O concurso Banestes teve provas aplicadas no dia cinco de março. O edital Banco do Estado do Espírito Santo registrou 26.457 inscritos para o cargo de técnico bancário.
O certame oferta vagas para diversos cargos. A remuneração inicial varia entre R$ 3.652,05 a R$ 3.960,13. A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Confira ao longo desta matéria mais informações sobre a prova Banestes para o cargo de técnico bancário. Para facilitar, navegue utilizando o índice abaixo:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso Banestes
Destaques: |
Gabarito Banestes: gabarito extraoficial
O gabarito Banestes extraoficial está em elaboração pela equipe de professores do Gran. Para a correção, estamos utilizando a seguinte prova. Clique aqui para acessar.
Gabarito Banestes: comentários
Para ajudar os candidatos, o Gran divulgará o gabarito extraoficial e comentários da prova referente ao cargo de Técnico Bancário.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários. Navegue pelo índice e acompanhe os comentários.
Gabarito Banestes: Língua Portuguesa
Comentários feitos pelo professor Gustavo Silva.
QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: No item A, os termos “investimentos” e “desperdício” guardam entre si relação de oposição. Isso porque, em se tratando de gastos públicos, o primeiro se associa à ideia de gastar bem e o segundo, gastar mal.
QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O pronome oblíquo “o” estabelece coesão com o antecedente “José”, que efetivamente se encontra na frase e tem sua repetição evitada. Em todas as outras alternativas, não há perfeita correspondência entre o eventual pronome presente e um termo anterior escrito na frase.
QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: B/E
COMENTÁRIO: Textos normativos devem apresentar determinações mediante comandos claros, com verbos no presente do indicativo ou no futuro do presente, como se apresenta o texto do item B. Também por isso, os itens C e D são inadequados. A inadequação do item A está no fato de não se tratar de uma determinação.
Apesar de pouco provável, a banca pode considerar o item E como resposta, em vista de se tratar de um comando; contudo, a presença do verbo auxiliar “devem” enfraquece a determinação ali expressa tornando o item E opção menos preferível.
QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O item D é o único em que ambos os adjetivos expressam percepção subjetiva por parte do autor do texto. Nos demais itens, ao menos um dos adjetivos empregados apresenta característica objetiva.
QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: C/B
COMENTÁRIO: Somente na alternativa C há duas ações (ver e chorar); nas demais opções, os verbos não se referem a ações (atos efetivamente realizados).
A banca pode optar por uma ótica de simples causa e consequência e relacioná-la com o fato chover ter como consequência as ruas alagadas, sinalizando para a letra B.
QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Textos narrativos são costumeiramente iniciados pela apresentação dos elementos da narrativa: o espaço, o tempo, os personagens, o narrador, o enredo. Este último se desenvolve a partir da ocorrência de um conflito, um fato que afeta o equilíbrio existente no contexto inicial. No caso em questão, trata-se do fato de alguém ter estacionado diante da porta da garagem do narrador. Sem isso, não se inicia a narração propriamente dita.
QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Efetivamente, lobos uivam. Balir é para bodes; bramir, para tigres; rosnar, para cães ou panteras; silvar, para cobras.
QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: A/B
COMENTÁRIO: Apesar de se comentar, ao final do trecho, acerca da bondade interior, tal referência não é apresentada mediante o emprego de adjetivos como as demais, o que leva à percepção de que, na forma estrutural do texto, não é uma característica como as outras representadas por adjetivos que expressam indicações físicas: bonito, louro, esvoaçante…
Ressalta-se que a banca pode sugerir como gabarito a alternativa B, apesar de a expressão “numa figura” não ser parte, e sim novamente o todo.
QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Em A, “menos” é um pronome indefinido; nas demais, advérbio.
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: No texto, partindo da inferência de “Charles de Gaulle” é francês, seus compatriotas são “os franceses”. Nas demais opções, não há retomada coesiva entre os termos apresentados.
QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A inferência é a conclusão a que se chega com base nas informações apresentadas e as entrelinhas que apresentam. No item E, verifica-se a motivação de o motorista adquirir novos óculos é o fato de que óculos velhos não mais atenderem ao se propósito de melhorar a visão, o que, por sua vez, pode trazer vários problemas, sobretudo para quem dirige um veículo. Nos demais itens, não se pode chegar às conclusões apontadas com base na afirmação inicial de cada um deles.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A inferência é a conclusão a que se chega com base nas informações apresentadas e as entrelinhas que apresentam. No item E, verifica-se a motivação de o motorista adquirir novos óculos é o fato de que óculos velhos não mais atenderem ao se propósito de melhorar a visão, o que, por sua vez, pode trazer vários problemas, sobretudo para quem dirige um veículo. Nos demais itens, não se pode chegar às conclusões apontadas com base na afirmação inicial de cada um deles.
Gabarito Banestes: Raciocínio Lógico Matemático
Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando Cardoso.
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos supor que a proposição “q” seja falsa.
Com base nisso, vamos, então, analisar a primeira proposição composta proposta pelo enunciado.
p∨q=Verdadeiro
p∨Falso=Verdadeiro
Desse modo, a proposição, “p” deve ser necessariamente verdadeira. Agora, vamos utilizar a segunda.
q~r=Verdadeiro
Falso~r=Verdadeiro
∴~r=Verdadeiro∴r=Falso
Portanto, concluímos que “p” seria verdadeiro e que “r” seria falso. Porém, com a terceira premissa do enunciado, temos:
r∨~p =Verdadeiro
Como sabemos que “r” é falso e “p” é verdadeiro, temos:
FalsoFalso =Verdadeiro∴contradição
Portanto, supor que “q” é falso nos levará a uma contradição. Com base nisso, podemos concluir que a proposição “q” é necessariamente verdadeira. Agora, vamos substituir nas sentenças iniciais.
p∨q=Verdadeiro
p∨Verdadeiro=Verdadeiro
Não podemos concluir nada sobre o valor lógico de “p”, pois o simples fato de a proposição “q” ser verdadeira já torna todo o operador OU verdadeiro.
Vamos para a segunda.
q∨~r=Verdadeiro
Verdadeiro~r=Verdadeiro
Também não podemos concluir nada sobre o valor lógico de “r”, pois o simples fato de a proposição “q” ser verdadeira já torna todo o operador OU verdadeiro.
Por fim, temos a última proposição.
r∨~p=Verdadeiro
Com base somente nessa informação, também não podemos concluir nada sobre os valores de “r” e de “~p”, pois existem várias possibilidades em que esse operador OU seria verdadeiro. Vamos listá-las.
r | P |
---|---|
Verdadeiro | Falso |
Verdadeiro | Verdadeiro |
Falso | Falso |
Portanto, podemos concluir que “q” é verdadeira, porém, não podemos concluir nada sobre “r” nem sobre “p”.
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos calcular o tempo total da viagem em minutos:
T=8h+48 min-6h-13min=2h+35 min
T=2.60+35=120+35=155 min
Em seguida, vamos esquematizar a viagem como um todo. Sendo x o tempo gasto no trecho de Guarapari até Vitória, podemos escrever:
Portanto, Silvio gastou 93 minutos para chegar em Guarapari, o que seria equivalente a 1 hora e 33 minutos. Vamos calcular o horário em que ele chegou na cidade, então:
T=6h+13min+1h+33 min=7h+46min
Assim, Silvio chegou em Guarapari às 7 horas e 46 minutos.
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Seja “x” o número de bolas pretas e “y” o número de bolas brancas presentes na caixa. De acordo com o enunciado, inicialmente 80% das bolas eram pretas. Como o total de bolas é x + y, podemos escrever:
Bolas Pretas=0,80⋅Total de Bolas
x=0,80⋅x+y
x=0,80x+0,80y
∴x-0,80x=0,80y
0,20x=0,80y
Vamos dividir tudo por 0,20.
Então, o número de bolas brancas inicialmente na caixa era 10, que está entre 4 e 44.
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Observe a seguinte negação:
~A∧~B=~A∨B
Portanto, os conjuntos “estão em A e não estão em B” e “não estão em A ou estão em B” são um o complementar do outro. Desse modo, eles não podem ter nenhum elemento em comum e a sua união será o conjunto universo, que, nesse caso, é a intersecção.
Como os elementos {1, 2, 5} pertencem ao conjunto A∩~B, eles não podem pertencer ao conjunto ~A∪B.
A∪B={1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}
~A∪B={1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}
~A∪B={3, 4, 6, 7}
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Vamos desenhar um diagrama de Venn com três conjuntos: homens, mulheres e brasileiros.
Pelas informações do enunciado, 28 pessoas são cidadãos brasileiros. Sabemos que os não-cidadãos correspondem a 30% do grupo. Consequentemente, os cidadãos brasileiros correspondem a 70% do grupo. Desse modo, podemos calcular o número total de indivíduos no grupo:
Portanto, há um total de 40 pessoas no grupo.
Além disso, dentre as 28 pessoas que são cidadãos brasileiros, sabemos que 15 são mulheres. Logo, os outros 13 são homens. Como há um total de 16 homens no grupo, podemos concluir que o número de homens que são estrangeiros é:
#H∩E=16-13=1
Por fim, podemos calcular o número total de mulheres. Sabemos que o grupo tem um total de 40 pessoas, sendo que 16 são homens.
#M=40-16=24
Portanto, temos um total de 24 mulheres no grupo e 3 homens são estrangeiros, totalizando 27 pessoas que são estrangeiros ou mulheres.
Outra forma de fazer essa conta é calculando o número de estrangeiros como a diferença entre o total de pessoas e o número de cidadãos brasileiros:
#E=40-28=12
E, em seguida, calcular o número de elementos da união.
#E∪M=#E+#M-#E∩M
A intersecção #E∩M corresponde ao conjunto das pessoas que são estrangeiras e mulheres. Sabemos que há um total de 24 mulheres, das quais 15 são cidadãs brasileiras. Então, podemos concluir que o número de mulheres estrangeiras é:
#E∩M=24-15=9
Por fim, o número de elementos da união é:
#E∪M=#E+#M-#E∩M
#E∪M=12+24-9=36-9=27
Por fim, o percentual pedido é:
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A negação do operador OU pode ser feita pela Lei de De Morgan, em que devemos negar ambas as proposições atômicas e trocar o operador OU por E.
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
O primeiro ponto a ser analisado é justamente que cada uma das figuras ocupa 3 quadrados. Desse modo, ao juntar as duas figuras sem sobrepor, teremos uma figura que ocupa 6 quadrados.
Esse não é o caso da letra C, que ocupa apenas 4 quadrados. Vejamos que todas as demais figuras realmente podem ser construída sem sobrepor as duas peças planas iniciais.
QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Vamos completar o quadrado e as dimensões. Vale notar que não sabemos exatamente o ponto em que os dois cortes se encontram no lado superior do quadrado, então, vamos dar coeficientes incógnitas.
QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos converter os tempos para minutos, usando o fato de que 1 hora tem 60 minutos.
t1=3h+30 min=3.60+30=180+30=210 min
t2=4h+15 min=4.60+15=240+15=255 min
A distância percorrida pelo trem é diretamente proporcional ao tempo de deslocamento e à velocidade por ele desempenhada. Então, podemos escrever:
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos analisar as afirmações.
I – As taxas de redução podem ser calculadas pela variação percentual.
Desse modo, as taxas de redução de 2016 a 2018 e de 2018 a 2019 foram aproximadamente iguais, porém a segunda foi observada no período de 1 ano e a primeira em um período de 2 anos.
Se fôssemos tomar a redução anual equivalente entre 2016 e 2018, teríamos uma redução menor, porque teríamos que pegar:
Portanto, a redução a partir de 2018 foi mais intensa, já que atingiu praticamente a mesma variação percentual em um tempo mais curto. Afirmação incorreta.
II – Podemos calcular as reduções de consumo em litros entre dois anos pesquisados.
Portanto, a maior redução realmente foi entre 2014 e 2016. Afirmação correta.
III – O enunciado não apresentou o consumo per capita de refrigerante em 2015. Portanto, com base somente nos dados apresentados, não podemos concluir nada sobre esse consumo anual. É possível que, em 2015, tenha havido um pico momentâneo, que logo depois foi bastante reduzido em 2016.
Porém, podemos ver que há uma clara tendência de redução, então, por extrapolação, poderíamos concluir que houve um consumo menor em 2015 do que em 2014. Porém, somente com base nos dados apresentados, não podemos concluir isso. Afirmação incorreta.
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Esses podem ser contados.
São 5 números com o algarismo das unidades maior que o das dezenas: {15, 26, 37, 48, 59}.
Além disso, são 6 números com o algarismo das unidades menor que o das dezenas: {40, 51, 62, 73, 84, 95}.
Portanto, totalizam 11 números.
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos pegar a tabela e calcular todos os totais.
Esferas | 2 | 6 | 2 | 10 |
---|---|---|---|---|
Cubos | 3 | 4 | 5 | 12 |
Cilindros | 4 | 1 | 3 | 8 |
Total | 9 | 11 | 10 |
Assim, o número de peças que não são vermelhas é:
#~V=9+10=19
E o número de peças que são cilindros é:
#C=4+1+3=8
Por fim, o número de elementos da intersecção será:
#C∩~V=4+3=7
Portanto, o número de elementos da união de dois conjuntos é dado por:
#C∪~V=#C+#~V-#C∩~V=8+19-7=27-7=20
UESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Observe que o termo 076923 se repete continuamente. Assim, podemos montar a repetição
0 | 7 | 6 | 9 | 2 | 3 | 0 | 7 | 6 | 9 | 2 | 3 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 0 |
Veja que a sequência tem um período de 6 unidades. Então, como queremos saber o 1232° dígito, podemos usar o algoritmo da divisão.
Então, o resto da divisão é igual a 2. Portanto, o 1232° dígito é igual a 7, pois o 7 sempre ocupa a posição com resto 2.
Gabarito Banestes: Informática Básica
Comentários feitos pelo professor Fabrício Melo e equipe de informática do Gran.
Questão 26
Gabarito: B
Comentários:
É na opção PROPRIEDADES que visualizamos as informações acerca das informações sobre armazenamento de um disco.
Botão direito do mouse, Opção PROPRIEDADES.
Na Janela PROPRIEDADES, guia GERAL.
Questão 27
Gabarito: D
Comentários:
A1 =$A$2+B1+$C2 30+20+10 = 60
Ao copiar para C3:
A1 =$A$2+B1+$C2
Observe que será deslocado 2 colunas para frente e 2 linhas para frente. Porém, a coluna ou a linha que tiver o sinal de $ precedendo, não será alterada.
C3 =$A$2+D3+$C4 30+0+0 = 30
Questão 28
Gabarito: B
Comentários:
A combinação de teclas ALT+TAB tem a função de alternar entre as janelas abertas.
Questão 29
Gabarito: B
Comentários:
O uso das aspas “” permite fazer uma pesquisa de um termo específico no Google.
Questão 30
Gabarito: C
Comentários:
I- O recurso exigido é a CAIXA DE TEXTO, encontrada na guia INSERIR.
II- O número máximo de colunas com as margens no modo padrão orientação RETRATO é de 11 colunas. No modo paisagem é de 19 colunas.
III- Ao inserir colunas em um texto, na opção MAIS COLUNAS, surge a janela onde é possível estabelecer as larguras de cada coluna.
Questão 31
Gabarito: C
Comentários:
I – Quando criamos um arquivo vazio, ele ocupará 0 Bytes de espaço.
II- A extensão é uma espécie de sobrenome do arquivo ao qual o sistema operacional utiliza para identificar o programa ao qual abrirá o arquivo. Não existe obrigação de ter extensão, embora o arquivo não funcione sem uma, por isso, esse item, é uma tradicional pegadinha das bancas. Existem arquivos do próprio Windows que não possuem extensão, como o hosts que existe na pasta Windows, System32, etc.
III- O nome começa a partir da unidade de armazenamento e vai até a extensão. Exemplo:
c:\pasta1\arquivo.docx
Questão 32
Gabarito: E
Comentários:
Animação = Efeitos especiais nos objetos dos slides;
Transições = Efeitos especiais aplicados nas mudanças (transições) de um slide para outro.
Questão 33
Gabarito: A
Comentários:
De acordo com a própria Microsoft:
“Se você imprimir uma seleção específica em uma planilha com frequência, poderá definir uma área de impressão que inclua apenas essa seleção. Uma área de impressão é um ou mais intervalos de células que você designa para imprimir quando não deseja imprimir a planilha inteira.
Quando você imprimir uma planilha depois de definir uma área de impressão, somente a área de impressão será impressa. Você pode adicionar células para expandir a área de impressão conforme necessário e desmarcar a área de impressão para imprimir toda a planilha.
Uma planilha pode ter várias áreas de impressão. Cada área de impressão será impressa como uma página separada.”
Questão 34
Gabarito: A
Comentários:
Cookie é um pequeno arquivo TXT que armazena informações de configurações e preferências de navegação de um usuário quando acessa determinado site.
Questão 35
Gabarito: D
Comentários:
O Pincel de Formatação irá copiar a formatação NEGRITO aplicada nos trechos selecionados e o recuo que está inserido no parágrafo que contém a linha 3.
Clique aqui para ver o arquivo com os prints explicativos.
Gabarito Banestes: Conhecimentos Específicos
Comentários feitos pelo professor Claudio Zorzo.
QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: A 1ª assertiva é falsa. A lei 179/2021 deu autonomia administrativa em relação ao ministério da economia. O Bacen já podia contratar servidores por meio de concursos públicos e estabelecer os salários antes da lei.
A 2ª assertiva é falsa. O Bacen não tem o objetivo de fomentar o bem estar econômico da sociedade.
A 3ª assertiva está falsa. O Bacen não sofre auditoria independente, ele é fiscalizado pela CGU e pelo TCU.
QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: letra “E”
COMENTÁRIO: Item I está certo. A remuneração da poupança está relacionada com a taxa Selic da seguinte forma:
– Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR;
– Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.
O item II está certo. O cartão de crédito pode ser emitido por instituição financeira e por instituição de pagamento e exerce dupla função: (i) instrumento de pagamento; e (ii) instrumento de crédito pós-pago. https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/cartaodecredito
O item III está certo. Há quatro tipos de crédito rural: custeio, investimento, comercialização e industrialização.
O crédito custeio é voltado para custear diversas atividades rurais. Ele pode ser agrícola e pecuário.
O crédito investimento financia investimentos fixos ou semifixos em bens e serviços. Esses investimentos são voltados para o crescimento da produção e da competitividade.
O crédito comercialização auxilia em uma das principais necessidades de quem trabalha no campo: a venda dos produtos no mercado.
O crédito industrialização é voltado para industrialização de produtos agropecuários.
QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: O banco múltiplo foi criado pela resolução CMN 1.524 de 1988. Seu objetivo principal é ser um banco que pode operar mais de uma carteira, sendo obrigatório que tenha, no mínimo, duas carteiras. Dentre elas, uma precisa ser carteira comercial ou carteira de investimento.
QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: letra “C”
COMENTÁRIO: O item I está certo. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.
O item II está errado. O Conselho Monetário Nacional (CMN) tem como entidades supervisoras sob a sua orientação o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários.
O item III está certo. O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. Formalmente, as competências do Copom são definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.
QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: letra “D”
COMENTÁRIO: O item I está errado. O mercado brasileiro de câmbio é regulado e supervisionado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A Comissão de Valores Mobiliários não atua na regulamentação do mercado de câmbio.
O item II está certo. O mercado de câmbio brasileiro é denominado de flutuante, onde a taxa de câmbio é definida pela oferta e demanda de moeda estrangeira no mercado, conforme acordado entre as partes, sem intervenção do Banco Central.
O item III está certo. As pessoas físicas e as pessoas jurídicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitação de valor, sendo contraparte na operação um agente autorizado a operar no mercado de câmbio, observada a legalidade da transação, tendo como base a fundamentação econômica e as responsabilidades definidas na respectiva documentação.
QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: De acordo com a redação do art. 798 do Código Civil de 2002, a seguradora não está obrigada a indenizar o suicídio ocorrido nos dois primeiros anos após a contratação do seguro. Entretanto, já existe jurisprudência contraria sobre o assunto: “A jurisprudência já consolidou entendimento no sentido de que a seguradora obriga-se a efetuar o pagamento da indenização quando a morte do segurado ocorrer por suicídio, salvo se comprovar ser premeditado, antes ou ao tempo da contratação.” Na minha visão o sucicidio não é equiparado com acidentes pessoais, mas pode ser indenizado.
A letra “B” está errada. O seguro prestamista não inclui desemprego voluntário.
A letra “C” está errada. Quando o seguro tem como referência o valor de mercado de um bem, ele não será pago com mensalidades fixas, mas sim, ajustado conforme a referência acordada.
A letra “D” está errada. A seguradora poderá estabelecer um prazo máximo para a comunicação de um sinistro pelo segurado.
A letra “E” está errada. No Brasil, o termo “seguro popular” é usado para designar produtos massificados com importâncias seguradas e prêmios de pequeno valor. Mas, seguro popular não é o mesmo que microsseguro, uma vez que o microseguro está direcionado para as necessidades específicas das famílias de baixa renda, enquanto o seguro popular é para todos os tipos de consumidores e apenas significa seguro de pequenos valores.
QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: A instituição financeira bancária ou monetária é a instituição que opera com carteira comercial, atuando na captação à vista de recursos, onde o dinheiro é movimentado em conta corrente. Assim, é bancária a instituição financeira que tem correntista, como é o caso da Caixa Econômica Federal; que é uma empresa pública que exerce atividades de um banco múltiplo com carteira comercial.
QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: letra “C”
COMENTÁRIO: O mercado de capitais é fiscalizado e supervisionado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Neste mercado não operam as sociedades de capitalização que são controladas e fiscalizadas pela SUSEP.
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: Nos planos de previdência abertos, estilo PGBL e VGBL, o poupador poderá resgatar antecipadamente os valores depositados.
A letra “B” está errada. O poupador pode fazer a portabilidade do seu plano (PGBL ou VGBL) para outra instituição. Só não pode mudar de plano.
A letra “C” está errada. No VGBL o imposto de renda incide sobre o ganho na aplicação e no PGBL sobre o montante resgatado.
A letra “D” está errada. Nos planos de entidades de classe, as entidades não têm a obrigação de fazer contribuição semelhante às feitas pelos associados, neste caso o plano é gerido de forma diferente dos planos organizados pelas empresas.
A letra “E” está errada. Se o plano de previdência prevê um valor definido, este valor será o montante resgatado.
QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: letra “A”
COMENTÁRIO: O item I é falso. No mercado de capitais os títulos negociados que estabelecem uma relação de débito (obrigação) e de crédito (direito) são denominados de títulos de dívidas, como é o caso das notas comerciais e das debêntures. Os títulos patrimoniais estão relacionados com a compra de ações.
O item II é falso. Quando um investidor compra ações de uma empresa, para ele resgatar o dinheiro aplicado, é necessário que ela venda esses ativos no mercado. Normalmente, a empresa somente recompra as suas ações, por meio de uma operação de aquisição, quando quer fechar o capital ou diminuir o número de sócios.
O item III é falso. No mercado de capitais as negociações geralmente são feitas indiretamente, com a utilização de intermediários, como os bancos de investimento, as corretoras e distribuidoras de títulos.
Comentários feitos pelo professor Leonardo Deitos.
Questão Número 37
Gabarito preliminar: D
Afirmação I – VERDADEIRA – As negociações envolvendo taxas de câmbio com variação significativa em relação às praticadas pelo mercado caracterizam a ocorrência de indícios de suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores e de financiamento ao terrorismo. Podemos fundamentar o gabarito com o artigo 1º, X, “g” da Carta Circular 4001/2020 do Bacen, que assim menciona:
“g) exportações ou importações aparentemente fictícias ou com indícios de superfaturamento ou subfaturamento, ou ainda em situações que não seja possível obter informações sobre o desembaraço aduaneiro das mercadorias;”
Afirmação II – VERDADEIRA – Os saques em espécie do modo como foi apresentado pela questão, caracteriza a ocorrência de indícios de suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores e de financiamento ao terrorismo. Podemos fundamentar o gabarito com o artigo 1º, I, “h” da Carta Circular 4001/2020 do Bacen, que assim menciona:
“h) saques em espécie de conta que receba diversos depósitos por transferência eletrônica de várias origens em curto período de tempo;”
Afirmação III – FALSA – Presidente de grande empresa privada não qualifica como Pessoa Exposta Politicamente, conforme artigo 27, §§1º, 2º e 3º da Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020.
“§ 1º Consideram-se pessoas expostas politicamente:
I – os detentores de mandatos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo da União;
II – os ocupantes de cargo, no Poder Executivo da União, de:
a) Ministro de Estado ou equiparado;
b) Natureza Especial ou equivalente;
c) presidente, vice-presidente e diretor, ou equivalentes, de entidades da administração pública indireta; e
d) Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS), nível 6, ou equivalente;
III – os membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais do Trabalho, dos Tribunais Regionais Eleitorais, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Conselho da Justiça Federal;
IV – os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República, o Vice-Procurador-Geral da República, o Procurador-Geral do Trabalho, o Procurador-Geral da Justiça Militar, os Subprocuradores-Gerais da República e os ProcuradoresGerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal;
V – os membros do Tribunal de Contas da União, o Procurador-Geral e os Subprocuradores-Gerais do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União;
VI – os presidentes e os tesoureiros nacionais, ou equivalentes, de partidos políticos;
VII – os Governadores e os Secretários de Estado e do Distrito Federal, os Deputados Estaduais e Distritais, os presidentes, ou equivalentes, de entidades da administração pública indireta estadual e distrital e os presidentes de Tribunais de Justiça, Tribunais Militares, Tribunais de Contas ou equivalentes dos Estados e do Distrito Federal; e
VIII – os Prefeitos, os Vereadores, os Secretários Municipais, os presidentes, ou equivalentes, de entidades da administração pública indireta municipal e os Presidentes de Tribunais de Contas ou equivalentes dos Municípios.
§ 2º São também consideradas expostas politicamente as pessoas que, no exterior, sejam:
I – chefes de estado ou de governo;
II – políticos de escalões superiores;
III – ocupantes de cargos governamentais de escalões superiores;
IV – oficiais-generais e membros de escalões superiores do Poder Judiciário; V – executivos de escalões superiores de empresas públicas; ou
VI – dirigentes de partidos políticos.
§ 3º São também consideradas pessoas expostas politicamente os dirigentes de escalões superiores de entidades de direito internacional público ou privado.”
Questão Número 40
Gabarito Preliminar: A
a) CERTO. Está de acordo com o que dispõe o artigo 292 do CC, veja:
“Art. 292. Fica desobrigado o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo, ou que, no caso de mais de uma cessão notificada, paga ao cessionário que lhe apresenta, com o título de cessão, o da obrigação cedida; quando o crédito constar de escritura pública, prevalecerá a prioridade da notificação.”
B) Não é o gabarito. É permitido fiança parcial artigo 823 do CC.
“Art. 823. A fiança pode ser de valor inferior ao da obrigação principal e contraída em condições menos onerosas, e, quando exceder o valor da dívida, ou for mais onerosa que ela, não valerá senão até ao limite da obrigação afiançada.”
c) Não é o gabarito. É vedado aval parcial. Conforme parágrafo único do artigo 897 do CC, veja:
“Art. 897. O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval.
Parágrafo único. É vedado o aval parcial.”
d) Não é o gabarito. Cabe alienação fiduciária em garantia de bens móveis ou imóveis, conforme artigo 1.368-B do CC, veja:
“Art. 1.368-B. A alienação fiduciária em garantia de bem móvel ou imóvel confere direito real de aquisição ao fiduciante, seu cessionário ou sucessor.”
e) Não é o gabarito. Veja o que dispõe o artigo 1447 do CC:
“Art. 1.447. Podem ser objeto de penhor máquinas, aparelhos, materiais, instrumentos, instalados e em funcionamento, com os acessórios ou sem eles; animais, utilizados na indústria; sal e bens destinados à exploração das salinas; produtos de suinocultura, animais destinados à industrialização de carnes e derivados; matérias-primas e produtos industrializados.”
Questão número: 43
Gabarito preliminar: A
Afirmação I – Falso. Na fase de pré-contratação o BANESTES, também, deve observar ao disposto na resolução.
Veja o que dispõe o artigo 1º, §2º da Resolução CMN 4.949/21.
“Artigo 1º, § 2º Para efeito desta Resolução, o relacionamento com clientes e usuários abrange as fases de pré-contratação, de contratação e de pós-contratação de produtos e de serviços.”
Afirmação II – Falso. Conforme estabelece o artigo 4º, V da Resolução CMN 4.949/21, veja:
“Art. 4º As instituições de que trata o art. 1º, na contratação de operações e na prestação de serviços, devem assegurar:
(…)
V – identificação dos usuários finais beneficiários de pagamento ou transferência em demonstrativos e extratos de contas de depósitos e contas de pagamento pré-paga, inclusive nas situações em que o serviço de pagamento envolver instituições participantes de diferentes arranjos de pagamento;”
Afirmação III – Falso – Em regra, não se pode recusar, ao usuário, a realização do pagamento, mas a regra não se aplica quando se trata de pagamento por meio de cheque. Portanto, pode recusar a realização de pagamento quando ocorrer por meio de cheque.
Veja o que dispõe o artigo 5º, §1º, III da Resolução CMN 4.949/21:
“Art. 5º É vedado às instituições referidas no art. 1º impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais.
§ 1º O disposto no caput não se aplica:
(…)
III – ao recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque;”
Questão Número 46
Gabarito Preliminar: D
A resposta pode ser encontrada com a simples leitura do Artigo 2º da Resolução nº 4.222, de 23 de maio de 2013, precisamente em seu §2º, veja:
“Art 2º. São objeto da garantia ordinária proporcionada pelo FGC os seguintes créditos: (…)
§ 2º Não são cobertos pela garantia ordinária os créditos por cotas de fundos de investimento administrados por instituições associadas.”
Desse modo, claramente os Fundos de Investimento não contam com a proteção do FGC. Você pode consultar as aplicações protegidas pelo FGC no artigo 2º da Resolução nº 4.222/2013 do BACEN.
Questão Número 51
Gabarito Preliminar: C
Afirmação I – Correto. Pode comunicar numerários de menor porte, porém, o oposto não é possível.
Afirmação II – Errado. É evidente que a Instituição Financeira comunicar ao COAF, porém, não deve comunicar ao cliente. Do contrário, poderia frustrar eventual ação do COAF, ou da autoridade investigativa.
Afirmação III – Certo. Pode haver cassação ou suspensão da autorização para funcionamento em caso de descumprimento das obrigações relacionadas à lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valore.
Questão Número 52
Gabarito Preliminar: E
Afirmação I – VERDADEIRA – A afirmação reproduz a literalidade do item 6.1.2.1 do Guia de Conduta Ética do BANESTES. (literalidade da letra da lei)
Afirmação II – VERDADEIRA – A afirmação reproduz a literalidade do item 6.1.8 do Guia de Conduta Ética do BANESTES. (literalidade da letra da lei)
Afirmação III – VERDADEIRA – A afirmação encontra respaldo no item 6.1.11 do Guia de Conduta Ética do BANESTES, que assim dispõe:
“Respeitar o acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e do Governo dos Estados Unidos da América para melhoria da observância tributária internacional e implementação do FATCA.”
Destaca-se que o FATCA tem o objetivo de coibir a sonegação de impostos através do uso de contas bancárias no exterior por pessoas consideradas norte-americanas. As novas regras exigem que instituições financeiras estrangeiras (FFI) forneçam ao IRS informações sobre investimentos de determinadas pessoas norte-americanas em contas no exterior.
Questão número 53
Gabarito Preliminar: B
Afirmação I – CERTO. Da introdução ao Código de Conduta Ética e Autoregulação Bancária FEBRABAN extraímos o seguinte:
“A observância dos conceitos e condutas é obrigatória para as Instituições Financeiras associadas, bem como para as entidades que, embora não associadas, expressamente aderirem a este Código mediante a assinatura do competente termo de adesão.”
Afirmação II – CERTO. Está de acordo com o artigo 75 do Código de Conduta Ética e Autoregulação Bancária FEBRABAN:
“Art. 75. Os eixos normativos de adesão voluntária são:
I – relacionamento com o consumidor: normativos que consolidam diretrizes e procedimentos para as boas práticas das instituições financeiras com seus consumidores;
II – combate ao financiamento ao terrorismo e prevenção à lavagem de dinheiro: normativos que consolidam diretrizes e melhores práticas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo;
III – responsabilidade socioambiental: normativos que consolidam diretrizes e procedimentos fundamentais para as práticas socioambientais das Signatárias nos negócios e na relação com as partes interessadas.”
Afirmação III – Errado. Conforme artigo 52 do Código de Conduta Ética e Autoregulação Bancária FEBRABAN, é competência do Conselho de Autorregulação estabelecer, por meio de resoluções, as diretrizes, políticas e procedimentos do Sistema de Autorregulação Bancária, incluindo o modelo monitoramento e supervisão do Sistema de Autorregulação Bancária.
Veja:
“Art. 52. Compete ao Conselho de Autorregulação:
(…)
III- estabelecer, por meio de resoluções, as diretrizes, políticas e procedimentos do Sistema de Autorregulação Bancária, incluindo:
a) o modelo monitoramento e supervisão do Sistema de Autorregulação Bancária; (…)”
Comentários feitos pelo professor Adriel de Sá.
Questão 56
Gabarito: B
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 38).
A qualidade em serviços, geralmente, é avaliada a partir do primeiro contato dos clientes realizado com o pessoal da linha de frente, gerando uma impressão da qualidade na prestação de serviço, constituída por “momentos da verdade” em que o cliente entra em contato com algum aspecto da organização.
Ou seja, o chamado “momento da verdade” é o ponto crítico importante em que o cliente forma uma opinião pessoal do nível de serviço prestado pela organização.
É quando ele compara aquilo que ele esperava e lhe foi prometido (expectativa), com a realidade que está percebendo e enfrentando naquele momento (percepção).
Nesse sentido, a única opção correta é a letra B: “julgam a qualidade dos produtos e serviços da empresa”.
Questão 57
Gabarito: D
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 24 a 27).
Os serviços possuem algumas características, dentre as quais se destaca a intangibilidade, que significa que os serviços não podem ser tocados, apalpados. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.
Nesse sentido, das alternativas, a única que cumpre essa característica é a letra D (um produto financeiro), que é qualquer tipo de produto comercializado com o objetivo de captar e aplicar recursos.
Isso pode ser feito por meio da concessão de crédito, pela aquisição ou venda de um recurso, por exemplo. Nesse caso, nenhum é possível tocar ou apalpar, não é mesmo?
As demais alternativas são bens físicos, tangíveis: nota de dinheiro (letra a), talão de cheques (letra b), equipamento (letra c) e nota fiscal (letra e).
Questão 58
Gabarito: A
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 16 e 17).
O conceito de mix de marketing está ligado aos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.
A promoção representa a estratégia de comunicação da empresa que tem por objetivo tornar seus produtos e/ou serviços mais atraentes ao cliente.
Sobre os demais conceitos:
Produto – Qual o “produto” entregue em um serviço? Ou ainda, o que vem a ser o conceito de produto em serviços?
Preço – As diferenças de percepção de preço entre produtos e serviços.
Praça – Distribuição de serviços no momento e lugar de que o cliente precisa.
Questão 59
Gabarito: B
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 21).
A questão trata da retenção de clientes, que significa, a grosso modo, não passar muito tempo sem manter contato com os clientes. O foco nem sempre é conquistar novos clientes, mas também fidelizar os atuais e reconquistar aqueles que um dia já foram.
Para isso, a ideia é manter sempre ativa a comunicação. E existem diversas formas de conseguir manter este contato recorrente, desde o envio de e-mails, SMS, mensagem pelo WhatsApp, informando sobre novos produtos, promoções e parabenizando-os no dia do aniversário, mensagens em datas comemorativas, dentre outras. As letras A, C, D e E são bem genéricas e não se vinculam à ideia personalizada e focada do conceito de retenção de clientes.
Questão 60
Gabarito: E
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 31).
Como vimos, a motivação está menos no financeiro e mais em trabalhar bem os talentos, explorando o potencial máximo de cada um e em conjunto desenvolver um ambiente de trabalho que propicie o crescimento pessoal e profissional da equipe. É exatamente isso que diz o nosso gabarito: “alianças sinceras e produtivas entre colaboradores e líderes”.
A letra A fala em competição. Genericamente, não há como afirmar que qualquer tipo de competição trará resultados motivadores.
A letra B fala em melhorar a remuneração. Como vimos, a parte financeira por si só pode não ser capaz de motivas, mas apenas de evitar a insatisfação.
A letra C fala em metas fáceis de atingir. Nesse sentido, a motivação exige metas desafiadores, mas atingíveis, e não necessariamente fáceis.
A letra D fala em relatórios de vendas. Definitivamente, não há nada de motivador nesse item!
Questão 61
Gabarito: E
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 34).
Etiqueta empresarial são regras de comportamento para serem usadas no ambiente de trabalho, a fim de promover o bom convívio entre todos e evitar situações negativas e constrangedoras. De forma resumida, podemos dizer que etiqueta é sinônimo de boa educação! Dentro do conjunto de regras que compõem a etiqueta empresarial são contemplados os seguintes aspectos: vestimentas, pontualidade, trato pessoal, comunicação verbal, decoro, discrição, entre outros.
A letra A fala em “atributos morais”, o que resume demais o enunciado (que fala também de trato comercial).
A letra B fala em “liberdade de expressão”, que nada tem a ver com o enunciado. A liberdade de expressão está ligada ao direito de manifestação do pensamento, possibilidade do indivíduo emitir suas opiniões e ideias ou expressar atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, sem interferência ou eventual retaliação.
A letra C fala de “visão empresarial”, que também não se relaciona com o enunciado. A visão de uma organização significa onde ela quer chegar em um determinado tempo.
Questão 62
Gabarito: D
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 31 e 32).
A gestão ou o manejo de carteira de clientes tem como foco acompanhar a evolução negocial, a rentabilização e a fidelização dos clientes. Assim, essa gestão considera as particularidades de cada cliente ou segmentação de clientes.
Por exemplo, a empresa geralmente possui clientes em fases diferentes de relacionamento e consumo, com características e necessidades diferentes. Aí essa gestão ocorre normalmente dividindo os clientes em grupos. Cada cliente deve ter um atendimento específico às suas necessidades.
As demais alternativas não se relacionam ao contexto do enunciado.
Questão 63
Gabarito: C
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 4 e 5).
Note que o enunciado fala em boas práticas.
Os itens I e II falam em focos distintos: focar em clientes indecisos e dar mais atenção aos clientes com maior potencial de compras.
Já o item III fala em um projeto bem estruturado de atendimento aos clientes. Nesse caso, fica muito claro que essa é uma boa prática em qualquer tempo.
Agora, será que os clientes indecisos e o de maior potencial devem ser foco nesse planejamento? Não seria ideal eles terem, sim, uma atenção na abordagem, assim como aqueles decididos e com menor potencial de compras, mas não necessariamente possuírem prioridades em relação a outros?
Assim, o foco não está só em conquistar clientes, mas em fidelizar os já existentes e reconquistar os que já foram um dia.
Nesse sentido, os itens I e II estão incorretos; já o item III está correto.
Questão 64
Gabarito: E
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 33).
O marketing de relacionamento é a construção de uma relação duradoura entre empresa e consumidor, baseada na confiança e em ganhos mútuos ao longo do tempo. Envolve estratégias que permitem iniciar uma relação mais próxima com os clientes, fazendo com que eles se identifiquem com os propósitos e produtos da marca.
O objetivo principal das estratégias de marketing de relacionamento com o cliente é a de dar suporte às empresas para fidelizar seus clientes e até mesmo atingir outros potenciais, sempre em busca de satisfazer as necessidades dos mesmos.
Assim, a ideia é que o bom relacionamento com o cliente e sua satisfação total agregue valor ao relacionamento com cada um dos clientes.
Questão 65
Gabarito: A
Comentários:
A doutrina majoritária costuma dividir as técnicas de vendas em etapas anteriores e posteriores à venda, ou seja, da pré-abordagem ao pós-vendas.
Geralmente, temos:
1. Prospecção e qualificação
2. Pré-abordagem (pré-venda)
3. Abordagem
4. Apresentação/demonstração
5. Superação de objeções e resistências
6. Fechamento
7. Acompanhamento pós-venda/manutenção
Em relação à última etapa (acompanhamento, pós-venda ou manutenção), a venda não se encerra com o fechamento, quando o cliente sai da loja/agência. O vendedor deve garantir que a entrega, montagem e manutenção ocorram de acordo com o que foi negociado. O bom pós-venda dá ao cliente segurança e satisfação, aumentando as chances de fidelização.
O nosso gabarito diz exatamente isso: “reter e fidelizar os clientes”.
As demais alternativas são etapas anteriores à venda.
Questão 66
Gabarito: A
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 31).
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.
Assim, uma empresa possui vantagem competitiva quando ela implementa uma estratégia de criação de valor que não pode ser simultaneamente implementada por qualquer outro competidor corrente ou potencial.
Note que o enunciado fala em “diferenciais”. Assim, as demais alternativas não têm relação alguma com o que a questão pede.
Questão 67
Gabarito: D
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 7 a 10).
A questão está falando da Matriz SWOT, que é uma ferramenta de diagnóstico organizacional. O diagnóstico organizacional é, de regra, a etapa inicial do planejamento estratégico, ou seja, é a análise externa e a análise interna do ambiente da organização.
As forças e fraquezas se relacionam com a análise ambiental interna. Já as oportunidades e ameaças se relacionam com a análise ambiental externa.
Questão 68
Gabarito: E
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 36 a 38).
A questão trata da qualidade no atendimento a clientes.
Quando pensamos nas causas que nos levam a fazer uma avaliação positiva ou negativa do atendimento recebido, podemos enumerar fatores que nem sempre dizem respeito exatamente ao serviço desejado ou produto adquirido.
Assim, vários indicadores podem sinalizar o nível de qualidade do serviço de atendimento. Por outro lado, diversos motivos podem levar o cliente ou o usuário a reclamar do serviço prestado pela organização.
Logo, a expectativa negativa gerada no cliente, se bem percebida, pode gerar uma oportunidade de melhoria.
Questão 69
Gabarito: D
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (págs. 36 a 38).
A questão trata da qualidade no atendimento a clientes.
Quando pensamos nas causas que nos levam a fazer uma avaliação positiva ou negativa do atendimento recebido, podemos enumerar fatores que nem sempre dizem respeito exatamente ao serviço desejado ou produto adquirido.
Assim, vários indicadores podem sinalizar o nível de qualidade do serviço de atendimento. Por outro lado, diversos motivos podem levar o cliente ou o usuário a reclamar do serviço prestado pela organização.
Logo, a expectativa negativa gerada no cliente, se bem percebida, pode gerar uma oportunidade de melhoria.
Questão 70
Gabarito: B
Comentários:
Vimos esse assunto na nossa aula (pág. 31).
Um dos maiores fatores motivacionais envolve os relacionamentos interpessoais, ou seja, o bom relacionamento entre os membros da equipe.
O item I fala em reconhecer os que batem as metas como os melhores. Ainda que uma empresa comercial tenha em suas metas alcançadas um fator decisivo de sucesso, a motivação vai muito mais além que isso. O item está incorreto.
O item II fala em estimular competições sadias que envolvam a equipe. Note que na questão 60 falou-se apenas em competição. Como vimos, genericamente não podemos afirmar que qualquer tipo de competição trará resultados motivadores. No entanto, aqui a banca foi específica, mencionando competições sadias”, que agreguem condições iguais, espírito de competitividade e filosofia de superação.
O item está correto.
O item III fala em conflitos inevitáveis, assumindo que todos eles ajudam as equipes. Muito pelo contrário. Conflitos inevitáveis podem ser disfuncionais, que prejudicam as metas e os objetivos da organização.
Acontece quando o desacordo e a disputa atrapalham a execução das metas da organização, causando desentendimentos, discussões não construtivas e desperdício de tempo e energia. O item está incorreto.
Gabarito Banestes: gabarito preliminar
O gabarito preliminar está previsto para sete de março.
Gabarito Banestes: recursos
Os recursos contra o gabarito preliminar poderão ser feitos nos dias oito e nove de março.
Gabarito Banestes: próximas etapas
O concurso Banestes terá apenas a etapa da prova objetiva.
Gabarito Banestes: cronograma
Confira a seguir o cronograma previsto no edital:
- Divulgação do Gabarito Preliminar da prova objetiva: 07/03/2023
- Interposição de recursos contra o Gabarito Preliminar: 08/03/2023-09/03/2023
- Publicação do Gabarito Definitivo da Prova Objetiva: 29/03/2023
- Publicação do Resultado Preliminar da Prova Objetiva: 29/03/2023
- Interposição de recursos contra o Resultado Preliminar da Prova Objetiva: 30/03/2023-31/03/2023
- Publicação do Resultado Definitivo da Prova Objetiva: 12/04/2023
- Realização das entrevistas de candidatos negros e índios e perícia médica dos candidatos com deficiência: 19/04/2023-21/04/2023
- Publicação do Resultado com Classificação Final: 19/05/2023
Prova Banestes: análise
Fez a prova do Banestes neste domingo (05/03)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do concurso Banestes
Concurso BANESTES | Banco do Estado do Espírito Santo |
---|---|
Situação atual | em andamento |
Banca organizadora | FGV |
Cargos | diversos |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreiras | Bancária |
Lotação | Espírito Santo |
Número de vagas | CR |
Remuneração | R$ 3.652,05 a R$ 3.960,13 |
Inscrições | 12/12/2022 a 13/01/2023 |
Taxa de inscrição | R$ 55,00 a R$ 75,00 |
Data da prova objetiva | 05/03/2023 |
Clique aqui para ver o edital BANESTES |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Fiz a prova neste domingo