É possível passar de primeira em um concurso público?

Está entrando no mundo dos concursos agora e quer saber se é possível passar de primeira em um concurso público? Nós explicamos!

Avatar


14/05/2021 | 13:00 Atualizado há 367 dias

Antes de mais nada vamos responder à pergunta do título: Sim, é possível passar de primeira em um concurso público. De fato, existem pessoas que fizeram exatamente isso, garantindo uma vaga após apenas alguns meses de estudo para determinado certame. Mas, afinal, como elas fizeram isso? Bem, cada caso é um caso e é preciso pensar que para passar em um concurso público existe uma série de fatores que estão e não estão sob o seu controle. Todavia, o que a maioria dessas pessoas tem em comum é que elas muito provavelmente entenderam desde o princípio as estratégias mais eficientes para passar em concursos públicos.

Navegue pelo índice abaixo:

  1. Foco 
  2. Cronograma de estudos
  3. Materiais
  4. Horas coringa
  5. Mapas mentais
  6. Maneiras de estudar
  7. Resolver Provas e Simulados
  8. Não se comparar
  9. Resolver muitas questões
Destaques:

 

É possível passar de primeira em um concurso público: 9 principais estratégias para o sucesso

Não existe uma receita fechada para o sucesso. Contudo, como já mencionamos, algumas estratégias já foram testadas e comprovadas como as principais ferramentas que podem te ajudar a garantir uma aprovação mais rápida. Conheça-as com mais detalhe abaixo.

1. Ter foco em um objetivo

O mundo de concursos é amplo, com uma série de oportunidades e cargos. Isso pode ser muito bom e ao mesmo tempo muito confuso para quem está começando a se preparar. Afinal, será que vale a pena se dedicar apenas ao estudo de um edital específico? A resposta para essa pergunta é sim, especialmente considerando o cenário cada vez mais competitivo deste universo.

Antigamente, concurseiros estudavam de forma genérica e saiam realizando todas as provas que podiam e conseguiam bons resultados! Hoje em dia, contudo, essa técnica caiu por terra com os certames cada vez mais específicos e exigentes na cobrança. Por isso, se você quer passar em um concurso público de primeira, o conselho é definir qual concurso é esse. 

Dúvidas como “Mas e se eu não passar? Vou ter desperdiçado tempo e apostado tudo em uma só oportunidade?”, não irão te ajudar! Conhecimento nunca é desperdício de tempo e mesmo que, por ventura, você não seja aprovado no certame, muito do que foi aprendido poderá sim ser aproveitado de alguma maneira para a preparação de outros editais.

Você pode centrar no seu objetivo matriculando-se em cursos específicos para o edital, criando ciclos de estudos com as matérias mais cobradas, resolvendo simulados e provas anteriores. Também é essencial que você tenha um cronograma de estudos.  A partir daí, dê o máximo para o estudo neste certame!

2. Ter um bom cronograma de estudos

O cronograma de estudos é o guia, o material de instruções para se estudar de maneira eficiente para concursos públicos. Ele deverá levar em consideração todas as matérias previstas no conteúdo programático, mas também observar o peso e a incidência de cada assunto, a fim de organizar o seu tempo da melhor maneira possível.

Bons cronogramas de estudo partem da verticalização e hierarquização do seu conteúdo, a partir do edital e provas passadas. Eles também levam em consideração a contabilização de maneira estratégica de suas horas-coringa e horas de estudo ativo!

Para saber o passo a passo da criação de um bom cronograma de estudos, clique aqui! 

3. Selecionar materiais de qualidade

Se você quer ser aprovado em um concurso público de primeira, então é muito provável que ainda não tenha tido contato com os materiais deste universo. Atualmente na internet você pode encontrar milhares de materiais, cursos e plataformas voltadas para o estudo de concursos públicos. Pesquise sobre cada uma das plataformas mais conhecidas, não deixando de conferir:

  • Quem são os professores?
  • O que os alunos tem a dizer?
  • A empresa tem cases de sucesso? (Isto é, casos de pessoas que foram bem sucedidas?)
  • Quais são os recursos e materiais oferecidos?
  • Há um bom suporte para o aluno?

Caso estejam disponíveis, acesse também materiais gratuitos da plataforma e faça seu próprio teste-drive! Aqui no Gran Cursos Online, por exemplo, você é capaz de baixar milhares de recursos e assistir à diversas aulas completamente gratuitas! Quer conferir? É só clicar nos links abaixo.

Nada impede que você utilize materiais de diversas fontes. Contudo, quanto mais coesos forem os seus materiais maiores chances de você não se confundir!

4. Fazer bom uso das suas horas coringa

Você sabe o que são horas coringa? São aqueles momentos em que você não pode sentar para estudar ativamente, fazendo resumos ou lendo teoria, mas que você pode incluir pequenos fragmento de concursos públicos no seu dia-a-dia. Esta é, sem dúvida, uma dica dourada para quem quer passar em concurso público de primeira.

Dessa forma, aqueles 15 minutos que você ficou na fila do banco, podem ser utilizados  para escutar uma audioaula ou mesmo uma das legislações que será cobrada na sua prova. Você sabia que o Senado Federal tem uma biblioteca atualizada com diversas leis em áudio? Esse recurso também pode contar ao seu favor! Em suas horas coringa você também pode se beneficiar muito dos mapas mentais, que fazem parte da nossa próxima dica.

5. Construir mapas mentais

Os mapas mentais são esquemas simples que sintetizam os pontos mais importantes de um conteúdo. Você pode ser criativo nos seus mapas mentais, fazendo desenhos, utilizando cores, tudo o que chamar mais atenção para os detalhes. Pode parecer uma atividade custosa, mas além de estimular o seu aprendizado ativo também possibilita revisões de conteúdos extensos de maneira bem mais rápida uma vez que estão concluídos.

Se você levar seus mapas mentais com você, poderá sempre relembrar os pontos mais importantes de matérias específicas, ajudando a fixá-los com mais rapidez na sua memória a longo prazo. Além disso, a maioria das pessoas se beneficia com um aprendizado que envolva diversos sentidos e este é o tópico da nossa próxima estratégia.

6. Descobrir a melhor maneira de aprender e estudar

O estudo e aprendizado são coisas bem particulares de cada pessoa. Por isso, não existe certo ou errado neste departamento. Algumas pessoas retêm informação com mais facilidade quando escutam, outras quando assistem, outras quando anotam, outras quando associam imagens e assim por diante. Além disso, algumas pessoas preferem estudar de dia, outras de tarde e outras de noite. Para que você encontre um ritmo de estudo confortável e eficaz é importante ficar atento às suas particularidades e respeitá-las.

Se você ainda não sabe qual o tipo de estudo mais eficaz para você, o caminho é pela experimentação! Você também pode ler livros sobre o assunto e buscar compreender sobre as diferentes técnicas de estudo e aprendizado que existem. Caso não exista tempo hábil para isso, a diversificação de métodos pode ser a melhor para você! Dessa forma, mesclando videoaulas, resumos, simulados, mapas mentais, leitura de pdfs e outros recursos você com certeza descobrirá a melhor técnica para você!

Na Assinatura Ilimitada do Gran você confere diversos tipos de recursos distintos, diversificando seus canais de aprendizado! Para saber mais sobre a assinatura ilimitada do Gran, clique aqui! 

7. Resolver provas passadas e simulados

As Bancas Examinadoras responsáveis pela formulação de provas e questões costumam seguir padrões para construir suas avaliações. Por isso, se você for capaz de acessar as 3 provas anteriores mais recentes, é essencial que você reserve um tempo para resolvê-las!

Provas passadas te dão uma ideia do quantitativo de questões para cada matéria, assuntos preferidos da banca, complexidade de itens e nível de cobrança. Dessa forma, você está literalmente se preparando de maneira prática para o concurso. Quando as provas anteriores terminarem ou não estiverem disponíveis, é hora de começar a resolver simulados!

Os simulados podem ser feitos com a contabilização de tempo, ajudando o concurseiro iniciante a se acostumar com as condições do dia da prova. Afinal, é importante lembrar que você não terá tempo adicional para preencher o quartão de respostas, por exemplo. Por isso, quanto mais cedo você começar suas simulações, melhor!

Dessa maneira você “aprende a fazer a prova”, que é a melhor proficiência para um concurseiro que quer garantir a aprovação! Ademais, no final das contas, não é aprovado o especialista que sabe tudo sobre todos os assuntos e sim aquele que sabe fazer a prova.

8. Não se comparar com outras pessoas

Estudar para concursos públicos é uma tarefa difícil e repleta de méritos, tanto para quem foi aprovado de primeira quanto para quem conseguiu o cargo público após anos de dedicação. Por isso, nunca se compare com os outros;  Nem em relação ao tempo da sua caminhada e tampouco em relação às conquistas que pareceram tão fáceis para outras pessoas e para você parecer ser tão difíceis.

Cada um vive a sua própria realidade e deve se esforçar ao máximo dentro dela. Concentre-se em fazer o seu melhor e deixe as outras pessoas de lado! No final das contas, comparar-se apenas vai trazer ansiedade, desânimo e falsas assumpções! Todo mundo que se dedica e persiste no estudo para concursos consegue a sua chance eventualmente. Por isso, olhos no prêmio e mão na massa!

9. Resolva muitas questões

Já mencionamos para você que é possível aprender a fazer uma prova de concurso e que essa habilidade pode ser obtida por meio da resolução de provas anteriores e simulados. Porém, o cerne dessas técnicas e a estratégia que mais poderá te ajudar a ser aprovado com rapidez em concursos públicos é a resolução de questões.

Os benefícios de estudo com questões de concurso comentadas são ainda maiores! Afinal por meio delas você é capaz de:

  • Direcionar seus estudos;
  • Mensurar seu desempenho;
  • Aprender com seus erros;
  • Conhecer o perfil da banca avaliadora;
  • Evitar cair em pegadinhas;
  • Filtrar os assuntos mais cobrados;
  • Estudar de maneira mais dinâmica;
  • Economizar tempo.

Veja abaixo um exemplo de questão com gabarito comentado!

CESPE/Cebraspe Questões Inéditas – TCE RJ. Analista de Controle Externo. Área: Controle Externo /7º Simulado. 2021

No que se refere ao processo orçamentário tratado pela legislação vigente no Brasil, julgue os itens seguintes.

Considerando os instrumentos de planejamento definidos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000) e nas normas de Direito Financeiro vigentes no Brasil, é correto afirmar que o Projeto de Lei Orçamentária deve demonstrar, em anexo próprio, o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada

Certo.

Segundo a LRF, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) conterá, em anexo próprio, demonstrativo do cumprimento dos objetivos e metas constantes no Anexo de Metas Fiscais (AMF) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

I – conterá, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do documento de que trata o § 1º do art. 4º (ANEXO DE METAS FISCAIS).

*Resposta pelo professor Flavio Assis da equipe Gran

Viu como fica mais fácil estudar com questões que tenham gabarito comentado? Você deixa o item não apenas sabendo se errou ou acertou, mas também as razões para isso. Na plataforma Gran Cursos Questões você encontra um acervo com milhares de itens comentados por nossos professores!

Saiba como acessar a plataforma Gran Cursos Questões 

É possível passar de primeira em um concurso público estudando com o Gran!

No Mês do Trabalhador, o Gran Cursos Questões está com preços imperdíveis. Desfrute de 30% de desconto em todos os planos e leve pra casa:

  • Resolução diária ilimitada de questões com gabarito comentado;
  • Formulação de Planos de Estudo de questões voltados para o certame que você deseja prestar;
  • Acesso a milhares de provas de Concurso e Simulados Exclusivos do Gran;
  • Controle de desempenho com o dashboard exclusivo;
  • Cadernos de questões específicos para cada matéria;
  • Acesso às questões onde você estiver, pelo celular ou computador.

Não fique de fora dessa! Os descontos ficarão ativos apenas até o dia 16/05! Corra para garantir o seu!

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
2

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.