Eles não vão te parar

A canção "Eles não vão te parar" é um verdadeiro hino de aprovação do concurseiro, veja no meu artigo de hoje!

Por
4 min. de leitura

No último sábado, vivi uma experiência incrível que preciso compartilhar com você. Nossa 2ª Convenção Nacional de Gran Professores reuniu em Brasília centenas de talentosos Gran Mestres vindos de todo o Brasil. Foi um encontro de mentes brilhantes, repleto de trocas de experiências e insights sobre o futuro do Gran. A energia era palpável, e confesso: saí de lá revigorado e profundamente grato pelo trabalho extraordinário de nossa equipe.


Um dos vários momentos que tocou meu coração – e acredito que tocará o seu também – foi quando nossa querida Roberta Queiroz, coordenadora da OAB, recitou a letra de “Resiliência”, da Tribo da Periferia. Essa canção parece ter sido escrita pensando em cada um de nós, concurseiros, educadores e profissionais em busca de algo mais. Veja só:


Se meus fracassos não ensinassem tanto
Se minhas lágrimas não põem à prova
Acho que o segredo de vencer na vida
Talvez é compreender sua dor de agora


Ninguém nasceu no topo da montanha
E a escalada sempre vai ser árdua
Só aquele que resistir o processo
Vai ter direito a vista mais fantástica


O melhor peixe é o que você pesca
A melhor caça é a que você caça
O alívio vale seu suor da testa
Porque o que vem de graça é mais sem graça


Nem sempre o mais caro é o que presta
O vinho bom não valoriza a taça
Uma atitude dispensa promessa
E o mais certo é que um dia tudo passa


Eu já consigo enxergar
O que é meu, vou buscar
Eles não vão me parar


Logo eu? Filho de dona Niece
Cria das ruas do agreste
Deus que me dera isso aqui


Agradecer pelo sol
Os dribles na vida cruel
Jah sempre tem o melhor pra mim


Só observo e do nada
Morro de amores por tudo
Basta um momento oportuno


Não vivo um conto de fadas
É só um inquilino no mundo
Aqui de passagem de novo

O sol na pele é ingresso pra vida, bem-vindo
O choro alegre é o teor do quadro mais lindo
Aí, parça, você é luz que ofusca o inimigo
Por isso, digo, esse cântico realmente é teu hino


O melhor peixe é o que você pesca
A melhor caça é a que você caça
O alívio vale seu suor da testa
Porque o que vem de graça é mais sem graça


Nem sempre o mais caro é o que presta
O vinho bom não valoriza a taça
Uma atitude dispensa promessa
E o mais certo é que um dia tudo passa
Eles não vão me parar


Impressionante, não é? A canção toca fundo a alma de quem não se deixa abater facilmente pelas adversidades. Ao falar sobre superação, resiliência e valorização do esforço pessoal, parece fazer o retrato de todos nós, concurseiros ou profissionais em busca de crescimento, movidos que somos por uma força interior quase indescritível.


Quando a professora Roberta trouxe essas palavras à convenção, ela nos lembrou de algo fundamental: mais importante que nunca falhar é conseguir superar o erro e aprender com ele. É encarar os obstáculos com dignidade, ciente de que o processo é tão valioso quanto o resultado.

Como diz a música, “Acho que o segredo de vencer na vida / Talvez é compreender sua dor de agora”. Ser resiliente é mais do que apenas aguentar firme; é transformar cada experiência, positiva ou desafiadora, em um degrau para o crescimento. É enxergar em cada contratempo uma oportunidade valiosa de aprendizado. Nossas lágrimas, longe de serem sinal de fraqueza, são prova da nossa persistência, da nossa disposição incansável de seguir adiante, não importa quantas vezes seja preciso recomeçar.

Reflita sobre sua jornada, seja como concurseiro ou como alguém em busca de um objetivo grandioso. Não sei para você, mas para mim a imagem que vem à mente é a de uma montanha imponente que decido escalar. A subida é difícil e várias vezes põe à prova minha autoconfiança. Tropeços são inevitáveis, mas vou vencendo o desafio passo a passo, cada um deles essencial para a minha evolução.


A letra da música reforça essa ideia: “Ninguém nasceu no topo da montanha / E a escalada sempre vai ser árdua”. No entanto, é justamente essa dificuldade que torna a conquista tão especial. Imagine-se no cume, contemplando a vista panorâmica do seu sucesso. Ela será ainda mais extraordinária por carregar a marca do seu esforço, da sua persistência e da sua dedicação. A recompensa não estará apenas na vista deslumbrante, mas na consciência de que foi você o único responsável pelo feito. Afinal, “Só aquele que resistir o processo / Vai ter direito a vista mais fantástica”.


Sua aprovação será ainda mais doce porque você lutou por ela, entende? É como resumem os versos “O melhor peixe é o que você pesca / A melhor caça é a que você caça / Porque o que vem de graça é mais sem graça”.


E talvez a lição mais importante: “o mais certo é que um dia tudo passa”. Os momentos difíceis vão passar. Os dias de estudo intenso, a ansiedade antes das provas, o medo de um resultado ruim, as críticas, tudo isso vai passar. O que ficará é o seu crescimento, a sua evolução e, claro, a sua aprovação.

Todos que estavam na nossa convenção sentiram o peso dos versos recitados por Roberta, e acredito que eles ecoaram para além do evento, alcançando o coração de toda pessoa ali presente. No fim, prevaleceu um nobre sentimento, o da gratidão. Gratidão pelo “sol na pele”, que é “ingresso pra vida”, e pelo “choro alegre”, que é “o teor do quadro mais lindo”. Gratidão por compreender o valor da resiliência.


Espero que eu tenha conseguido motivá-lo a seguir em frente, certo de que nada nem ninguém vai pará-lo. Nada nem ninguém pode, pois você é mais. Você é “luz que ofusca o inimigo”. Suas dúvidas, seus medos, suas inseguranças – esses são seus adversários, mas você tem o poder de ofuscá-los com sua determinação e persistência.


E nós, do Gran, estamos aqui para apoiar cada passo da sua jornada. Juntos, vamos transformar esse cântico de resiliência no hino da sua aprovação.


Eles não vão te parar.

Gabriel Granjeiro

CEO e sócio-fundador do Gran. Reitor e professor da Gran Faculdade. Acompanha de perto o universo dos concursos desde muito cedo. Ingressou nele, profissionalmente, aos 14 anos. Desde 2016, escreve artigos semanalmente para o blog do Gran. Formou-se em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business. Em 2021, foi incluído na prestigiada lista da Forbes Under 30. Autor de 4 livros que figuraram entre os best-seller da Amazon Kindle.

Participe do meu Canal no Whatsapp e do Canal do Imparável no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram . Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. É hora de dizer “chega”
  2. Grato sempre, mas (muito) insatisfeito
  3. A revolução exige rompimento
  4. Equilíbrio: mito ou verdade
  5. O Poder da Solitude
  6. O que está crescendo no seu jardim?
  7. Não tem volta!
  8. Olhos de luz
  9. “Não agora” não é “não”
  10. Moldados pela Cultura
  11. A criança antifrágil que reside em nós
  12. O paradoxo do progresso
  13. O sonho que venceu o pesadelo
  14. Segundo tempo
  15. Esperança em tempos secos
  16. Encontro com a Sabedoria
  17. Entre cicatrizes e sonhos no tempo
  18. Nunca toque o sino
  19. Soltar para pegar
  20. Carta do futuro de um Eu arrependido

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
4 min. de leitura