Concurso CLDF: conteúdo programático de Consultor (saúde) comentado com dicas! Parte 4

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4 min. de leitura

E então, concurseiro(a), vamos continuar conversando sobre o conteúdo programático do cargo Consultor Saúde − CLDF?

Para ler as partes 1 e 2, clique AQUI!

Para ler a parte 3, clique AQUI!

  1. Infecção hospitalar

Por se tratar de um certame que não está diretamente ligado à assistência, devemos nos atentar para a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares.

De acordo com a ANVISA (2004), a Vigilância Epidemiológica é um dos pontos centrais de atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Dicas matadoras:

  • Busque materiais institucionais;
  • Busque materiais que não estejam ligados essencialmente à assistência.
  1. Vigilância ambiental

A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

Dicas matadoras:

  • A SVS atualmente é responsável por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.
  • Compõem a vigilância ambiental os seguintes programas estratégicos:
  • Vigiagua
  • Vigiar
  • Vigipeq
  • Vigidesastres
  • Vigifis
  1. Promoção da saúde

A promoção da saúde é um tema que está bastante em evidência. Promover a saúde é um esforço em conjunto com diversos outros setores, não somente do setor saúde.

Para estudo do tema, é muito importante que o aluno utilize a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), redefinida por meio da Portaria n. 2.446, de 2014.

Dicas matadoras:

  • É uma política bem subdivida e precisa ser lida com bastante atenção para não confundir os termos.
  • Nas provas, os itens mais cobrados da PNPS são: os valores fundantes que constam no artigo 3º, os princípios que constam no artigo 4º, as diretrizes que constam no artigo 5º e os objetivos específicos que constam no artigo 7º.
  1. Educação em saúde

A educação em saúde é um tema muito importante e muito interligado às ações de promoção da saúde.

A educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor saúde que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação médica e o pensar e fazer cotidiano da população. Diferentes concepções e práticas têm marcado a história da educação em saúde no Brasil. Mas, até a década de 1970, a educação em saúde no Brasil foi basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses.

Dicas matadoras:

  • A educação em saúde é uma importante ferramenta da promoção da saúde, envolvendo os aspectos teóricos e filosóficos, os quais devem orientar a prática de todos os profissionais de saúde (SALCI MA et al., 2013)
  • As práticas de educação em saúde no SUS compreendem relações entre sujeitos sociais que portam diferentes saberes e ocupam diferentes espaços.
  1. Planejamento em saúde

É comum algumas bancas trazerem uma certa confusão entre os temas planejamento em Saúde e Planejamento no SUS. Claro que, em algum momento, ambos vão convergir.

O planejamento em saúde trata da forma como se dará o planejamento para o setor, trabalhando conceitos como Planejamento Estratégico e Normativo.

O planejamento no SUS trata essencialmente, para provas, dos instrumentos utilizados nesse planejamento.

Dicas matadoras:

  • Tipos de planejamento utilizados na saúde: normativo, estratégico e estratégico situacional (PES).
  • Instrumentos do planejamento no SUS (PLANEJASUS): Plano de Saúde, Programação Anual em Saúde e Relatório Anual de Gestão.
  1. Recursos humanos para a saúde

Sabemos que o SUS é feito de pessoas para pessoas. Nesse cenário, é importante conhecermos o tema Recursos Humanos Aplicados à Área da Saúde.

Não é um tema muito cobrado em provas. Mas vale a pena estar sempre atento.

Dicas matadoras:

  • O artigo 200, inciso III, da Constituição Federal estabelece, como uma das atribuições do SUS, a ordenação da formação de recursos humanos para o Sistema.
  • A Lei Orgânica da Saúde n. 8.080/1990 ratifica o inciso III do artigo 200 da Constituição Federal, quando em seu artigo 6º, ao tratar sobre as atribuições do SUS, inclui a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
  • A Lei orgânica da Saúde n. 8.080/1990 dedica um total de 04 artigos para tratar especificamente sobre os recursos humanos no SUS.
  1. Programa Nacional de Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações nasceu em 1973 e é considerado um dos mais bem-sucedidos programas do mundo.

Dicas matadoras:

O que provavelmente será cobrado acerca desse tema:

  • o histórico do programa;
  • Rede e Cadeia de Frio;
  • possivelmente, alguns tópicos específicos referentes aos imunobiológicos, principalmente os mais conhecidos, como BCG e Hepatite B

Ficamos por aqui com esse bloco, e fique atento, pois voltaremos para finalizar essa análise!

Referências

BRASIL/Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Desenvolvimento do sistema Único de Saúde no Brasil: avanços, desafios e reafirmação de princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. PORTARIA Nº 2.135, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013. Estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.


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