Jairison S. nasceu e cresceu na cidade de Laranjal do Jari/AP, onde reside até hoje. Desde o início, os concursos públicos representavam uma possibilidade de mudar de vida, garantindo maior estabilidade financeira e a capacidade de financiar muitos outros objetivos.
Foi assim que conquistou a sua primeira aprovação, ainda em 2016. Naquela época, com 21 anos, Jairison S. foi aprovado como Técnico em Laboratório do Instituto Federal do Amapá: “O IFAP me proporcionou muita coisa: consegui pagar minha graduação em Análise de Sistemas e tornei-me especialista em Gestão de Tecnologia da Informação”, complementou.
Além disso, a aprovação no Concurso IFAP também possibilitou que Jairison S. comprasse uma casa para a nova família que começou a formar com a sua esposa, grávida na época dos estudos e da aprovação!
Depois dessa grande conquista, Jairison S. só retornaria aos estudos novamente 5 anos mais tarde, quando novos planos para a família, como mudar de cidade, por exemplo, surgiram. Foi empenhado nessa nova trajetória que ele conheceria o Gran.
Jairison S. agora tinha o trabalho em tempo integral para conciliar com a preparação, além do tempo que sempre fez questão de dedicar à família: “Eu gosto de estudar a noite, mas sempre passo um tempo com a família antes. A minha filha é autista e eu detesto a ideia de só estudar, estudar e estudar e deixá-la de lado, pois sei que a aprovação pode levar anos”, afirmou.
Em 2021, Jairison S. prestou o Concurso CGU, no qual infelizmente não foi aprovado. Contudo, sem perder o foco nos estudos e auxiliado pelo Gran, ele seria posteriormente aprovado em 4° lugar no Concurso UNIFAP para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação e isso devolveu a sua animação para continuar se dedicando.
O ano de 2022 trouxe a aprovação em 1° lugar no Concurso DETRAN AP para Jairison S.
Com a chegada do ano de 2022, Jairison S. estava se preparando para o Concurso TRT8 quando o edital do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá surgiu como uma grande surpresa.
Apesar de ter decidido continuar se dedicando à seleção do Tribunal, Jairison S. utilizou o último mês antes da prova do Detran AP para se dedicar de maneira mais específica e decidiu realizar a prova.
“Faltou muita coisa pra estudar, muita mesmo, mas mesmo assim fui fazer a prova. Tive alguns problemas no dia da prova, desde o trânsito (fiquei 50min preso e cheguei faltando 3 min para fechar o portão) e também o desânimo ao ver que o tempo estava ficando curto para responder 50 questões e desenvolver 4 estudos de caso. Confesso que por um momento até pensei em deixar a discursiva em branco e deixar pra lá.”
O resultado dessa decisão traria não apenas a aprovação no Concurso Detran AP para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, como também a conquista do 1° lugar.
“Nossa, foi uma mistura de sensações: primeiro o alívio de ter conseguido. Eu saí da prova com a sensação de ter ido mal. Quando saiu o gabarito e corrigi a prova objetiva percebi que fui bem, até. Como qualquer concurseiro, fui “pesquisar” as notas dos outros candidatos e vi que eu estava na frente. Mas aí comecei a lembrar dos 4 estudos de caso, então fiquei muito preocupado até a divulgação do resultado. Também fiquei um pouco confuso, pois fui o único aprovado para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Conversei com uns amigos (caras bons em concurso) e nenhum conseguiu a mínima na discursiva. Assim, 2 vagas ficaram sobrando. Ainda estou processando tudo isso…”
Como o Gran participou dessa vitória?
Quando retomou os seus estudos para concursos públicos em 2021, Jairison S. confessou que sentia-se perdido no início: “Eu não assinava qualquer curso preparatório ou mentoria, basicamente vivia de aulas gratuitas no YouTube e documentação de ferramentas”, afirmou.
Ele logo percebeu, contudo, que para obter os resultados que gostaria, era necessário mais organização e direcionamento. Foi aí que o Gran chegou.
“Eu precisava de um guia; foi aí que assinei o Gran para me auxiliar e mostrar o caminho da aprovação. Foi a melhor decisão que eu poderia tomar. O Gran ajudou a organizar meus estudos e me direcionar para um aprendizado mais eficiente.”
Jairison S. afirma que as principais ferramentas que o auxiliaram foram as videoaulas, PDFs, degravações, plataforma de questões e também o filtro especial “Assuntos Frequentes”.
Muito satisfeito com a aprovação no Concurso DETRAN AP, Jairison S. não pretende, contudo, “aposentar as canetas” ainda. Ele afirma que segue estudando, dessa vez com foco na Carreira de Tribunais. Com todo o seu empenho e dedicação, não há dúvidas de que comemorará uma nova aprovação em breve!
Saiba TUDO sobre o Concurso DETRAN AP!
Destaques: |
Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Jairison S. e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Na Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:
- 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 35 mil cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!
Dicas e táticas de estudos de Jairison S.
Em sua preparação para o Concurso DETRAN AP, Jairison S. estudava de 2 a 4 horas diárias, sempre focando-se nos assuntos mais cobrados para o edital: esse sempre foi um de seus diferenciais. Para isso, ele utilizou a ferramenta “Assuntos Frequentes”, para auxiliá-lo.
“As matérias específicas são o grande problema da área de TI. É uma área totalmente imprevisível, e normalmente (pelo menos no meu caso e de muitos que conheço), trabalhamos de forma prática e somente com cerca de 15% do conteúdo programático do edital. O resto a gente “ouve falar” e estuda a teoria. Até porque a área tem muitas vertentes: você se especializa em uma delas e, as outras, você tem que pelo menos entender. No meu caso, apesar de ser formado em Análise de Sistemas, sempre trabalhei mais com a parte de infraestrutura de redes e segurança da informação. Antes de decidir o que estudar eu sempre uso a função de “Assuntos Frequentes” no sistema de questões do Gran Cursos. Ela me ajuda a descobrir o que a banca costuma cobrar com mais frequência para eu possa priorizar alguns tópicos.”
Além disso, a resolução de questões e a realização de revisões também eram ocorrências frequentes em sua preparação.
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Jairison S. ainda deixou uma mensagem, repleta de conselhos:
“Primeiramente, trace uma meta: saber onde você quer chegar é essencial; tenha paciência e equilibre o seu tempo; faça exercícios físicos; sempre tire um tempo para a família; estudar sozinho é complicado, então converse com outros concurseiros, isso ajuda muito; estude bastante e não desanime com as reprovações.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: