Questões inéditas para o concurso PRF. Confira!

Edital para o concurso PRF 2021 oferta 1.500 vagas imediatas. Confira como estudar com questões inéditas!

Avatar


24 de fevereiro2 min. de leitura

A prova para o concurso PRF – Polícia Rodoviária Federal 2021 está chegando. Com data marcada para dia 28/03/2021, o certame oferece 1.500 vagas imediatas e 500 excedentes.  No último mês de preparação, otimize sua rotina de estudos investindo na resolução de questões.  Nesta reta final, o estudo por questões pode ser um grande aliado para fixar a matéria e obter uma pontuação excelente. Acompanhe o artigo e descubra!

Quais são as disciplinas mais cobradas no concurso PRF?

O último concurso PRF (2019) com a Cebraspe como banca avaliadora teve maior relevância para questões de Língua Portuguesa e Legislação de Trânsito. Apenas essas disciplinas corresponderam a cerca de 50% da prova objetiva, contando com um total de 60 questões. Para o restante das disciplinas também se observou maior relevância para raciocínio lógico e História da PRF. 

Clique aqui para ler mais sobre as disciplinas mais cobradas no concurso PRF

Retificações no edital

O concurso passou por uma retificação de edital após a sua publicação, em 27 de janeiro. Em relação aos conteúdos cobrados, os assuntos alterados dizem respeito às disciplinas Legislação de Trânsito e Direito Penal.

Clique aqui para ler todas sobre as retificações no edital  

Confira algumas das questões inéditas para o concurso PRF – com comentários!

Língua Portuguesa

(PRF- CESPE/CEBRASPE, 2019) A forma verbal “viceja” (ℓ.1) poderia ser substituída por germina, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do trecho.

(C) Certo

(E) Errado

Comentário do professor Miguel Ângelo:

ITEM CERTO.

O termo “vicejar” significa “fazer germinar”. Na frase “A vida humana viceja sob algum tipo de luz”, o autor aborda que a vida humana brota, nasce ou germina sob algum tipo de luz; ou seja, a vida germina da luz.

Nesse sentido, a forma verbal “viceja” pode ser substituída por “germina” sem prejuízo da coerência textual e da correção gramatical, pois ambas são sinônimas e estão conjugadas no mesmo modo/tempo verbal.

Legislação de Trânsito

(PRF- CESPE/CEBRASPE, 2019) Ao final de uma festa, Godofredo e Antônio realizaram uma disputa automobilística com seus veículos, fazendo manobras arriscadas, em via pública, sem que tivessem autorização para tanto. Nessa contenda, houve colisão dos veículos, o que causou lesão corporal culposa de natureza grave em um transeunte.

Considerando a situação hipotética apresentada e o disposto no Código de Trânsito Brasileiro, julgue os itens a seguir.

Godofredo e Antônio responderiam por crime de trânsito independentemente da lesão corporal causada, pois a conduta de ambos gerou situação de risco à incolumidade pública.

(C) Certo

(E) Errado

Comentário do professor Igor Susano:

ITEM CERTO.

É o que diz o art. 308 do CTB – Lei n. 9.503/1997:

Art. 308.  Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada:

Penas – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Portanto, Godofredo e Antônio responderiam por crime de trânsito.

Vale ressaltar que estamos diante de um crime de perigo concreto. Isso quer dizer que a situação de perigo deve ser demonstrada (no caso, a situação de risco à incolumidade pública), e não presumida.

Acesse todas as questões do concurso PRF – Gratuitamente!

Para ter acesso à resolução comentada de todas as questões do concurso PRF, acesse a plataforma Gran Cursos Questões! O cadastro é instantâneo, gratuito e possibilita acesso à milhares de questões de concurso. Você pode optar por resolver a prova completa, resolver questões por disciplina ou criar uma rotina personalizada de estudos.

Clique aqui e tenha acesso a todas as provas anteriores para o concurso PRF

Concurso PRF: edital e informações

  • Publicação do edital: 18/01/2021
  • Período de inscrição:  25/01/2021 – 12/02/2021 (encerrado)
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 05/03/2021
  • Taxa de inscrição: R$ 180,00
  • Data da prova: 28/03/2021
  • Subsídio Inicial: R$ 9.899,88

Acesse a página com todas as informações sobre o concurso PRF. 

Saiba mais sobre o edital do concurso PRF. 

Avatar


24 de fevereiro2 min. de leitura