“Faça o que você sente que está certo em seu coração – pois você será criticado de qualquer maneira. Você será condenado quer faça ou não.” Eleanor Roosevelt
Apenas por ter nascido, você já ganhou na loteria. É isso mesmo, amigo leitor, você é um vencedor desde o momento em que veio ao mundo! Como nos lembra a autora norte-americana Mel Robbins, a probabilidade de termos nascido na época em que nascemos, dos pais que nos geraram e com a nossa composição genética, que é única, é de aproximadamente uma em quatrocentos trilhões. Portanto, acredite: você é um milagre e venceu a batalha mais difícil do universo antes mesmo de iniciar sua trajetória terrena. Sabendo disso, faça a vida valer a pena! Não ceda às críticas, não desista dos seus sonhos e aproveite cada pequena oportunidade que surgir em seu caminho!
Depois de fazer alguns cálculos, o escritor, médico e filósofo Ali Binazir concluiu que as chances de os pais de qualquer um de nós terem se encontrado antes dos 25 anos e começado um relacionamento que resultou em uma união forte o bastante para gerar um filho – eu ou você – são, em termos práticos, nulas. Para fazer essa constatação, o Dr. Binazir investigou as relações entre todos os seus parentes conhecidos.
Imagine, amigo leitor, a quantidade de coincidências que tiveram de se suceder para que um determinado espermatozoide – entre centenas de milhões de outros – se encontrasse com um óvulo específico, para, juntos, formarem… você! Para o Budismo, a probabilidade de isso acontecer seria algo em torno de uma em setecentos trilhões! É ou não é um milagre você existir, você ter nascido? Esse acontecimento extraordinário – a vida – viola toda a lógica das leis naturais e confunde a matemática, a estatística e todos aqueles que buscam, nos números e nas probabilidades, explicá-lo.
“…independentemente de qual seja a estatística correta – a de Robbins, a de Binazir ou a dos budistas –, a vida é ou não é um milagre? Você é ou não é uma dádiva dos céus?”
Você já parou para pensar que cada um de nós precisa de mais de 220 bilhões de células sãs por dia para viver e que basta uma doente para desfalecermos? O corpo humano é percorrido por mais de 97 mil quilômetros de veias, artérias e vasos capilares que, se fossem alinhados, dariam duas voltas e meia em torno da Terra. Então, independentemente de qual seja a estatística correta – a de Robbins, a de Binazir ou a dos budistas –, a vida é ou não é um milagre? Você é ou não é uma dádiva dos céus?
Outra reflexão importante. Espalhadas pelo mundo, há mais de dois bilhões de pessoas que vivem em extrema pobreza. Elas estão bem longe de poder estudar como você, concurseiro, pois não têm forças nem mesmo para lutar pela própria sobrevivência. São crianças, jovens, mulheres abusadas, exploradas, maltratadas, esfomeadas, todas sem nenhuma perspectiva.
“Comemore cada conquista e acredite que, a cada amanhecer, tudo pode acontecer.”
Por tudo isso, meu caro, que tal viver intensamente a aurora de cada dia? Trate de se fortalecer. Sonhe. Tenha fé (leia AQUI sobre esse tema). Controle os seus medos (leia AQUI). Agradeça (leia AQUI). Perdoe. Peça desculpas. Sorria. Brilhe. Supere-se dia a dia. E ame. Ame amar. Ame estudar. Ame ser desafiado. Comemore cada conquista e acredite que, a cada amanhecer, tudo pode acontecer.
“O importante, em todas as fases da vida, é não ceder ao pessimismo e às energias negativas emanadas pelos outros; é não ficar remoendo os erros do passado; é não guardar ódio no coração. “
O importante, em todas as fases da vida, é não ceder ao pessimismo e às energias negativas emanadas pelos outros; é não ficar remoendo os erros do passado; é não guardar ódio no coração. Procure enxergar cada pessoa que atravessa seu caminho como alguém especial; alguém que, assim como você, é um milagre de Deus ou da força divina e criadora na qual você acredita.
Definir objetivos e persegui-los também é uma ótima ideia. Descubra qual é a sua vocação e o que você pretende para a sua vida e, então, procure sempre fazer o seu melhor da forma mais brilhante, mais apaixonada, mais útil. Seja mais do que você já é, superando-se sempre e um dia após o outro. E tenha consciência de que tudo tem o seu preço. Pague-o e siga em frente. Leia AQUI um artigo sobre esse tema.
Mais uma vez, lembre-se: cada um de nós é imensamente sortudo pelo simples fato de estar vivo. Portanto, vamos parar de reclamar.
Combinado?
GRAN sucesso e muitas conquistas para você!
“As pessoas crescem através da experiência se elas enfrentam a vida honesta e corajosamente. É assim que o caráter é construído.” Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA de 1933 a 1945.
PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.
Mais artigos para ajudar em sua preparação:
- Conversa de jovem para jovem!
- O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida
- Acredite: Agora é a melhor hora para você estudar para concursos públicos
- A inteligência emocional em benefício do concurseiro
- Sem sacrifício, não há recompensa!
- Deseje, mentalize e receba!
- Dicas de quem chegou lá
Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.