Conheça os 10 benefícios de estudar com questões de prova

Você pode otimizar seu tempo de estudo resolvendo questões de prova. Conheça os 10 principais benefícios!

Avatar


25 de Outubro de 2021

Estudar com questões de prova é uma estratégia excelente para otimizar seu tempo de estudo. Separamos 10 principais benefícios dessa técnica. Confira:

 

Quais são os benefícios de estudar com questões de prova?

1. Conhecer a banca avaliadora

Apesar de sempre seguirem as especificações do Órgão Estadual ao qual estão ligadas, cada banca avaliadora é diferente. Na prática isso quer dizer provas com enunciados mais curtos ou longos, relevância de conteúdos e temas específicos e diferentes técnicas de pontuação. Afinal de contas, existem diversas maneiras de se estruturar um pergunta a sobre um mesmo assunto.

O Cebraspe, por exemplo, é conhecido e temido por muitos concurseiros pelos seus enunciados complexos e pelo sistema de pontuação “uma errada anula uma certa.” Já em questões de prova da ESAF a preocupação está na cobrança das leis de maneira mais detalhada e literal.

Conhecendo essas peculiaridades fica mais fácil prever como serão as provas seguintes. A melhor maneira de fazer isso é por meio da resolução de questões de provas passadas.

2. Filtrar a importância de cada tema

Descer para a seção de conteúdos cobrados em um concurso no edital pode ser um tanto desesperador a princípio. Muitas vezes ficamos diante de páginas e mais páginas de temas e matérias que devemos estudar. Claro que o ideal seria se dedicar igualmente a todas elas, mas sabemos que isso não é possível. Aqui é outro ponto onde a resolução de questões de prova pode ajudar.

Fazendo um balanço de questões de provas anteriores estruturadas pela banca avaliadora, ficará mais fácil de calcular um percentual do que é menos e mais cobrado. A partir daí, você pode fazer um cronograma mais estratégico.

Assim você garante cerca de 80% no desempenho da prova. Mas lembre-se, não vale deixar aquelas matérias que caem menos completamente de fora! Afinal de contas, elas podem ser o diferencial na sua aprovação.

3. Fixar o conteúdo

É muito comum ficar na dúvida se você está mesmo retendo o suficiente dos materiais teóricos. Essa é uma preocupação bastante válida: estudos sobre a memorização humana indicam que as pessoas costumam lembram de cerca de 10% do que leem.

Por essa razão, só ler pode não ser o suficiente. Ao resolver questões, você não apenas absorve, como também utiliza o conhecimento ativamente na resolução de um problema. Dessa maneira, as chances de fixar determinado conteúdo como uma memória de longo prazo, é bem maior.

4. Otimizar seu tempo

Em comparação com as outras etapas de estudo, a resolução de questões é mais rápida e objetiva. Além disso, quando a resolução de questões é acompanhada de uma resposta comentada, você pode acabar entendendo melhor um assunto que não ficou tão claro durante a leitura do material.

5. Cansar menos

Ler, assistir aulas e fazer anotações são processos extremamente necessários para construir sua base de conhecimento e garantir a aprovação. Porém, todas essas tarefas estão  associadas à uma grande quantidade de conteúdo e informações de uma só vez.

Na resolução de questões de prova, você foca em uma parte do conteúdo por vez. Além disso, são concluídas mais rapidamente, proporcionando uma sensação concreta de obtenção de resultados. Elas podem contribuir para a sua rotina de estudos criando momentos de quebra após grandes períodos de exposição de informação.  Desta maneira você torna seu estudo mais dinâmico e interessante.

6. Perceber quais áreas precisam de mais atenção

Após resolver um bom número de questões, você pode ter uma ideia das áreas em que tem mais dificuldade. Sites de resolução de questões de questões online como o Gran Cursos Questões proporcionam um relatório detalhado com todos os seus erros e acertos por área. Dessa forma fica mais fácil saber o que priorizar nas próximas rotinas de estudo.

7. Mensurar o seu progresso

Para saber se as estratégias que estamos adotando na nossa rotina de estudos estão realmente funcionando, é muito importante que tenhamos resultados para comparar. Nesse quesito, a resolução de questões de prova também pode ajudar muito. Comparando seu percentual de acertos entre as semanas pode te ajudar a entender o que está funcionando ou não. Muitas das plataformas online de resolução de questões oferecem o recurso de relatórios periódicos, incluindo o Gran Cursos Questões.

8. Cronometrar o tempo

A capacidade de controlar e otimizar o tempo durante a prova é tão importante quanto saber o conteúdo. Afinal de contas, o objetivo é resolver corretamente o maior número de questões. A boa notícia é que isso pode e deve ser treinado!

Separe um dia na sua semana de estudos para dedicar a realizar simulados, respeitando sempre o limite de tempo. Tente copiar ao máximo as condições do dia da prova, para que você tenha uma ideia de quanto tempo você precisa em cada tipo de questão.

No Gran Cursos Questões você resolve simulados de maneira ainda mais prática, podendo garantir a contabilização do tempo dentro da própria plataforma.

9. Treinar sua mente para o dia da prova

Um elemento que muitas pessoas não levam em consideração, mas que pode pesar bastante no seu desempenho é o nervosismo. Este ponto é especialmente importante para quem começou sua rotina de estudos agora. Afinal de contas, ninguém quer sentir que desperdiçou tanto esforço ao “congelar” na hora da prova.

Por sorte, os efeitos do nervosismo também podem ser minimizados por meio de treinamento. A realizações de simulados periódicos também vai ajudar com isso. É claro que não vai ser exatamente como no dia, mas assim você vai se acostumando com parte da pressão do processo e diminui suas chances de levar um susto.

Plataformas como o Gran Curso Questões disponibilizam simulados completos para ajudar neste treinamento adicional. A melhor parte é que você pode conferir seus resultados assim que terminar.

10. Aprender com seus erros

Ninguém gosta de errar, isso é fato. Porém, o erro é um dos seus maiores aliados na trajetória para a aprovação. Quando erramos, prestamos mais atenção e buscamos saber o porquê. Além disso, tomamos mais cuidado.

Neste passo, a resolução de questões com comentários é extremamente importante. Assim, você pode fazer anotações e ficar mais atento nas próximas. No Gran Cursos Questões, você pode contar com a resolução comentada das questões de prova para auxiliá-lo ainda mais neste processo.

Questões de prova: conte com o Gran Cursos Questões! 

A preparação para concursos públicos nunca é completa sem uma boa rotina de resolução de questões de prova. Durante o artigo você pôde descobrir uma série de benefícios possibilitados pela plataforma Gran Cursos Questões. São eles:

  • Questões de provas passadas comentadas por professores e especialistas;
  • Capacidade de acessar questões e simulados inéditos;
  • Acompanhamento de desempenho;
  • Filtros especializados, com a capacidade de indicar as matérias mais cobradas em cada certame;
  • Rico banco de provas passadas de concursos públicos;
  • Cadastro 100% gratuito na plataforma!

Faça seu cadastro na plataforma Gran Cursos Questões! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


25 de Outubro de 2021