Estão abertas as inscrições para a Residência Fiocruz 2020
Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fiocruz (Residência Fiocruz 2020). No total são 28 vagas ofertadas na Residência Fiocruz 2020. O programa de residência da Fiocruz começa em março de 2020 e estende-se até março de 2022.
O programa possui carga horária total de 5760 (cinco mil, setecentas e sessenta) horas, com atividades de segunda-feira à sábado, em horário integral – 60 (sessenta) horas semanais com dedicação exclusiva.
Residência Fiocruz 2020: inscrições
As inscrições podem ser feitas de 15 de julho a 12 de agosto de 2019, no site: www.sigals.fiocruz.br.
O candidato deverá preencher, imprimir e assinar o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site e, posteriormente, enviá-lo com toda a documentação exigida via Correios (Sedex) ou entregá-los pessoalmente no Serviço de Gestão Acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min, no endereço:
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/FIOCRUZ – Serviço de Gestão Acadêmica
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – 2020
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Edifício Prof. Joaquim Alberto Cardoso de Melo, sala 106
CEP 21041-210 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ.
A inscrição na internet (preenchimento do Formulário de Inscrição) + GRU preenchido e pago, deverão ser efetuados impreterivelmente até às 16h (horário de Brasília) do dia 12/08/2019. Inscrições com documentação enviadas/entregues após o dia 12/08/2019 não serão aceitas. O valor da taxa a ser paga por meio da GRU é de R$ 130,00.
Documentos exigidos na inscrição
Após o preenchimento do formulário de inscrições na internet, o candidato deve enviar para a Fiocruz, os documentos:
- Formulário Eletrônico de Inscrição, impresso e assinado;
- Carta de Intenção, enfatizando os seguintes pontos:
Identificação do candidato: nome e formação;
Resumo da trajetória de formação, com ênfase nos estágios realizados e trajetória profissional (se houver);
Possíveis contribuições do curso em sua formação profissional e suas expectativas;
Possíveis contribuições de sua categoria profissional à Estratégia de Saúde da Família;
Motivos de ordem profissional e intelectual que o levaram a candidatar-se a este Programa;
Deve ser escrita em no máximo 02 (duas) páginas (espaçamento entre linhas 1,5).
- Currículo atualizado, preferencialmente o cadastrado na Plataforma Lattes;
- Diploma de graduação (frente e verso numa única folha). Os candidatos que ainda não possuem diploma de graduação deverão apresentar uma declaração de matrícula, informando a data da colação de grau prevista, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. Contudo, a titulação do aluno no presente curso só será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação. No caso de candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, este deverá apresentar cópia autenticada de seu diploma devidamente revalidado por universidade brasileira.
- Comprovante do pagamento da taxa de inscrição INTEGRAL via Guia de Recolhimento da União (GRU); OU comprovante do pagamento da taxa de inscrição com DESCONTO de 50% (GRU) juntamente com o comprovante de rendimento (contracheque atual) em que conste o cargo do servidor; OU resultado da análise do pedido de ISENÇÃO com seu nome em destaque. Não será aceito comprovante de pagamento no formato “agendamento de pagamento”.
Programa de residência da Fiocruz: vagas
O processo seletivo oferta 28 vagas para enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, farmácia e educação física. Confira o número de vagas por carreira:
Além das vagas efetivas, serão selecionados candidatos na condição de suplentes, sendo até 8 suplentes por categoria.
Residência Fiocruz 2020: processo seletivo
A seleção será composta por 2 etapas realizadas no período de 22/09 a 29/11/2019.
- Primeira etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório com questões de múltipla escolha, e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas no dia 22/09/2019;
- Segunda etapa: análise de currículo, análise de carta de intenção e entrevista de caráter eliminatório e classificatório, no período de 25 a 29/11/2019.
Prova objetiva e prova discursiva
As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 22/09/2019 das 9h às 13h. A prova objetiva (múltipla escolha) será constituída por 30 questões. A prova objetiva é eliminatória. Apenas serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem nota mínima 6,0 na prova objetiva, classificados em até quatro vezes o número de vagas previstas para a categoria profissional a que concorrem, incluindo os candidatos empatados na última nota.
Análise de currículo, análise de carta de intenção e entrevista
Essa fase da seleção será de caráter eliminatório e classificatório e consistirá da análise do currículo, análise da carta de intenção e entrevista/arguição. Serão eliminados os candidatos que tirarem nota menor do que 6,0. A segunda etapa será realizada no período de 25 a 29/11/2019, quando serãoavaliados os seguintes itens:
- Na análise do currículo serão considerados: estágios extracurriculares, projetos de extensão e outras experiências relacionadas ao campo; trabalhos publicados em revistas científicas e em anais de congressos; trabalhos apresentados em congressos, jornadas científicas ou similares; disciplinas cursadas durante a graduação relacionadas à saúde pública e à saúde coletiva;
- Na entrevista/arguição curricular serão avaliadas as seguintes questões: capacidade de sustentação da argumentação de temas sobre a saúde da família; clareza de objetivos e pretensões em relação ao curso; disponibilidade de tempo integral e imediata, com dedicação exclusiva à Residência.
A pontuação na avaliação da entrevista/arguição curricular será composta conforme a seguir e totalizará até 10 pontos:
- A análise do currículo (2,0);
- Carta de Intenção (2,0);
- Capacidade de sustentação da argumentação de temas sobre a saúde púbica e saúde da família (4,0);
- Clareza de objetivos e pretensões em relação ao curso (1,5);
- Disponibilidade de tempo integral e imediata, além de dedicação exclusiva ao curso (0,5).
Detalhes da Residência Fiocruz 2020
- Concurso: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fiocruz (Residência Fiocruz 2020)
- Banca organizadora: Comissão Própria
- Cargos: Diversos
- Número de vagas: 28
- Data das inscrições:15/07/2019 a 12/08/2019
- Taxa: R$ 130,00
- Provas: 22/09/2019
- Edital Residência Fiocruz 2020
Quer garantir a sua aprovação na Residência Fiocruz 2020? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!
Cursos Online para a Residência da Fiocruz 2020
Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Objetivo é fazer vários concursos, no qual eu posso estar fazendo aproveitamento de algumas matérias, por exemplo quero fazer a prova: polícia cívil RJ, Aux de promotoria pública SP; da residência da Fio cruz( Assistente Social); e se analista do INSS. Gostaria de saber, como posso organizar essa bagunça, no aproveitamento de concursos diferenciados.