observar a estrutura canônica do texto argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), bem como obedecer as regras cultas da língua portuguesa.

Banca Vunesp: disciplinas mais cobradas

De acordo com a ferramenta Assuntos Frequentes do Gran Questões, confira as disciplinas mais frequentemente cobradas pela banca Vunesp:

Banca Vunesp: conheça e domine questões de concurso!

A partir dessa análise, podemos selecionar exclusivamente as matérias pertencentes aos conhecimentos básicos (presentes na maioria dos concursos públicos) e elaborar uma lista com as 5 disciplinas mais cobradas. Veja:

  1. Língua Portuguesa
  2. Matemática
  3. Informática
  4. Direito Administrativo
  5. Atualidades e Conhecimentos Gerais

Banca Vunesp: perfil de cobrança por matéria

Com base na lista anterior, confira abaixo um detalhamento das principais disciplinas cobradas pela banca:

Banca Vunesp: o que estudar em Língua Portuguesa?

De acordo com a análise do professor Marcos Henrique das provas aplicadas nos últimos 3 anos (2021-2023), os assuntos abaixo são os mais cobrados na matéria de Língua Portuguesa.

Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa (2021-2023)
Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa (2021-2023)

Banca Vunesp: o que estudar em Matemática?

A Banca Vunesp dá um foco um pouco maior nas questões de Matemática, que consequentemente apresentam nível um pouco mais elevado de complexidade que as demais. Nada impossível, contudo!

Os assuntos mais cobrados em Matemática ainda são básicos, como: porcentagem, MDC e MMC, geometria, razão e proporção e noções fundamentais de aritmética.

Banca Vunesp: o que estudar em Informática?

Confira abaixo a análise do professor Marcos Henrique para os temas mais cobrados na matéria de Informática:

Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Informática (2021-2023)
Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Informática (2021-2023)

Banca Vunesp: o que estudar em Direito Administrativo?

Já em Direito Administrativo, o análise do professor Marcos Henrique foi a seguinte:

Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Direito Administrativo (2021-2023)
Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Direito Administrativo (2021-2023)

Banca Vunesp: o que estudar em Direito Constitucional?

Confira abaixo quais temas priorizar nos estudos com a análise do professor Marcos Henrique:

Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Direito Constitucional (2021-2023)
Banca Vunesp: assuntos mais cobrados em Direito Constitucional (2021-2023)

Banca Vunesp: o que estudar em Atualidades e Conhecimentos Gerais?

Conhecimentos Gerais e Atualidades quase sempre aparecerão ao longo de provas da Banca Vunesp como contextualização para outros itens.

Ademais, é importante conhecer os principais conhecimentos no Brasil e no mundo afim de conseguir estruturar opiniões sobre os principais temas, especialmente durante as avalições dissertativas.

Se você vai prestar um concurso municipal, fique atento também aos principais acontecimentos e conhecimentos gerais da localidade. Em alguns casos, também são abordados conhecimentos de história e geografia da localidade (cheque sempre o edital!).

No canal de Youtube do Gran você encontra um resumo mensal dos principais acontecimentos da matéria de atualidades.

Confira abaixo a edição com os principais acontecimentos de fevereiro de 2024:

Banca Vunesp: domine a banca!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o perfil de cobrança para matérias básicas, conheça dicas para combater (e vencer!) a banca Vunesp.

1. Resolver questões e provas passadas

Conhecer o perfil teórico da banca Vunesp é importante para saber o que esperar na hora de realizar as avaliações. Contudo, a única maneira de realmente assimilar e dominar o estilo de qualquer banca de concurso é por meio da resolução de questões de concurso e provas passadas.

Isso é verdade especialmente em casos como o da Banca Vunesp, que ainda é considerada uma banca tradicional e previsível. Para garantir que você esteja se preparando de acordo com as modificações realizadas ao longo dos anos, contudo, busque sempre resolver questões e provas formuladas pela Fundação Vunesp o mais recentemente possível (de preferência num prazo máximo de 5 anos).

Onde encontrar questões e provas passadas?

No Gran Questões você encontra um rico acervo de questões, provas passadas e simulados inéditos, gratuitos e disponíveis em poucos cliques. Além disso, a plataforma também oferece monitoramento de desempenho, filtros específicos e milhares de questões comentadas por professores e especialistas. O cadastro é gratuito e pode ser concluído em poucos instantes.

Comece a resolver questões formuladas pela Banca Vunesp 

2. Treinar a leitura e interpretação de texto

Em provas formuladas pela Banca Vunesp, a interpretação de texto auxiliará não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, como também no entendimento geral dos enunciados.

Especialmente em questões mais longas, exercite mecanismos de compreensão como: circular termos importantes (prazos, números, advérbios de negação, comandos) e resumir os principais ponto do texto ou enunciado. O processo pode parecer custoso à principio, mas com o tempo irá derrotar completamente a leitura mais complexas de enunciados da Banca Vunesp.

Além disso, também diminuirá as chances de cair em pegadinhas ou errar por desatenção.

3. Criar um cronograma de estudos bem distribuído

Provas da Banca Vunesp tendem a abranger todo o conteúdo programático. Assim, é ainda mais perigoso deixar algum conteúdo de fora. Busque optar por cronogramas de estudo que ainda deem importâncias para os conteúdos mais importantes, mas sem exageros!

Nesse caso a preparação deve ser a mais diversa possível, possibilitando que todos os Assuntos sejam vistos ao menos uma vez (mesmo aqueles que não são tão frequentes).

4. Não fuja do estudo da lei seca

Questões que cobram a literalidade da lei não são necessariamente questões mais fáceis. Afinal, é preciso memorizar uma série de prazos, números e condições. Além disso, a redação mais complicada da Banca Vunesp também pode complicar itens que seriam simples.

Por isso, é preciso estar seguro em todos os termos do texto legislativo cobrado. Não estude apenas por resumos: é preciso ter lido a legislação em sua totalidade ao menos uma vez não só para se assegurar que todos os pontos estão atualizados, como também se acostumar com a linguagem.

Banca Vunesp: saiba mais sobre o perfil!

Quer conhecer ainda mais sobre a banca da banca? Então confira abaixo a análise completa realizada pelo professor Marcos Henrique!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Alô, concurseiros! Quer todo o suporte para estudar com confiança e facilidade? Conheça a nossa Assinatura Ilimitada 9.0. Confira as grandes novidades que aceleram a sua aprovação nos concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.

Confira os principais recursos da nossa Assinatura Ilimitada para acelerar a sua aprovação:

:caixa_de_entrada:  Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações:  Banco com mais de 2,6 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança:  Legislação em Destaque;
:robô_cabeça:  Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi:  Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada:  Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita: Garantia de atualização pós-edital;
:computador: Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro:  Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2:  Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido:  Entre outros.

Está esperando o quê para se tornar um GRAN Aluno e garantir a sua aprovação em 2024? Tenha acesso IMEDIATO à nossa plataforma. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Banca Vunesp: resumo de perfil

  • Nome: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista
  • Dificuldade: média
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: enunciados truncados, troca de palavras
  • Enunciados: longos
  • Textos: geralmente extraídos de jornais e revistas de grande circulação, utiliza charges
  • Matéria de destaque: Matemática

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


20 de Março6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

bancas organizadoras