Vanessa Ribeiro conseguiu uma almejada vaga em um tribunal federal após chegar a conclusão de que o serviço público era a melhor escolha para a jornada profissional dela. “Optei pela carreira pública por me identificar com o perfil e pela remuneração”, explica. Com um ano de estudo direcionado, a aluna conquistou o quarto lugar no concurso do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA).
A preferência pelo órgão público veio de práticas do emprego em que atua no Rio Grande do Norte, onde mora. “Trabalho há cinco anos em uma sociedade de economia mista do Rio Grande do Norte e é satisfatório fazer parte dessa rede de serviços à população”, completa. Viu no Tribunal a uma boa oportunidade de alçar voos mais altos em sua carreira.
Para se dedicar ao concurso, Vanessa optou por estudar de forma integral e sair temporariamente do emprego. “Me afastei do trabalho por meio de licença não remunerada”, conta. A partir daí, definiu táticas para levar a preparação a sério. “Já vinha em um cronograma constante de aulas, leitura e de exercícios. Após a publicação do edital, intensifiquei consideravelmente a realização de exercícios, cronometrando a quantidade de questões por hora, já que o tempo era o grande inimigo nesta prova, especialmente”, relata ela.
Algumas disciplinas ganharam destaque na preparação da concursanda, o que a fez utilizar técnicas para fixar o conhecimento. “Meu horário era distribuído com prioridade para as matérias específicas, porém, dei atenção especial a Orçamento Público, conteúdo completamente novo para mim. Fiz lembretes e colei no quarto inteiro”, recorda a aluna.
Na base de todo o estudo, no entanto, Vanessa contou com o apoio do material do Gran Cursos Online. “O Gran Cursos Online foi ESSENCIAL durante a minha preparação. Conheci professores incríveis! As videoaulas são detalhadas por tópicos, o cronograma personalizado e o monitor de desempenho (que eu viciei e acompanhava diariamente) foram indispensáveis para eu me manter organizada e motivada a me superar”, destaca.
Quando questionada qual é o diferencial para ser aprovada em um tempo relativamente curto em um concurso de alto nível, ela simplifica: “a dica que posso dar é: PARE para analisar você e a SUA forma de aprender. Cada um deve sentir qual estímulo auxilia mais e reforçá-lo. Seguir rotina de estudos de outra pessoa não garante que terá o mesmo aproveitamento. Somos únicos!”, aconselha. “Cada um deve encontrar o combustível para persistir. Essa frase me acompanhou durante todo o ano: ‘INSISTA, muitas vezes só a última chave abre a porta para o sucesso'”, reforça.
A aluna aponta que visualizar a aprovação a deixava mais perto do sonho. “Dizem que o cérebro não distingue o real da imaginação, então todos os dias criava na mente o momento em que eu iria ler meu nome na lista dos aprovados. Foi ainda melhor do que imaginei!”, desabafa a aprovada. “Passar para o TST já foi muito mais do que sonhava, mas agora sei que posso mais e penso que irei em busca do cargo de analista em breve”.
Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!
Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
apenas um ano ne? que papo furado. Ela já era servidora concursada.. logo.. tem tempo estudos acumulados. Essas manchetes são sensacionalistas que não correspondem á realidade.. já que desconsideram mtas coisas. O fato de se dedicar a um concurso específico por pouco tempo.. não quer dizer que isso foi o suficiente pra aprovação naquele concurso.. já que tem conhecimentos acumulados de outros estudos.
Rs eu estudei após o edital e consegui ter a redação corrigida e ficar em torno de 120º pra AJAA. Aproveitei esse preparo focado para FCC e duas semanas depois fiz a prova e fui aprovado entre os 20 primeiros no TRF5 em TJAA e AJAA. Praticamente adoeci de estudar nesses 3 meses, mas descobri que a FCC é uma banca cheia de macetes. Em um ano, somente estudando, uma pessoa de inteligencia normal tem é obrigação de passar bem colocada em um concurso de nível médio. Vou aproveitar os macetes que descobri pra CLDF e TRT18 e provavelmente estarei entre os 100 primeiros, se eu conseguir me manter estudando diariamente. Parabéns à aprovada não pela colocação alcançada, mas por ter se dedicado, planejado, disciplinado e superado dia após dia nesse longo período de 1 ano. A aprovação é somente o “efeito colateral” de todos os esforços que ela empreendeu.
verdade meu amigo.a humildade deve está em primeiro lugar.
sempre vejo pessoas dizendo coisas que é impossível humanamente,como passei em um concurso de auditor em estudando três meses, e por ai vai.
a humildade leva o homem a trilhar o caminho do sucesso pessoal e profissional
Ela era concursada em uma área totalmente diferente da que foi aprovada… não é legal minimizar o sucesso dos outros para se sentir superior. A lei do retorno não falha.
Em nada o comentário do colega acima minimizou o sucesso da pessoa em questão, apenas colocou em questão o fato de a aprovação dela não ter sido fruto de um “milagre”,de pouco tempo de estudo e sim o que realmente acontece com os aprovados para os cargos mais destacados… muito estudo e acúmulo de conhecimentos. Mesmo caso do camarada que já é analista de um órgão e depois passa pra oficial de justiça, fala “estudei depois que saiu o edital e passei com 2,5 meses de estudo”, esquecendo do tempo de estudo da faculdade, depois para passar analista, e a prática do dia a dia… (Apenas o meu ponto de vista, não estou desmerecendo ninguém e nem quero ser atingido pela “lei do retorno”)
Concordo plenamente!
Os cursinhos também têm a mania de inflar números de aprovados, eles contam como aprovados até aquele que passou dentro do limite mínimo de aprovação do concurso!
Antigamente quando não conhecia este mundo (de concurso) ficava impressionado com estes números exorbitantes!
Agora eu sei que é apenas exagero para vender cursinhos!
Ela é muito gata e concursada, top 🙂
Com esse bocão, ela deve pagar um boquete top demais!