Quais são os conteúdos que mais caem em concurso público?

Afinal, como saber quais são os conteúdos que mais caem em concursos públicos? Acompanhe o artigo e descubra uma maneira gratuita, rápida e simples de otimizar as suas buscas e revolucionar seus estudos!

Avatar


01/09/2021 | 15:58 Atualizado há 48 dias

Você sabe quais são os conteúdos que mais caem em concurso público? Essa pergunta é muito frequente entre os concurseiros, especialmente os iniciantes. Afinal, conhecer os assuntos mais cobrados possibilitará uma preparação mais direcionada, com melhor otimização do tempo e rotina de estudos. Mas você sabe como descobrir estes dados essenciais?

Fazendo uma pesquisa rápida, você com certeza encontrará uma série de listas de matérias gerais. Apesar de ajudarem, é certo que quando mais específica a sua preparação for, melhor! Ou seja, para garantir que esses conhecimentos possam ser aplicados na sua rotina de estudos, é preferível que estejam alinhados com a carreira ou certame que você pretende prestar.

Pensando nisso, criamos este artigo para te ensinar como descobrir os conteúdos que mais caem em concurso público, com foco na sua escolha. A melhor parte? O processo é mais simples que parece com o Gran. Acompanhe!

Destaques:

 

Por que é importante conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público?

Será que a utilidade de conhecer  os conteúdos que mais caem em concurso público é saber quais estudar e quais deixar de lado? A resposta para esta pergunta é não: afinal, com uma cobrança cada vez mais ampla e abrangente, não dá para deixar de fora nenhum assunto.

Todavia, este conhecimento é essencial para organizar seu cronograma de estudo. Isto é, o seu “plano de ataque e preparação” para conquistar a aprovação.

Basta pensar que o princípio de qualquer programa de estudos é a divisão do tempo de maneira mais estratégica, para que ele possa render mais. Dessa forma, os conteúdos que mais caem em concurso público aparecerão mais vezes na sua rotina de estudos, ganhando foco ao invés de  exclusividade.

Quais são os conteúdos que mais caem em concurso público?

Conhecimentos básicos

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Dentre estes conhecimentos, a Língua Portuguesa costuma ter um grande destaque, recebendo até peso diferenciado e blocos exclusivos em alguns certames. É importante construir uma boa base destes conhecimentos para qualquer concurso público que você for prestar. Isso se aplica especialmente se você estiver prestando um concurso de nível fundamental e médio.

Cada vez mais, a Língua Inglesa (Espanhol ou Inglês) tem sido incluída na relação de conhecimentos gerais. Por isso, é importante se atentar aos editais mais recentes.

Conhecimentos específicos

Por outro lado, em concursos de nível superior, a cobrança maior costuma se concentrar nos conhecimentos específicos, que constroem o diferencial entre os candidatos. Como o próprio nome já sugere, são conhecimentos mais ligados ao cargo e geralmente englobam legislações específicas, conhecimentos técnicos essenciais e afins.

Se você estiver estudando para alguma carreira específica, alguns conhecimentos comuns sempre são cobrados, como é o caso da seguinte relação de assuntos para concursos bancários:

  • Conhecimentos bancários;
  • Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Matemática Financeira;
  • Legislação específica;
  • Vendas e Negociação.

Saiba mais cobre a preparação para Concursos Bancários  

Veja mais artigos sobre preparação por carreira:

Como descobrir os conteúdos que mais caem em concurso público específico?

Caso você já tenha um concurso público em mente, a filtragem de assuntos poderá ser realizada de forma bem mais rápida e eficiente. Existem essencialmente 3 maneiras de compreender (com uma alta margem de acerto) quais são os conteúdos mais cobrados pela banca. Confira.

Pelo edital

Muitos editais de seleção pública informam o quantitativo de questões para cada matéria, fornecendo aos candidatos uma ajuda a mais na hora de estruturar os seus estudos. Contudo, isso não é regra: nos editais formulados pela banca CESPE/Cebraspe, por exemplo, o indicativo de questões é apenas por área de conhecimento, não especificando matéria. Mas não se preocupe! Caso o edital não seja capaz de te ajudar, temos outros recursos.

Por provas passadas

A resolução de questões com gabarito comentado não auxilia apenas na fixação e revisão de conteúdos. Essa técnica também possibilita um profundo conhecimento da banca examinadora e seus padrões de cobrança. Ao resolver questões de provas passadas, você com certeza será capaz de identificar assuntos mais comuns e até mesmo questões similares ou muito parecidas.

Basta pensar que a maioria das bancas busca seus itens em um banco de questões e existem maneiras limitadas de se fazer uma mesma pergunta! Por isso, se você não tem o costume de resolver provas passadas ou simulados, a hora de começar é agora!

No Gran Cursos Questões você encontra um rico acervo de provas de concursos públicos, acompanhadas de gabarito. Você pode resolver diretamente online ou fazer o download do conteúdo. Tudo isso de maneira gratuita!

Acesse a seção de provas do Gran Cursos Questões! 

Pelo filtro “Assuntos Frequentes”

Você conhece o filtro Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões? Por meio dele, você encontra uma análise dos assuntos frequentes no seu certame de escolha baseado em todas as provas já realizadas ou um período específico apontado por você.

Veja a análise de Assuntos mais cobrados para o Concurso TJ SP como exemplo:

conteúdos-mais-cobrados-em-concurso-publico

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP

Ao clicar em cada uma disciplinas, o filtro se torna ainda mais específico, indicando quais assuntos são mais cobrados dentro daquela matéria. Ademais, também é possível resolver questões diretamente após finalizar a análise.

Veja abaixo o detalhamento para a disciplina de informática para o Concurso TJ SP:

concurso-tj-sp-informatica

Análise de assuntos mais cobrados

Como acessar o filtro?

Para que a opção de filtro fique visível, você precisa ter um cadastro na plataforma Gran Cursos Questões. O processo é simples, rápido e apenas requer um e-mail de cadastro e uma senha.

Veja o passo a passo de como acessar a ferramenta abaixo:

  1. Acesse o Gran Cursos Questões;
  2. Faça seu cadastro com e-mail e senha;
  3. Acesse a área do aluno e encontre a opção “Assuntos Frequentes” na barra superior;
  4. Com a página aberta, escolha o órgão e cargo para a filtragem. A especificação de ano não é obrigatória e se não for apontada, irá incluir os resultados de todos os certames realizados com questões cadastradas.
  5. Clique em cada uma das disciplinas para receber um detalhamento maior. Um segundo clique irá propor a abertura de uma lista de questões que podem ser resolvidas.
  6. Pronto! Agora você já sabe os conteúdos que mais caem em concurso público.

Também é possível filtrar os Assuntos Frequentes por banca!

Ao acessar o filtro, você poderá escolher entre a filtragem específica com foco no órgão ou na banca! Essa funcionalidade é interessante para quem quer se tornar especialista no modo de avaliação das principais bancas!

Conteúdos que mais caem em concurso público específico e outras dicas para concurseiros iniciantes

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais dicas sobre a preparação em concursos públicos, confira abaixo o passo a passo para iniciar seus estudos com o professor Fernando Mesquita aqui do Gran!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

dicas de estudo gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *