Desde que se formou em Engenharia Mecânica, Ithallo D. sabia exatamente o que queria para o seu futuro: ingressar na carreira pública. A decisão foi motivada não apenas pelo desejo de conquistar a sonhada estabilidade financeira e profissional, como também seguir o exemplo do pai, agora servidor aposentado da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB).
Foi assim que, a partir de abril de 2021, teve início a jornada de preparação de Ithallo Dias que resultaria em incríveis 9 aprovações! Tudo começou com o Concurso IBGE, no qual, apesar de ter sido classificado em 17° lugar (AC) para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade, não ficou inicialmente dentro do número de vagas. Isso mudaria em 2023, contudo, com Ithallo Dias sendo convocado para nomeação em março.
Mas, bem antes de saber que seria nomeado na seleção do IBGE, Ithallo Dias continuou a sua trajetória de aprovações. A sua rotina consistia em estudar 4 horas por dia no período pré-edital, aumentando essa meta para 9h horas depois da publicação dos documentos, de segunda a segunda. Além dos treinos diários na academia, Ithallo Dias também frequentava a igreja às terças e nos domingos à noite.
“Acordava às 8h, tomava café e às 9h começava a estudar até às 11h, quando ia para a academia. Às 13h retornava aos estudos que iam até às 16h, quando fazia um lanche. Às 16:30h retornava e estudava até as 19h para outra refeição. Às 19:30h retornava e estudava até às 21:30h, quando ia jantar e, antes de dormir, estudava mais umas 2 horas.”
O regime de dedicação integral aos estudos também teve seus desafios, trazendo cansaço, dúvidas, frustrações, dores no corpo e até a perda de contato com muitos amigos para Ithallo Dias. Contudo, ele sabia que precisava continuar se esforçando para chegar no lugar onde sonhava estar.
“A ansiedade por estar desempregado mexia com o meu psicológico. A reprovação no concurso da PMMG mexeu muito comigo porque foi na última etapa, antes do curso de formação, e eu já tinha até pago o primeiro aluguel de uma quitinete em Divinópolis-MG. Foi uma quebra de expectativa enorme, mas eu me senti motivado a prosseguir e só parar com a posse. Ainda surgiram dores na lombar e nos joelho de tanto ficar sentado estudando. Perdi o contato com muitos amigos, mas nada disso tirou o meu foco e, com o auxílio de Deus, eu consegui essas aprovações.”
2 anos depois de ter iniciado a sua trajetória de aprovações, agora Ithallo Dias pode comemorar não apenas uma, mas 8 aprovações em excelentes classificações.
Foram elas: IBGE (17° lugar AC/ Supervisor de Coleta e Qualidade) , PM MG (8° lugar AC/ Soldado) , PPMG (2° lugar AC/ Policial Penal) , PPDF (3° lugar/ Policial Penal) , PM GO (1° lugar AC/ Soldado/Região de Formosa-GO), DETRAN DF (1° lugar AC/ Analista;60° lugar AC e 7° lugar PPP/Técnico) , SEAGRI DF (4° lugar AC e 1° lugar PPP/ Técnico Agente Administrativo) e PPGGDF (10° lugar e 1° lugar PPP/Analista de Gestão Governamental).
“Foi uma sensação de dever cumprido. Pude olhar para trás e ver todas aquelas horas de estudo, decepções, dores e perceber que valeram a pena. Mas só vou cair na real quando tomar posse.”
Como o Gran participou dessas vitórias?
Ithallo Dias afirmou que ter conhecido o Gran definitivamente foi um divisor de águas para os seus estudos, auxiliando-o a garantir resultados cada vez mais otimizados. Ele destacou a diversidade e qualidade dos recursos, bem como as ferramentas de organização e o preparo diferenciado dos professores na hora de ministrar as aulas.
“Antes de começar a estudar para as provas eu já montava o cronograma no próprio aplicativo do Gran e o seguia fielmente; isso quando não adiantava algumas videoaulas, se desse tempo. Utilizei muito os eventos e recursos do Gran no Youtube e na plataforma: Maratona de exercícios, Semana Decisiva, Treinamento Intensivo, Edital em Questão. Fazia ainda todos os simulados do Gran disponíveis. Em relação a questões, fazia as dos PDFs e da plataforma Gran Questões. Enfim, com todos os recursos e professores qualificados do Gran, minha jornada se tornou mais fácil, bem direcionada. O projeto 80/20 também foi essencial para eu direcionar os meus estudos, além do Raio-X do Edital que os professores sempre fazem.”
Muito satisfeito com as aprovações, Ithallo Dias afirma que seu foco agora é conquistar um cargo direcionado para a sua área de formação, Engenharia Mecânica. Com todo o seu esforço, dedicação e experiência adquiridos até aqui, não há dúvidas de que logo comemorará a conquista de muitos outros objetivos!
Destaques: |
Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Ithallo Dias e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Na Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:
- 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 33 mil cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!
Dicas e táticas de estudo de Ithallo Dias
Em sua preparação para concursos públicos, Ithallo Dias conta que dedicava, aproximadamente, 80% do tempo às matérias específicas. Ele estudava essencialmente por videoaulas, redigindo resumos ao longo disso. Para a resolução de questões, ele contava com os itens dispostos no PDF e na plataforma de Questões. Também era costume ler novamente os resumos quando resolvia questões e também na véspera da prova.
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Ithallo Dias deixou algumas dicas de estudos. São elas:
- Regule seus estudos e foque nas matérias nas quais tem mais dificuldade;
- Faça muitas questões;
- Conheça o estilo da banca;
- Faça anotações durante os estudos;
- Faça o máximo de simulados do Gran que puder, porque eles têm um nível maior que a prova.
Por fim, Ithallo Dias ainda deixou a mensagem:
“Ninguém é melhor do que ninguém. Eu não sou superdotado, pelo contrário, sou lerdo e esquecido; o que me fez chegar até aqui foram as horas diárias de estudos. Não há fórmula secreta para o sucesso. Basta ter fé em Deus e dedicação para alcançar o seu objetivo. O direcionamento que o Gran dá é essencial para a aprovação. Faça muitas questões e revise muitas vezes que eu aposto que o conhecimento vai ficar sedimentado em sua mente e você chegará na prova com as informações necessárias para lograr êxito.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: