Confira cinco dicas exclusivas sobre Diabetes Mellitus para você gabaritar o tema na sua prova de concurso!
Classificação etiológica do DM
DM é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. A classificação atual do DM baseia-se na etiologia, e não no tipo de tratamento; portanto, os termos “DM insulinodependente” e “DM insulinoindependente” devem ser eliminados.
Tipos de DM: DM tipo 1 (DM1), DM tipo 2 (DM2). Outros tipos específicos de DM e DM gestacional.
Subdivisão do Diabetes tipo 1
O DM tipo 1 ocorre por destruição das células beta que levam a uma deficiência de insulina, sendo subdivido em tipos 1A (autoimune) e 1B (idiopática).
Critérios diagnósticos DM
Os sintomas clássicos do DM incluem poliúria, polidipsia e perda não explicada de peso.
O diagnóstico do DM deve sempre ser confirmado pela repetição do teste em outro dia, a menos que haja hiperglicemia inequívoca com descompensação metabólica aguda ou sintomas óbvios de DM.
Síndrome metabólica
Alterações que englobam simultaneamente a deterioração do metabolismo da glicose, o aumento das lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), a diminuição das lipoproteínas de alta densidade (HDL), a alteração de fatores hemodinâmicos, a obesidade e a hipertensão arterial.
Hemoglobina glicada
O termo hemoglobina glicada é utilizado para designar a hemoglobina conjugada à glicose, processo que ocorre de maneira lenta, não enzimática e que é diretamente proporcional à glicose no ambiente. Estima o controle glicêmico dos últimos 60 a 120 dias e, recentemente, o teste foi reconhecido como um dos critérios para o diagnóstico de DM, quando ≥ 6,5%, e pré-diabetes, entre 5,7 e 6,4%.
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
Participe da conversa