O processo de coaching pode ajudar qualquer pessoa a alcançar metas e objetivos de forma mais rápida que a média. Muitos acreditam e depositam a fé toda no coach, ou seja, no técnico que vai conduzir o processo de coaching, porém explicarei que não é bem assim. Entenda mais como o sucesso de uma parceria harmoniosa entre duas pessoas.
Antes, é preciso dar um passo atrás e informar que o coaching é um processo, uma metodologia de reflexão sobre a ação que visa ajudar a ter resultados interessantes para que possa alcançar seus sonhos e seu objetivo final.
Através do coaching, é possível visualizar, de forma clara, os pontos de melhoria, aumentar a autoconfiança e eliminar as crenças limitantes que podem causar medo, para que os concurseiros de todos os níveis possam atingir seu potencial máximo, tendo resultados mais rápidos e mais duradouros.
Coaching vem da palavra coach, em inglês, que significa treinador. E esse treinador tem como objetivo orientar e motivar o coachee a atingir objetivos para ter uma maior qualidade de vida.
No entanto, é preciso reforçar que, assim como um treinador de futebol ou de qualquer outro esporte, quem realmente fará a diferença e será o protagonista é quem entra em campo para jogar, isto é: o concurseiro (e futuro aprovado).
Para isso, é preciso saber quando você precisa ou precisará recorrer ao coach para melhorar continuamente.
Momento 1 – Quando falta um rumo ou não houve seleção correta da carreira para estudar
Quando mergulhamos no mundo dos concursos, a primeira regra é “não atire para todos os lados”.
Isso significa que um concurseiro consciente precisa e deve selecionar, na partida do seu projeto de passar em um concurso, qual carreira ele vai estudar. Não é muito produtivo estudar para diversos tipos de concurso em um ano, por exemplo.
Imagine estudar para técnico do INSS no primeiro semestre do ano, depois, passada a prova, estudar para agente da Polícia Federal e, no final do ano, para analista da Receita Federal. Não dá. Vira um caos! O conhecimento acumulado e a diversidade de matérias que essa pessoa terá visto em apenas um ano é enorme, e essa variedade de conteúdo e de volume é contra procedente.
O coach vai ajudá-lo a traçar uma rota direcionada à determinada carreira. Isso significa dizer que os seus estudos devem seguir uma linha sólida em determinado tipo de cargo. Exemplo: carreira de controle, carreira fiscal, carreira policial, carreira de tribunais, entre outras.
Um coach bem-intencionado e o aconselhamento correto farão com que você ganhe mais produtividade.
Momento 2 – Quando é preciso melhorar o desempenho na rotina de estudos
A vida de concurseiro não é fácil. Os memes na internet e nas redes sociais não estão de brincadeira quando enfatizam essa questão.
É muito difícil o dia a dia de estudos, porque é uma tarefa que você tem que estar o tempo todo se aperfeiçoando e se medindo. O planejamento de estudos é fundamental. E mais: é preciso aliar teoria, prática e revisar o que aprendeu. Parece simples, mas é muito difícil fazer isso para 8, 12, 15 disciplinas diferentes.
Acionar o coach nesse momento é fundamental para que você se sinta mais confortável em quais momentos deve revisar, em quais momentos deve praticar por exercícios e quais por simulados.
Não deixe de utilizar a expertise de um profissional que se dedicará a entender sua rotina para te auxiliar de forma personalizada.
Seu cansaço com a rotina de estudos não irá desaparecer, mas você verá muito mais resultado no esforço que você empregará.
Momento 3 – Quando você está em um platô de acertos
O que quer dizer um platô de acertos? Bem, é simples.
É quando você estaciona em um determinado índice de acertos em uma disciplina ou no geral dos simulados.
Já aconteceu o seguinte caso: o coachee estava acertando entre 50 e 55% em provas de Raciocínio Lógico. Não conseguia evoluir e, também, não estava ruim o suficiente a ponto de fazer menos da metade dos pontos, ou seja, estava estacionado nesse índice há uns 2 meses.
Conversando com ele e entendendo quais os materiais que utilizava, a forma como ele estava estudando e a frequência com que praticava a matéria, comecei a enxergar algumas oportunidades de melhoria.
Implementamos algumas técnicas de estudo e mudamos um pouco a forma de estudar Raciocínio Lógico. Resultado: o nível de acertos nos estudos subiu para algo em torno de 70% em um mês, e ele ficou satisfeito com a prova que fez, pois acertou 11 das 16 questões que fez na prova da disciplina. Se mantivesse a estratégia anterior, iria acertar em torno de 8 questões. Alcançou, portanto, 3 pontos preciosos fazendo simples ajustes na rotina ao pedir ajuda do coach.
Momento 4 – Quando é preciso ter uma referência para trocar ideias e o apoio para tomar decisões
A rotina do concurseiro é, na maioria do tempo, muito isolada e individualista por causa da própria atividade que é estudar.
Às vezes, podemos achar que estamos levando a vida em piloto automático, que ela está monótona e precisando passar por mudanças, mas não sabemos a quem recorrer.
Se você estiver passando por esta fase e não sabe como fazer as mudanças necessárias, o coach terá ouvidos para te escutar e pode te ajudar fazendo as perguntas certas para você se mover.
Com o coaching você aprenderá a sair da sua zona de conforto e deixar a procrastinação de lado ou quebrar aquelas crenças limitantes. Você terá mais foco e energia para alcançar seus objetivos e conquistar seus sonhos.
…..
…
.
Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil, mas cheio de oportunidades em que vivemos.
Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.
Para qualquer dúvida, você pode entrar em contato comigo:
– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;
– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou
– dando um “oi” para mim no Telegram https://t.me/profbrunopimentel
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.
.
…
…..
Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).
Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.
Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa