Olá, pessoal! Como vão os preparativos para a prova do TRT da 20ª região (Sergipe)? Teremos na prova da banca FCC dois estudos de caso e gostaria de compartilhar algumas dicas com vocês.
A prova discursiva tem grande importância na classificação do candidato. Nos concursos em que obtive boa colocação, a parte discursiva foi o grande diferencial. Por isso, esforce-se para treinar e escrever vários textos sobre situações possíveis de ser cobradas.
No final deste artigo, selecionei alguns estudos de caso e questões discursivas que estiveram presentes em provas organizadas pela FCC. Assim você poderá se divertir e praticar.
Para ajudar-lhes nesse treinamento, apresento dois esquemas de resposta – sugiro que treinem a partir deles – para dois estudos de caso propostos pela da banca CESPE. O primeiro estudo foi explorado na prova do TJ/AL/2012 e o segundo, no concurso do MPU, em 2010.
Vamos lá!
- (CESPE/TJ/AL/2012) Em visita domiciliar a Victor, que tem 68 anos de idade e é aposentado do serviço público municipal, um enfermeiro da equipe do programa Saúde da Família constatou a seguinte situação: Victor é sedentário, tabagista, tem o hábito de comer churrasco aos finais de semana e de ingerir bebida alcoólica. O resultado do exame físico do paciente indicou pressão arterial de 165 mmHg × 100 mmHg, IMC maior que 30 kg/m2, circunferência abdominal maior que um metro e, ainda, edema de membros inferiores. Victor, que não fazia uso de qualquer medicação, relatou cansaço e história familiar de infarto (pai) e de diabetes melito (mãe).
Com base nas informações do caso descrito acima, redija um texto dissertativo, apresentando um plano de ação a ser instituído junto ao paciente em tela.
Em seu plano, mencione, necessariamente:
- exames complementares necessários para a avaliação do grau de risco de doenças ou agravos transmissíveis; [valor: 2,00 pontos]
- orientações relacionadas aos hábitos cotidianos de Victor (alimentação, ingestão de álcool, atividade física e tabagismo). [valor: 6,00 pontos]
Comentário
Dicas para a elaboração da resposta
- Introdução – deve-se apresentar o paciente e seus diagnósticos.
- Desenvolvimento 1 – Responder a primeira pergunta à Citar exames complementares necessários para a avaliação do grau de risco de doenças ou agravos transmissíveis.
- Desenvolvimento 2 – Orientações relacionadas aos hábitos cotidianos de Victor (alimentação, ingestão de álcool, atividade física e tabagismo).
- Conclusão – Resultados esperados após as orientações. Aqui é interessante reforçar medidas que aumentem a adesão do paciente ao tratamento proposto.
- (CESPE/MPU/2010) Um indivíduo do sexo masculino, com 45 anos de idade, casado, pai de dois filhos, procurou uma unidade básica de saúde próxima à sua residência e relatou o surgimento, havia 10 dias, de lesão genital.
Após o relato, o paciente foi acolhido pelo enfermeiro para consulta de enfermagem.
Considerando a situação hipotética apresentada e com base na política nacional de atenção integral à saúde do homem, que orienta as ações e os serviços de saúde para a população masculina, com integralidade e equidade, primando pela humanização da atenção, redija um texto dissertativo acerca da avaliação de risco em consulta de enfermagem. Ao elaborar seu texto, discorra, necessariamente, sobre as orientações a serem prestadas pelo enfermeiro, durante o aconselhamento, com o objetivo de redução de risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Comentário
Dicas para a elaboração da resposta
- Introdução – Deve-se mencionar a importância da política de saúde do homem, e o envolvimento dos profissionais de enfermagem na assistência à saúde com humanização. É importante também conceituar avaliação de risco e relacioná-la com a situação do estudo de caso. Além disso, na introdução, deve-se mencionar a necessidade de orientação pelo profissional de enfermagem durante a consulta.
- Desenvolvimento 1 – Deve-se detalhar a avaliação de risco com foco nas IST.
- Desenvolvimento 2 – Serão abordadas aqui orientações e justificativas em relação ao problema identificado, a fim de conseguir a adesão do paciente ao tratamento e informá-lo sobre transmissibilidade das IST (uso de preservativo, fazer exames sorológicos).
- Conclusão – Deve-se elaborar um resumo acerca da situação e importância da atuação da equipe de enfermagem na prevenção de IST e na saúde do homem.
- (FCC/ANS/2007)
Texto 1:
Os transtornos psiquiátricos têm forte impacto sobre o indivíduo, a família e a comunidade. Em relação a esta última, frequentemente se observam preocupações quanto ao custo social da provisão extra de atenção requerida pelo paciente e quanto a sua eventual perda de produtividade. Há, ainda, a questão da violência associada a certos distúrbios. O temor da violência tem sido, com efeito, usado como justificativa para a postura favorável à internação de portadores de alguns tipos de transtornos em estabelecimentos específicos.
ZWARTES, Thaís. Transtornos psiquiátricos e relações sociais. Disponível em www.saudemental.com.br. Acesso em 23 de janeiro de 2007.
Texto 2:
Não entendo por que é tão difícil conseguir os comprimidos. O governo gasta muito mais com a internação do que gastaria com o fornecimento regular de medicamentos. Com a internação, tem café da manhã, lanche, almoço às 11h, lanche, jantar às 17h, lanche. E ainda tem a despesa com roupa de cama e isso e aquilo.
Adaptado de: FIGUEIREDO, João Antônio Pereira, portador de esquizofrenia, em entrevista a O Estado de São Paulo. São Paulo, 13 de fevereiro de 2007, Caderno A, p. 14.
Texto 3:
Nos casos de internação, acho que ela deveria ocorrer nos hospitais gerais. O único paciente que é tratado em um espaço separado é o que sofre de doença mental. É importante quebrar esse estigma, que ainda é muito forte.
BRASIL, Marco Antônio, psiquiatra e professor da UFRJ, em entrevista a O Estado de São Paulo. São Paulo, 13 de fevereiro de 2007, Caderno A, p. 14.
Redija uma dissertação em que você exponha e defenda, com argumentos pertinentes, um ponto de vista sobre o tema comum aos textos acima.
Sua redação, em prosa, deve ter entre 20 e 30 linhas e respeitar a norma culta da Língua Portuguesa.
ATENÇÃO!!
Em questões discursivas, é importante observar todas as informações apresentadas pela banca e segui-las à risca, pois o descumprimento dessas acarreta perda de pontos importantes para a sua aprovação. O trecho a seguir é um exemplo dessas informações e compõe as questões discursivas referentes aos dois próximos estudos de caso.
Instruções Gerais:
Conforme Edital publicado, Capítulo IX:
“3.1. Na Prova de Estudo de Caso deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 12 (doze) linhas e o máximo de 20 (vinte) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à prova.
- A Prova de Estudo de Caso terá caráter eliminatório e classificatório. Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.
- Será atribuída nota ZERO à Prova de Estudo de Caso nos seguintes casos: a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou às questões práticas propostas; b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento do texto escrito fora do local apropriado; c) for assinada fora do local apropriado; d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; e) for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade; f) estiver em branco; g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.”
- (FCC/TRT3R/AN.JUD.) Uma senhora de 80 anos, diabética e hipertensa, deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada pelos familiares, apresentando úlcera venosa em membro inferior direito, com exsudação intensa e edema, queixando-se de dor. A família relata que há 3 meses está procurando a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, mas não consegue atendimento devido à ausência do profissional médico.
No pronto-socorro em questão, a enfermeira classificou a paciente de acordo com o Protocolo de Manchester em verde, devendo ser atendida pelo médico em até 2 horas. Passadas 3 horas, os familiares reclamaram da demora no atendimento e na piora da dor, não obtendo resposta. Decorrida mais 1 hora, a paciente foi atendida pelo médico que prescreveu analgésico. Informou-a que a situação apresentada não se caracterizava como urgência e emergência e que a paciente deveria ter acompanhamento ambulatorial. Por isso, não seriam realizadas outras condutas.
- a. Cite quais são os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde.
- b. Na situação hipotética apresentada, identifique e justifique os princípios doutrinários que não foram atendidos.
- (FCC/TRT3R/AN.JUD.) J.L. é um homem de 50 anos, que foi admitido na unidade de queimados de um hospital após sofrer 50% de queimaduras de segundo e terceiro grau nas extremidades inferiores, nas mãos, nos braços e no tronco. A lesão resultou de uma explosão de aquecedor a óleo em um porão. O acidente ocorreu quando ele estava consertando o aquecedor. J.L. não perdeu a consciência e conseguiu fugir do local sem inalar fumaça.
O exame físico revelou ausência de escarro com carbono ou fuligem nas narinas ou na boca. A gasometria arterial estava nos limites normais. As queimaduras em pernas e tronco não ocorreram em circunferência. Antebraços e mãos, porém, ficaram totalmente queimados. Ele tinha edema generalizado, que continuou a ser um problema. Os pulsos periféricos estavam filamentosos nas extremidades inferiores e não palpáveis nas extremidades superiores. Os pulmões estavam limpos bilateralmente. Os sinais vitais eram: PA 100 × 45 mmHg, FC 125 bpm, FR 36 rpm, T 36 °C. Foi passada uma sonda vesical Foley, e o débito urinário estava entre 25 e 29 mL/h. Foi inserido um cateter venoso central, com radiografia confirmando a colocação sem incidentes. Foi administrada solução de Ringer Lactato para repor a perda do volume de líquido perdido que ocorreu em consequência do extravazamento. J.L. estava com muita dor e falou que estava ansioso em relação à incerteza da situação.
Considerando a situação hipotética acima, identifique cinco diagnósticos de enfermagem prováveis, o respectivo fator relacionado e o resultado esperado, de acordo com a taxonomia NANDA e NOC.
- (FCC/TRT13R/2014) Os transtornos mentais são comuns demais para que continuemos a vê-los com preconceito. São doenças como quaisquer outras, mas que têm a peculiaridade de afetar o órgão do corpo que nos diz quem somos.
(…)
O diagnóstico de um transtorno mental grave é frequentemente entendido como uma sentença de comprometimento da vida em sociedade. A ciência mostra, porém, que o diagnóstico é o eixo articulador de estratégias terapêuticas para a remissão de sintomas e a reabilitação das pessoas à vida profissional.
Adaptado de: BRESSAN, Rodrigo. Folha de São Paulo, 18/05/2014.
Considerando o que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
As questões suscitadas pelas doenças mentais no universo do trabalho.
- (FCC/TRE/AP/2011) Um enfermeiro irá proferir palestra sobre os modos de transmissão da tuberculose em um curso de graduação de enfermagem.
Descreva os três itens a serem abordados nessa palestra, tendo como base as atuais orientações do Ministério da Saúde.
- Como a tuberculose é transmitida de um doente com tuberculose pulmonar para uma pessoa sadia.
- As condições ambientais que favorecem a propagação do bacilo da tuberculose.
III. Os fatores que influenciam na probabilidade da pessoa exposta ao bacilo da tuberculose se infectar.
Finalizamos aqui as dicas sobre como responder a provas discursivas e temas explorados pela a banca FCC. Para que esse artigo seja mais proveitoso e eficaz, vocês precisam praticar os temas sugeridos, além de outros que vocês julguem ser interessantes para a prova. Lancem a preguiça e o cansaço de lado e vamos treinar!
Fernanda Barboza
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Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentory, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.
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