Os concursos da Ebserh trouxeram melhorias aos hospitais universitários, além de serem uma ótima oportunidade de emprego para nossa profissão de enfermagem, já que essa empresa apresenta boas condições de trabalho e remuneração acima da média do mercado privado.
A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, que tem a finalidade descrita na lei n. 12.550/2011 (lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares):
- Prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade;
- Prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.
A finalidade da Ebserh é prestar assistência de saúde à comunidade e participar da formação profissional dos estudantes da saúde.
Vários hospitais universitários já aderiram à gestão da EBSERH e outros hospitais estão em processo de contratação. Ou seja, muitas vagas serão ofertadas e uma delas pode ser sua!
O regime de contratação de pessoal permanente da EBSERH é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, o trabalhador terá direito ao FGTS e a todos os outros direitos trabalhistas assegurados por outras empresas como Correios e Banco do Brasil.
Se esse é seu foco de realização profissional, acompanhe comigo esse artigo no qual vou traçar algumas dicas de aprovação e análise do seu edital.
A maioria dos concursos da EBSERH está sendo realizado pela banca AOCP, dessa forma você pode se preparar com antecedência, criando intimidade com essa banca.
O conteúdo programático vem se repetindo, assim você já pode planejar seus estudos para as próximas provas.
Você deve se dedicar às seguintes disciplinas: Português, Raciocínio Lógico, Legislação da EBSERH e do SUS, além da área específica de enfermagem. Os concursos também podem ter provas de títulos.
É muito importante que você conheça a Empresa para a qual irá trabalhar, bem como a lei que a criou, a sua estrutura interna, dentre outras coisas importantes da lei, decretos e regimento interno da EBSERH. Dessa forma, inicie seu estudo pela legislação, faça resumos esquematizados, questões e revisões dentro dessa temática.
Siga o estudo aprofundando na disciplina de Português, os principais assuntos são crase, concordância, conjunções e regência. Pode ser necessário rever a base com relação às classes gramaticais. Organize seu estudo, item por item, seguindo resumo, questões e revisões. Percorra todo o conteúdo para não ter surpresas na prova.
Raciocínio Lógico é uma matéria muito extensa, por isso sugiro que você estude por meio de questões comentadas e videoaulas direcionadas, além de praticar com resolução de questões.
Por fim, para estudar enfermagem para concurso, subdivida os assuntos em partes e acompanhe seguindo uma lógica de raciocínio. Vamos segmentar o seu edital em grupos de disciplina. Lembre-se de que é fundamental vencer todo o conteúdo com todas as etapas de estudo: resumo, questões e revisão.
É importante estudar com material direcionado e atualizado, como o nosso, para que seu estudo seja potencializado. Além disso você terá acompanhamento de dúvidas no nosso fórum.
Primeiro grupo: 1. Fundamentos do Exercício da Enfermagem; 2. Lei do Exercício Profissional (Lei n. 7.498/1986 – Regulamentada pelo Decreto n. 94.406/1987). Código de Ética e Deontologia de Enfermagem – análise crítica; 3. Bioética.
Nessa temática temos excelentes videoaulas com dicas de memorização, mas também considero importante a leitura da legislação e resumo esquematizado.
Segundo grupo: 4. Sistema Único de Saúde e Processo Social de Mudança.
Nesse grupo você terá que aprofundar bastante o assunto, pois além de estar na parte básica, está também na parte específica, sendo bastante cobrado pela AOCP. Eu gostava de ler e resumir a lei seca, assistir a vídeos sobre essa temática e, por fim, fazia questões.
Nesse grupo também incluo o tema 9. Política Nacional de Atenção às Urgências.
Nessa temática temos a rede de atenção e classificação de risco.
Terceiro grupo: 5. Políticas e Programas Nacionais do SUS (englobam programa nacional de imunizações, programas da mulher, da criança, do adolescente, do idoso, para DST e AIDS, para hanseníase, para pneumologia sanitária, para hipertensão e diabético, Política nacional de humanização e acolhimento com classificação de risco).
Nessa temática é importante estudar pelas nossas aulas que trazem um resumo direcionado dos manuais do Ministério da Saúde, pois esses manuais são a base para a formulação de questões. Um detalhe importante é o tema Imunização, que sempre é atualizado, e as bancas focam justamente nessas atualizações. A última mudança ocorreu com a edição da Nota Técnica 149/2015.
Quarto grupo: 6. Gestão e Organização dos Serviços de Saúde e Enfermagem. 7. Processo de Trabalho em Enfermagem. 8. Concepções Teórico-Práticas da Assistência de Enfermagem. Nessa temática estão inclusos todos os temas de administração em enfermagem, inclusive qualidade em saúde e a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). No estudo das teorias de enfermagem, é importante entender cada palavra chave e sua respectiva teorista. Administração de enfermagem é um tema importante e extenso, portanto, assista as nossas aulas para obter direcionamento e depois reforce com questões.
Quinto grupo: 10. Política Nacional de Segurança do Paciente. 11. Enfermagem em Clínica Médica. 12. Enfermagem em Clínica Cirúrgica. 13. Enfermagem em Urgências e Emergências. 14. Educação em Saúde. 15. Assistência de enfermagem em nível ambulatorial.
Nessa parte do seu edital, encontramos a assistência de enfermagem hospitalar. É importante estudar todos os sistemas com relação à anatomia e fisiologia para ter base de entendimento e raciocínio clínico nas urgências e clínica médica, ou seja, o estudo de todas as doenças e intercorrências. É importante detalhar, no conteúdo relacionado à clínica cirúrgica, os cuidados de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Por fim, o conteúdo de segurança do paciente é um tema que tem surgido muito nas provas de enfermagem e o material de referência tem sido o manual do COREN-SP (os dez passos para a segurança do paciente).
Finalizamos a análise do seu edital e esquematizamos o seu planejamento, agora é com VOCÊ!! Mãos à obra rumo à realização do seu projeto. Estabeleça um cronograma de estudo e seja determinado na concretização do seu sonho. Estamos à disposição para caminharmos junto com você.
_________________________________________________________________
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
__________________________________________________________
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros