Desde muito cedo, Rodrigo Machado soube que gostaria de trabalhar com a área de Auditoria. Formado em Ciências Contábeis e iniciando a sua trajetória primeiramente na iniciativa privada, ele já acumula mais de 22 anos de experiência com auditorias contábeis, operacionais e especiais.
O ingresso na carreira pública veio após a aprovação no Concurso SEFAZ RS, por meio da qual Rodrigo Machado finalmente passou a atuar com foco em integridade no setor público, auxiliando diretamente e diariamente com a garantia de que os recursos públicos serão empregados de maneira justa.
Já no mundo docente, Rodrigo Machado já possui 6 anos de atuação, auxiliando concurseiros, contadores que buscam a aprovação no Exame CFC, assim como alunas e alunas em busca da especialização profissional a conquistarem os seus objetivos!
No conteúdo de hoje, conheça mais sobre o professor Rodrigo Machado, conferindo curiosidades pessoais, acadêmicas e profissionais!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Rodrigo Machado
Em seu dia a dia como Auditor da SEFAZ/RS, Rodrigo Machado atua em conjunto com o Ministério Público e Polícia Civil, apurando denúncias. O objetivo? Garantir que os recursos públicos estão sendo corretamente utilizados e combater a corrupção!
Confira abaixo a entrevista completa que realizamos com o professor Rodrigo Machado e conheça mais detalhes!
Questões pessoais – Professor Rodrigo Machado
Com um grande senso de humor e muita energia, o professor Rodrigo Machado torna os conteúdos que leciona mais fáceis, sempre trazendo um pouco mais de positividade para os alunos e alunas.
Ele também é uma pessoa muito disciplinada, acreditando sempre que não se deve depender da motivação para conquistar os seus sonhos e, sim, apostar na disciplina.
Conheça mais curiosidades sobre o professor Rodrigo Machado abaixo.
1. Qual é a sua naturalidade?
Belo Horizonte (MG).
2. Quantos anos você tem?
44 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Pratico mountain bike na modalidade ultramaratona. Leio livros de biografia e sobre corrupção. Sou eclético: minha playlist passa por louvores, hip-hip, sertanejo, MPB e música infantil.
Veja abaixo uma foto do professor Rodrigo na prática do mountain bike!
4. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você
Meu sonho é ter um filhote de dinossauro.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Rodrigo Machado
Você sabia que, de início, Rodrigo Machado não se sentia inclinado à seguir o caminho da docência? Na realidade, essa foi uma vocação que ele descobriu por razão de necessidade e pela qual logo se apaixonou!
Agora, ele já reúne 6 anos como professor, aperfeiçoando-se cada vez mais nesta importante missão.
Confira abaixo mais detalhes sobre a sua jornada acadêmica e profissional.
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Trabalho na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Meu dia a dia é imprevisível, trabalho com integridade no setor público, apurando denúncias e em conjunto com Ministério Público e a Polícia Civil no combate à corrupção. Nenhum dia é igual ao outro.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Dizem que, quando nasci, falei para o médico que ele não tinha observado adequadamente o Procedimento Operacional Padrão do Hospital, então já nasci Auditor. Dizem, mas não sei se é verdade.
3. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Desde sempre, nunca fiz outra coisa que não fosse auditoria.
4. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Enxergar com clareza o objetivo maior e fechar a lente de visão. O objetivo maior era o cargo de auditor no setor público. Fechar as lentes era atingir 80% de acerto em cada disciplina do concurso.
5. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou graduado em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria. Também tenho especializações em Auditoria, Contabilidade Governamental, Compliance e Investigação de Fraudes. Atualmente, sou mestrando em Administração.
6. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Cada apuração reserva uma surpresa inesperada, mas a pior foi segurar o emocional após constatar que pessoas estavam desviando recursos destinados a crianças com problemas — graves — de saúde. Só com muito treinamento para não surtar com a capacidade do ser humano em ser mau.
7. Como você se tornou professor?
Por curso forçado! Levei 10 anos pra aceitar o convite, mas as coisas apertaram quando o RS passou a atrasar os salários do funcionalismo público. Foi preciso buscar uma segunda renda e, graças a Deus, assim, descobri uma nova paixão.
8. Há quanto tempo você dá aulas?
6 anos.
9. O que você mais gosta em ser professor?
Esclarecer dúvidas, sabendo que isso vai mudar a performance do(a) aluno(a) na hora da prova. É um ponto a mais na ordem de classificação.
10. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Contabilidade pública (concursos e CFC). Controladoria e Ética Profissional (CFC). Contabilidade pública (pós-graduação). Contabilidade societária (graduação — Gran Faculdade)
11. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Economia. Nunca entendi essa danada.
12. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Direitos, todos eles.
13. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Fazer esquemas gráficos, os mesmos esquemas que uso para dar aula; porque eles serviram e servem como material de revisão.
14. O que você faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Essa questão é polêmica! Na minha visão, a motivação é uma bobagem. A proposta é disciplina. Nada mais, nada menos.
15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Minha maior conquista nos concursos foi o cargo de Auditor na SEFAZ/RS.
16. Qual dica você daria para si mesmo quando começou?
Não espere estar motivado (a) para fazer algo. A palavra-chave é disciplina, foque no que precisa ser feito, sem desculpas, sem corpo-mole, sem culpar terceiros por sua situação.
Foque em pequenas ações (entender um capítulo, um assunto). Não tenha pressa, porque essa trajetória é longa, mas é definitiva.
Entenda que a jornada é muito mais mental do que de estudos. Entenda isso rápido (não espere dois anos para mudar o mindset).
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Estude com o professor Rodrigo Machado
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Rodrigo Machado participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!
- Cursos preparatórios para concursos
- Cursos de pós-graduação (Gran Pós)
- Aula gratuita com Rodrigo Machado
- Código de Ética Profissional do Contador e Legislação Profissional para o CFC (material gratuito)
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: