Questões de concurso comentadas sobre as teorias de Enfermagem – parte 4

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Olá, enfermeiros concurseiros! Vamos continuar falando sobre as teorias de enfermagem.

Neste artigo, vamos comentar mais questões sobre o tema Teoria de Enfermagem. Se você ainda não conferiu as partes anteriores dessa série de artigos, clique AQUIAQUI e AQUI.

Agora, vamos lá!

  1. (2011/CESPE/CORREIOS) Tendo em vista que o processo de enfermagem, também conhecido como metodologia de assistência, consiste em um conjunto de ações sistematizadas e holísticas empregado com a finalidade de melhorar a assistência prestada ao indivíduo, à família e à comunidade, julgue os itens seguintes.

De acordo com a teoria de Levine, o paciente deve ser auxiliado pelo enfermeiro quanto ao alcance do autocuidado terapêutico, estendendo-se esse auxílio aos membros da família e da comunidade.

Errado.

O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.

Segundo Orem, o enfermeiro auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, seu potencial para o autocuidado.

 

  1. (2014/IADES/EBSERH) O processo de enfermagem consiste em um método utilizado para ordenar a assistência de enfermagem e é composto por fases. O autor que divide esse processo em seis fases é
  2. a) Imogene King.
  3. b) Rosalinda Alfaro Lefevre.
  4. c) Wanda de Aguiar Horta.
  5. d) Florence Nightingale.
  6. e) Patricia Iyer.

Letra c.

Segundo Wanda Horta, o processo de enfermagem é composto por 6 fases: Histórico, Diagnóstico de Enfermagem, Plano de Assistência, Prescrição, Evolução, Prognóstico.

 

  1. (2014/FCC/TCE-PI) De acordo com a teoria das necessidades humanas básicas de Maslow, no planejamento da assistência de enfermagem ao indivíduo doente, o enfermeiro deve considerar que
  2. a) as necessidades humanas básicas fisiológicas consistem em hidratação, nutrição, eliminação, sono e oxigênio, dentre outras.
  3. b) o indivíduo precisa satisfazer as necessidades de nível superior para sentir a necessidade de atender as de nível inferior.
  4. c) as necessidades humanas básicas estão hierarquizadas em cinco níveis, denominadas fisiológicas, de segurança e proteção, de propriedade e de afeição, de poder e de autorrealização.
  5. d) as intervenções a serem executadas devem ser baseadas nas necessidades coletivas dos indivíduos.
  6. e) ao satisfazer uma necessidade de nível superior do indivíduo, concomitantemente, estará contemplando as necessidades de nível inferior.

Comentário:

Podemos observar que a teoria de Wanda Horta foi construída tendo como referencial os trabalhos desenvolvidos por Maslow.

Segundo Horta, são NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS:

  • Oxigenação;
  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Eliminação;
  • Sono e repouso;
  • Exercícios e atividades físicas;
  • Sexualidade;
  • Abrigo;
  • Mecânica corporal;
  • Integridade cutaneomucosa;
  • Integridade física;
  • Regulação: térmica, hormonal, neurológica, hidrossalina, eletrolítica, imunológica, crescimento celular, vascular;
  • Locomoção;
  • Percepção: olfativa, visual, auditiva, tátil, gustativa, dolorosa;

Lembre-se: a essência da teoria de Wanda Horta está ligada ao trabalho desenvolvido por Maslow.

 

  1. (2015/INSTITUTO AOCP/EBSERH/ENFERMEIRO (HC-UFG)) Os modelos teóricos e as teorias de enfermagem são ferramentas que possibilitam a operacionalização da sistematização da assistência de enfermagem por meio da aquisição de um referencial teórico. No Brasil, Wanda Horta, fundamentada na teoria da motivação humana de Maslow, elaborou o modelo conceitual
  2. a) do déficit do autocuidado.
  3. b) da ciência humanista da enfermagem.
  4. c) das necessidades humanas básicas.
  5. d) do cuidado transcultural.
  6. e) do processo interpessoal.

Letra c.

Wanda Horta traz o conceito de Enfermagem como ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas.

 

Referências Bibliográficas

Diógenes MAR, Pagliuca LMF. Teoria do autocuidado: análise crítica da utilidade na prática da enfermeira. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2003 dez; 24(3):286-93

GEORGE, J. B. et al. Teorias de enfermagem: dos fundamentos à prática profissional. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HADDAD. Veronica Cristin do Nascimento. SANTOS, Tânia Cristina Franco. A teoria ambientalista de florence nightingale no ensino da escola de enfermagem Anna Nery (1962 – 1968). Esc. Anna Nery vol.15 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400014. Acesso em 03/04/2018.

Rodrigues DP, Pagliuca LMF, Silva RM. Modelo de Roy na enfermagem obstétrica: análise sob a óptica de Meleis. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):165-75.

TANNURE, M. C., PINHEIRO, A.M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem. Guia Prático. 2° Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

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