Quais são os conteúdos que mais caem em concurso público?

Afinal, como saber quais são os conteúdos que mais caem em concursos públicos? Acompanhe o conteúdo e descubra maneiras gratuitas, rápidas e simples de otimizar as suas buscas e revolucionar seus estudos!

Avatar


15 de janeiro5 min. de leitura

Você sabe quais são os conteúdos que mais caem em concurso público?

Esta pergunta é muito frequente entre os concurseiros, especialmente os iniciantes. Afinal, conhecer os assuntos mais cobrados possibilitará uma preparação mais direcionada, com melhor otimização do tempo e rotina de estudos. Mas você sabe como descobrir estes dados essenciais?

Fazendo uma pesquisa rápida, você com certeza encontrará uma série de listas de matérias gerais. Apesar de ajudarem, é certo que quanto mais específica a sua preparação for, melhor! Ou seja, para garantir que esses conhecimentos possam ser aplicados na sua rotina de estudos, é preferível que estejam alinhados com a carreira ou certame que você pretende prestar.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para ensinar como descobrir os conteúdos que mais caem em concurso público, com foco na sua escolha. A melhor parte? O processo é mais simples do que parece com a ajuda do Gran. Acompanhe!

Por que é importante conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público?

Será que a utilidade de conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público é saber quais estudar e quais deixar de lado?

A resposta para esta pergunta é não: afinal, com a tendência das bancas organizadoras a realizar uma cobrança cada vez mais abrangente, não dá para deixar de fora nenhum assunto.

Dito isso, conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público é essencial para organizar o seu cronograma de estudo. Isto é, o seu “plano de ataque e preparação” para conquistar a aprovação.

Basta pensar que o princípio de qualquer bom plano de estudos é a divisão do tempo de maneira tática, visando o maior rendimento. Dessa forma, os conteúdos que mais caem em concurso público aparecerão mais vezes na sua rotina de estudos, ganhando foco ao invés de exclusividade.

Quais são os conteúdos que mais caem em concurso público?

Os conhecimentos cobrados em concursos públicos costumam estar divididos em dois blocos: conhecimentos básicos e específicos. Veja abaixo um detalhamento para as duas áreas!

Conteúdos que mais caem em concursos públicos: conhecimentos básicos

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, o que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Dentre estes conhecimentos, a Língua Portuguesa costuma ter um grande destaque, recebendo até peso diferenciado e blocos exclusivos em alguns certames.

É importante construir uma boa base destes conhecimentos para a maioria dos concursos públicos que você for prestar, especialmente de nível fundamental e médio.

Cada vez mais, a língua estrangeira (Espanhol ou Inglês) também tem sido incluída na relação de conhecimentos gerais. Por isso, é sempre importante se atentar ao que dizem os editais mais recentes.

Conteúdos que mais caem em concurso público: cursos gratuitos para aperfeiçoar os seus conhecimentos

Aqui no Gran você pode encontrar uma série de cursos gratuitos voltados para a iniciar a sua construção de conhecimentos em conteúdos que mais caem em concursos públicos. Confira:

Conteúdos que mais caem em concursos públicos: conhecimentos específicos

Em concursos de nível superior, a cobrança costuma se concentrar nos conhecimentos específicos, que constroem o diferencial entre os candidatos.

Como o próprio nome já sugere, são conhecimentos mais ligados ao cargo e geralmente englobam legislações específicas, regimentos internos, conhecimentos técnicos essenciais e afins.

Se você estiver estudando para alguma carreira específica, alguns conhecimentos comuns sempre são cobrados, como é o caso da seguinte relação de assuntos para concursos bancários:

  • Conhecimentos bancários;
  • Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Matemática Financeira;
  • Legislação específica;
  • Vendas e Negociação.

Veja também os conteúdos específicos cobrados em outras carreiras!

Como descobrir quais são os conteúdos que mais caem em concurso público específico?

Caso você já tenha um concurso público em mente, a filtragem de assuntos poderá ser realizada de forma bem mais rápida e eficiente. Existem essencialmente 5 maneiras de compreender (com uma alta margem de acerto) quais são os conteúdos mais cobrados pela banca. Confira:

Pelo edital

Muitos editais de seleções públicas informam o quantitativo de questões para cada matéria, fornecendo aos candidatos uma ajuda a mais na hora de estruturar os seus estudos. Contudo, isso não é regra: nos editais formulados pela banca CESPE/Cebraspe, por exemplo, o indicativo de questões é apenas por área de conhecimento, não especificando matéria. Mas não se preocupe! Caso o edital não seja capaz de te ajudar, temos outras alternativas.

Por provas passadas

A resolução de questões com gabarito comentado não auxilia apenas na fixação e revisão de conteúdos. Essa técnica também possibilita um profundo conhecimento da banca examinadora e seus padrões de cobrança. Ao resolver questões de provas passadas, você com certeza será capaz de identificar assuntos mais comuns e até mesmo questões similares ou muito parecidas.

Basta pensar que a maioria das bancas busca seus itens em um banco de questões e existem maneiras limitadas de se fazer uma mesma pergunta! Por isso, se você não tem o costume de resolver provas passadas ou simulados, a hora de começar é agora!

No Gran Questões você encontra um rico acervo de provas de concursos públicos, acompanhadas de gabarito. Você pode resolver diretamente online ou fazer o download do conteúdo. Tudo isso de maneira gratuita!

Acesse a seção de provas do Gran Questões! 

Pelo filtro “Assuntos Frequentes”

Você conhece o filtro Assuntos Frequentes do Gran Questões? Por meio dele, você encontra uma análise dos assuntos frequentes no seu certame de escolha baseado em todas as provas já realizadas ou um período específico apontado por você.

Veja a análise de Assuntos mais cobrados para o Concurso TJ SP como exemplo:

conteúdos-mais-cobrados-em-concurso-publico
Conteúdos que mais caem em concurso público: análise pelo edital TJ SP

Ao clicar em cada uma disciplinas, o filtro se torna ainda mais específico, indicando quais assuntos são mais cobrados dentro daquela matéria. Ademais, também é possível resolver questões diretamente após finalizar a análise.

Veja abaixo o detalhamento para a disciplina de informática para o Concurso TJ SP:

concurso-tj-sp-informatica
Como descobrir os conteúdos que mais caem em concurso público: análise de assuntos mais cobrados (Gran Questões)

Como acessar o filtro?

Para utilizar o filtro é preciso ter cadastro ativo na plataforma Gran Questões. O processo é simples, rápido e apenas requer um e-mail de cadastro e uma senha.

Veja o passo a passo de como acessar a ferramenta abaixo:

  1. Acesse o Gran Questões;
  2. Faça seu cadastro com e-mail e senha;
  3. Acesse a área do aluno e encontre a opção “Assuntos Frequentes” na barra superior;
  4. Com a página aberta, escolha o órgão e cargo para a filtragem. A especificação de ano não é obrigatória e, se não for apontada, irá incluir os resultados de todos os certames realizados com questões cadastradas.
  5. Clique em cada uma das disciplinas para receber um detalhamento maior. Um segundo clique irá propor a abertura de uma lista de questões que podem ser resolvidas.
  6. Pronto! Agora você já sabe os conteúdos que mais caem em concurso público.

Também é possível filtrar os Assuntos Frequentes por banca!

Ao acessar o filtro, você poderá escolher entre a filtragem específica com foco no órgão ou na banca! Essa funcionalidade é interessante para quem quer se tornar especialista no modo de avaliação das principais bancas!

Por análises de professores

Mesmo quando o último edital foi publicado há algum tempo, professores e especialistas podem “prever” os conteúdos que mais caem em determinado concurso público realizando uma análise de conjunta do último edital, provas aplicadas e tendências da carreira.

No canal de Youtube do Gran, você pode garantir ficar por dentro de informações essenciais de diversos concursos públicos, bem como receber dicas de como formular seu plano de estudos e prática com questões de maneira 100% gratuita!

Acesse o Gran TV e confira as aulas gratuitas disponíveis! 

Pelo Termômetro de Relevância

Novidade de 2023, o Termômetro de Relevância é uma ferramenta personalizada para descobrir quais são os conteúdos que mais caem em concurso público do seu interesse.

Funciona assim: vez logado na plataforma, basta encontrar o curso da sua preferência e selecionar a aba para acessar uma análise de quais sãos os conteúdos mais relevantes para a sua prova.

Essa classificação é realizada pelos professores e leva em consideração 3 pilares básicos: peso da disciplina no edital, complexidade e tamanho geral do assunto/conteúdo.

A partir daí, chega-se em a uma nota de 1 a 10, sendo os conteúdos de relevância alta representados pela cor vermelha, os de relevância média pela cor amarela e os de relevância baixa, azul.

Veja abaixo como fica a visualização da ferramenta:

Saiba mais detalhes sobre o Termômetro de Relevância! 

Pelo PDF sintético

Novidade lançada pela Reinvenção 2024, o PDF Sintético é um material teórico que busca trazer apenas o essencial de cada conteúdo básico, permitindo que o aluno possa focar nos conteúdos que mais caem em concursos públicos.

Além de ser uma versão mais simplificada, o PDF Sintético também apresenta os assuntos de maneira mais didática por meio de tabelas, esquemas e mapas mentais.

Veja abaixo como é fácil encontrar e acessar o PDF Sintético pela plataforma Gran:

PDF Sintético
PDF Sintético: como acessar?

Saiba todos os detalhes sobre o PDF Sintético!

Conteúdos que mais caem em concurso público específico e outras dicas para concurseiros iniciantes

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais dicas sobre a preparação em concursos públicos, que tal conferir a nossa série de publicações do Concurseiro Iniciante?

Com a série Concurseiro Iniciante, você é capaz de tirar suas dúvidas o mundo dos concursos públicos! Acesse aqui! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


15 de janeiro5 min. de leitura