No dia 13 de julho de 2013, o professor Daniel Vasconcellos chegou à cidade de Brasília/DF com o sonho de conquistar um cargo público. Exatamente um ano depois, assumia seu cargo atual como professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Sua experiência em sala de aula, no entanto, vinha desde 2002, quando começou a ministrar aulas ainda durante a finalização da graduação em História.
Com sua dedicação à docência, bom humor e muito carisma, desde o início o professor Daniel Vasconcellos vem transformando a realidade de milhares de alunos em diferentes momentos do aprendizado!
Parte da equipe do Gran desde 2018, ele também auxilia concurseiros e concurseiras a conquistarem seus cargos dos sonhos com materiais didáticos e direcionados.
Mas você sabia que, antes de chegar onde está hoje, o professor Daniel Vasconcellos também enfrentou desafios em sua jornada de concurseiro? Foram inseguranças, reprovações, renúncias… Apesar de tudo isso, ele perseverou e tornou todos os seus objetivos realidade!
Nosso entrevistado de hoje da série “Conheça seu Professor”, Daniel Vasconcellos, contou com detalhes como foi sua jornada pessoal, acadêmica e profissional. Siga a leitura e confira!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
| Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Daniel Vasconcellos
Aqui no Gran, o professor Daniel Vasconcellos atua na produção de PDFs das disciplinas de História, Geografia, Atualidades e de algumas legislações.
Seus materiais — sempre redigidos com escrita clara e didática, voltados à compreensão do aluno — levam em consideração também sua própria experiência como concurseiro. Dessa forma, tornam-se ainda mais ricos!
Confira abaixo, na íntegra, a entrevista realizada com o professor!
Questões pessoais – Professor Daniel Vasconcellos
Seja estudando ou em seus momentos de lazer, Daniel Vasconcellos está sempre escutando música ou tocando a sua gaita!
Confira abaixo mais detalhes sobre essa e outras curiosidades sobre o professor!
1. Qual é a sua naturalidade?
Sou mineiro, de Patos de Minas. Ali me graduei em História e por ali também fiquei até os meus 32, quando me mudei para Brasília. Minha cidade natal é uma cidade aconchegante, dessas onde “todo mundo se conhece”. Guardo lembranças gostosas de lá. Mas a cidade pacata e acolhedora carecia de oportunidades. Daí a decisão por Brasília.
46 anos.
Adoro cozinhar tomando um aperitivo e, por mais que eu goste de conhecer lugares e pessoas, é na cozinha de casa que passo os meus melhores momentos com minha família.
Coisa de mineiro, né? “Todo mundo juntim, cada um fazendo um trem da janta e proseando umas bobagens.”
Inclusive, minhas primeiras aulas em Brasília rendiam muitas risadas. Meu sotaque, até hoje, é bem carregado. Minha esposa acha fofinho, rsrs.
4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!
Gosto muito de música. Tenho sorte, porque minha esposa também. Arranho uma gaitinha e ela toca violão e canta — tem uma voz maravilhosa.
5. Você tem alguma mania nos estudos?
Escuto música. Não consigo me concentrar se não houver uma tocando.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Daniel Vasconcellos
Graduado em História, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e com Mestrado Profissional em andamento, focado em História, o professor Daniel Vasconcellos está em constante atualização de seus conhecimentos!
Inclusive, após a conclusão do mestrado, seu próximo foco será o doutorado!
Confira abaixo mais detalhes sobre a jornada acadêmica e profissional do professor!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Sou professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2014. Em Minas, iniciei no magistério em 2002, um ano antes de me graduar em História. Além de História, ministrei aulas de Filosofia (minha segunda paixão acadêmica), Sociologia e Geografia.
Hoje, estou licenciado para cursar o mestrado. Inclusive, minha pesquisa é um estudo sobre questões de concursos públicos na formação do quadro de professores de História na SEDF.
Tive professores, desde o ensino fundamental, que me inspiraram bastante.
Sou pós-graduado em Docência do Ensino Superior e faço mestrado profissional em História pela Universidade Federal de Goiás.
Em 2013, depois de perder grande parte de minha carga horária de aulas, decidi vir para Brasília. Consegui algumas aulas que me permitiam pagar as contas com muita dificuldade. Mas o objetivo era o concurso público.
Em um ano, tentei quatro certames: Ministério do Trabalho, ICMBio, Câmara dos Deputados e, por fim, SEDF. Nos três primeiros, muita frustração. Por mais que eu tenha “comido” livros e apostilas, meus resultados eram pífios. Vivi toda a angústia que um concurseiro vive: incerteza, duvidar de minha capacidade, desesperar-me quando não entendia um conteúdo…
E então veio o resultado da SEDF. Chamem do que quiserem: Deus, universo, energia… O que sei é que existem certos mistérios que fogem à compreensão, que dão indícios de que “as coisas” conspiram pra dar certo.
Coincidência ou conspiração, o fato é que cheguei a Brasília, com a mochila cheia de lembranças e expectativas, no dia 13 de julho de 2013, e assumi meu cargo no dia 14 de julho de 2014. Exatos 365 dias.
Trabalho com o que gosto e sempre quis. Sinto-me realizado e não me vejo fazendo outra coisa. Vou terminar meu Mestrado e já buscar o Doutorado.
Para o concurso, foi dedicação total. Olhando agora, um ano é muito rápido. Mas o processo é doloroso: abri mão de muito do que gosto, do convívio com amigos e familiares. Manter o foco é o principal.
Sem dúvidas, a disciplina em que sou graduado. Engraçado que, no concurso de 2013 em que fui aprovado, gabaritei a prova de História. Mas quase fui eliminado, não fosse a anulação de uma questão da prova de Português — eu havia errado todas! Mais uma para a minha teoria da “conspiração pra dar certo”.
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Era nerdzinho desde o fundamental. Confesso que, por isso, nunca tive dificuldades com as exatas, apesar de ter paixão pelas ciências humanas. Foi quando me dediquei ao concurso público que sofri bastante com a Lei Orgânica do DF.
Como disse, alguns professores me inspiraram bastante.
Sou professor desde 2002 e estou no Gran desde 2018. A experiência de tempo em sala de aula é fundamental para “pegar” o manejo de turma e descobrir as melhores estratégias pedagógicas.
Na SEDF, o trabalho é formação: é dar ao jovem uma base sólida para que trace perspectivas de futuro. No Gran, o foco é transformar a vida do aluno — facilitar seu processo de conquista, dar ferramentas para que alcance seu objetivo.
É incrível a sensação quando temos retornos dos alunos nos contando que foram bem nas provas, que foram aprovados. É ver concretizado o trabalho, é a realização de um propósito de vida.
Aulas em PDF de História, Geografia, Atualidades e de algumas legislações.
Não diria que tenho uma técnica. O que faço é dar um tempo, parar. Elaboro inúmeras aulas todos os meses para inúmeros concursos do país.
Há momentos em que a inspiração não vem, em que não encontro um conteúdo importante ou em que, quando encontro, tenho dificuldades em traduzi-lo da maneira mais compreensível possível para o aluno.
Isso frustra, porque não vou entregar uma aula a um aluno que confia em mim pra essa missão. Então paro, vou dar uma volta de bike, pego o violão, vou lavar louça… Por mais que estejamos com um objetivo a ser alcançado, é preciso descansar a mente.
O legal é que, quando menos espero, vem um “estalo” e as coisas voltam a fluir. No início, ficava desesperado. Hoje, consigo harmonizar.
Como disse, sinto-me realizado. Ainda tenho sonhos que quero alcançar, mas sou grato pelo meu cargo na SEDF, pelo trabalho que desempenho no Gran, pela família que tenho e pela minha casa própria, que terminei de construir neste mês!
“Calma! Não se desespere!” Isso teria evitado muitas noites de insônia e decisões intempestivas.
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Estude com o professor Daniel Vasconcellos
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Daniel Vasconcellos participou diretamente!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!

Garanta sua estabilidade financeira que só um concurso público garante, com o maior desconto do ano + bônus secreto! É pensando nisso que o Gran está preparando a Reinvenção 2026 com 5 novidades imperdíveis e um Panorama das melhores oportunidades para o próximo ano! Comece o ano bem informado com o Gran. Cadastre-se gratuitamente abaixo e participe!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[REINVENÇÃO 2026] Captação – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/17175313/Cabecalho-1238x216-1-1.webp)
![[REINVENÇÃO 2026] Captação – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/17175608/Post-730x150-1-1.webp)