Deseje, mentalize, receba!


Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos.” Thomas Edison

O pontapé inicial para qualquer conquista é o desejo. Quando uma pessoa deseja muito e intensamente algo, vai moldando a realidade e a direcionando rumo à concretização desse desejo. De fato, a mente tem o poder extraordinário de fabricar realidade, mas não sozinha. Quem quer muito algo precisa agir e se fazer merecedor do objeto de desejo. Há que desenvolver inteligência emocional (veja aqui nosso artigo sobre o assunto), há que pensar positivo (veja aqui), há que se esforçar (veja aqui) e há que fazer sacrifícios (veja aqui). Não basta querer muito um cargo público e esperar que o ato de nomeação chegue em casa, como num passe de mágica, sem que o candidato tenha feito sua parte para isso. O desejo é apenas o início da conquista, e não o seu fim.

A universidade americana de Yale desenvolveu uma pesquisa em que ficou demonstrado o poder da mente. Os pesquisadores selecionaram trinta indivíduos que, em comum, nunca haviam disparado uma arma de fogo antes e, submetidos a uma prova de tiro, obtiveram a mesma média de acertos. Esses indivíduos foram divididos em três grupos. O primeiro praticou tiro por vinte minutos, cinco dias por semana, durante seis semanas. O segundo grupo, durante o mesmo período de tempo e no mesmo ambiente, apenas se imaginou acertando o alvo, reproduzindo na mente os gestos de atirar. Já o terceiro grupo, na mesma situação e no mesmo período, ficou à toa, simplesmente brincando com a arma. Depois de seis semanas, os testes de proficiência foram repetidos. Os dados foram surpreendentes: o primeiro grupo teve índice de acertos de 83%; o segundo grupo, de 82%; e o terceiro manteve a média de antes, sem alteração. A grande lição que esse experimento nos ensina é que os exercícios mentais são tão eficientes quanto o treino prático quando se trata de se preparar para um desafio. O indivíduo pode simplesmente simular na mente a situação que enfrentará ou visualizar a si mesmo conquistando o objeto de desejo, que suas chances de tornar a imagem concreta são tão altas quanto seriam se ele estivesse pondo a mão na massa.

“Quando um concurseiro visualiza bem o seu propósito, a tendência é que ele tenha um aproveitamento muito bom em relação ao que visualizou.”

Quando um concurseiro visualiza bem o seu propósito, a tendência é que ele tenha um aproveitamento muito bom em relação ao que visualizou. Entretanto, não basta projetar o sonho na mente nos mínimos detalhes; é preciso carregar essas imagens com sentimentos e emoções positivas. Vejamos uma situação concreta. Imagine que amanhã você, amigo concurseiro, fará a prova do concurso dos seus sonhos, para uma vaga de policial federal. Hoje, você não pode ficar projetando pensamentos negativos como: E se der branco? E se todos os inscritos comparecerem? E se eu me atrasar? E se as provas vierem muito fora do que eu estudei ou do que domino? Em vez de ceder a esse tipo de pensamento pessimista, você deve é imaginar-se feliz durante a prova, tranquilo ao constatar que tudo que está sendo cobrado nela constava do seu plano de estudos e dos milhares de questões que você resolveu como treino. Em seguida, com os olhos fechados e controlando a respiração, você deve conseguir imaginar-se de arma na mão, vestindo o uniforme e já com o brasão pendurado no pescoço, acompanhando presos de colarinho branco levados à delegacia da Polícia Federal.

“Pensamento e sentimento certos dão forma ao desejo. O resultado será o universo trabalhando para a concretização dele. Como tudo na vida, essa simulação requer treino e mais treino.”

Outra imagem boa de visualizar é o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, namorada ou noiva, assistindo a você na tevê escoltando presos da operação “Lava-jato”. Mentalize cada detalhe dessa imagem e sinta-se merecedor de estar presente nela. Pensamento e sentimento certos dão forma ao desejo. O resultado será o universo trabalhando para a concretização dele. Como tudo na vida, essa simulação requer treino e mais treino. Cabe repetir: você se torna aquilo que pensa e projeta na maior parte do tempo.

Agradeça, agradeça sempre e todo dia, especialmente pelo que você já tiver conquistado e por tudo que já tem. A gratidão nos faz ter mais felicidade e maior motivação para buscar novos desafios.

Em outro artigo, ensinamos que todo concurseiro deve criar o seu “mural dos sonhos”. Nele, deve pendurar fotos do órgão ou entidade onde pretende trabalhar, imagens de servidores em operação e cópia do contracheque do cargo, entre outros objetos que ilustrem o que ele poderá conquistar graças à estabilidade financeira garantida pelo cargo público. Outra boa dica é carregar no bolso um cartão plastificado com a frase “Eu sou muito feliz, grato e desejo ser [por exemplo] policial federal”. Acrescentamos a tudo isso, ainda, o atributo da gratidão. Agradeça, agradeça sempre e todo dia, especialmente pelo que você já tiver conquistado e por tudo que já tem. A gratidão nos faz ter mais felicidade e maior motivação para buscar novos desafios.

Você sabia que o que nos move em direção ao nossos objetivos, desejos, sonhos e necessidades é a dopamina? Conhecida como molécula da motivação, é ela que nos proporciona aquela ótima sensação de empoderamento que experimentamos quando atingimos uma meta. A falta de entusiasmo, de motivação, está diretamente ligada a baixos níveis de dopamina. Estudos conduzidos com hamsters mostram que as cobaias com deficiência desse neurotransmissor costumam optar pelo caminho mais fácil, ainda que a recompensa, no fim, seja menos alimento. Já os ratinhos com maiores níveis de dopamina se esforçam mais quando sabem que o resultado será o dobro de comida. Interessante, não?

Sabendo disso, o que recomendamos é a divisão dos grandes objetivos em várias pequenas metas. Cada conquista, por menor que seja, liberará dopamina, o que produzirá em você a sensação de felicidade e de prazer que o motivará a seguir em frente. Isso ocorre porque cada realização significa um passo adiante na conquista do objetivo maior, o que permite que você visualize a vitória como algo mais próximo e concreto. Em outras palavras, experimentamos uma boa “ressaca” de dopamina a cada pequena conquista, no nosso caso cada nova aprovação com melhor classificação do que a anterior.

Deseje, mentalize, trabalhe muito, comemore as suas pequenas conquistas, pois, com certeza, a aprovação no concurso de seus sonhos chegará. E, quando chegar, não se esqueça de me convidar para o churrasco da posse. Rs

“Na maioria das vezes, a diferença entre ganhar e perder é não desistir.” Walt Disney

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 


 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
91 Comentários

91 Comentários

  1. Francisco Alcione

    28/11/2016 16:49em16:49

    Excelente artigo prof. Gabriel!

    A tese da gratidão é verdadeira, pois quem não se faz grato no pouco como será no muito?
    Portanto, deseje, mentalize, agradeça!

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:11em00:11

      Prezado Francisco,

      Obrigado. É exatamente o que eu penso.

      Sucesso em sua jornada!

    • AntônioCarlos

      20/11/2017 20:25em20:25

      Excelentes essas iniciativas; e, assim, o Gran Cursos vai crescendo e proporcionando crescimentos pessoais e profissionais a nós concurseiros. Deus ilumine a todos nós!

  2. Sérgio

    01/12/2016 06:32em06:32

    Gabriel grato pelos seus ensinamentos.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:12em00:12

      Prezado Sérgio,

      Fico feliz em saber que meu texto está sendo útil para você. Sucesso em sua jornada!

      • Rosilene marques da silva timoteo

        29/06/2018 18:43em18:43

        ola professor Gabriel estou estudando pelas provas de 2018 são muito boa estou adorando
        muitas coisas novas obrigada a todos os professores que também mandam e-mail me ajuda bastante esse apoio de mestres concurseiros obrigada a todos.
        rssssss

  3. Kelly Christine

    01/12/2016 08:01em08:01

    Hoje a primeira anotação no meu Caderno da Gratidão vai para o Gabriel Granjeiro e toda a equipe Grancursos. Obrigada por todo o suporte que vocês nos dão. Já estudei com outros cursos online e, agora, não troco o Gran por nada, já que vocês têm o melhor preço, as melhores ferramentas, os melhores professores e uma preocupação genuína não só com a aprovação, mas com o bem-estar dos alunos durante a árdua caminhada até o sonho. Obrigada, obrigada, obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:13em00:13

      Prezada Kelly,

      Em nome da equipe do Gran Cursos Online agradeço pelo seu gesto de carinho ao dedicar sua primeira anotação no Caderno da Gratidão a nós.

      Obrigado pela confiança e pelos elogios. Conte sempre conosco!

      • Maria

        21/04/2018 16:58em16:58

        Sou aposentada do banco do Brasil. Poderia acumular renda ou teria que desvincular-me do BB e ter no mínimo 10 anos de serviço público para aposentar-me?

    • Edivaldo Sousa Moraes

      26/12/2016 20:14em20:14

      Gabriel,iniciando os estudos para concurso público,o concurso do meu interesse,é o da Policia Legislativa federal do Senado Federal.como se inscrever nos preparatório,do gran?

  4. Andrea Toledo

    01/12/2016 08:32em08:32

    Que artigo ótimo!
    Concordo em todos os pontos.
    Vou fazer meu Mural dos Sonhos já. 😉

    gratidão

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:14em00:14

      Prezada Andrea,

      Obrigado. Fico feliz em saber que meu artigo te inspirou.

      Sucesso em sua jornada!

  5. Shenna

    01/12/2016 08:49em08:49

    Adoro todo o conteúdo gratuito de vocês. Conteúdo rico (aulas ao vivo interativas, artigos motivacionais, etc). Merece destaque o e-book: Quebrando a banca FCC, que tem me ajudado muito. Parabéns.
    Obrigada Gran Cursos!

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:15em00:15

      Prezada Shenna,

      Muito obrigado! Buscamos oferecer aos nossos alunos as melhores aulas e os melhores materiais, seja nos cursos pagos ou nos gratuitos.

      Conte sempre conosco.

  6. Celma

    01/12/2016 09:04em09:04

    Gabriel, Obrigada pela motivação!

  7. Josué Santos

    01/12/2016 09:45em09:45

    Bom dia, Daniel.
    Parabéns pelo artigo. Bem motivador. Gostei muito.
    E só ratificando aqui, pode deixar. Quando chegar minha vez, terei o imenso carinho de me lembrar de todos do Gran Cursos. E esta conquista será sim divididas com todos vocês desta linda família que é o Gran Cursos.
    Fiquem todos com Deus.
    Abraços.
    Att, Josué, de Macapá, capital do estado do Amapá.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:16em00:16

      Prezado Josué,

      Fico feliz em saber que gostou do meu texto e de que está determinado a nos conceder seu depoimento após conquistar o sonhado cargo público.

      Sucesso em sua jornada!

  8. Josué Santos

    01/12/2016 09:48em09:48

    Perdão pela garfe. Quis dizer Gabriel.

  9. Karina

    01/12/2016 12:34em12:34

    Obrigada por todos os artigos, pelas aulas e suporte dado por você e o Gran Cursos!
    Que Deus o proteja sempre!

  10. André Severiano

    01/12/2016 16:55em16:55

    Grancursos é sensacional! Conhecimento compartilhado gratuitamente. Basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir!

    Força e Honra!

  11. CELINA

    01/12/2016 17:21em17:21

    ÓTIMO ARTIGO!!!!! SEMPRE QUE LEIO SEUS ARTIGOS FICO BEM MAIS MOTIVADA!!!

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:18em00:18

      Prezada Celina,

      Obrigado. Fico feliz em saber que meus artigos servem de motivação para você.

      Conte sempre conosco!

  12. Elda

    01/12/2016 17:32em17:32

    Respirando fundo, pois a dopamina aumentou ao terminar de ler tão valioso artigo! No início de 2016, decidi estudar para o concurso do INSS. A princípio para ver como seria a prova, aí estudando no Gran online fui tomando gosto e pensei, quero é passar! mesmo que não seja no número de vagas… aí PASSEI! 50 pontos, mas para minha inexperiência…afinal fora 1981 (isso mesmo!!! ) que concluí, à época, 2º grau. Sempre digo: Essa aprovação devo ao GRAN ONLINE. A experiência foi positiva e continuo motivada, fazendo novos planos. Obrigada!!!

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:19em00:19

      Prezada Elda,

      Obrigado pelos elogios. Fico feliz em saber que fizemos parte da sua aprovação no concurso do INSS.

      Conte sempre conosco!

  13. Ana Cleide Cerqueira

    01/12/2016 17:46em17:46

    Equipe Gran,
    Quero parabenizar essa equipe competente ,dedicada ,capaz e que se preocupa com o próximo.
    Obrigada por esse texto! Obrigada, muito obrigada pelas doze aulas gratuitas! Gesto nobre.
    Aquilo que não temos como retribuir, pedimos ao Senhor que retribua. Que essa equipe receba a cem por um, todo bem que tem produzido à muitos.

    Grata,
    Ana Cleide Cerqueira.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:20em00:20

      Prezada Ana Cleide,

      Muito obrigado. Repassarei o elogio a nossa equipe.

      Sucesso em sua jornada!

  14. Luciana R Braga

    01/12/2016 18:59em18:59

    Que artigo maravilhoso, parabéns profº Gabriel!
    Excelente!

  15. maria rosaneide

    01/12/2016 19:59em19:59

    obrigada prof! parabéns pelo artigo maravilhoso.

  16. Neilton

    01/12/2016 22:40em22:40

    Artigo excelente Gabriel. Obrigado por produzir textos tão motivadores para aqueles que estão na caminhada. Parabéns a toda equipe Gran Cursos!!

  17. Lucimar Valois

    02/12/2016 10:07em10:07

    Obrigada ao gran e toda sua equipe e em especial ao Gabriel por estar sempre nos motivando e fazendo o melhor para seus alunos.
    Tem momentos da nossa vida que passamos por fases boas e ruins que a gente nunca imagina passar, e nesse momento é muito importante estarmos sendo motivados.
    Sou grata ao gran por se preocupar conosco.
    Obrigada, ótimo artigo.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:23em00:23

      Prezada Lucimar,

      Obrigado. Agradeço aos elogios em nome de toda equipe do Gran Cursos Online.

      Não se deixe desmotivar pelas dificuldades. Conte sempre conosco!

  18. Ismail Filho

    02/12/2016 14:31em14:31

    Excelente artigo, bastante motivador sem deixar de esclarecer aos colegas que sem esforço não alcançará seus objetivos.

  19. Luciana Oliveira

    02/12/2016 17:04em17:04

    Nossa que coincidência, ontem comecei a meditar sobre gratidão, para fazer disto um hábito diário, até combinei com amigos e alunos para fazermos o exercício de gratidão juntos, seja pensando sobre isto, meditando ou até escrevendo em diário. Obrigada pelo artigo! Namastê.

  20. Vandeilson Silva

    04/12/2016 06:05em06:05

    Bom Dia!!

    Obrigado Gabriel, muito bom o conteúdo, grato por esse incentivo.

  21. Gustavo Leopardo

    04/12/2016 17:27em17:27

    Esse artigo é promissor, o combustível que impulsiona o concurseiro… Para você que está começando agora é o tempo: ” O MAIOR DESCONFORTO PARA UM CONCURSEIRO/SER HUMANO É TER UMA GRANDE NECESSIDADE EM RAZÃO DO TEMPO QUE PASSOU; PRECISAR DAQUILO PRA “ONTEM” E DEPENDER INAPELAVELMENTE DO TEMPO PARA SE PREPARAR PARA ESSA CONQUISTA E ESTÁ EM UMA IDADE AVANÇADA ”
    Pense nisso, para nós humanos só existe dois caminhos:
    • Ou morre novo
    • Ou fica velho
    Na segunda ipotese você ou qualquer pessoa, precisa de um emprego, se não; com muita sorte teu caminho é um azilo.

  22. Max Martins

    04/12/2016 23:24em23:24

    Excelente comentário acercacda conquista de qualquer ideal, fé, foco…Max Martins.

  23. Luiz Silva

    05/12/2016 08:49em08:49

    Adorei o artigo! A motivação é a base de tudo…
    correria hoje, conquista amanha.
    O nosso futuro depende do nosso presente…

  24. sandra lucia Pielechowski lima

    07/12/2016 14:41em14:41

    Parabéns ! Adorei este artigo.

  25. Luanna Lima

    07/12/2016 15:20em15:20

    Preciosíssimo texto. Gabriel, você acaba de ganhar uma fã. Aproveitei o comentário de um colega e baixei o Quebrando a Banca FCC, que está maravilhoso!

    Parabéns tb aos outros colegas que comentaram, essa página é um verdadeiro tesourinho na internet. Como concurseira, sempre vejo uma chuva de críticas aos cursinhos que se esforçam tanto para levar o melhor conteúdo para os alunos, nem parece que serão futuros servidores do público.

    Obrigada Gabriel e GranCursos. Beijos.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:28em00:28

      Prezada Luanna,

      Muito obrigado. Fico feliz que gostou do meu artigo e espero que a série Quebrando a Banca FCC seja útil para os seus estudos.

      Sucesso em sua jornada!

  26. Clédson Santos

    10/12/2016 22:13em22:13

    No documentário – “O segredo” – explica bastante coisas relacionado a isso tudo que o grnade mestre falou. Parabéns pela iniciativa professor.
    “Agradeço por tudo que tenho recebido, mas estou aberto para receber mais.” Minha oração matinal.

  27. Tiago

    11/12/2016 11:59em11:59

    Estar motivado, ou seja ter um motivo para prosseguir ajuda muito o concurseiro. Estou nessa luta de me manter motivado. Esse artigo me ajudou bastante. Parabéns!

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:27em00:27

      Prezado Tiago,

      Muito obrigado. Não desista ao se deparar com obstáculos no caminho. Sucesso em sua jornada!

  28. Esteves

    11/12/2016 12:00em12:00

    A motivação é a base para fazermos as coisas na vida. Esse post é bem salutar. Obrigado

  29. Reginaldo Nascimento Rodrigues

    11/12/2016 23:24em23:24

    Maravilha! O artigo é muito bom, e posso dizer que já fiz uso de boa parte das instruções que li nesse artigo, isso me ajudou a passar no concurso que eu queria em 2012, hoje faço uso das mesmas técnicas para me ajudar a passa em outro, agradeço a Deus todos os dias por ter seguido os bons conselhos que me foram dados.

    • Gabriel Granjeiro

      14/12/2016 00:25em00:25

      Prezado Reginaldo,

      Muito obrigado. Parabéns por sua aprovação e sucesso em sua jornada!

  30. silas correia

    15/01/2017 12:22em12:22

    Bom dia professor. obrigado por sempre está nos motivando. abraços!

  31. dulcimar soares de oliveira

    16/01/2017 10:12em10:12

    Muito bom. É um ótimo incentivo pra nós que estamos tentando passar em um concurso. Devemos nos lembrar desse texto sempre.

  32. sidinei melo

    28/01/2017 01:57em01:57

    Muito bom Gabriel o artigo ….
    Realmente quando mentalizamos algo e buscamos o resultado esperado sempre chega .
    Já aconteceu comigo fiz pela primeira vez um concurso na área policial e conquistei a minha vaga ….
    Os artigos são ótimos para que renovarmos nosso foco …
    Difícil nem é vencer o concorrente na hora da prova e sim manter o foco antes dela …

  33. Renato

    30/01/2017 21:51em21:51

    Vai dar turdo certo, fé em Deus.

    • Renato

      30/01/2017 21:53em21:53

      tudo kkk

  34. Julia

    17/04/2017 18:56em18:56

    Obrigada pelas palavras de motivação.Creio que o mais difícil nesta jornada de concurseiro realmente é se manter motivado,mas se Deus quiser chegaremos lá!!

  35. sanmara

    20/04/2017 09:02em09:02

    Esse assunto é abordado no livro e documentário ‘O Segredo’. É um excelente material motivacional. Fala sobre as técnicas da lei da atração, de como a mente positivada pode te ajudar a conseguir a alcançar o que deseja.

  36. Sueli

    26/04/2017 18:31em18:31

    Incrível! Estava mentalizando a minha aprovação e de repente aparece na minha frente um artigo falando justamente sobre o assunto!

    É o universo mandando o seu recado! 😉

  37. Flaviano frança

    02/05/2017 22:31em22:31

    Obrigado pela atenção e carinho

  38. Rosiene Messias

    11/05/2017 00:46em00:46

    Obrigada Gabriel Granjeiro por disponibilizar este artigo motivacional maravilhoso!
    Tenho o hábito de sempre recorrer a videos ou artigos, e até as músicas motivacionais, quando me encontro cansada mentalmente e desanimada.
    Sou aluna do Gran cursos já ha 4 meses…mais hoje ao ler o seu artigo, fui surpreendida com um sentimento super positivo, reavivou as minhas forças.
    Já possuo um mural, nele coloco os meus desafios pessoais e os meus sonhos materiais a serem conquistados…mas não tenho nele o meu objetivo de carreira, a ferramenta na qual usarei para alcançar os meus sonhos…Muito obrigada pelas dicas..irei acrescentar imediatamente e praticar mais a gratidão e o pensamento positivo.
    Obrigada Gabriel e que Deus te abençoe grandemente!

  39. Leidiane Paes Santos

    15/05/2017 06:54em06:54

    Lute sempre e nunca desista ! Sabias palavras professor ☺ isso ajusae muito a gente: a procura estudar mais e enterressar mais obrigado .

  40. SAULO DOS SANTOS FELIPE

    04/06/2017 14:29em14:29

    Gabriel Granjeiro, não imaginava ver isso num site pra concursos ainda, que massa! Estou tornando isso numa crença positiva pra enraizar mesmo na mente. Interessante como a Lei da Atração funciona, quando você pensa, imagina com sentimento e emoção muito intensa aquilo que foi pensado, por um certo período, tende a acontecer mais rápido usei isso no concurso do INSS quando fui na agência resolver um problema me imaginei no lugar dos técnicos que estavam atendendo, fiz o concurso fui aprovado, porém estou como excedente, mas foi um GRANDE AVANÇO na minha jornada. GRATO PELO CONTEÚDO E PELA MOTIVAÇÃO.
    P.S: MOSTREI ESSA MATÉRIA PROS MEUS FILHOS (Saulo, 10 anos e Lucas, 12 anos) FICARAM MUITO INTERESSADOS PORQUE VENHO MOSTRANDO E CONVERSANDO COM ELES SOBRE ESSE ASSUNTO QUE É INCRÍVEL. MAIS UMA VEZ MEU AGRADECIMENTO.

  41. Geandro vieira neto

    23/06/2017 12:08em12:08

    Foi muito proveitoso o seu texto motivacional , com certeza devemos agradecer sempre tudo que temos e que somos . E com vontade acreditar em nossos sonhos ,.Obrigado Professor.

  42. Fagner

    26/06/2017 19:28em19:28

    Obrigado pela motivação, seguirei as dicas e conquistarei o que almejo.

    Muito obrigado!

  43. Ana Paula Marques

    05/09/2017 12:31em12:31

    Muito obrigada Gabriel!
    Amando ser aluna do Gran Cursos e ciente de que vocês já fazem parte da estruturação do meu caminho, já me visualizo servidora pública do Desenbahia primeiramente onde irei contribuir para o fomento de atividades empreendedoras de projetos em educação empreendedora e inovação para dentistas, mulheres e população de baixa renda, os quais já desenvolvo. Essa será a primeira etapa do meu caminho pois, a longo prazo, erei uma servidora pública da CLDF e residirei em Brasília. Bjs

  44. Fabio

    11/09/2017 23:33em23:33

    Olá! Muito bom o texto! Motivação e estudo devem andar juntos! Mas, sobre essa pesquisa dos atiradores, é difícil de acreditar que um grupo que apenas imaginou tenha praticamente o mesmo resultado de outro grupo que realmente praticou. Tem alguma fonte? Fiquei bastante curioso. Abraço.

  45. Carol

    22/09/2017 01:03em01:03

    Muito bom o artigo, amei! Obrigada, Gabriel!
    Já conhecia o Gran Cursos de “ouvir falar” há um tempo, sempre amei as dicas de português, mas não tinha ainda parado para acompanhar as aulas gratuitas de vocês no YouTube. Recentemente, comecei a acompanhar e amei as aulas, a didática dos professores, e esse diferencial do carinho com os alunos. Só me arrependi de não ter, de fato, conhecido antes e comprado o curso de vocês. Sou muito grata por todas as aulas e materiais disponibilizados gratuitamente, além das várias dicas e dos artigos inspiradores. Que Deus abençoe sempre toda essa equipe! Abraço!

  46. luiz henrique reis

    23/09/2017 06:29em06:29

    Estou chegando agora no GRAN, não o conhecia descobrir por acaso no youtube, comecei no lugar certo a busca por minha aprovação em carreira juridica, é muito bom comecar uma nova etapa com pessoas competentes,e comprometidas em me ajudar na prática e principalmente no emocional. O material motivacional ja esta fazendo uma grande diferença na minha vida pessoal.
    Obrigado Professor GABRIEL, e equipe.

  47. Denison Pereira

    23/10/2017 16:33em16:33

    Conheci o GRANCURSOS a pouco tempo, mas já estou bastante satisfeito com o conteúdo das aulas. São materias muito bons e a didática é muito boa dos professores, não fazendo com que as aulas fiquem “chata e cansativa” e a plataforma também é excelente

    Obrigado Gabriel Granjeiro e a todos do GRANCURSOS!

  48. Bhárbara

    13/12/2017 11:20em11:20

    Muito motivador!!! Parabéns!!!

  49. Ernesto Araújo de Almeida

    21/12/2017 22:11em22:11

    Tentei comprar o curso SEE-BA Professor Padrão I Matemática, mas a compra não foi finalizada.

  50. Roberto Lira

    06/01/2018 19:52em19:52

    Estudar nunca é demais para alcançar um objetivo. Mas no Gram Curso, o sonho se realiza mais rápido, devido aos grandes profissionais que se dedicam aos alunos.

  51. Ailton Lima

    07/01/2018 21:50em21:50

    Ótimo texto. Ótima reflexão.

    Vamos à pratica !!!

  52. MARCOS

    01/02/2018 20:56em20:56

    É INTERESSANTE, MESMO ANTES DE LER ESTE ARTIGO SEMPRE ME IMAGINEI NO CARGO QUE ALMEJO CONQUISTAR. ESPERO QUE ELE SE CONCRETIZE EM BREVE. ABRAÇO A TODOS OS DESBRAVADORES…

  53. Maykon dos Santos Da Silva

    19/04/2018 10:42em10:42

    Obrigado gran cursos
    Estou com uma visão diferente, ampliou meu conhecimento em diversos aspectos.

  54. Ana Paula de Deus Borges

    24/07/2018 14:59em14:59

    Obrigada gran cursos.

  55. RAMON WELLENGSON ALVES MARTINS

    05/09/2018 12:23em12:23

    Excelente artigo. Parabéns!! Só faço uma observação ao Thomas Edison. Thomas Edison, de maneira mais educada falando, é um calhorda plagiador. É um mercenário que se apropriou indevidamente das invenções de outras pessoas. Inclusive, a lâmpada não foi ele que inventou. De qualquer forma o importante é a intenção que você traz pra gente. São textos que significam verdadeiro combustível para a gente continuar nesse perseverante caminho em busca de nosso objetivo!!! Mais uma vez, obrigado.

  56. Wildmar

    31/12/2018 11:35em11:35

    Bom dia!
    Muito obrigado pelo Artigo!
    Sempre é bom estarmos motivados com os objetivos na mesma direção.
    Feliz Ano de 2019 para a equipe da Gran cursos!

  57. Leni

    06/02/2019 07:41em07:41

    Bom dia, eu acho o Grancurso online muito bom.

  58. brenda

    19/02/2019 12:06em12:06

    eu me arrepiei toda lendo esse artigo. Já consigo me ver como professora adjunta do munucípio!!! Obrigada por esse artigo incentivador e motivador, nunca pare!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo