Farmacêutico (a): como se preparar para os concursos de 2023?

Por
2 min. de leitura

Olá pessoal! Tudo bem? Sou a professora Débora Juliani, farmacêutica, especialista em Análises Clínicas e hoje venho desejar a vocês, em primeiro lugar, um feliz 2023!

Todo início de ano traz consigo uma certa “injeção de ânimo”, não é mesmo? Com certeza você conhece muita gente que planeja, por exemplo, iniciar uma dieta em uma segunda-feira, mas nunca, jamais, em uma sexta-feira. Assim como ocorre para os hábitos alimentares, existem outras mudanças, como a dedicação aos estudos, que se beneficiam dos novos ciclos.

O ser humano é mesmo movido por ciclos… E falando dos estudos, normalmente as pessoas estão mais cansadas ou mesmo desmotivadas no final do ano e resolvem “deixar para o ano que vem” o que já poderiam ter começado. É a famosa procrastinação!

Pois bem: agora o “ano que vem” chegou e eu quero te ajudar, farmacêutico (a), a começar HOJE a sua preparação para os concursos de 2023.

Eu sei (e você também sabe) que estudar para um concurso público, para garantir a tão sonhada aprovação, não é tarefa fácil, principalmente se você está começando agora. Por isso eu trouxe algumas dicas de ouro para te ajudar a sair da zona de conforto e conseguir se preparar da forma adequada, vamos lá?

DICA 1: Procure uma motivação, afinal, as dificuldades surgirão e será mais fácil você não desistir se mantiver em mente o porquê de todo o seu esforço. Sua motivação pode ser sua família, seu sonho de criança, enfim, encontre aquilo que te MOVE!

DICA 2: Faça um planejamento, ou seja, elabore o seu plano de estudos. Ele deve estar de acordo com a sua realidade, com o seu tempo disponível, e com a carreira que deseja seguir. Por exemplo, se você quer se preparar para ser farmacêutico militar, não pode se esquecer de incluir no seu planejamento um tempo para a prática de atividade física, pois o teste físico é uma etapa eliminatória nos certames militares.

DICA 3: Procure por materiais de estudo de qualidade, e por professores experientes, que te ajudem a filtrar a imensidão de assuntos que os editais das bancas comumente exigem. Aqui eu sugiro que você conheça o Gran Cursos Saúde. Temos cursos online voltados exclusivamente para editais das principais residências e concursos, civis e militares do Brasil!

DICA 4: Procure entender qual método de estudo melhor se encaixa ao seu perfil. Talvez você obtenha um melhor rendimento se debruçando sobre a teoria, ou talvez prefira resolver questões da banca que geralmente elabora as provas do concurso que você está visando. Sugiro que você leia um artigo que publiquei recentemente sobre um método de estudo que eu, particularmente, adoro, o método de Estudo Reverso. Quem sabe você vai se identificar com ele também…

DICA 5: Descubra o horário de estudos que melhor funciona para você, afinal algumas pessoas têm um desempenho cognitivo muito melhor de madrugada, por exemplo, do que em meio às distrações que o período diurno traz. Então respeite o seu organismo (dentro do possível, claro!)

DICA 6: Reserve um tempo para o lazer! Tão importante quanto os estudos, é ter o seu momento de descanso que, se negligenciado, pode afetar o seu desempenho. Afinal, como fazer uma boa prova estando cansado, não é mesmo?

Mas eu guardei o mais importante para o final: a CONVICCÇÃO! Você precisa acreditar que chegou o momento de mudar a sua vida! Se for preciso, se olhe no espelho e diga para você mesmo que 2023 será o ano da sua APROVAÇÃO! Nada supera uma mente convicta!

Portanto não desanime e nem dê ouvidos a pessoas negativas. Sempre vão aparecer pessoas dizendo que passar em concurso é praticamente impossível, te chamando para sair bem naquele dia que o estudo está rendendo, mas mantenha o foco: o resultado final vale a pena.

Gostou das dicas? Espero que sim e espero principalmente que você comece hoje mesmo a colocá-las em prática, afinal se você leu este artigo até o fim, já saiu na frente da “concorrência”. Um forte abraço e bons estudos, ao lado do time do Gran Cursos Saúde!

Por
2 min. de leitura