Olá querido leitor.
Hoje quero abordar dois temas bem interessantes e desafiadores: concurso público e dieta.
Sabemos que um número expressivo de pessoas, diariamente, dedica-se aos estudos para concursos públicos visando alcançar o tão sonhado “lugar ao sol” – o cargo público, a estabilidade, uma remuneração diferenciada, uma qualidade de vida melhor.
Da mesma forma, outras milhares de pessoas, buscando boa saúde, ou “perder uns quilinhos”, ou definição do corpo, ou mesmo, sair “bonito na foto” no próximo verão, fazem, também diariamente, dietas alimentares, normalmente, conjugadas com treinamentos físicos.
Perceba! Ser aprovado em um concurso público exige vontade, decisão, disciplina, foco, constância no propósito, perseverança, determinação, entre outras atitudes vencedoras.
Nessa mesma linha, aquele que deseja “perder uns quilinhos”, por exemplo, precisa implementar, praticamente, todas essas atitudes.
Embora não seja tarefa fácil alcançar essas metas, não é impossível.
A questão é que, normalmente, há muita vontade e, infelizmente, pouca atitude. Vontade sem atitude não resolve. Já ouviu falar que segunda-feira é o dia “internacional da dieta”? Pois é: muitos possuem a vontade de iniciar uma dieta ou matricular-se em uma academia… às vezes essa vontade “bate” em uma terça-feira, mas o ser humano diz: “na próxima segunda-feira eu irei ver isso”. Quem realmente pretende alcançar metas, seja em que área for, precisa agir. Hoje é o seu dia. Faça hoje! Sonhos sem atitudes viram utopia. (e frustração)
Eu conheço (e já conheci nesses mais de 12 anos envolvido com concursos públicos) várias pessoas que desejam, “muiiiitttoooo”, passar em um concurso público. Entretanto, pouquíssimas tiveram a coragem de transformar esse desejo em ação. E aqui, ação significa começar e somente parar quando a meta tiver sido alcançada. Começar hoje e parar amanhã é o que a maioria faz. Você já percebeu que a maioria das pessoas não conseguem fazer, corretamente, uma dieta? Já notou, também, que a maioria dos que dizem que querem passar em um concurso público não vão muito longe?
Ora, quem pretende alcançar metas não pode imitar essa maioria. Não pode praticar os mesmos atos. Precisa fazer o que a minoria, que alcança, está fazendo. Há um ditado popular segundo o qual “para alcançar o que maioria não alcança, é necessário fazer o que a maioria não faz”. Pense nisso.
Deixa eu te contar uma coisa: houve uma época na minha vida em que eu estava com tantas atribuições que deixei de fazer exercícios físicos e estava me alimentando muito mal. Eu trabalhava e estudava em um ritmo frenético. Isso estava me prejudicando bastante. Decidi, então, mudar alguns hábitos. Procurei um especialista, tanto na questão alimentar quanto dos treinos, e comecei a frequentar a academia. Antes de eu começar a treinar, eu ficava imaginando: quando eu chegar à academia, vou correr uns 10 quilômetros, vou “puxar bastante peso”, e em pouco tempo estarei “sarado” (só que não, como diz meu filho, rsrsrs). Quando eu comecei a treinar, lembro, eu não consegui correr nem 1 quilômetro.(fiquei chateado) Quando fui fazer a musculação, (nossa!!!) havia aparelhos que eu somente conseguia levantar o peso do próprio aparelho (sem carga alguma). Eu olhava para alguns, levantando muito peso e eu me sentia inferior. Pensava: acho que isso não é pra mim. Até algumas mulheres estavam pegando mais peso do que eu. Confesso que a comparação me deixava meio frustrado. Mas, como eu tinha uma meta, eu continuei e as coisas foram mudando naturalmente. Comecei a correr distâncias maiores a cada dia, as cargas foram aumentando. Eu venci essa fase.
Quero destacar algo bem relevante: aqueles que estavam “puxando” tanto peso, iniciaram sua trajetória com cargas bem leves. Com o tempo, conforme a constância, as coisas foram mudando.
Interessante como essa realidade é similar ao que acontece na preparação para concursos públicos. Muitas vezes, começamos a nos comparar com outros que já estão na jornada há mais tempo e, algumas vezes, pensamos que concurso não é pra nós. Mas isso não é verdade!
Não adianta ficar sofrendo porque não dá para estudar 6 ou 8 horas por dia. Faça as coisas acontecerem dentro de sua realidade. Se você só tem 2 horas por dia para estudar, dê o seu melhor. Faça com que essas duas horas sejam o mais produtivas possível. Dificilmente, teremos todas as condições favoráveis à nossa disposição. Diz um provérbio bíblico que “quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá”.
Concurso público não é tarefa somente para gênios ou pessoas superdotadas. Na verdade, na maioria dos casos, os aprovados são pessoas bem normais que decidiram mudar de vida. Não se conformaram com o status em que se encontravam e correram atrás de suas metas.
Olha só.
Seja dieta, seja concurso público, sejam quaisquer objetivos, se você realmente quer alcançar metas:
1º – Inicie hoje mesmo seu projeto. Pare de adiar. Pare de “jogar para a segunda-feira”. Pare de se autossabotar. Elabore um planejamento e “mãos à obra”. Atitude é o que faz a diferença.
2º – Procure ajuda especializada. A orientação adequada é fundamental para o alcance das metas no menor espaço de tempo possível.
3º – Esteja disposto a mudar de hábitos. Embora as mudanças não sejam tarefas fáceis, elas são necessárias à realização de suas metas.
4º – Entenda que há um tempo para as coisas acontecerem. Ninguém alcança o corpo perfeito (de forma saudável) da noite para o dia. Da mesma forma, a aprovação passa pelo teste do tempo. A ansiedade demasiada atrapalha. O imediatismo do nosso século precisa ser contido. A cada dia, coloque, pelo menos, um tijolo na sua construção. Quando menos esperar, ela estará finalizada.
5º – Não desista do projeto. Não pare no meio do caminho. Os desistentes nunca conhecerão o “sabor da vitória”. Persevere. Seja constante. A determinação é a marca dos vencedores.
6º – Não fuja de seu planejamento. Não caia em “tentações”. Tanto na dieta quanto na preparação para concursos, isso é muito importante. Se você está na dieta, alimente-se daquilo que lhe foi indicado. (não é fácil né?) Mas é o necessário. É o que te levará à realização da meta. Está estudando para concursos??? Qual a área na qual você pretende atuar? Não fuja do seu alvo. Não saia “saboreando” todo edital que seja publicado. Aprenda a dizer não para essas “tentações”. Lembre-se: você tem uma meta a alcançar.
7º – Faça a sua parte. O que estiver ao seu alcance, faça. Realize. Não meça esforços na concretização de sua meta. O maior concorrente que você possui é você mesmo. Esteja disposto a ir além a cada dia.
8º – Encare sua realidade. Não fique esperando todas as coisas conspirarem a seu favor para começar a agir. Faça acontecer. Seja proativo. Como diz uma canção, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Wellington Antunes
____________________________________________
Wellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”
______________________________________________
Gostou do que você leu?
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!