Gabriel Granjeiro

O poder da fé para os concurseiros

“Não deixe que ninguém tire a sua esperança.” Papa Francisco

Ao contrário do que você possa ter imaginado ao ler o título deste artigo, o tema que escolhi hoje não é de cunho religioso. Sou, de fato, cristão – católico devoto –, mas respeito todos que pensam diferente de mim, seja quem segue outras crenças, seja quem não acredita em ser divino nenhum. No entanto, tenho absoluta convicção de que, independentemente da crença ou da ausência dela, é necessário, sim, ter fé. Digo fé no sentido mais amplo da palavra, como explicarei a seguir.

A palavra “fé” tem significados em quantidade e força diametralmente opostas à extensão da pequena palavra. E é milenar a história por trás de conceitos por ela abrangidos. Um dos seus possíveis significados é confiança, a confiança que temos naquilo que consideramos verdadeiro ou digno de crédito. Outro é adesão, adesão absoluta a certas ideias e princípios que julgamos importantes e valorosos. Em síntese, fé é o sentimento de crença em algo ou em alguém, independentemente de esse algo ou alguém ter natureza divina ou não. Acreditar é ter a certeza de que acontecerá tudo que se espera, desde que se aja de acordo com determinadas virtudes e valores.

Agir com fé é carregar no coração e na mente a certeza de que um desejo se realizará, de que algo muito aguardado chegará, de que o que se busca será alcançado. É mais do que crer; é ter fortes motivos para saber que, cedo ou tarde, os sonhos se realizarão.

“A pessoa arrebatada pela fé tem uma imensa vantagem sobre as demais: ela consegue nutrir a coragem e a força muito mais do que os medos.”

Onde há fé, há boas obras sendo executadas, porque onde há fé há o forte desejo de fazer o bem. Por outro lado, quem não tem fé pensa pequeno. Uma pessoa fervorosa pensa grande porque sabe que a sua crença é maior do que tudo: maior do que qualquer obstáculo, maior do que qualquer pensamento ou sentimento ruim. A pessoa arrebatada pela fé tem uma imensa vantagem sobre as demais: ela consegue nutrir a coragem e a força muito mais do que os medos.

Pense nisso, concurseiro, e pare de impor limites ao seu sonho de conquistar um cargo público. Passe a depositar fé nesse projeto, e nenhum obstáculo será grande o bastante para impedir você de alcançar seu objetivo. Se a sua vontade de vencer e de se tornar uma autoridade pública for maior e você tiver mais fé em si mesmo, conseguirá chegar lá.

“Tenha a fé como aliada – a mais poderosa que você pode conquistar – e use-a para fomentar a sua determinação.”

Amigo leitor, uma preparação adequada, com ações concretas e combinadas com muita fé, é arma poderosa para ajudar você a conquistar a carreira pública e o que mais estiver em seus planos. Acredito de verdade que, enquanto a fé estiver presente em seu coração, todos os seus mais íntimos sonhos estarão ao alcance das mãos, a um passo de se tornarem realidade. Tenha a fé como aliada – a mais poderosa que você pode conquistar – e use-a para fomentar a sua determinação. Acredite: uma combinação assim vence qualquer desafio, seja ele uma banca examinadora mais rígida ou uma concorrência de mais alto nível. Com fé e determinação, nada é impossível.

Há outra verdade que você deve assimilar: quem tem fé nunca está sozinho e nunca se desespera. Pode até sofrer e passar por uma dificuldade ou outra e por algumas decepções, como todos que arriscam algo na vida. A diferença é que passará por tudo isso com a consciência de que algo muito bom – como a desejada aprovação com classificação no concurso dos sonhos – só se torna realidade depois de uma boa dose de sacrifício, dor, choro e privação. A pessoa com fé sabe que terá de investir – recursos financeiros e emocionais –, além de ser bastante paciente para aguardar o tempo necessário antes de conquistar o senso de merecimento e, na sequência, a vitória.

“A nossa fé é testada a todo instante. Por isso, há que lutar dia após dia para nutri-la continuamente, a fim de que supere cada uma das provações e se mantenha viva.”

A nossa fé é testada a todo instante. Por isso, há que lutar dia após dia para nutri-la continuamente, a fim de que supere cada uma das provações e se mantenha viva. Quem não tem fé em nada tampouco conquista o que quer. Como nunca acredita na possibilidade de as coisas darem certo, deixa de agir e perde as oportunidades que surgem. Vive uma vida pequena e sem propósito, enfim.

Então, se você me permitir, caro amigo, quero recomendar que você confie em suas crenças. Não importa se você crê em Deus, no poder das orações, em mantras, em amuletos, em santos, nos seus próprios talentos, em histórias de superação ou apenas em você mesmo. Simplesmente confie, com todo o vigor que puder.

Entre as pessoas que conheci ao longo da vida, as que tiveram o mais brilhante futuro e alcançaram as maiores conquistas foram aquelas que carregavam – na alma e na mente – muita fé, aquelas que a exalavam por todos os poros. Porque essas pessoas não tinham incertezas, não tinham tempo para dúvidas, muito menos para medos. Elas tinham FÉ. Responda à pergunta: você conhece alguém bem-sucedido que não tinha fé em que os seus projetos dariam certo?

Para concluir a nossa conversa de hoje, gostaria que você anotasse bem esta última reflexão: “Fé e medo não se dão bem. Onde um estiver o outro não estará”.

Então, com muita fé, sigamos juntos em busca da conquista da vaga. Combinado?

“A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar.” Mahatma Gandhi

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Cheguei Lá

56 Comentários

56 Comentários

  1. Keila

    26/09/2017 08:58 em 08:58

    Totalmente inspirador!
    A fé é a esperança da vida e o alento da alma.

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:15 em 10:15

      Prezada Keila,

      Obrigado. Sucesso em sua jornada!

      • Rosa

        04/10/2017 11:03 em 11:03

        Sem Fé é impossível qualquer coisa nesta vida!Com Fé venceremos Gabriel, obrigada pelos artigos!

  2. Luciana

    26/09/2017 17:36 em 17:36

    Artigo Motivador! obrigada

  3. Rita Meres Moura Lima

    26/09/2017 18:06 em 18:06

    É um artigo extremamente motivador.
    Nunca deixei minha fé de lado, ela sempre esteve a frente de todos os meus objetivos, sem ela não teria vencido algumas batalhas e alguns obstáculos. Sei que um dia serei aprovada em um concurso público e por isso aumento mais a minha fé em Deus e peço sempre que ele não largue minhas mãos.

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:19 em 10:19

      Prezada Rita,

      Obrigado. Continue estudando com fé e em breve você alcançará a sonhada aprovação.

      Sucesso em sua trajetória!

  4. Ieda

    26/09/2017 18:14 em 18:14

    Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Hb 11:1

    • JAQUELINE MARA

      28/09/2017 20:47 em 20:47

      Amém.E tudo o que pedires em oração, crendo o recebereis! Mateus 21:22

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:20 em 10:20

      Prezada Ieda,

      Amém. Sucesso em sua jornada!

  5. Agnaldo

    26/09/2017 18:28 em 18:28

    Bonito texto

  6. Renato Nunes Pires

    26/09/2017 18:57 em 18:57

    Parabéns pelo excelente artigo, Gabriel Granjeiro! Obrigado pelas motivações! Sucesso a toda equipe GRAN!

  7. Francisco de Assis

    26/09/2017 19:16 em 19:16

    Nossa!Você escreve bem demais parabéns. Gabriel eu tenho fé que um dia eu escreverei assim,e no dia que isso acontecer nenhuma banca me derrubará. Obrigado pelo artigo inspirador e motivador.

  8. Eli de oliveira

    26/09/2017 19:35 em 19:35

    Oi. Acabei de fazer a correção da prova que fiz para sargento do exército, e perde por 2 questões. Esse artigo chegou na hora certa. Muito obrigado!

  9. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    26/09/2017 19:43 em 19:43

    Que artigo lindo! A fé transforma o impossível em possível. Parabéns Gabriel e que Deus te abençoe sempre!

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:23 em 10:23

      Prezada Maria,

      Muito obrigado. Que Ele nos abençoe sempre.

      Sucesso em sua jornada!

  10. Pedro H. Jorge

    26/09/2017 19:59 em 19:59

    Sou super fã seu e de toda a sua equipe, admiro demais a sua força de vontade para fazer as coisas, sou mais fã ainda por saber que você é uma pessoa muito católica. Que Deus te abençoe todos os dias da sua vida.

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:24 em 10:24

      Prezado Pedro,

      Muito obrigado. Que Ele nos abençoe sempre.

      Conte sempre conosco e sucesso!

  11. Carol

    26/09/2017 20:30 em 20:30

    Fé é realmente fundamental, Gabriel! Crer em Deus e também na nossa capacidade, fazer aquilo que precisa ser feito, e acreditar que, no tempo certo, as coisas boas chegarão. Obrigada pelas palavras de encorajamento de sempre!

  12. Geralda magela Barbosa

    26/09/2017 20:36 em 20:36

    Obrigada pela linda mensagem Gabriel Granjeiro.Eu estava mesmo precisando de algo assim.Estava bastante decepcionada com minha prova do TJ MG, pois me dediquei muito e não obtive resultado como esperava, mas ao ler sua mensagem me enchi de coragem novamente para continuar lutando pelos meus objetivos.
    Estudei on line junto com os professores do Gran cursos, que são excelentes mestres e vou continuar estudando pois o Gran Cursos tem uma equipe fantástica.
    Mais uma vez obrigada pela motivação
    Um grande abraço á todos do Gran Cursos

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:25 em 10:25

      Prezada Geralda,

      Muito obrigado. Vou repassar o seu elogio a nossa equipe.

      Estamos juntos rumo à aprovação!

  13. Ju

    26/09/2017 20:43 em 20:43

    Obrigada é ótimo ler um texto desse as vésperas de uma prova!

  14. Natanael Gomes

    26/09/2017 21:06 em 21:06

    Obrigado Gabriel, mensagem pra nos dar forças, é tanta matéria, tanto concorrente, que tem horas que dá vontade de largar e se conformar com a mediocridade, mas acho que nesse ponto entra a fé, pra seguir!!

  15. antonia maria

    26/09/2017 21:34 em 21:34

    Nunca vuo dessete da minha fe

  16. Lia

    26/09/2017 21:50 em 21:50

    Texto maravilhoso e motivador. Obrigada!

  17. João Batista da costa filho

    26/09/2017 22:38 em 22:38

    Boa noite! Seu texto e simplesmente energizante nos pondo a execita essa força que todos nos temos, mais poucos acredita ( obrigado pela força * sucesso a você e sua equipe)

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:29 em 10:29

      Prezado João Batista,

      Muito obrigado.

      Estamos juntos rumo à aprovação.

  18. Ulisses dos Santos

    27/09/2017 07:57 em 07:57

    Parabéns, Gabriel Granjeiro! Seu texto é simplesmente primoroso e inspirador!

  19. Geraldo Silva

    27/09/2017 08:25 em 08:25

    Fiz a prova tjm não fui bem,mas lendo esse artigo fiquei motivado para continuar.

    • Gabriel Granjeiro

      02/10/2017 10:31 em 10:31

      Prezado Geraldo,

      Continue firme nos estudos e a sua aprovação chegará.

      Conte sempre conosco!

  20. FABIANA DANTAS

    27/09/2017 08:48 em 08:48

    ótima mensagem !!!!

  21. Neilton

    27/09/2017 09:48 em 09:48

    Sou cristão evangélico, mas assim como o Gabriel, convivo bem e respeito todos aqueles que possuem uma crença diferente. O poder da fé é muito grande, exatamente como descrito neste maravilhoso artigo que lemos. Olhem só o que diz uma passagem da Bíblia Sagrada: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.(Hebreus 11:1)
    Bons estudos e sucesso a todos!

  22. Milena Marães

    27/09/2017 23:13 em 23:13

    Amei este artigo. Muito motivador!

  23. Cleonilde Soares Nobre

    28/09/2017 00:22 em 00:22

    Excelente artigo, muito motivador. Obrigada!

  24. Iridan

    28/09/2017 09:40 em 09:40

    Texto, maravilhoso

  25. saul valy pereira.

    28/09/2017 11:09 em 11:09

    Que maravilha é saber que não estamos sós nesta caminhada…
    Parabéns pelo artigo !
    Avantes concurseiros !

  26. Su

    30/09/2017 23:59 em 23:59

    Eu trava precisando desta leitura obrigada.

  27. Elvis

    02/10/2017 17:53 em 17:53

    Obrigado por estarmos juntos.
    Parabéns pelo artigo.
    Estaremos juntos rumo a aprovação!

  28. claudemir de oliveira

    06/10/2017 15:26 em 15:26

    Olá,

    Muito interessante e proveitoso tudo o que você publica Gabriel, não é à toa que você foi homenageado com esse nome. Bem eu li um artigo seu sobre o pensamento positivo, na ocasião eu estava me preparando para a prova do PS do IBGE para o cargo de recenseador, um cargo temporário porém com grande concorrência, eu apliquei o método do pensamento positivo e como resultado passei. Hoje estou trabalhando. Muitos me dizem “ah, é uma coisa pequena”, porém eu respondo “se eu conquistei uma pequena vitória, o que me impedirá de conquistar uma grande vitória?”. O importante é dizer EU VENCI, apesar de todos os sacrifícios eu cheguei lá. Se eu cheguei outros com a mesma motivação também chegarão.

  29. SUELI

    01/11/2017 12:22 em 12:22

    SUAS DICAS SÃO ÓTIMAS E MOTIVADORADORAS, GABRIEL, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE! EM NOME DE JESUS.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo