Como usar a pontuação em redações? Por: Elias Santana

Avatar


26 de outubro2 min. de leitura

Elias, como melhorar o emprego dos sinais de pontuação nas minhas redações?

Essa é uma das perguntas que mais respondo desde que comecei a dar aulas (e já faz 10 anos)! Enfim, resolvi respondê-la em forma de artigo, para dirimir quaisquer dúvidas acerca desse importante processo! Vamos juntos?

Primeiramente, coloque esta informação na sua cabeça: aprender a pontuar corretamente suas produções textuais não é uma tarefa rápida! Ninguém consegue isso da noite para o dia! Não há macete! Duas virtudes lhe serão importantes: disposição para treinar e paciência para alcançar os resultados! Todavia, garanto: vale muito a pena!

Saber resolver questões de pontuação é diferente (e mais fácil) de empregar corretamente vírgulas em uma redação. Estudar gramática leva qualquer um ao primeiro resultado, mas não garante o segundo. A língua escrita – diferentemente da fala – é fruto de aprendizado e vivência. Se você fez isso ao longo do ensino fundamental e médio, provavelmente hoje não sofra ao redigir textos. Mas, se você faz parte do grupo dos que sofrem, não é necessário desespero! Vou montar um plano que vai solucionar isso:

 

Fase 1: Aquisição de conhecimento.

  • Estude pontuação. Identifique quais são os sinais de pontuação usados na nossa língua. Dê prioridade, inicialmente, ao ponto final e à vírgula (que são usados com mais frequência). Detalhe importantíssimo: você não entenderá nada sobre pontuação se não estudar, antes, sintaxe. Qualquer estudo gramatical exige pré-requisitos! Talvez, sua dificuldade em pontuação está no pouco conhecimento sobre o sujeito, por exemplo!
  • Resolva questões sobre pontuação. Essa é a maneira mais eficiente para fixar o que você anteriormente estudou. Busque muitas questões de provas já aplicadas e resolva-as! Vale a pena dizer que, neste momento, você, automaticamente, estará se preparando para provas objetivas!

 

Fase 2: Experimentação.

  • Leia, analise e reescreva bons Como alguém aprende a dirigir ou cozinhar? Vendo alguém dirigindo ou cozinhando! Eu pergunto: como você espera escrever bem, se você raramente está em contato com bons textos? Para essa fase, recomendo a escolha de textos jornalísticos, uma vez que eles apresentam linguagem culta (gramaticalmente correta e contemporânea). Além de ler os textos, é necessário analisá-los. Tente justificar o motivo pelo qual cada sinal de pontuação foi empregado. Por fim, faça paráfrases do que foi lido. Pensar em novas formas de escrever o texto reforça o entendimento sobre as pontuações.

 

Fase 3: Prática.

  • Comece a escrever suas próprias redações. Agora, é o momento da prática autoral. Transmita as suas ideias para o papel. Inicialmente, escolha temas que sejam fáceis, para que você possa concentrar boa parte dos seus esforços na estruturação do texto. Além disso, para começar, procure usar apenas vírgulas e pontos finais.

 

Fase 4: Ousadia.

  • Aumente seu leque de possibilidades. Depois de se sentir seguro na fase 3, tente novas pontuações. Sugiro, principalmente, travessões, parênteses, ponto e vírgula e dois-pontos.

Se você seguir esse plano, com muita disciplina e determinação, garanto que você conseguirá resultados maravilhosos! Asseguro, novamente, que o processo não é rápido; todavia, duradouro!

Para complementar este artigo, demonstrarei todo o plano, ao vivo, na próxima segunda-feira (30 de outubro de 2017), às 19h, no Na Ponta da Língua, o programa que mensalmente apresento no YouTube do Gran Cursos Online! Não perca a oportunidade de tornar a sua redação ainda mais poderosa! Preencha o formulário abaixo e inscreva-se no evento!



 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


26 de outubro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

pontuação redação