Gabarito SEJUSP MG Extraoficial: Veja os comentários da prova!

Gabarito SEJUSP MG: Confira os comentários de nossos mestres sobre a prova e fique por dentro de todas as informações do certame.

Por
19 min. de leitura

O concurso SEJUSP MG está em andamento. As avaliações objetivas foram aplicadas neste domingo (15). O certame oferece 211 vagas para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social (Auxiliar Educacional) e muitos concurseiros estão ansiosos pelo gabarito SEJUSP MG e o resultado da prova.

A boa notícia é que a equipe do Gran Cursos preparou um conteúdo especial! Trata-se de um gabarito extraoficial que tem como objetivo trazer os resultados da prova em primeira mão. Além disso, será elencado aqui outras informações importantes a respeito das próximas etapas do certame.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Sejusp MG:

Gabarito SEJUSP MG extraoficial

O gabarito concurso SEJUSP MG está em elaboração. Comentários aqui em breve!

Gabarito SEJUSP MG: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social (Auxiliar Educacional), comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Clique aqui e confira a prova aplicada para o cargo

A prova objetiva, é composta por 60 questões que foram distribuídas dentre as disciplinas previstas no edital. Confira as disciplinas e os comentários a seguir:

Gabarito SEJUSP MG: Língua Portuguesa – Prof. Bruno Pilastre

prova (tipo C)

QUESTÃO NÚMERO 1 (Em seu sentido global, o texto discorre […])

GABARITO PRELIMINAR: Letra b.

COMENTÁRIO: o texto discorre sobre a recuperação do menor infrator confrontando as possibilidades e os desafios de promover essa reabilitação. Dentre essas possibilidades e desafios, destacam-se o “Mercado de trabalho”, o contexto de ressocialização e os casos (e as razões) de reincidência. Por essa razão, o texto não está centrado nos confrontos indicados nas alternativas (A), (C) e (D).


QUESTÃO NÚMERO 2 (Segundo a gramática normativa, há erro de concordância verbal […])

GABARITO PRELIMINAR: Letra b.

COMENTÁRIO: em (b), notamos a forma verbal “tem”, flexionada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. O problema é o seguinte: o sujeito é de terceira pessoa do PLURAL: famílias. A concordância, então, deve ser de terceira pessoa do plural: “têm”, com acento circunflexo.


QUESTÃO NÚMERO 3 (“E os delitos são de todas as ordens, como roubo, […]”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra c.

COMENTÁRIO: o vocábulo “como” está sendo utilizado para introduir uma exemplificação. Note que é possível substituí-lo por “por exemplo”: E os delitos são de todas as ordens, por exemplo roubo, venda e consum […]. Para haver “conformidade”, o “como” deveria poder ser substituído por “consoante” (e não é esse o caso). Para haver “explicação”, a relação semântica deveria ser a seguinte: o que está presente na sequência do “como” explica ou justifica a asserção anterior (e também não é esse o caso). Para ser uma enumeração, por fim, deveria haver uma espécie de listagem, de relação metódica (como na frase “E são estas as capitais dos estados brasileiros: Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza […]”), e não é esse o caso do trecho em análise. Por isso, a alternativa correta é a (C).



QUESTÃO NÚMERO 4 (“Os entrevistados pelo DM Carazinho afirmam […]”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra a.

COMENTÁRIO: a cojunção “porém” é adversativa. Também pertencem à classe das adversativas as conjunções (B) Todavia, (C) Entretanto e (D) Contudo. A conjunção (A) Conquanto é CONCESSIVA. Por isso, devemos selecionar a alternativa (A), porque é justamente ela que NÃO pode substituir “Porém” (observe que, no comando da questão, há a palavra EXCETO, em maiúscula).


QUESTÃO NÚMERO 5 (“O adolescente infrator recebe a determinação para  […]”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra a.

COMENTÁRIO: o termo destacado é um objeto direto da forma verbal “recebe” (quem recebe, recebe ALGO). O correto, correto mesmo seria a questão dizer que “a determinação para cumprir medida socioeducacional da Justiça” é o objeto direto do verbo (porque toda essa expressão é substituível por uma forma pronominal, como “O adolescente infrator a recebe”). Uma vez selecionada a definição, as demais estão descartadas.



QUESTÃO NÚMERO 6 ([…] Temos reuniões de grupos semanais onde são abordados […]”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra c.

COMENTÁRIO: note que o adjetivo “relativos” modifica o substantivo “temas”. Por isso, não pode ser considerado uma forma verbal. Ok. Agora, veja também que esse adjetivo introduz uma expressão mediante a preposição “a”: relativo a algo. Temos, então, o primeiro elemento para formar a crase. Na sequência, vemos que o termo “cidadania” é feminino e está precedido de artigo feminino definido: a cidadania. Na alternativa (C), a banca apresenta uma análise adequada em relação ao porquê de haver crase no trecho em análise (a análise está, sim, adequada. No entanto, faltou explicitar que a palavra “cidadania” está precedida de artigo).


QUESTÃO NÚMERO 7 (“Para Albarello, o crime é uma realidade na vida dos jovens. […]”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra a.

COMENTÁRIO: no trecho, predomina o tipo textual argumentativo. Primeiramente, há a citação de uma autoridade (o delegado Ednei Albarello). Nessa citação, o enunciador formula argumentos com vistas a defender um ponto de vista: há assertivas enfáticas (denotando segurança e certeza sobre o que se fala), além de citação de “dados” e estudos de modo a convencer o interlocutor sobre um determinado ponto de vista. Se a banca apresentar outro gabarito (como a alternativa (D), Expositivo), cabe recurso. Em outro enquadramento, esse trecho até pode ser uma simples exposição de uma temática do cotidiano (como em uma notícia). No entanto, a questão é clara e específica sobre a análise em particular do TRECHO, que é argumentativo.



QUESTÃO NÚMERO 8 (“Atualmente, o Creas atende certa de 70 jovens […]”).

GABARITO PRELIMINAR: Letra b. 

COMENTÁRIO: a palavra “envolvimento” é formada por derivação sufixal (base “envolv(i)-” e sufixo “-mento”, formador de substantivos deverbais (isto é, formados a partir de verbos, como “envolver”)). Por isso, as demais alternativas devem ser descartadas.


QUESTÃO NÚMERO 9 (“Quando não conseguimos, sabemos que voltarão para o crime”)

GABARITO PRELIMINAR: Letra a.

COMENTÁRIO: a forma verbal “voltarão” está conjugada no modo-tempo “futuro do presente do indicativo”.


QUESTÃO NÚMERO 10 (Aliando linguagem verbal e não-verbal, a charge […]).

GABARITO PRELIMINAR: Letra a.

COMENTÁRIO: a charge se vale da hipérbole como recurso semântico-discursivo. Note que, na imagem, os policiais estão em um berçário. O tema desenvolvido é “redução da maioridade penal” – e, no caso, aborda-se um caso extremo de “redução” da maioridade (não de 18 anos para 16 anos, mas de 18 anos para a fase de recém-nascido). Eis a hipérbole (isto é, a exarcebação do que seria considerada a redução da maioridade penal).

Gabarito SEJUSP MG: Informática Básica – Prof. Fabrício Melo

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: A 

COMENTÁRIO: Por meio de um endereço físico e único, que é associado às interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de redes, os computadores comunicam-se entre si com os demais meios de transmissão de dados.

Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o tipo de endereço do conceito apresentado.

  1. a) MAC – Media Acess Control Adress, 
  2. b) WWW – World Wide Web, 
  3. c) IP – Intenet Protocol 
  4. d) HTTP – HyperText Transfer Protocol 

Comentário:

MAC é responsável pela identificação única das máquinas em uma rede, define em um endereço (número) de 48 bits gravado em uma memória do tipo ROM presente na própria interface física de rede (placa de rede/NIC).

Um endereço MAC opera na camada de enlace (link de dados) da rede. Os endereços MAC são usados como endereços físicos para a maioria das tecnologias do padrão IEEE 802(Instituto de engenharia elétrica eletrônica), como por exemplo Ethernet e Wi-Fi. Os endereços MAC são atribuídos às placas de rede pelos fabricantes, e permitem que identifiquemos quem é o fabricante da placa por meio de um número de identificação registrado, e o endereço completo também é conhecido como BIA – burned-in address, ou ainda como Endereço de Hardware ou Endereço Físico.

O endereço MAC no padrão Ethernet é um endereço de 48 bits, constituído por 6 Bytes, números hexadecimais (0 a 9 e A a F), sendo os 3 primeiros conhecidos como endereço OUI (Organizationally Unique Identifier), que indicam o fabricante (atribuído pelo IEEE), e os 3 últimos são controlados pelo fabricante, identificando de forma exclusiva cada placa fabricada.

Exemplo: 00-50-56-C1-01-18

B) www é o repositório dos hipertextos (sites) da Internet que acessamos por meio dos navegadores.

C) IP protocolo IP “especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais”.

Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP/IP address), é um número atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação. O IP não estabelece uma conexão para envio dos pacotes, nem garante um serviço confiável de envio de mensagens com retransmissão em caso de perda.

D) Protocolo de transferência de Hipertexto. Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web. Responsável pelo acesso as páginas da WWW via navegador.


QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO: Um auxiliar educacional de posse de um pen drive com capacidade de 16GB, totalmente vazio, pretende salvar arquivos de 400KB.

A quantidade máxima de arquivos com 400KB que pode ser salva nesse dispositivo EQUIVALE a:

a) 400.

b) 400.000.

c) 40.000. 

d) 4000.

Comentário

Letra C.

16 GB = 16.000.000.000 Bytes (valor arredondado);

400KB = 400.000 Bytes (valor arredondado);

Uma alternativa seria dividir 16.000.000.000 por 400.000 16.000.000 / 400 (cortando os zeros) = 40.000 Poderíamos, também, converter o 16GB para KB.

GB MB KB teríamos que multiplicar duas vezes por 1000 (arredondando);

1 16GB (bilhões) * 1000 (arredondado) para converter para MB = 16.000 MB (milhões); 2- 16.000 MB (milhões) * 1000 (arredondado) para converter para KB = 16.000.000 KB Agora, divida por 400.000

16.000.000 KB / 400 kb = 40.000


QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: Um auxiliar educacional, utilizando um computador com Windows 10, pretende salvar um arquivo em sua “área de trabalho” com o nome “SEJUSP”.

Assinale a alternativa que apresenta o nome de arquivo que NÃO é válido.

a) [SEJUSP

b) (SEJUSP

c) _SEJUSP

d) SEJUSP< 

Comentário

Os caracteres não permitidos no Windows 10, são:

\ / : * ? ” < > |


QUESTÃO NÚMERO 14

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO: Analise a correlação de atalhos por teclado e sua respectiva funcionalidade, no Google Chrome, versão português, em sua configuração padrão:

“Ctrl” + “A”: Abrir a página inicial na guia atual.

“Ctrl” + “T”: Abrir uma nova guia e acessá-la.

III. “Ctrl” + “M”: Abrir o menu do Google Chrome. 

“Ctrl” + “L”: Ir para a barra de endereço.

Estão CORRETAS as correlações dispostas em:

a) I e II apenas.

b) I, II, III e IV.

c) II e IV apenas. 

d) I, II e III apenas.

Comentário

Letra C.

I – CTRL+A = selecionar tudo

II- CTRL+T = Abrir uma nova guia

III- CTRL+M = –//— Existe a Ctrl + Shift + m que irá fazer login com um usuário diferente ou navegar como visitante.

IV- CTRL+L = Ir para a barra de endereços.


QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: “São pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site”. O trecho apresenta a DEFINIÇÃO de:

a) Virus.

b)

c)

d)

Comentário

Letra D.

Enunciado pede a definição exata do Cookie. Pequeno arquivo txt que coleta informações dos visitantes.

  1. A) Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
  2. B) Backdoor é tipo de trojan que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
  3. C) Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Fonte: Cartilha Cert.br.

Gabarito SEJUSP MG: Noções de Direito

QUESTÃO NÚMERO 16 – Prof. Marcos Fagner
GABARITO PRELIMINAR: letra “B”
COMENTÁRIO: letra A – correta, requisito do art. 15, §1º, I, da Lei Estadual nº 15.301/2004; letra B – errada, o art. 15, §1º, II exige interstício de cinco anos no mesmo nível e não de seis anos como afirmou o item; letra C – correta, requisito do art. 15, §1º, IV; letra D – correta, requisito presente no art. 15, §1º, III.
RECURSO: não cabe.

Questão 17 – Prof. Aragonê Fernandes

A Constituição Federal de 1988 possui um capítulo…

Resposta: Letra B

Comentários: a resposta está de acordo com o artigo 227, § 3º, V.

QUESTÃO NÚMERO 18 – Prof. Marcos Fagner
GABARITO PRELIMINAR: letra “D”
COMENTÁRIO: letra A – errada, a posse de celular configura falta grave prevista no art. 50 da LEP, e não falta média; letra B – errada, a Lei nº 11.466/2006 só se refere ao preso e não ao adolescente infrator que cumpre medida socioeducativa; letra C – errada, o preso responde por falta grave e o agente público pode responder nas esferas administrativa e criminal se concorreu para o fato; letra D – correta, crime de prevaricação imprópria do art. 319-A do CP.

RECURSO: cabível. A conduta tipificada como crime no art. 319-A do CP pune o diretor de penitenciária
e/ou agente público que DEIXAR DE CUMPRIR SEU DEVER DE VEDAR AO PRESO O ACESSO A APARELHO
TELEFÔNICO, DE RÁDIO OU SIMILAR, o que não ficou claro no item. Além disso, tal crime só ocorrerá se
houver dolo do agente, o que também não foi especificado.

QUESTÃO NÚMERO 21 –  Prof. Marcos Fagner
GABARITO PRELIMINAR: letra “B”
COMENTÁRIO: letra A – errada, o desenvolvimento do servidor dar-se-á mediante progressão ou promoção; letra B – correta, art. 18, I, “a”, da Lei nº 15.301/2004; letra C – errada, primeira promoção e segunda progressão (art. 16, parágrafo único); letra D – errada, após a conclusão do estágio probatório, o servidor considerado apto será posicionado no segundo grau do nível de ingresso na carreira (art. 16).
RECURSO: não cabe.

Questão 22 – Prof. Aragonê Fernandes

Em relação aos direitos do servidor público previstos na Constituição Federal…

Resposta: Letra A

Comentários: a resposta está de acordo com o artigo 39, § 2º, CF.

Gabarito SEJUSP MG: Direitos Humanos

QUESTÃO NÚMERO 19 – Prof. Péricles Mendonça 
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a) está errada porque o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia;
B) temos uma causa de aumento de pena de 1/6 até 1/3 se cometido por agente público. A questão fala somente agente e por isso acredito que está incorreta;
C) essa é uma das formas de tortura prevista no artigo 1, I, “b”. A questão não está bem escrita, já que não temos somente esse tipo de tortura, mas acredito que o examinador coloque essa questão como correta.
D) conforme a lei de tortura o início se dará no regime fechado.
Gabarito, letra c

Prof. Daniel Barbosa

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: De acordo com o artigo 1 da DUDH, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

QUESTÃO NÚMERO 23 – Aragonê Fernandes
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A conduta do agente feriu a intimidade e privacidade da adolescente, o que conduz à letra D como resposta esperada.

QUESTÃO NÚMERO 25 – Prof. Péricles Mendonça 
GABARITO PRELIMINAR:
COMENTÁRIO: A) questão correta conforme a súmula 631 do STJ
B) questão correta conforme a súmula 593 do STJ
C) a teoria da ubiquidade não será aplicada aos crimes conexos e plurilocais
D) conforme a parte inicial do artigo 70 a questão está incorreta, ou seja, esse é o nosso gabarito.
Gabarito, letra d

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR E PUNIR A TORTURA
ART. 2
Para os efeitos desta Convenção, entender-se-á por tortura todo ato pelo qual são infligidos intencionalmente a uma pessoa penas ou sofrimentos físicos ou mentais, com fins de investigação criminal, como meio de intimidação, como castigo pessoal, como medida preventiva, como pena ou com qualquer outro fim. Entender-se-á também como tortura a aplicação, sobre uma pessoa, de métodos tendentes a anular a personalidade da vítima, ou a diminuir sua capacidade física ou mental, embora não causem dor física ou angústia psíquica. Não estarão compreendidos no conceito de tortura as penas ou sofrimentos físicos ou mentais que sejam unicamente consequência de medidas legais ou inerentes a elas, contanto que não incluam a realização dos atos ou a aplicação dos métodos a que se refere este artigo.

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: “A democracia é boa para as crianças e […] avanços logrados na proteção das crianças são seguidos de avanços na democracia”

QUESTÃO NÚMERO 28

GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR E PUNIR A TORTURA
Artigo 3 Serão responsáveis pelo delito de tortura:
a) Os empregados ou funcionários públicos que, aluando nesse caráter, ordenem sua comissão ou instiguem ou induzam a ela, cometam-no diretamente ou, podendo impedi-lo, não o façam;
b) As pessoas que, por instigação dos funcionários ou empregados públicos a que se refere a alínea a, ordenem sua comissão, instiguem ou induzam a ela, cometam-no diretamente ou nele sejam cúmplices.

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.
Art. 3o III – incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: DIRETRIZES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DA DELINQÜÊNCIA JUVENIL DIRETRIZES DE RIAD
20. Os sistemas de educação, além de suas possibilidades de formação acadêmica e profissional, deverão dar atenção especial ao seguinte:

a) ensinar os valores fundamentais e fomentar o respeito à identidade própria e às características culturais da criança, aos valores sociais do país em que mora a criança, às civilizações diferentes da sua e aos direitos humanos e liberdades fundamentais;

b) fomentar e desenvolver, o mais possível, a personalidade, as aptidões e a capacidade mental e física dos jovens;

c) conseguir a participação ativa dos jovens no processo educativo, no lugar de serem meros objetos passivos de tal processo;

d) desenvolver atividades que fomentem um sentimento de identidade e integração à escola e à comunidade, como também a compreensão mútua e a harmonia;

e) incentivar os jovens a compreender e a respeitar opiniões e pontos de vista diversos, como também as diferenças culturais e de outra índole;

f) oferecer informação e orientação sobre a formação profissional, as oportunidades de trabalho e as possibilidades de uma profissão;

g) evitar medidas disciplinares severas, particularmente os castigos corporais.

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: LEI MARIA DA PENHAS
Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (Vide Lei complementar no 150, de 2015)

I – no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III – em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

QUESTÃO NÚMERO 32

GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: LEI No 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.
Art. 3o Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.
Pena: reclusão de dois a cinco anos.

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: Anulação
COMENTÁRIO: TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS DIRETRIZES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DA DELINQÜÊNCIA JUVENIL DIRETRIZES DE RIAD
4. É necessário que se reconheça a importância da aplicação de políticas e medidas progressistas de prevenção da delinquência que evitem criminalizar e penalizar a criança por uma conduta que não cause grandes prejuízos ao seu desenvolvimento e que nem prejudique os demais. Essas políticas e medidas deverão conter o seguinte:

a) criação de meios que permitam satisfazer às diversas necessidades dos jovens e que sirvam de marco de apoio para velar pelo desenvolvimento pessoal de todos os jovens, particularmente daqueles que estejam patentemente em perigo ou em situação de insegurança social e que necessitem um cuidado e uma proteção especiais.

b) critérios e métodos especializadas para a prevenção da delinquência, baseados nas leis, nos processos, nas instituições, nas instalações e uma rede de prestação de serviços, cuja finalidade seja a de reduzir os motivos, a necessidade e as oportunidades de cometer infrações ou as condições que as propiciem.

c) uma intervenção oficial cuja principal finalidade seja a de velar pelo interesse geral do jovem e que se inspire na justiça e na equidade.

d) proteção do bem-estar, do desenvolvimento, dos direitos e dos interesses dos jovens.

e) reconhecimento do fato de que o comportamento dos jovens que não se ajustam aos valores e normas gerais da sociedade são, com frequência, parte do processo de amadurecimento e que tendem a desaparecer, espontaneamente, na maioria das pessoas, quando chegam à maturidade, e

f)consciência de que, segundo a opinião dominante dos especialistas, classificar um jovem de “extraviado”, “delinquente” ou “pré-delinquente” geralmente favorece o desenvolvimento de pautas permanentes de comportamento indesejado.

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: DUDH
Artigo 3
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

Art. 5o A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios;

I – desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa portadora de deficiência no contexto socioeconômico e cultural;

II – estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico; e

III – respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: O ITEM II COMPLEMENTA O ITEM I

Gabarito SEJUSP MG: Raciocínio Lógico

Prof. Thiago Fernando Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 36

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: observe que cada coluna tem uma lógica de formação diferente.

image.png

Portanto, a sequência XYZW é 36741.

QUESTÃO NÚMERO 37

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: como 22% dos internos tiveram outros aspectos, podemos concluir que 78% dos entrevistados tiveram pelo menos um dos dois aspectos em estudo. Então,

Desse modo, são 54% dos internos que sofreram o impacto dos dois aspectos. Assim, 54% de 150 é:

# (EUA) = #E  + #A – # (E A)

78% = 70% + 62% –  # (E A)

# (E A) = 70% + 62% – 78% = 132% – 78% = 54%

Desse modo, são 54% dos internos que sofreram o impacto dos dois aspectos. Assim, 54% de 150 é:

N = 0,54. 150 = 81.

QUESTÃO NÚMERO 38

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: vamos observar que o primeiro número é igual ao dobro do segundo menos 2. Veja:

Assim, o quarto número será:

10 = 2.6 – 2

22 = 2.12 – 2

18 = 2.10 – 2

Assim, o quarto número será:

30 = 2.X – 2

32 = 2. X ∴ = 32/2 = 16

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a negação do operador bicondicional (SE, E SOMENTE SE) pode ser feita com o operador OU EXCLUSIVO.

Assim, ficaria:
Ou um adolescente vai a um centro socioeducativo ou é um infrator.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Vamos dispor os três adolescentes na fila.

______________    ______________    _____________

Como João não está no centro, a letra B é inviável. Como José não está à esquerda, a letra C não é possível. Por fim, como Marco não está à direita, a letra D não é possível. Portanto, a única letra que atende às condições exigidas é a letra A.

Marco      José     João

Gabarito SEJUSP MG: Conhecimentos Específicos

LEI DA TORTURA – Prof. Péricles Mendonça 

QUESTÃO NÚMERO 57

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: artigo 1, II, que tem a pena máxima de 8 anos e o aumento máximo de 1/3 pelo fato da vítima ser adolescente(art 1, parágrafo 4, II)


Questão 41 Gabarito D

D(Errada)

Art. 107. A apreensão de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido serão incontinenti comunicados à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada. A lei não determinou o prazo de 24 horas.


Questão 44 Gabarito C

Trata-se do art. 2º do ECA Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


Questão 49 ANULADA 

A Errada, pois o período de internação é máximo 03 anos. Art. 121 § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

B Errada, a liberação é compulsória aos 21 anos. Art. 121 § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.

C Errada, Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando:

I – tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa;

II – por reiteração no cometimento de outras infrações graves;

III – por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

São três cabimentos da medida socioeducativa, logo, a banca usou a palavra só, ficando errada a alternativa.

D Errada, art. 121 § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

Questão 51 B

LEGISLAÇÃO – Prof. Thiago Bazi

QUESTÃO NÚMERO 41

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO:

A alternativa D está incorreta, pois conforme o Art. 107. A apreensão de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido serão incontinenti comunicados à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada., e não ate´24 horas do cometimento do ato. 

OBS; O enunciado da questão utiliza a expressão menor infrator que está incongruente com o conceito de criança e adolescente previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. Por isso, recomenda-se que a questão seja anulada.


QUESTÃO NÚMERO 42

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: A alternativa D é correta, tendo em vista que o respeito as diferenças constituem a direito humano fundamental, logo nenhuma pessoa será submetida a discriminação por diferença de raça, gênero, etnia, idade entre outros aspectos. 


QUESTÃO NÚMERO 43

GABARITO PRELIMINAR: A 

COMENTÁRIO: Primeiro item está incorreto, pois os direitos humanos englobam os direitos fundamentais que são mais abrangentes que os direitos de cidadania, aos quais, referem-se aos direitos civis, políticos, sociais e os direitos de quarta geração que versa sobre o futuro da cidadania e a proteção da vida a partir da abordagem genética e suas atuais decorrências.

Segundo item está incorreto, pois nenhum direito pode justificar a violação dos direitos humanos pois este seria negação de um direito. 

Terceiro item está correto pois os direitos humanos abarcam os direitos da cidadania, nele, estão incluindos os direitos civis, políticos, sociais e os direitos de quarta geração.


QUESTÃO NÚMERO 44

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO:

Somente pessoas na faixa etária entre 12 e 18 anos que praticam ato infracional estão sujeitas às medidas socioeducativas. Excepcionalmente, a sua aplicação e o seu cumprimento poderão ser estendidos até os 21 anos.


QUESTÃO NÚMERO 45

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO: Item 1 – Correto. As ações relativas aos direitos fundamentais das crianças estão previstas na Politica Nacional de Assistência Social e são executadas pelo Centro de Referência Em Assistência Social. 

Item 2 – Incorreto. As ações de segundo nível que envolvem violações dos direitos das crianças e dos adolescentes referem-se a Proteção Social Especial e dizem respeito a atividades executadas pelo Centro de Referências Especializada em Assistência Social (CREAS. 

Item 3 – Correto. E de responsabilidade do Creas atender e encaminhar os adolescentes para o cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto ou fechado. 


QUESTÃO NÚMERO 46

GABARITO PRELIMINAR: A 

COMENTÁRIO: Medida socioeducativa corresponde a um processo que envolve a proteção social e a responsabilização do adolescente que cometeu um ato infracional numa perspectiva de proteção integral das crianças e adolescentes


QUESTÃO NÚMERO 47

GABARITO PRELIMINAR: A 

COMENTÁRIO: Os relatórios são instrumentos de comunicação, diagnóstico, prognóstico e servem de perícia também para subsidiar a tomada de decisão judicial, conforme previstos nos artigos 42 e 58 do Sinase. 


QUESTÃO NÚMERO 48

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: A justiça restaurativa fundamentalmente trabalha com a responsabilização dos envolvidos e com o envolvimento da comunidade de modo a reparar os danos, promover a mudança do papel do governo e da comunidade em relação ao cometimento de atos infracionais. Logo, os itens I, II e IV. E o item III está incorreto, pois não trabalha com a perspectiva punitivista e não prevê o cumprimento de pena. 


QUESTÃO NÚMERO 49

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: Em conformidade com o Art. 121 § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário. 


QUESTÃO 51

GABARITO PRELIMINAR: B 

COMENTÁRIO: Item B incorreto. Não há previsão no ECA de internação de adolescente em estabelecimento prisional. 


QUESTÃO 52

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO: Item I Correto – a politica de segurança publica é estratégica para a inclusão social dos jovens numa perspectiva de atendimento, acolhimento e responsabilização proporcional ao desenvolvimento biopsicossocial destes. 

Item 2 ERRADA – A focalização das politicas promove a exclusão de parcela da população e em geral, mostra a literatura vem acompanhada da precarização dos serviços 

Item 3 CERTO – A democratização deve ser acentuada nos processos de avaliação e controle social de modo que a população de fato se aproprie dos serviços públicos, e este se adeque as necessidades humanas da população .


QUESTÃO 53

GABARITO PRELIMINAR: C 

COMENTÁRIO: Item I Correto – As escolas trabalham na perspectiva de formação dos jovens para a vida adulta especialmente a preparação para a faculdade e para o mercado de trabalho. Atuando de uma forma pedagógica e disciplinar para adequá-los a ordem social e a sociodinâmica da vida adulta. 

Item 2 ERRADO– Entender a diversidade e os desafios da juventude ajuda a compreender os significados da juventude. O item diz implica. 

Item 3 CERTO – Considerar as dimensões geográfica, histórica, culturais e sociais ajuda a entender a diversidade do universo da juventude.


QUESTÃO 54

GABARITO PRELIMINAR: B 

COMENTÁRIO:

A existência da Secretaria Nacional de Políticas para a Juventude foi um passo importante para a agenda politica, mas a mobilização da sociedade e existência de mais ações governamentais e fundamentalmente mais orçamento, isto é, incentivos, é indispensável para implementar os direitos previstos no Estatuto da Juventude. 


QUESTÃO 55

GABARITO PRELIMINAR: A 

COMENTÁRIO:

Trabalhar com a empatia implica entender o outro a partir do seu lugar de fala, seus sentimentos, necessidades e pedidos. Isto é, demanda implica ouvir sem julgar o outro.


QUESTÃO NÚMERO 57 – Prof. Péricles Mendonça
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: artigo 1, II, que tem a pena máxima de 8 anos e o aumento máximo de 1/3 pelo fato da
vítima ser adolescente(art 1, parágrafo 4, II)


QUESTÃO 58

GABARITO PRELIMINAR: c 

COMENTÁRIO:

  • Item I – Incorreto – conforme o SINASE não é legitimidade é legalidade 
  • Item II – Correto – conforme o Sinase 
  • Item III – Correto – conforme o Sinase
  • Item IV – Correto – conforme o Sinase 

Art. 35. A execução das medidas socioeducativas reger-se-á pelos seguintes princípios: I – legalidade, não podendo o adolescente receber tratamento mais gravoso do que o conferido ao adulto; 

II – excepcionalidade da intervenção judicial e da imposição de medidas, favorecendo-se meios de autocomposição de conflitos; 

III – prioridade a práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas; 

IV – proporcionalidade em relação à ofensa cometida; 

IX – fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no processo socioeducativo


QUESTÃO 59

GABARITO PRELIMINAR: B 

Em conformidade com o SINASE, os itens III, IV e V cabem na revisão de medida (liberdade assistida, de semiliberdade) 

Artigo 42 As medidas socioeducativas de liberdade assistida, de semiliberdade e de internação deverão ser reavaliadas no máximo a cada 6 (seis) meses, podendo a autoridade judiciária, se necessário, designar audiência, no prazo máximo de 10 (dez) dias, cientificando o defensor, o Ministério Público, a direção do programa de atendimento, o adolescente e seus pais ou responsável. 


QUESTÃO 60 DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Prof. Juliana Auad
QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A Justiça Restaurativa é regulamentada pela Resolução Nº 225 de 31/05/2016, do CNJ. A Justiça restaurativa “visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato”. Assim, não tem como resultado ou valores, a estigmatização (item II), ou a dissuasão (convencer que alguém mude de ideia – item IV). Estão corretos os itens I, uso crítico e alternativo do direito; III, culturalmente flexível, possibilitando ajustes em diversos contextos e realidades; e V, Justiça criminal participativa.

Volte ao topo

Gabarito SEJUSP MG: gabarito preliminar

O Gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no endereço eletrônico do IBGP (www.ibgpconcursos.com.br), no dia de realização da prova (15 de agosto), a partir das 20h.

Volte ao topo

Gabarito SEJUSP MG: recursos

O prazo para interposição dos recursos será de três dias úteis. A data de divulgação será apontada no site da IGP, no endereço eletrônico: (www.ibgpconcursos.com.br).

Volte ao topo

Gabarito SEJUSP MG: próximas etapas

Após os resultados das provas objetivas, será divulgada a data para que o candidato se apresente para realizar a Avaliação Psicológica que é de caráter eliminatório. O IGP, ainda não apresentou uma previsão de data para a realização da etapa.

Volte ao topo

Prova SEJUSP MG: análise

Fez a prova da SEJUSP MG neste domingo (15/08)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso SEJUSP MG

CONCURSO SEJUSP MG SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Situação do concurso Edital publicado
Banca organizadora Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP)
Cargo Assistente Executivo de Defesa Social – Auxiliar Educacional
Escolaridade Nível médio
Carreiras Educação e segurança pública
Lotação Estado de Minas Gerais
Número de vagas 211 vagas
Remuneração Inicial de R$ 1.750,10
Inscrições entre 16 de junho e 16 de julho de 2021
Taxa de inscrição R$ 73,97
Data ou datas da prova objetiva 15 de agosto de 2021
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital SEJUSP MG Auxiliar Educacional

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
19 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado