Há uma frase atribuída a Albert Einstein que diz: “Uma mente que se expande jamais volta ao tamanho original.” Essas palavras, tão simples em sua estrutura, carregam um significado que toca profundamente todos que se dedicam ao estudo. Para eles, a transformação é clara; é como se a mente se refinasse e se desse conta de que sempre há espaço para mais. O caminho não tem volta: quem experimenta o sabor do conhecimento, toma gosto por ele e quer mais, e mais, e mais. O paladar intelectual aguça, o apetite aumenta, a voracidade também.
Você, concurseiro, já deve ter notado em si essa mudança. Em algum ponto da sua preparação, deve ter sentido a mente expandir e, com ela, sua visão de mundo, suas ambições e seus sonhos. Essa sensação costuma surgir em momentos de epifania, como quando somos apresentados a um conceito novo, ou de orgulho e satisfação, como quando finalmente decoramos uma fórmula difícil ou concluímos a leitura de um artigo importante. Algo desperta dentro de nós, algo invisível mas poderoso que nos faz querer mais. É como se houvéssemos desbravado um território desconhecido e, agora, a cada passo dado, percebêssemos que há muito mais para explorar.
Não por outra razão, fico feliz ao lembrar que mais de 1 milhão de candidatos efetivamente prestaram o Concurso Nacional Unificado (CNU) no último domingo (a abstenção foi de incríveis 50%) — grande parte deles, alunos do GRAN. Fico satisfeito só de pensar que tanta gente experimentou, em maior ou menor grau, o tipo de transformação a que me refiro. Apesar de cada um ter trilhado um caminho único, que o conduzirá a um desfecho igualmente exclusivo, há a certeza de que todos cresceram ao longo da jornada.
Para deixar claro: todos, absolutamente todos que aceitaram o desafio do CNU devem se orgulhar de si mesmos, senão pelo resultado alcançado, por se terem permitido enfrentar uma aventura que fez deles alguém muito diferente e melhor que antes. Decerto a mente se expandiu, absorvendo conhecimento, desenvolvendo habilidades e aprendendo a perseverar a despeito das dificuldades.
Essa expansão é irreversível e não apenas intelectual. A preparação para as provas exigiu dos candidatos mais que domínio do conteúdo previsto no edital; exigiu, por exemplo, muita força de vontade. Do contrário, como eles teriam conseguido sacrificar os momentos de lazer para assistir a videoaulas, resolver simulados e revisar PDFs? A experiência é benfazeja, portanto, também do ponto de vista emocional. Se você que me lê é um desses heróis, sabe que teve de desenvolver meios de controlar a ansiedade e a frustração, buscando formas de se manter motivado mesmo nas circunstâncias mais adversas. Esse engrandecimento pessoal é o verdadeiro tesouro que você e todos os seus colegas concurseiros encontraram na jornada.
Sendo pragmático, pense como um investidor paciente, que sabe como os juros compostos trabalham a favor das suas finanças. No seu caso, amigo leitor, amiga leitora, é o conhecimento acumulado que entra nessa conta. Cada conceito novo do qual você se tenha apropriado vai se multiplicando no percurso, construindo uma base sólida que será essencial não só para a aprovação mas também para a vida. O que você conquistou até agora é apenas o começo; há muito mais à frente.
É natural que, em momentos de frustração, você se questione se todo esse esforço vale a pena. Nessas horas, procure lembrar-se da máxima atribuída a Einstein e com a qual abri este texto. Sua mente já se expandiu, você já percorreu parte do caminho, e nada justifica voltar atrás. Mesmo que o avanço tenha sido pequeno, ele o levou para mais próximo do seu objetivo. O importante é seguir em frente, ainda que devagar. O ritmo pode até parecer lento no início, mas essa caminhada se tornará exponencial à medida que o conhecimento for se acumulando.
Aproveite essa sua nova versão, mais interessada e disposta a aprender, para continuar se capacitando e aprimorando suas técnicas de estudo. Sem dúvida, a aprovação é o destino, mas, acredite, a transformação pessoal ao longo do caminho será o seu maior ganho. Não subestime o poder desse processo. Ele está preparando você para as futuras provas de concurso? Certamente, mas não só. Experiências intensas como essa são sempre edificantes, e não será diferente agora. Talvez ainda seja difícil perceber, mas está se construindo em você uma pessoa capaz, resiliente e pronta para enfrentar qualquer adversidade que a vida lhe reserve.
Então, olhe para trás com orgulho pelo caminho que você já percorreu, e para a frente com confiança diante do que está por vir. Sua mente se expandiu, seu espírito se fortaleceu, e você está devidamente preparado para progredir na missão que escolheu para si.
Ah, e saiba que a jornada não terminará com a aprovação. Afinal, uma mente que se expande jamais volta ao tamanho original, e você, concurseiro, já está muito além do ponto de retorno. Siga adiante, rumo a um futuro que se mostra promissor. Não tem volta. O caminho é só para a frente.
Gabriel Granjeiro
Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 15 anos. É autor de livros e artigos que já foram lidos por mais de 1 milhão de pessoas e formou-se com honors em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business.
Participe do meu Canal no Whatsapp e do Canal do Imparável no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!
P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram . Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.
Mais artigos para ajudar em sua preparação:
- Olhos de luz
- “Não agora” não é “não”
- Moldados pela Cultura
- A criança antifrágil que reside em nós
- O paradoxo do progresso
- O sonho que venceu o pesadelo
- Segundo tempo
- Esperança em tempos secos
- Encontro com a Sabedoria
- Entre cicatrizes e sonhos no tempo
- Nunca toque o sino
- Soltar para pegar
- Carta do futuro de um Eu arrependido
- Entre a fragilidade e a força
- A sua vocação
- Princípio de Pareto
- Entenda os seus ciclos
- A arte da desenrolabilidade
- A prisão do conhecido
- Melhor é pra frente
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: