Olá, alunos(as)! Vamos detalhar a abordagem da banca Consulplan na temática da saúde do trabalhador?
Esse tema é bem amplo e inclui o conceito de saúde do trabalhador, análise da política da saúde do trabalhador, a saúde do trabalhador no SUS, a análise das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, principalmente as NRs: 4, 5, 6, 7, 9, 15, 17 e 32. Para aprofundar essas temáticas, conheça nosso curso de saúde do trabalhador para concursos no Gran Cursos Online ou outros cursos para concursos específicos.
Vamos ao treinamento?
1. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) A saúde do trabalhador é um conjunto de ações que envolvem, EXCETO:
a) Proteção.
b) Promoção.
c) Reabilitação.
d) Transparência.
Gabarito: letra D.
Comentários: de acordo com a Lei n. 8.080/1990, § 3º: “entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho”.
2. (CONSULPLAN/CBTU/2014) É competência da União, de acordo com a Constituição Federal de 1988, cuidar da segurança e da saúde do trabalhador.
Quais ministérios estão envolvidos na segurança e na saúde do trabalhador?
a) Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Saúde.
b) Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Prividência Social.
c) Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social e o Ministério da Saúde.
d) Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social e o Ministério do Meio Ambiente.
Gabarito: letra C.
Comentários: segundo o Caderno de Atenção Básica n. 5 de Saúde do Trabalhador, os ministérios envolvidos nessa temática são o Ministério da Saúde, do Trabalho e da Previdência.
3. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) Atualmente, no governo, existem alguns ministérios que atuam direta ou indiretamente na saúde do trabalhador. Assinale a alternativa referente aos ministérios que apresentam ligação direta com a saúde do trabalhador.
a) Ministério da saúde e ministério da justiça.
b) Ministério do trabalho e ministério da mulher.
c) Ministério da previdência social e ministério da saúde.
d) Ministério da previdência e assistência social e ministério da mulher.
Gabarito: letra C.
4. (CONSULPLAN/CBTU/2014) São deveres e obrigações do profissional de enfermagem em relação à segurança e saúde ocupacional do trabalhador, EXCETO:
a) Promover um ambiente de trabalho seguro.
b) Ter ênfase de trabalho na atenção básica de saúde.
c) Garantir a disponibilização das competências requeridas.
d) Acompanhar a implementação de medidas preventivas de riscos eficientes.
Gabarito: letra B.
Comentários: a saúde do trabalhador atua em todos os níveis de atenção.
5. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) têm como finalidade, EXCETO:
a) Vigilância.
b) Prevenção.
c) Melhorar qualidade de vida.
d) Buscar serviços exclusivos de reabilitação.
Gabarito: letra D.
Comentários: de acordo com a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
6. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) A comunicação de acidente do trabalho será feita ao INSS por intermédio do formulário CAT, preenchido em quatro vias, sendo a terceira via destinada:
a) À empresa.
b) Ao segurado e dependente.
c) Ao Sistema Único de Saúde (SUS).
d) Ao sindicato de classe do trabalhador.
Gabarito: letra D.
Comentários: de acordo com a Instrução Normativa do INSS n. 45/2010, no artigo 357, a CAT deve ser emitida em 4 vias, sendo:
1ª via ao INSS;
2ª via ao segurado ou dependente;
3ª via do sindicato de classe do trabalhador;
4ª via à empresa.
7. (CONSULPLAN/CBTU/2014) As medidas de controle de riscos dentro de uma empresa devem obedecer à seguinte ordem:
a) Fonte, trajetória e trabalhador.
b) Trajetória, fonte e trabalhador.
c) Trabalhador, trajetória e fonte.
d) Trabalhador, fonte e trajetória.
Gabarito: letra A.
Comentários: as medidas de controle devem ser analisadas de forma mais ampla e efetiva como atuação na fonte (causa do problema), no ambiente (trajetória) e no receptor, que é o trabalhador.
Na origem do contaminante – Fonte
Ao longo do percurso entre a origem e o trabalhador – Ambiente
No receptor – Trabalhador.
8. (CONSULPLAN/CBTU/2014) Muitos trabalhadores, ao executarem suas funções, estão expostos a agentes nocivos que podem causar agravos à saúde. É correto afirmar que agentes físicos são
a) substâncias ou produtos químicos.
b) formas vivas que causam danos ao trabalhador.
- c) aqueles que se apresentam sob forma de energia.
d) produtos ou substâncias derivados de formas vivas que causam danos ao trabalhador.
Gabarito: letra C.
Comentários: exemplos de agentes físicos: iluminação, calor, ruídos, vibrações, raios ionizantes (RX) e não ionizantes (radiações ultravioletas).
9. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) As Normas Regulamentadoras são normas relativas à Segurança e à Medicina do Trabalho, aprovadas pela Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978, e que devem ser cumpridas pelas empresas privadas e públicas que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As Normas Regulamentadoras (NRs) são elaboradas por:
a) ABNT.
b) Empresas.
c) Trabalhadores.
d) Comissão tripartide.
Gabarito: letra D.
Comentários: as Normas Regulamentadoras são alteradas sempre que os formadores da Comissão Tripartite a ser constituída pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, o Ministério do Trabalho, julgam necessário. Mesmo sendo alteradas por Portarias, continuam fazendo parte da mesma Portaria, a Portaria n. 3.214/1978.
10. (CONSULPLAN/CBTU/2014) A etiologia das doenças relacionadas ao trabalho é definida pelo estudo da relação doença/trabalho. Através de que forma o trabalho contribui para o aparecimento de determinada doença em um trabalhador, excluindo as particularidades individuais?
a) Lista das doenças, relacionadas ao trabalho, adotada pelo Ministério da Saúde.
b) Análise de grupos de indivíduos com determinados agravos à saúde, expostos a determinados riscos por um determinado tempo.
c) Análise de grupos de indivíduos com determinados agravos à saúde, expostos a determinados riscos, e da comparação com grupos de indivíduos que não estão expostos aos mesmos riscos.
d) Análise de grupos de indivíduos de uma empresa com determinados agravos à saúde, expostos a determinados riscos, e da comparação com grupos de indivíduos de outra empresa com os mesmos agravos à saúde e expostos aos mesmos riscos.
Gabarito: letra C.
11. (CONSULPLAN/TRF 2ª REGIÃO/2017) Entre as ações de controle dos agentes físicos que oferecem risco à saúde do trabalhador da enfermagem destacam-se, EXCETO:
a) Não reutilizar embalagens de produtos químicos.
b) Conhecer os riscos radiológicos associados ao trabalho
c) Durante a exposição, ser monitorado individualmente quanto às doses de radiação ionizante.
d) Permanecer o menor tempo possível em locais onde existam fontes de radiações ionizantes mesmo que o trabalhador utilize corretamente os equipamentos de proteção individual.
Gabarito: letra A.
Comentários: os agentes químicos são riscos químicos, e não físicos.
Finalizamos nossas questões da CONSULPLAN na temática da saúde do trabalhador. Espero por vocês nos nossos cursos do Gran Cursos Online.
Lembre-se de que estudar para concursos é uma questão de QUERER e colocar seu objetivo de aprovação como PRIORIDADE de vida. Dessa forma, conseguir tempo para estudar será fácil.
_______________________________________________________________
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
Participe da conversa