Como são os seus estudos de português para concurso? Esta matéria, presente na grande maioria dos certames, é um desafio para muitos concurseiros por parecer, ao mesmo tempo, simples e complexa.
Simples porque é uma matéria que estudamos desde o primário. Complexa porque, ao ser explorada mais ao fundo, o português para concurso possui uma série de regras e aplicações práticas que podem ser desafiadoras.
Em muitos casos, também prevalece a preferência por dedicar horas e mais horas de estudos às disciplinas específicas é muito comum. De fato, isso é importante, mas não se pode cair na armadilha de esquecer matérias básicas e importantíssimas, como é o caso do português para concurso.
Basta pensar que, com frequência, a Língua Portuguesa é a matéria com o maior número de questões dentre os conhecimentos básicos para concursos.
E a importância do português para concurso vai ainda além: afinal, além das questões da própria disciplina, é preciso manter um bom estudo de português para concurso, especialmente considerando que cada vez mais provas apresentam etapas discursivas de avaliação.
Algumas pessoas possuem mais dificuldade nessa disciplina e, por isso, necessitam de mais atenção e estudo. O português costuma ser traiçoeiro nos processos seletivos, pois acaba eliminando muitas pessoas.
Por isso, neste post daremos algumas dicas de como estudar Português para concurso.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Utilize índice abaixo para encontrar cada parte do conteúdo com mais facilidade!
- Dicas de Português para concurso com o professor Elias Santana
- Aulas gratuitas
- Questões de português
- Redação Sob Medida
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
Português para Concurso: Entrevista com o professor de Português Elias Santana
Nada melhor do que aprender com quem realmente entende da área, não é mesmo? Para te auxiliar, conversamos com o professor de Português do Gran, Elias Santana.
Confira todas as dicas dele para otimizar os seus estudos em português para concurso.
1. Como estudar português para concurso?
Professor Elias Santana: Para estudar português para concurso é necessário respeitar o ordenamento básico de estruturação da língua. Muitas pessoas ainda acreditam que para sanar dúvidas acerca de crase, por exemplo, basta estudar com afinco crase.
Isso, em alguns casos, não funciona, porque o que falta à pessoa são outros conceitos prévios, como morfologia (principalmente sobre preposições, pronomes e artigos).
Aliás, isso não vale só para concursos, mas para tudo o que envolva língua portuguesa.
2. Como iniciar os estudos de português para concurso?
Professor Elias Santana: Pela morfologia. O conhecimento adequado sobre as dez classes gramaticais e suas respectivas locuções é primordial para que alguém consiga avançar nos estudos.
Em seguida, sintaxe do período simples e sintaxe do período composto.
A partir daí o candidato consegue visitar outros assuntos, como pontuação, crase, colocação pronominal etc.
3. Quais são os conteúdos mais cobrados em concursos relacionados a disciplina de português?
Professor Elias Santana: Pontuação é o assunto mais querido, uma vez que, por questões acerca dessa matéria, é possível avaliar todo o conhecimento morfossintático de um indivíduo. Também merecem destaque concordância e regência (principalmente a verbal), crase, pronomes oblíquos e colocação pronominal.
4. Na hora de estudar português para concurso, os candidatos devem ficar atentos ao quê?
Professor Elias Santana: À transposição do conteúdo para questões de provas. O bom concurseiro não é bom de português e sim bom em resolver questões de língua portuguesa. Por incrível que pareça, são concepções diferentes.
Quem é bom de português consegue justificativa para cada fenômeno linguístico (seja na perspectiva sincrônica ou diacrônica).
Quem é bom em resolver questões de língua portuguesa nem sempre consegue justificativa para tudo o que lhe é perguntado, mas sabe exatamente qual conteúdo está em jogo em cada questão, porque, às vezes, mais de uma justificativa pode ser capaz de justificar o gabarito em uma prova.
5. O que o candidato pode fazer para se tornar um bom interpretador de textos e interpretar bem os textos das bancas?
Professor Elias Santana: Treino constante.
A rigor, a análise de textos (que inclui a compreensão e a interpretação deles) é a única parte de uma prova de concursos que permite consulta, uma vez que sempre será possível consultar o texto para buscar a resposta correta. Todavia, sabe-se que não é tão simples assim.
O bom candidato tem, em sua rotina semanal ou em seu ciclo de estudos, um tempo dedicado à resolução de questões de texto (que chegam a ser responsáveis por 80% de uma prova de português).
Inicialmente, deve-se fazer questões de todas as bancas, a fim de aprimorar a competência analítica. Em seguida, migrar para bancas específicas (preferencialmente, a que irá organizar determinado concurso), a fim de compreender o que cada examinador costuma priorizar em seus questionamentos.
6. que é necessário para passar na disciplina?
Professor Elias Santana: Humildade, respeito e dedicação. A primeira característica é fundamental para reconhecer que, quase sempre, será necessário retornar aos aprendizados esquecidos do ensino fundamental para conseguir obter bons resultados nas provas.
Nesse momento, é da natureza do indivíduo querer culpar os professores que teve na educação básica, mas, na maioria das vezes, ele não é o responsável.
A diferença é que, quando concurseiro, a pessoa possui outras ambições e precisa da língua portuguesa para alcançá-las. Isso é o que responde a famosa pergunta “caramba, como eu não entendi isso antes?”, tão comum na boca de tantos.
A segunda característica tem justificativa estatística: língua portuguesa é a disciplina que, em médias absolutas, mais reprova em concursos públicos. Respeitá-la significa compreender o peso que ela representa na aprovação (ou não) de alguém.
A terceira e última característica deriva da anterior. Ao compreender a complexidade da matéria, o candidato deve dedicar-se com persistência e paciência, sem buscar constantemente fórmulas mágicas ou alternativas reducionistas (vulgo macetes) para aprender.
Estudar qualquer língua significa lidar com uma ciência humana. Os resultados nem sempre são exatos ou generalistas, mas, em geral, são oriundos de uma lógica diferente daquela que se conhece a partir dos cálculos matemáticos.
Português para Concurso: estude com questões grátis!
Grande parte do processo de dominar a matéria de português para concurso está na resolução constante de questões. Afinal, como ressaltado pelo professor Elias Santana: “O bom concurseiro não é bom de português, e sim bom em resolver questões de língua portuguesa.”
E a maneira mais direta de aperfeiçoar as suas habilidades nesse sentido é colocando a mão na massa!
No Gran Questões você encontra um rico acervo de questões de português para concurso, podendo ainda contar com itens comentados, ferramentas avançadas de filtragem e monitoramento de desempenho!
Comece a resolver gratuitamente questões de português para concurso!
Materiais gratuitos
No Gran, você também pode conferir outros recursos gratuitos para auxiliar nos seus estudos de português para concurso. Veja quais são:
- Curso gratuito de Português para concurso
- Caderno de questões comentadas FGV (Língua Portuguesa)
- Simulado de Língua Portuguesa para concursos
Português para Concurso: Gramática Extrema
Quer aperfeiçoar ainda mais a sua preparação em português para concurso? Então, confira a série de aulas “Gramática Extrema”, na qual o professor Claiton Natal explora os principais assuntos cobrados em gramática!
Acesse aqui a playlist com todas as aulas!
Português para Concurso: Redação Sob Medida
Para auxiliar os candidatos a fazer uma boa redação para concurso, o Gran Cursos Online criou o Projeto Redação Sob Medida.
O projeto tem como objetivo auxiliar os estudantes de concursos públicos quanto à correta produção textual;
- apresentar aos alunos os diversos tipos discursivos exigidos em concursos;
- fornecer técnicas inovadoras, com diversas dicas e correções; e
- fazer com que os estudantes desenvolvam autonomia e confiança para que produzam textos primorosos.
Como o projeto funciona?
O aluno assiste às videoaulas, treina o que aprendeu, envia suas redações e logo depois recebe a correção com a orientação do professor.
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Ao longo do conteúdo você conferiu dicas do professor Elias Santana de como iniciar e aperfeiçoar os seus estudos de português para concurso!
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então deixe um comentário no formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: