Bolsonaro presidente: como ficarão os concursos públicos?

Saiba como ficarão os concursos públicos com Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil

Avatar


6 de Fevereiro de 2019

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil. Com o início de um novo ano, aumentam as expectativas pela realização de novos concursos públicos em 2019. O Gran Cursos Online levantou as informações mais importantes que você precisa saber para entender como ficarão os concursos públicos no governo do atual chefe do Executivo Federal.

De acordo com os especialistas em economia e professores do Gran Cursos Online Amanda Aires e Fábio Dáquila, uma transição de governo, independentemente da corrente ideológica, sempre gera cautela em relação a concursos públicos. No entanto, não há motivo para desesperos. Os concursos têm de acontecer e devem continuar acontecendo, é o que afirmam os especialistas.

O corte de concursos públicos não depende, de acordo com eles, de uma decisão involuntária dos chefes de governo. Tudo depende do cenário econômico e das necessidades pela demanda de novas funções em cada área pública.

Segundo Amanda Aires, embora o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, não concorde com a realização de novos concursos públicos, vai haver demanda de novas vagas em função das características de aposentadoria, pois mais pessoas estão se aposentando, inevitavelmente. Confira o gráfico abaixo:

 

 

Veja, a seguir, pontos a serem considerados no futuro governo em relação aos concursos públicos:

As contratações de pessoal para a administração pública estão ligadas ao desempenho das contas públicas. O resultado das contas públicas tem melhorado desde 2016, com exceção da Previdência Social, que será uma prioridade do governo Bolsonaro;

• As aposentadorias têm aumentado cada vez mais em relação ao número de ingressos nos órgãos públicos;

• Se houver redução no número de concursos públicos, o novo presidente apenas poderia tirar concursos relacionados ao Executivo Federal;

• Os poderes têm independência e orçamento próprio. Portanto, o chefe executiva não tem ingerência para decisões que envolvem os demais poderes;

• A conjuntura econômica do novo governo também serve para estados e municípios, mas não está diretamente ligada ao fato de Jair Bolsonaro ter sido eleito;

• A autorização de concursos não depende apenas do Executivo. A suficiência de vagas depende da suficiência de recursos;

• Em relação a concursos da área judiciária, tribunais não fazem parte do Executivo Federal. A única sujeição que os tribunais têm em relação ao Executivo é o teto de gastos.

 

Confira o vídeo completo da análise da situação dos concursos públicos para 2019

 

Confira os concursos previstos para 2019

 

Panorama dos concursos 2019

Quer ficar por dentro de todas as oportunidades de ingresso no serviço público no ano que se aproxima? Então, você precisa participar do Panorama dos Concursos 2019!

A partir das 10h do dia 02 de janeiro, os mestres do Gran Cursos Online estarão ao vivo em um seminário gratuito abordando todos os concursos previstos para o próximo ano por carreira.

A transmissão é totalmente gratuita, e para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo. Conte com o Gran Cursos Online para mudar de vida em 2019!



CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


6 de Fevereiro de 2019