Concursos de TI: como se preparar? Veja!

Conheça os concursos de TI: etapas, dicas de estudos, conhecimentos mais cobrados e muito mais!

Avatar


06 de abril8 min. de leitura

Você já deve ter escutado sobre o quão promissora é a área de Tecnologia da Informação quando falamos de oportunidades. De fato, com a digitalização progressiva dos processos e o entendimento do conceito de informações e dados como algo essencial, profissionais qualificados para cuidar dessas demandas são cada vez mais necessários. Mas as oportunidades não se limitam apenas ao setor privado! Caso você deseje trabalhar com TI no setor público, é necessário ser aprovado em um dos concursos de TI. 

Se o seu objetivo é se tornar um profissional da Tecnologia da Informação do setor público, acompanhe o conteúdo e conheça um pouco mais sobre as seleções da área: etapas, conhecimentos cobrados, dicas de estudos e principais oportunidades.

Navegue pelo índice abaixo:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Toda a quinta-feira às 20h fazemos publicações voltadas para as principais dúvidas dos concurseiros!

Ser aprovado é questão de treino: TI com Jósis Alves

Concursos de TI: quais são os requisitos de ingresso?

Os requisitos para as vagas ofertadas em Concursos de TI vão variar de acordo com o órgão e o cargo. Quando exige especificação de área, as certificações de nível superior requisitadas, costumam ser: Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática.

Dito isso, também existem casos de seleções nas quais a graduação específica não é requisitada, apenas a realização de um curso técnico. Também existem oportunidades de ingresso de nível médio para a área de Tecnologia, como costuma acontecer no Concurso Banco do Brasil.

Por isso, é sempre essencial checar o edital para qualquer concurso de TI que você pretenda prestar.

Concursos de TI: quais são as etapas?

Em sua grande parte, os concursos de TI não são conhecidos por apresentarem muitas etapas, sendo muitos deles limitados às provas objetivas e discursivas.

Contudo, a depender do órgão e das atribuições do cargo, a prova prática também pode estar prevista. Analogamente, para certames de nível superior, a Prova de Títulos também é uma etapa importante, uma vez que é possível que o candidato utilize o tempo de exercício profissional na área, bem como outras qualificações obtidas, como pontuação adicional.

Concursos de TI: quais são os conhecimentos cobrados nas provas objetivas?

Assim como acontece com a maioria dos certames, as provas objetivas dos concursos de TI costumam dividir os conhecimentos abordados em básicos e específicos. Veja abaixo um detalhamento de cada um deles:

Conhecimentos básicos para os concursos de TI 

São os conhecimentos cobrados na maioria dos concursos públicos. Aos listados abaixo, ainda pode ser adicionada a matéria de  noções de Língua Inglesa técnica (já que boa parte dos conceitos e materiais de TI são formulados neste idioma). Veja:

  • Língua portuguesa
  • Língua inglesa
  • Raciocínio Lógico
  • Matemática
  • Direito Constitucional e Administrativo.

Conhecimentos específicos para os concursos de TI

De acordo com o professor Fábio Barros, os conhecimentos específicos que costumam ser cobrados em concursos de TI, são:

  • Arquitetura e Engenharia de Software (MVC, REST, SOA, XP etc.);
  • Linguagens de programação (Java, C#, PHP etc.)
  • Desenvolvimento de Sistemas Web (HTML5, CSS, JavaScript, XML, JSON etc.);
  • Redes de Computadores (Topologias, Protocolos etc.);
  • Virtualização de Servidores (VMware, XEN etc.);
  • Banco de Dados (Oracle, PostgreSQL, MySQL etc.);
  • Segurança da Informação (Políticas de segurança, Norma ISSO 27002 etc.);
  • Projetos e Governança de TI (PMBOK, SCRUM, ITIL, COBIT etc.);
  • Modelagem de Processos de Negócio (UML, BPMN etc.).

Mas calma! Apesar da lista extensa, vale ressaltar que cada seleção irá delinear níveis diferentes de cobrança. Também por essa razão, é importante definir para qual seleção ou cargo você está se preparando o mais rápido possível!

Conhecimentos complementares para os concursos de TI 

Além das matérias de Direito Constitucional e Administrativo, previstas em conhecimentos básicos, a legislação também aparecerá em concursos de TI no formato de regulamentos e regimentos internos dos órgãos. É comum que o candidato também precise dedicar algum tempo às legislações obrigatórias específicas de cada localidade, como as legislações para certames do Distrito Federal, por exemplo.

Concursos de TI: como costumam ser as provas discursivas?

É comum que as provas discursivas de concursos de TI apresentem uma situação fictícia ou um tema atual relevante que precise ser analisado pelo candidato, que deverá propor soluções ou responder questionamento acerca do que foi exposto. Dessa forma, é importante exercitar a formulação de textos discursivos dentro do limite de linhas especificado pelo edital.

A área de tecnologia da informação está em constante atualização e é comum que as bancas organizadoras explorem os temas mais recentes nas avaliações, especialmente na etapa de provas discursivas. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Gartner, os seguintes assuntos de Tecnologia da Informação estão em alta para 2023:

  • Cloud Computing;
  • Imunidade Digital;
  • Superaplicativos;
  • Metaverso;
  • Sustentabilidade.

Uma dica importante, na hora de treinar para as provas discursivas, é conhecer ao menos o básico sobre cada um dos principais temas, a fim de conseguir estruturar um argumento plausível acerca deles e saber lidar com situações-problema. Tudo isso, é claro, pode ser aprimorado com a prática.

Concursos de TI: como são as provas práticas?

Novamente, vai depender do órgão e do cargo. No Concurso PROGEP/ 2016 para o cargo de Técnico de Tecnologia da Informação, por exemplo, as etapas previstas foram:

1ª Etapa: Execução e teste de cabeamento estruturado;
2ª Etapa: Configuração de serviços Linux/Windows; e
3ª Etapa: Desenvolvimento em linguagem web.

Para ter uma ideia do que pode ser cobrado nas provas práticas de concursos de TI, uma dica é dar uma olhada na lista de atribuições do cargo. Além disso, as etapas também devem estar detalhadas no edital de abertura.

Concursos de TI: como são as provas de títulos?

As avaliações de títulos, de caráter unicamente classificatório, consistem na entrega de títulos (diplomas, certificados) pelos candidatos que podem ser convertidas em pontuação adicional para o certame que estão prestando. De modo geral, as provas de títulos dos concursos de TI são observadas especialmente em seleções de nível superior.

Concursos de TI: dicas de estudos

Agora que você já conhece um pouco mais das possíveis etapas em concursos de TI, confira também as dicas de estudos para enfrentá-las!

1. Tenha um plano de estudos direcionado

Apesar de ter uma base de conhecimentos em comum com a maioria dos concursos públicos, os concursos de TI possuem uma ampla gama de conhecimentos específicos, geralmente cobrados de maneira bastante técnica. Por isso, pode não ser uma boa ideia apoiar-se em planejamentos genéricos para concursos públicos (centrados apenas em matérias básicas, por exemplo), ainda que você esteja no início.

O cenário mais ideal de todos é iniciar os seus estudos já com uma boa noção de qual aprovação você deseja conquistar: isto é, em qual órgão e para qual cargo. Tudo isso, antes mesmo do edital ser publicado. Assim, com as informações das últimas seleções realizadas, você terá mais tempo para estudar as matérias previstas no conteúdo programático.

Contudo, se você ainda não souber quais dos concursos de TI gostaria de prestar ainda, outra opção é iniciar os seus estudos com foco nos principais conhecimentos da carreira. Ainda assim, seu plano de estudos deve ser equilibrado, levando em consideração os conhecimentos mais relevantes para a área, além das suas dificuldades individuais com cada conteúdo.

 Veja aqui como montar o seu cronograma de estudos para concurso! 

2. Resolva questões diariamente

Apenas assim você estará sempre em contato com as expectativas de cobrança da banca, podendo adaptar seus estudos de acordo com o que é cobrado. Em casos de provas elaboradas pela FGV, por exemplo, as questões costumam ser mais técnicas. Para provas do Cebraspe, a tendência é aprofundar-se mais na subjetividade. Tudo isso você aprende de maneira mais simples na prática.

Também por meio da resolução de questões para concursos de TI, você poderá compreender em quais pontos está errando, onde estão as dúvidas e quais conteúdos precisam de mais investimento até o dia da prova. Isso é, você tem a oportunidade de refinar e aperfeiçoar os seus estudos de acordo com a necessidade!

Caso tenha a oportunidade de estudar com itens comentados sua preparação fica ainda mais otimizada, uma vez que você duplica sua capacidade de aprendizado com os estudos práticos: assim que errou, você já descobre o porquê de maneira didática e contextualizada, diminuindo muito as chances de errar sobre o mesmo tópico no futuro.

Onde resolver questões online? 

Na plataforma Gran Questões você encontra milhares de questões de concursos TI, tanto aplicadas em provas passadas como também inéditas. Com ferramentas avançadas de filtragem, é possível resolver itens voltados não apenas para a carreira, como também para seleções e cargos específicos.

Além disso, ao se tornar aluno do Gran Questões, você também poderá conferir painéis de monitoramento de desempenho, cadernos de questões, simulados, provas e muito outros recursos para auxiliar na sua trajetória de aprovação nos concursos de TI!

Comece a resolver questões de TI para concursos!

3. Crie o hábito de revisar periodicamente

São muitos os conhecimentos previstos em editais para os concursos de TI. E, além de técnicos, esses conhecimentos também são comumente acompanhados de muitos detalhes. Por todas essas razões as revisões são ainda mais importantes, garantindo que você não se esqueça de tudo que já aprendeu.

Existem muitas formas de realizar revisões. Uma delas é a técnica 24/07/30. Veja abaixo detalhamento dela:

  • 24 horas: É a primeira vez que você deverá revisar um conteúdo. De maneira prática, sempre que possível, após estudar uma nova matéria, faça uma revisão breve no dia seguinte antes de prosseguir com os estudos.
  • 7 dias: O segundo momento de revisão para essa mesma matéria deverá acontecer agora apenas após uma semana.
  • 30 dias: Por fim, a rotina de revisão pode ser retomada uma terceira e última vez, 30 dias depois, para sedimentar o conteúdo.

Contudo vale lembrar que essa não é a única técnica. Se você ainda não tem experiência com revisões, o segredo está em experimentar diferentes métodos e selecionar aquele que mais funciona para você. Saiba mais detalhes sobre como fazer revisão para concursos públicos.

4. Utilize os simulados para orientar os seus planos de estudos

Como o próprio nome já sugere, os simulados são capazes de replicar, da maneira mais próxima possível, o dia da sua prova. Isto é, se forem resolvidos sem consultas e com contabilização de tempo. Assim, você tem um espelho aproximado de desempenho e sabe no que precisa investir para melhorar a sua preparação.

Além de poder formular os seus próximos simulados pela plataforma Gran Questões, você ainda pode conferir uma análise de desempenho detalhada por avaliação concluída. Dessa forma é possível visualizar o seu desempenho por matéria, garantindo ainda mais precisão!

Concursos de TI: quais órgãos oferecem oportunidades?

A área de TI é a responsável por dar suporte às atividades da área negocial. Trazendo as informações para o meio digital, é capaz de automatizar processos e torná-los mais eficientes e também mais seguros. E, com o movimento progressivo de modernização do setor público, um número cada vez maior de órgãos necessita de profissionais especializados.

De modo geral, os cargos ofertados pelos concursos de TI costumam estar localizados em uma das três áreas abaixo:

  • Desenvolvimento – Responsável pela análise e construção de novos programas ou por dar sustentação aos que foram adquiridos externamente.
  • Infraestrutura – Atuar com a administração dos computadores servidores, ativos de redes e comunicação de dados.
  • Suporte – Atender aos chamados das unidades, principalmente os relacionados aos programas, aplicativos e equipamentos periféricos utilizados pelos usuários.

Oportunidades de concursos de TI podem ser encontrados em empresas públicas ou agências específicas para lidar exclusivamente com Tecnologia da Informação. São exemplos: ATI-PE, ATI-TO, CELEPAR, PROCERGS, PRODEB, PRODEMGE, PRODERJ, PRODESP, entre várias outras.

Além disso, também existem oportunidades nos âmbitos federal, estadual e municipal. A carreira de Tribunais e as carreiras bancárias, por exemplo, têm buscado cada vez mais por profissionais dessa área.

Saiba TUDO sobre as oportunidades dos concursos de TI! 

Concursos TI: estude com o Gran!

Garanta a sua aprovação em concursos TI estudando com o Gran! Abaixo você confere uma lista de materiais e cursos gratuitos para complementar a sua preparação!

Assinatura Ilimitada 8.0

Para garantir a preparação completa para concursos TI, considere tornar-se um aluno assinante ilimitado! Ao adquirir a Assinatura Ilimitada, você pode conferir:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 33 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre como se preparar para os concursos de TI. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


06 de abril8 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque