Ótima notícia para os concurseiro/as! A Fundação Oswaldo Cruz (Concurso Fiocruz 2016) está a um passo da autorização para a abertura de um novo concurso, para 600 vagas. O processo, além de tramitar a passos largos nos setores do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), já passou pela penúltima etapa antes de ser autorizado pelo ministro do Planejamento, Valdir Moysés Simão: a Secretaria Executiva. Agora, falta só o gabinete do ministro.
Na última terça, dia 12, o documento foi analisado também, além dessa instância, pelo Departamento de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas, e ainda pela Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas do MPOG, onde permanecia até o momento. Segundo o diretor de Recursos Humanos da Fiocruz, Juliano Lima, o concurso deve seguir a linha dos concursos já autorizados para a Anvisa e Ministério da Saúde, ele revelou que há 1.500 profissionais terceirizados na autarquia, ocupando funções de concursados.
“Esse concurso também tem a intenção de favorecer a substituição de terceirizados em todas as áreas em que ainda os temos. Isso vem sendo reduzido ao longo dos últimos anos, mas pretendemos intensificar. Ainda não temos a definição se todos os nossos terceirizados serão substituídos, pois dependerá do acordo a ser feito com o Planejamento. Mas acreditamos que pelo estágio do diálogo até agora é que a maior parte das vagas, pelo menos, serão condicionadas à substituição de terceirizados, se não a totalidade”, pontuou.
Com abrangência nacional, o certame da autarquia será uma grande oportunidade para os que desejam tornar-se servidores públicos no âmbito federal. A Fiocruz contrata pelo regime estatutário, o que garantirá aos novos concursados a estabilidade empregatícia. E além das remunerações consideráveis, que chegam a quase R$15 mil dependendo da carreira, 11 cidades serão contempladas: Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campo Grande – MG, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Porto Velho – RO, Recife – PE, Salvador – BA e Teresina – PI.
O concurso contará com 600 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior, nos seguintes cargos: assistente técnico de gestão (30), técnico (70), analista (50), tecnologista (300), pesquisador (130) e especialista (20). As duas primeiras funções exigem somente o antigo 2º grau, ao passo que as demais pedem formação superior – sendo que a última requer também doutorado e experiência mínima de seis anos de atuação na área.
Detalhes:
- Concurso: Fundação Oswaldo Cruz (Concurso Fiocruz 2016)
- Banca organizadora: A definir
- Cargos: Analista ambiental; Analista administrativo
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 600
- Remuneração: Até R$ 14 mil
- Situação: Previsto
- Previsão de publicação do edital: 2016
- Link do último edital
- Consulta ao pedido do concurso
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso: