“Nunca dê menos que 100% da sua dedicação”. Conheça a história de Caio Vasconcellos, 1º Lugar na SEDF para professor e inspire-se!

Caio Vasconcellos é mais um aluno do Gran Cursos Online aprovado no concorrido concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Confira essa história!

Insatisfeito com a iniciativa privada e desejando uma vida profissional mais estável, Caio resolveu estudar para concursos. “A carreira pública te dá toda a segurança que você não consegue encontrar na iniciativa privada”, argumenta. “Você vive constantemente aflito porque nunca sabe se a instituição vai falir no ano que vem ou se vão precisar cortar gastos com pessoal”, completa.

A carreira de magistério no Distrito Federal também chamou a atenção do aprovado. “É a que tem o maior salário e o melhor plano de carreira da Educação Básica hoje no Brasil”. Além disso, segundo ele, por influência dos pais, que são concursados, e por estar imerso na cultura dos concursos que existe na Capital Federal, optou lutar por uma vaga no serviço público.

Caio começou a estudar para a prova em 2015, assim que soube que o edital seria lançado. O aluno conta que decidiu se preparar com antecedência por ter se frustrado no último concurso da secretaria, em que, por uma questão, não obteve nota suficiente para conseguir uma vaga. Sabendo que teria que dar tudo de si para não bater na trave de novo, Caio iniciou os estudos com videoaulas, PDFs e dedicando-se, no mínimo, quatro horas diárias conciliadas com o trabalho de 40 horas semanais.

Quando o edital foi publicado, o concursado estava de férias do trabalho e passou a reservar de 8 a 12 horas por dia para a preparação. “Não foi nada fácil abrir mão de viajar, descansar, aproveitar os dias de folga, mas agora vejo o quanto valeu a pena”, conta.

O conteúdo específico da prova, segundo ele, exigiu dedicação redobrada. “No edital, apareceram assuntos nunca cobrados, como documentos novos publicados pela própria SEDF e pelo MEC. Na minha cabeça, eu não podia perder tempo, cada documento tinha em torno de 100 a 300 páginas com linguagem nada fácil”. Como precisava conciliar o estudo com o emprego, para aproveitar ao máximo, o aluno utilizava os períodos de folga para ler os materiais. “Inclusive no horário de almoço do trabalho. Como era muita coisa para estudar e pouco tempo, coloquei na cabeça que estudaria todo tempo livre que eu tivesse”.

Com a rotina de concurseiro, o tempo de lazer e de descanso ficou reduzido. Mesmo assim, Caio comprometeu-se com a meta de ser aprovado. “Às vezes eu ficava meio neurótico e não fazia nada além de estudar, comer e dormir, mas quando eu via que estava exagerando e precisava relaxar, ouvia músicas e assistia um pouco de TV, mas nada que passasse de uma hora”, lembra.

Ainda que tentasse manter uma vida social, conforme o dia da prova se aproximava, Caio preferiu focar apenas na preparação. “Antes do edital, eu tentava encontrar amigos, praticar atividade física, passear pela cidade ou ir ao cinema, mas a insegurança e a ansiedade para a prova nos últimos meses não me deixaram fazer mais nada além de estudar”, recorda o aluno. “Deixei de ir a vários encontros com amigos e parentes e, quando eu ia, ficava pouco tempo, nunca mais de uma hora, só para eles não se esquecerem de mim (risos)”.

Para ele, o segredo está em ter claro na mente a prioridade do momento e lembrar que o sacrifício logo será recompensado. “Eu sou um exemplo vivo de que não existe fórmula mágica para alcançar aprovação no concurso que você deseja. O segredo é só estudar. Quando você achar que não vai dar conta, estude mais. Quando alguém disser ‘mas são poucas vagas’, estude mais e, quando as situações do dia te deixarem para baixo, estude mais”, aconselha.

“Quando você achar que não vai dar conta, estude mais”

Para se preparar, o concursado recorda que utilizou diversas técnicas, mas aponta que apenas uma coisa realmente faz a diferença: “cheguei a conclusão de que, o que importa mesmo, é estudar, seja qual for a melhor técnica para você, estude!” Para ele, ir a bibliotecas e outros locais públicos com cabines individuais foi o que mais o manteve focado na rotina de estudos. “É mais fácil se concentrar em um lugar onde todos estão concentrados e estudando também dá um bom incentivo”, justifica o concursado.

Caio destaca o curso de Redação do Gran Cursos Online como essencial para o bom desempenho no concurso. Como a redação da banca organizadora era de caráter eliminatório e tinha correção criteriosa, o aprovado revela que o método oferecido no curso trouxe segurança no dia da prova. “No curso, eu escrevia as redações, mandava para o e-mail dos professores e elas eram corrigidas com a nota e dicas para melhorar a elaboração do texto”, explica.

Aos que começaram a estudar para concursos agora, Caio recomenda que o estudante priorize as disciplinas básicas. “Antes de começar a ver as matérias específicas, você tem que ter domínio da parte básica”.

Para quem está na mesma jornada há um tempo, ele sugere que continue persistindo. “Estuda-se para concurso até passar e pronto, não tenha receio de fazer sacrifícios”, diz. “Estudo é preparo, se você ainda não passou, não é por que você não é capaz e sim porque ainda não se preparou o suficiente”, defende o aprovado.

“Estudo é preparo, se você ainda não passou, não é porque você não é capaz e sim porque ainda não se preparou o suficiente”

Caio revela que, ao ver o nome dele na lista de aprovados, passou pela cabeça todo o processo de estudo, em meio às dificuldades e aos desafios diários. “A insegurança de estar investindo em algo sem garantia nenhuma, é a sensação de perda de tempo quando você considera a hipótese de não passar, é o tempo e a idade passando”, recorda. “Lembrei dos momentos mais difíceis, dos choros, dos surtos de insegurança, das noites em claro estudando, mas de repente, tudo aquilo fez sentido, valeu a pena e se justificou”, conta.

 

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Ficou inspirado? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de outros alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Isabella Nascimento
Isabella Nascimento
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo