Conversa de jovem para jovem

Avatar


21 de agosto4 min. de leitura

Conversa de jovem para jovem“Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir a nossa juventude para o futuro.” – Franklin Roosevelt

Segundo dados recentemente divulgados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, 40% dos candidatos que tomaram posse em cargos e empregos públicos na última década contavam menos de 30 anos de idade. Aqui, no Gran Cursos Online, também já constatamos que os mais jovens são maioria: 50% dos nossos alunos estão na faixa etária abaixo dos 35.

A pergunta é: o que explica o grande número de jovens em busca da carreira pública? Talvez seja o fato de concurso público não exigir experiência prévia… Talvez seja porque essa forma de seleção não faz discriminação por sexo, o que acaba por atrair mais mulheres, sobretudo as mais novas, interessadas nas igualdades de condições que a seleção por meio de concurso proporciona. Tanto é assim, que hoje elas representam cerca de 60% dos que se inscrevem para concorrer a uma vaga no serviço público.

Especulações à parte, é bom deixar claro, desde logo, que nos dias de hoje o parâmetro para ser considerado jovem é bem mais relativo do que há alguns anos, em razão do expressivo aumento da expectativa de vida dos seres humanos. Para mim, ser jovem, nos padrões de hoje, é ter menos de 40 anos de idade, 10 anos mais do que considera o MPOG para efeito das estatísticas que o órgão divulga. Então, caro leitor, atente para isso antes de concluir que este texto não é para você.

Sabe-se que o Brasil precisa gerar mais de 26 milhões de empregos para dar oportunidade a toda a sua gente. Mais da metade dos cidadãos que precisam dessas vagas é composta de jovens. Se contássemos com uma gestão pública eficiente e séria, esses talentos poderiam ter alguma chance, tanto em empresas estatais, como em órgãos públicos diversos, o que certamente ajudaria a nossa gigante nação a sair deste caos que se instalou por aqui nos últimos anos.

Todos sabem que, como empreendedor, fico encantado quando vejo um jovem empreender. Mas fico igualmente fascinado quando acompanho a dedicação de um rapaz ou de uma moça que estuda dia e noite para conquistar uma vaga na carreira pública. É muito gratificante, para mim, testemunhar um desses guerreiros fazendo sacrifícios, assumindo responsabilidades e desejando amor, dinheiro e saúde – nessa ordem – para que, um dia, por certo, venha a desejar saúde, dinheiro e amor. Enfim, fico muito, muito contente com os jovens que se prestam a abrir mão de parte da juventude para lutar por um futuro melhor. Esse é e deve ser o espírito da nossa geração.

“Seja forte e jamais se acovarde diante dos problemas que a vida lhe impuser. Tenha em mente que o mais nobre dos diamantes precisou sofrer a ação faiscante do buril para se tornar uma pedra preciosa e de grande valor.”

É isso mesmo, leitor amigo. Seja forte e jamais se acovarde diante dos problemas que a vida lhe impuser. Tenha em mente que o mais nobre dos diamantes precisou sofrer a ação faiscante do buril para se tornar uma pedra preciosa e de grande valor. Aspirando sempre um amanhã melhor, confie na sua própria capacidade de alcançá-lo e, então, descruze os braços e parta para cima dos obstáculos, dos problemas, dos entraves que aparecerem no caminho. Cuidado apenas para não passar por cima de pessoas na busca por seus objetivos. Passe por cima de coisas e obstáculos; nunca de pessoas.

Ao caminhar em direção à conquista da carreira pública, com ações planejadas, organizadas e bem controladas e o emprego de todos os recursos disponíveis, você poderá dar falta de algo ou identificar uma falha qualquer que esteja atrapalhando pra valer o seu avanço. Quando isso acontecer, pare um pouco – sem retroceder – resolva a pendência e, em seguida, retome o ritmo, firme e forte. Aproveite esses momentos para aprender o que não sabe, ouvindo com humildade os conselhos das pessoas que cruzarem o seu caminho e tiverem a intenção de ajudar você de alguma forma.

Como já escrevemos em outro artigo, cultive o sentimento da gratidão (leia aqui). Seja grato aos seus pais, aos seus mestres e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tenham contribuído para o a seu crescimento. Esse sentimento, além de fazer bem a quem é alvo dele, nos torna dignos de arquitetar a nossa própria felicidade. A gratidão é alimento para a alma e ajuda a construir. Essa é uma das primeiras lições que aprendemos à medida que amadurecemos.

“Jovem que é jovem não foge dos desafios, não tem medo deles. Tem receio, sim, mas de viver uma vida sem sentido, sem valor.”

Se nós, jovens, ainda não temos tanta vivência e sabedoria, temos a nosso favor a coragem. Jovem que é jovem não foge dos desafios, não tem medo deles. Tem receio, sim, mas de viver uma vida sem sentido, sem valor. A fase da juventude é um belo momento para plantar as sementes certas, no lugar certo e na hora certa, para que elas, tratadas com zelo, sejam capazes de crescer e de se multiplicar, a ponto de se transformarem numa maravilhosa colheita.

“Então, plante, faça as escolhas certas, tome decisões e semeie o bem em todas as oportunidades.”

Então, plante, faça as escolhas certas, tome decisões e semeie o bem em todas as oportunidades. Se eventualmente aparecer uma erva daninha em seu canteiro, não se desespere. Pense no que você pode fazer com ela, avalie se há como transformar em algo bom o simples fato de ela ter surgido ali. No fim, você verá que sempre é possível salvar o canteiro como um todo. A cada situação difícil, mantenha a calma e reflita, procurando tirar algum proveito do momento. Assim, você conseguirá fazer com que toda pedra em seu caminho sirva de degrau para subir.

Nós, aqui, do Gran Cursos Online, estaremos sempre, em qualquer situação, prontos para lhe oferecer conselhos, dicas, informações, dados e o que mais você, amigo leitor e concurseiro, precisar para chegar ao mais alto degrau do sucesso pessoal e profissional.

GRAN abraço!

“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: ‘Não tenho satisfação neles’.” – Eclesiastes 12:1.

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

Filmes motivacionais que todo concurseiro deve assistir!
O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida

Concursos e Crise: Como blindar a sua motivação
Desmotivado(a)? Confira 5 dicas valiosas para você não desistir e continuar estudando!
Acredite: Agora é a melhor hora para você estudar para concursos públicos
Dicas de quem chegou lá
O papel da atividade física na preparação para concurso
Cultive a atitude da gratidão


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


21 de agosto4 min. de leitura