Fruto da aplicação prática de termos da matemática, as questões de física são um pesadelo para muita gente. O trauma costuma vir desde o ensino fundamental e geralmente está associado ao medo da matemática. Contudo, questões de física estão presentes em diversos concursos, com destaque para concursos se segurança pública (PRF e PF), pedagógicos na área de física e para técnicos da FADESP. Ela também pode ser encontrada em outros tipos de concurso.
Mas você se deparou com a disciplina em seu edital, não se desespere! Com esse artigo, vamos te ajudar a superar o medo de física, construir uma pontuação de dar inveja por meio do método de estudo que mais aprova: a resolução de questões.
Clique aqui e resolva milhares de questões de física na plataforma do Gran Cursos Questões!
Questões de física para concurso são difíceis?
Essa resposta vai depender do seu caso particular; algumas pessoas se dão melhor com números do que outras. Porém, de modo geral, a dificuldade e aprofundamento da questão vão depender do nível do concurso que você está fazendo. Ou seja, concursos de nível fundamental que cobrem física farão isso de uma maneira menos aprofundada, observando apenas as aplicações mais rotineiras e regras gerais. Ao mesmo tempo, concursos de nível superior podem ser mais puxados em relação à cobrança, como é o caso do concurso PRF.
Clique aqui para saber mais sobre o concurso da PRF.
Estude para o concurso PRF com questões inéditas!
Como tornar as questões de física mais fáceis?
Pessoas que passam em concursos públicos não são especialistas em todos os assuntos. Na realidade, as pessoas que passam em concursos aplicaram seus conhecimentos de maneira estratégica. Afinal, metade da aprovação depende de saber o conteúdo e a outra metade — talvez até um pouco maior em alguns casos — depende de saber fazer a prova.
Por isso, mantenha em mente que se você tem dificuldade com questões de física, você ainda tem chances de gabaritar todas. Mas como fazer isso? A resposta é estudando por meio da resolução de questões de concurso.
Como estudar resolvendo questões de física vai garantir sua aprovação?
Se você ainda é novo na jornada de concurseiro, talvez ainda não saiba, mas ser aprovado em concursos públicos é questão de treino. Afinal de contas, você pode entender muito sobre alguma área, mas se confundir e acabar errando dependendo da maneira como a pergunta é feita para você. Isso não significa que você não sabe, apenas significa que você ainda não está treinado.
É exatamente aí que o estudo por resolução de questões de concurso vai te ajudar em todas as áreas, incluindo a física. Essa técnica de estudo está repleta de benefícios que vão desde manejar melhor o seu tempo, até eventualmente encontrar questões muito semelhantes no dia da sua prova. Para colher resultados ainda melhores, você pode aliar essa técnica à resolução de simulados para concursos. Assim, o seu treino se torna ainda mais específico.
Confira questões de física para concurso comentadas!
Cinemática
(PRF – Policial Rodoviário Federal. CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) – 2º Simulado Pós Edital, 2021)
Dois automóveis A e B de massas 1000 kg e 800 kg, respectivamente, trafegam numa rodovia plana e horizontal com velocidades constantes iguais a VA = 10 m/s e VB = 30 m/s. Após um certo tempo, observa-se uma colisão entre eles e o gráfico a seguir descreve as velocidades em função do tempo dos dois veículos.
Considerando as informações, o sistema ideal e os princípios da conservação do movimento, julgue os itens subsequentes.
O coeficiente de restituição da colisão entre A e B é dado pela razão entre o módulo da velocidade relativa de aproximação e o módulo da velocidade relativa de afastamento e tem valor igual a 1.
(C).Certo
(E).Errado
Resposta
ERRADO
O coeficiente de restituição é dado por:
Na colisão perfeitamente inelástica, a velocidade relativa de afastamento é 0, pois os corpos permanecem grudados. Logo:
(Resposta pelo professor Herico Avohai da equipe Gran Cursos Questões).
Dinâmica
(FADESP – UEPA – Técnico de Nível Superior – Área Física – 2020)
Uma mola de peso P e constante elástica k está suspensa na posição horizontal por dois fios de massas desprezíveis. Cada fio faz um ângulo θ com a vertical, conforme a figura a seguir. A deformação da mola é igual a
A. (P/k) tan θ
B. (P/2k) tan θ
C. (P/k) sen θ
D. (P/2k) sen θ
Resposta
Para resolver a questão, deve-se analisar as forças aplicadas nos eixos vertical e horizontal.
No eixo y: 2*Ty= P
No eixo x: Tx= Fel
Como o fio faz um ângulo θ em relação à vertical (eixo y), Ty é adjacente ao ângulo, assim Ty=T*cosθ e Tx=T*senθ. Dessa forma:
Tx= Fel : T*senθ=k*x
2*Ty= P : 2T*cosθ=P
Dividindo a primeira equação pela segunda: [(T*senθ)/(2T*cosθ)]=[(k*x)/P]
[(senθ)/(2*cosθ)]=[(k*x)/P]
[(senθ)/(2*cosθ)]=[(k*x)/P]
[(k*x)/P]=[(tan θ)/(2)]
x=[(P/2*k)tanθ]
(Resposta pelo professor Carlos Guilherme Faro da equipe Gran Cursos Questões).
Onde encontrar mais questões de física para concurso inéditas?
Você já conhece o Gran Cursos Questões? Ela é a plataforma de resolução de questões criada pelo Gran para te ajudar a garantir a aprovação. Nela você encontra:
- + de 1 MILHÃO de questões para concursos;
- + de 372 mil questões com gabarito comentado pelos nossos professores especialistas;
- Painel de aluno interativo e intuitivo;
- Avaliação de desempenho;
- Mapeamento de forças e áreas a melhorar;
- Filtro de questões por banca, órgão, cargo, disciplina, assunto, prova, ano e muito mais!;
- Percentual de acertos e erros;
- Geração automática de simulados personalizados;
- Nivelamento dividido por áreas de conhecimento;
- Planos de estudo personalizado;
- Disponível também em versão mobile (IOS e Android);
- Percentuais de assuntos mais cobrados por prova e certame.
Você pode se cadastrar gratuitamente e começar a aproveitar todos os recursos, clicando aqui!
Questões de física para o concurso PRF
Se você está se preparando para o concurso PRF, confira o nosso aulão exclusivo com a professora Kitéria Karol no Youtube.