7 Técnicas para resolução de questões. Veja!

Descubra como tirar o máximo proveito da resolução de questões de concurso com 7 técnicas imperdíveis!

Como concurseiro, você já deve ter ouvido sobre os benefícios de estudar pela resolução de questões. Isso não é sem razão! A resolução de questões, afinal de contas, é uma das técnicas de estudo mais dinâmicas e eficientes para te ajudar a garantir a aprovação. A partir dela, você adquire novas habilidades capazes de otimizar seu desempenho. Confira:

  • Melhor controle do tempo e nervosismo.
  • Acostumar-se com o modelo de questões e perfil da banca avaliadora.
  • Fixar melhor a matéria e aprender com seus erros.
  • Evitar cair em “pegadinhas”.

Mas agora que você está por dentro de todos esses benefícios, como estudar pela resolução de questões de maneira realmente efetiva? Não se preocupe, porque separamos 7 técnicas para ajudá-lo a conseguir os melhores resultados! Confira a seguir e tome nota para não esquecer!

 

7 técnicas para resolução de questões de Concurso que você precisa conhecer

1. Defina qual o objetivo do seu estudo

Qual é o concurso dos seus sonhos? Ou então, em qual área ou instituição você gostaria de trabalhar? Vai se concentrar em nível médio ou superior? Todas essas perguntas iniciais vão te ajudar a estruturar não só uma boa estratégia de resolução de questões, como um bom plano de estudos no geral. Afinal de contas, é mais fácil conseguir resultados quando sabemos onde queremos chegar.

Agora que você já tem uma noção do direcionamento, é hora de descobrir qual é a banca avaliadora responsável e buscar as avaliações anteriores. Na plataforma do Gran Cursos Questões você passa por este processo facilmente, tendo acesso instantâneo a todas as provas e questões do certame, órgão público e banca avaliadora que você escolheu. E se você precisa de ajuda com seu plano de estudos, podemos ajudar com isso também.

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente no Gran Cursos Questões

 

2.Nivele sua habilidades

Um dos maiores benefícios do estudo por resolução de questões é saber com precisão quais são suas áreas mais fortes e quais precisam de melhorias. Por isso, o nivelamento é uma técnica muito  importante em qualquer momento do estudo, mas especialmente para quem está começando.

Logo depois do seu primeiro acesso, a plataforma do Gran Cursos Questões oferece a funcionalidade de nivelamento dividido por disciplinas. Após resolver algumas questões (recomenda-se no mínimo 40 de cada assunto, para se ter uma análise mais apurada) você pode ter uma boa noção de quais áreas precisam de mais atenção. Assim fica mais fácil priorizá-las na hora dos seus estudos.

 

3.Sempre estude com questões comentadas

Resolver itens é apenas metade do processo de aprendizado por questões; a  outra metade essencial está na leitura dos comentários. Afinal de contas, apenas saber se erramos ou acertamos pode nos trazer dados quantitativos sobre nosso desempenho e apontar lacunas no nosso conhecimento, mas não preenchê-las. Para que isso aconteça é necessário perguntar “Por quê?”; e é exatamente esse o objetivo dos comentários das questões.

No Gran Cursos Questões, você encontra milhares de questões detalhadamente comentadas por profissionais da área. Assim, você descobre exatamente por qual razão uma das alternativas é o gabarito ou porque o item é errado ou certo. Parece bom? Ainda tem mais! A plataforma também permite que outros alunos comentem, possibilitando diálogo e debate sobre pontos que possam não ter ficado tão claros.

 

4.Marque o seu material teórico

Após terminar de resolver uma questão, receber o gabarito e ler a justificava, uma técnica que pode te ajudar bastante é procurar no seu material teórico onde está o conteúdo para aquela resposta e marcá-lo. Essa marcação pode ser simples, só indicando o ano e o número da questão ao lado do conteúdo.

Assim, além de você poder consultar seu material de forma mais estratégica das próximas vezes, você também pode ter uma noção das perguntas preferidas pela banca. Caso a sua marcação tenha mais de uma menção, claramente é um indício de que é um assunto cobrado de maneira recorrente e que deve ser estudado com mais cuidado.

 

5.Preste atenção aos enunciados

Um mesmo assunto pode ser perguntado de diversas formas e isso se aplica muito bem no contexto diverso de bancas avaliadoras. Cada banca  tem a sua maneira de fazer perguntas e avaliar os candidatos. Assim,  os enunciados podem ser mais longos, mais curtos, mais simples ou complexos, acompanhados ou não de texto.

Para tirar o máximo do seu processo de resolução de questões, prestar atenção aos detalhes dos enunciados pode te ajudar a evitar cair em pegadinhas, se acostumar com o jeito que as perguntas são feitas e com o ritmo necessário para que você possa fazer uma boa prova.

Além disso, muitas bancas dão dicas de preferência de assuntos em seus enunciados. Se um item falou muito sobre determinada lei, por exemplo, pode ser uma boa ideia colocar um lembrete para estudá-la com mais atenção. Lembre-se de exercitar o bom senso: também não faz sentido gastar horas em cada uma das questões, especialmente se são assuntos que você já domina.

 

6.Crie uma rotina para resolver questões

A resolução de questões é uma ferramenta de estudo e ,como todas as outras, deve ser encaixada no melhor lugar para otimizar sua rotina. Na prática, isso quer dizer alinhar essa técnica aos seus objetivos. Afinal de contas, existem três maneiras principais de se estudar por questões, que são:

  • Fixar o conteúdo das disciplinas.
  • Checar seus conhecimentos gerais.
  • Simular o dia da prova.

 

6.1: Fixar o conteúdo das disciplinas

Para cumprir esse objetivo, a resolução de questões deve ser feita logo após estudar uma disciplina, colocando a teoria em prática. Assim, o conhecimento ainda está bem fresco na cabeça e muito provavelmente será mais fácil de lembrar de tudo que foi estudado. O objetivo principal dessa técnica é fixar e trazer atenção para os detalhes específicos mais importantes de cada matéria e como eles podem ser perguntados.

 

6.2: Checar seus conhecimentos gerais

Para checar seus conhecimentos gerais de várias matérias, uma boa solução é marcar um momento de sua semana de estudos para resolver uma série de questões.  O conhecimento já não estará tão fresco igualmente para todas as matérias, o que pode começar a te fornecer um espelho real sobre a eficiência do processo de aprendizado e memorização. Porém, não é igual a um simulado, porque durante este processo, você poderá consultar os materiais e checar o comentário das questões logo depois de resolvê-las.

 

6.3: Simular o dia da prova

Aqui o foco está em imitar o máximo possível as condições do dia da prova. Isso quer dizer separar algumas horas do seu dia (baseadas no tempo de prova descrito no seu certame) para realizar questões completamente sem consulta, como se estivesse fazendo a prova. Dentre todas as técnicas, essa é a mais indicada para se ter uma noção mais clara sobre o seu desempenho. Além disso, é também a maneira mais eficiente de treinar para o dia da prova.

No Gran Cursos Online você encontra simulados gratuitos e periódicos elaborados por professores qualificados, em conjunto com a coordenação pedagógica de cada disciplina. Além disso, a correção de muitos desses simulados é feita ao vivo, com a possibilidade de tirar dúvidas.

Clique aqui para checar a programação de simulados

 

7.Marque questões para consultar e refazer

Durante a sua rotina de resolução de questões, caso você encontre alguma que seja muito complicada, que tenha te deixado em dúvida ou que você tenha errado, uma boa estratégia é marcar aquela questão para que você possa encontrá-la de novo facilmente.

A plataforma Gran Cursos Questões possibilita que você marque as questões, organizando-as em diferentes cadernos. Assim, você pode encontrá-las com mais facilidade. Além disso, também é possível fazer anotações em cada questão, adicionando lembretes e comentários. Refazer questões pode otimizar o processo de memorização ainda mais. Por isso, não deixe de utilizar o recurso a seu favor!

 

Venha refinar sua resolução de questões com o Gran

Durante o artigo mencionamos diversos benefícios da resolução de questões em uma plataforma especializada. O Gran Cursos Questões oferece todo o suporte para ajudar você a otimizar seus resultados. O cadastro é grátis e garante acesso a milhares de questões comentadas divididas por banca, concurso, disciplina, prova e ano.

Clique aqui para se cadastrar e transforme a sua rotina de estudos.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo